15/10/2010

DICA DE LIVRO: O Véu - Luis Eduardo Matta

Boa tarde pessoal! A minha dica de livro de hoje é O Véu, de Luis Eduardo Matta. Segue abaixo algumas informações sobre a obra:

O VÉU

Luis Eduardo Matta
Primavera Editorial – 2009
528 páginas
ISBN: 978-85-61977-12-2

"ARACI QUINTANILHA é a titular da tradicional Casa Quintanilha de Leilões, no Rio de Janeiro, que vive dias de expectativa com a aproximação do concorrido leilão onde uma misteriosa tela a óleo, chamada “O Véu”, será posta à venda. O quadro que foi condenado por várias lideranças muçulmanas em todo o mundo por retratar uma mulher seminua usando o véu islâmico, tem uma trajetória marcada pelo sucesso, pela polêmica, pela intriga e pela tragédia. Diversas pessoas morreram por sua causa - inclusive o próprio pintor, Lourenço Monte Mor, vitimado por um incêndio em sua casa, jamais esclarecido.
Obscuros segredos do passado parecem ligar o quadro ao assassinato, em 2005 na Arábia Saudita, de Abu al-Horiah, o líder da Azadi, uma organização extremista iraniana responsável por inúmeros atentados terroristas nas décadas de 1980 e 1990. Tudo levava a crer que a morte de Abu al-Horiah e de seu filho Arsalan, tido como seu sucessor, sepultara de vez a Azadi, mas, tempos mais tarde, começaram a circular rumores de que a organização estaria se rearticulando sob o comando de uma nova líder, conhecida como Umm al-Hakika. Os rumores sobre a ressurreição da Azadi coincidem com a chegada ao Brasil de Mohsen Khajepour, um conceituado intelectual iraniano radicado na Suíça, que acaba assassinado em circunstâncias misteriosas.
Durante anos acreditou-se que “O Véu” tivesse sido destruído no incêndio que matou Lourenço Monte Mor, mas ele estivera, todo esse tempo, escondido no apartamento de Araci Quintanilha. Quando o seu leilão é anunciado e a opinião pública toma conhecimento de que a polêmica obra sobrevivera, Araci, subitamente, se vê arrastada para um redemoinho vertiginoso de acontecimentos perturbadores onde sua própria segurança é colocada em risco. Ameaçada por terroristas, ela é obrigada a fugir, sem perceber que uma conspiração de proporções gigantescas está em curso. E que o misterioso quadro, que guardara consigo durante anos, esconde um terrível e fantástico segredo, que poderá mudar tragicamente a geopolítica do mundo para sempre.
Do Rio a Teerã, passando por Genebra, numa narrativa envolvente e eletrizante, onde os bastidores do rico mercado de arte se cruzam com as entranhas sórdidas da turbulenta política do Irã, O VÉU é um vigoroso thriller de mistério, que desafia todas as previsões e onde, praticamente, todos são suspeitos. E onde nem mesmo as obras de arte são inocentes."

Mais detalhes sobre a obra e o autor, vocês encontram no blog http://oveu.wordpress.com/

2 comentários:

  1. ótima dica! Esse livro de Luis Eduardo Matta, parece ser bem interessante.


    http://blogbibliomania.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado da dica Guilherme! O livro O Véu é muito interessante mesmo.
    Abraços!

    ResponderExcluir