15/02/2011

RESENHA: As Memórias do Livro - Geraldine Brooks

O livro As Memórias do Livro, de Geraldine Brooks, nos conta a história de um livro, como o próprio título sugere, o manuscrito de Sarajevo. A história é narrada pela australiana Hanna, que foi contratada pela ONU, para restaurar o  Hagadá de Sarajevo. A cada página, Hanna encontra pistas sobre pessoas responsáveis pela conservação do manuscrito, e sobre outras que o queriam destruir a todo custo. 


O livro nos fala sobre a perseguição que os judeus sofreram pela Inquisição da Igreja Católica e também por Hitler. Também nos fala sobre os mulçumanos, que estenderam a mão e deram abrigo e liberdade religiosa aos judeus. Na verdade, os mulçumanos foram os responsáveis pela conservação da Hagadá de Sarajevo.


Hagadá é um manuscrito judaico que retrata a escravidão e a saída dos hebreus do Egito, com algumas orações e Salmos, e é usado nas celebrações da Páscoa pelas famílias judaicas.  A Hagadá de Sarajevo foi confeccionada na Espanha, durante o reinado de Aragão e decorada com ouro e bronze. Ela foi criada para ser um presente de casamento e é muito especial, por conter ilustrações nunca vistas na época. 


O livro de Geraldine Brooks é fascinante e nos ensina um pouco mais sobre a cultura e história dos judeus, desde a época de Moisés e Jesus até os dias atuais, frisando seus ritos, culturas e os verdadeiros motivos dos conflitos atuais. Um livro super interessante e que vale a pena conferir.

11 comentários:

  1. Vanessa,eu comprei esse livro tem mais ou menos 2 anos,comecei a ler e parei na metade,não por não ter gostado da história,acho que foi o momento,agora lendo sua resenha acho que vou procurá-lo pra ler novamente,sua resenha me animou.

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas! O livro é super bom. Tenho certeza que você irá gostar Sumie. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse livro!!! Comprei para lê-lo num carnaval, odeio carnaval e prefiro ler, li em poucas horas e não tive o que ler no fim do carnaval. Mas me apaixonei pela história da Hagadá. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Tata! Assim como você, odeio o Carnaval! As Memórias do Livro é ótimo mesmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia, mas achei muito interessante a história. E sua resenha ficou 10.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa! Sou louca pra ler esse livro, tá na minha lista há um bom tempo, acabo passanso outros na frente...mas fiquei com mais vontade de ler.
    Adorei a resenha!
    Bjos!!!
    Ah! Nessa, vamos ser parceiras?

    ResponderExcluir
  7. Não conhceia o livro, mas parece ser bom.

    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz que tenham gostado da resenha meninas! Seremos parceiras sim, Déia! Já estou colocando o seu banner no hall de blogs amigos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela visita Vanessa!!!! Já está participando do sorteio dos comentaristas da resenha!!! ;)

    Bjokas!!!!

    Empório dos Livros

    ResponderExcluir