01/11/2010

NOVA PARCERIA: Pablo Gonzalez, autor de Aqui Estão os Tigres

Boa tarde pessoal! Venho anunciar mais uma parceria do blog Nessa News, desta vez com o escritor Pablo Gonzalez, autor de Aqui Estão os Tigres. O Pablo me presenteou com um exemplar do livro autografado e com dedicatória e marca-páginas exclusivos. Obrigada pelo carinho Pablo!

Em breve estarei publicando a resenha e, enquanto isso, segue a sinopse do livro:

"Aqui Estão os Tigres é um envolvente romance psicológico que retrata o mal-estar contemporâneo com uma linguagem audaciosa e desengajada.

Sonhos, memórias da infância, reflexões sobre arte, fantasias, desabafos, histórias inventadas em horas de insônia. Esses são alguns dos veículos que transportarão o leitor para a mente de Valentino, um desenhista frustrado e inseguro que sofre para conciliar o mundo real com as suas paisagens interiores.

Na introdução, o protagonista é apresentado por um misterioso fantasma, uma espécie de co-narrador que reaparece ao longo de todo o livro, nas situações mais inusitadas.

Nos primeiros capítulos, Valentino revive o seu difícil caso de amor com Celine, uma jovem que o leitor vai conhecer de perto; lembra-se dos dias que passou com Adelfo, um usuário de drogas de família rica; inventa uma história de terror; vangloria-se do tempo que aguentou em um touro mecânico; revela técnicas para estimular sonhos lúcidos; descreve o pavor que sentiu diante de um filme quando era criança. Todos esses episódios vão parar em sua prancheta de desenho, assim como o pesadelo da realidade: há dois anos, ele bateu o carro dirigindo alcoolizado e, agora, enfrenta problemas judiciais.

Esse subjetivismo está a serviço dos propósitos estéticos do autor, que, omitindo descrições e abusando de metáforas, cria atmosferas lúdicas, vertiginosas, oníricas. O tom é ora de confidência, ora de farsa, sempre com o predomínio do pathos em detrimentos dos logos e do ethos. O estilo tem nuances expressionistas, como distorções e exageros, que recebem, porém, um tratamento simbólico pós-moderno, semiótico.

No último capítulo, Valentino se depara com forças antagônicas e conflitantes, que o levarão, de maneira surpreendente, ao único lugar possível do final."

4 comentários:

  1. Obrigada por seguir meu blog! Significa muito para mim, mesmo! :D Estou seguindo o seu tbm, e conto com a sua visita mais vezes!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela parceria, Nessa! :D
    Abraços.

    ResponderExcluir