18/12/2010

ENTREVISTA: Allan Pitz, autor de A Morte do Cozinheiro

Olá pessoal! O escritor Allan Pitz, autor do aclamado livro A Morte do Cozinheiro concedeu uma entrevista para o Nessa News. Confiram!

SOBRE O AUTOR:

Allan Pitz, o PhD em Patavinas, é um curioso caso de abdução literária, Antes de 2008, Allan era ator comediante, e diretor teatral ainda aspirante que arriscava alguns roteiros. Após uma série de prêmios e publicações de textos em Antologias (poemas e contos), ele já paira entre os novos talentos da literatura nacional.

Dinâmico, imprevisível, singular, estas são palavras apropriadas para comentar suas obras, traçadas entre a realidade abandonada, a crítica, e a ficção; um cofre de jóias variadas, inexploradas em sua maioria. Sorrisos, lágrimas, hipocrisia, enredos corridos, convulsivos, irreverentes. Allan não se apega a nenhuma norma "estabelecida", e deixa fluir sua criatividade livremente, como deve ser aos escritores. Amorte do cozinheiro, seu primeiro romance ficção, é a marca desse trabalho mutante e voraz.

Trabalhos publicados:

A Morte do Cozinheiro - Above Publicações
Duas Doses e Um Bungee (Poemas) - WAF, Corpos Editora - Portugal
A Fuga das Amebas Selvagens (Contos, Crônicas, Esquetes, Piadas) - Editora Livro Novo
Visões Comuns de Um Porco Esquartejado (Poemas) - Editora Ponto de Cultura.

ENTREVISTA:

Qual foi a sua inspiração para escrever A Morte do Cozinheiro?

Bem, Vanessa, a inspiração desse livro veio das grandes dores de amor, das crises de paranóia, inconformismo, a famosa dor de cotovelo. É o lado B de uma história romântica, conduzida por um esquizofrênico culto e tragicômico, beirando o lirismo para se convencer dos próprios atos assassinos.
A ideia era oferecer esse asco de amor aos leitores. Acabou sendo um aviso trágico, em forma de piada romântica.


Teve alguma banda ou alguma música específica que lhe deu algumas idéias sobre o enredo do livro?

Ah, teve sim! Foi o Steelers Wheel, com a música Stuck in the middle with you. Essa música tocava sempre num programa de rádio norte americano chamado “as melhores do K-billy 70’s”. E foi usada por Tarantino numa cena de tortura do filme Cães de Aluguel. Foi uma grande inspiração para mim.

Trechinho da música Stuck in the middle with you traduzido no Lyrics:
Não sei por que vim aqui esta noite
Tenho a sensação de que algo não está certo,
Estou tão assustado caso caia de minha cadeira,
E me pergunto como vou descer as escadas
Palhaços a minha esquerda,
Piadistas a direita, e aqui estou eu,
Preso no meio com você.
Sim, estou preso no meio com você
Preso no meio com você!
(clipe da música) http://www.youtube.com/watch?v=OMAIsqvTh7g
(Cena de tortura do filme Cães de Aluguel, citada por Luiz Aurélio) http://www.youtube.com/watch?v=Hqaa9I_3CiI&feature=fvw

Podemos dizer que o personagem Luiz Aurélio tinha razão para assassinar o cozinheiro, ou que tudo não passava de mera ilusão de sua cabeça?

Se você avaliar pelo lado do Luiz, sim, ele pode ter toda a razão do mundo. Se levarmos pela racionalização normal de que jamais se deve matar, ainda mais por ciúmes e suposições, ele imediatamente perde qualquer razão. E, no mais, nunca saberemos se a versão de Luiz faz realmente sentido lógico. Seu erro foi não ter seguido em frente.

O livro A Morte do Cozinheiro terá uma possível continuação?

Não, a história foi finalizada na penumbra. Mas outros derrotados loucos virão por aí, gosto de visitar o lado esquecido das coisas. Gosto de visitar o mundo submerso dos loucos e os seus loucos motivos.

Quais são os seus projetos futuros?

São vários! Em março de 2011 será lançado o livro Estação Jugular – Uma Estrada para Van Gogh (história de ficção), e espero lançar nesse mesmo ano o Confetes no Funeral (contos premiados), e A Arte da Invisibilidade (filosofia pop)... Estou trabalhando em textos atuais (romances) que só devem sair em 2012. Acabei escrevendo demais. Nem estou contando com os livros de poemas.

Quais são os seus escritores prediletos?

Gosto de vários, mas posso destacar Plínio Marcos, Carlos Drummond, Bukowski, Dalton Trevisan, Machado de Assis, Dostoievski...

Quais são os seus livros prediletos?

Não é questão de serem os prediletos, mas são muito inspiradores... Contos de Aprendiz (Carlos Drummond), Dom Casmurro (Machado de Assis), O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio (Bukowski), Noites brancas (Dostoievski), O Silêncio da Chuva (Luiz Alfredo Garcia Roza)... Ultimamente eu fiquei fã de um livro da Jana Lauxen, Uma Carta por Benjamin. Mas são muitos os livros que eu gosto.

Deixe uma mensagem para os seguidores do blog Nessa News.
Continuem prestigiando os blogs literários, meu povo! Essa galera é a única responsável pelo crescimento (surgimento) de muitos autores nacionais. São pessoas que doam seu tempo livre divulgando e disseminando cultura em nosso país. Aplausos para todos, blogueiros e seguidores!


11 comentários:

  1. Adorei a entrevista. Respostas muito boas do autor...
    Você já pensou em escrever um livro, Vanessa?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. O Allan nos deu respostas maravilhosas mesmo Babi! Respondendo a sua pergunta, eu tenho projeto sim de escrever dois livros, são dois romances góticos,mas bem lá pra frente, um projeto futuro... Rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que bom, você escreve muito bem. Também gostaria muito de escrever um livro.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Babi! Você já tem algum esboço do seu livro?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da entrevista :)
    O livro "a morte do cozinheiro" é uma boa recomendação! já li e gostei!

    bjs


    blogbibliomania.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz que tenha gostado da entrevista Guilherme! A Morte do Cozinheiro é um excelente livro, com uma trama super hilária e bacana e do qual eu também aprovo e recomendo a todos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. OI AMIGA

    ESTÁ TUDO BEM CONTIGO?
    VOCÊ SUMIU... TÔ SENTINDO SUA FALTA
    BEIJ

    ResponderExcluir
  8. Oi Giza! Está tudo ótimo graças a Deus! E com você? Realmente ando sumida, devido as férias do meu marido. Como estamos dividindo o computador, fico meio que limitada...Rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Vanessa, adoorei a entrevista!
    Ator comediante? Hsuahush.. Legal!
    A morte do cozinheiro está sendo super recepcionado pelos leitores, to super ansiosa pra lê-lo!

    Sucesso ao autor..
    E boas festas!

    Rapha - Doce Encanto
    http://rapha-doceencanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Vi esse livro em tantos blogs e participei de tantas promoções que morro de vontade de ler. Ainda não ganhei, mas gostaria muito. Adorei a maneira como ele falou. Ponto positivo pra ele!

    Beijos!
    @nine_stecanella
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá meninas! O livro é ótimo mesmo! Vale a pena conferir!
    Beijos!

    ResponderExcluir