22/06/2011

Resenha: Romeu e Julieta - William Shakespeare

O livro Romeu e Julieta, de William Shakespeare, clássico de 1595, nos conta a trágica história dos amantes de Verona, separados pela inimizade entre suas famílias, Capuleto e Montecchio.  O jovem Romeu Montecchio se julga apaixonado por uma moça de nome Rosalina, que não corresponde o seu amor. Este, fica amargurado pelos cantos, e é convidado pelos seus amigos para ir à um baile de máscaras realizado pela família Capuleto. Lá, Romeu se encanta por uma linda jovem, Julieta Montecchio, e ela corresponde o seu amor, em toda a sua ardência e magnitude.

Os dois jovens se amam intensamente e se casam em segredo com a ajuda do frei de Verona e da ama de Julieta. Após o casamento, Romeu acaba entrando em uma briga e lutando com Teobaldo, primo de Julieta. Teobaldo é morto por Romeu, e este, é obrigado a fugir de Verona e ter uma vida de forasteiro.

Julieta fica arrasada com os acontecimentos e o seu coração se despedaça dia após dia com a ausência de Romeu. Para piorar a situação, os seus pais arquitetam o seu casamento com o jovem Páris, deixando a jovem inconformada. Ela pede ajuda ao frei, que prontamente lhe fornece um sonífero, permitindo que Julieta se passe como morta no dia do casamento, e assim, consiga fugir para junto de seu amado Romeu.

Uma história de amor linda, trágica e original. Um clássico de sucesso, universalmente falando, e que foi representado no cinema e no teatro. Também serviu de base para inúmeros livros, como Cartas Para Julieta e Julieta, de Anne Fortier.

Eu já tinha lido o livro na época de escola, mas mesmo assim, não resisti e fiz uma nova releitura. Algo interessante e que vale a pena salientar é que a história de Romeu e Julieta é baseada em fatos reais, ocorridos na Itália medieval. Amei o livro, pois, apesar de ser um romance trágico, o amor dos jovens é puro, verdadeiro e emocionante. Recomendo a todos!

2 comentários:

  1. eu li Romeu e Julieta há seculos atras e nem lembro direito da estoria... quer dizer, eu sei o que acontece e tudo, mas tem sempre aqueles detalhes que vc esquece. Eu gosto muito dessa peça de Shakespeare. Alias, acho que eu gosto de quase todas as peças dele!
    bjs
    Liv
    http://paponosense.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum livro de Shakespeare apenas textos, e frases, acabei de ler o mangá de Shakespeares Romeu e Julieta e Hamlet que estão lindo! Adorei tua resenha nessa \o/ Bjus

    ResponderExcluir