26/09/2011

Resenha: Os Contos de Fadas - Ana Lúcia Merege

O livro Os Contos de Fadas, de Ana Lúcia Merege, nos traça um perfil referente aos contos clássicos que permearam a nossa infância e ainda dão margem a diversas estórias na ficção. A abordagem é feita de uma maneira didática, mas sem soar clichê ou cansativa. Conhecemos as definições sobre os contos de fadas e o ponto de vista de diversos escritores nessa área.


O livro propicia uma verdadeira viagem por diversas culturas, entre elas, a medieval, e vai mostrando a ligação entre o que é verdade e o que é ficção. Outra cultura que vale a pena destacar é a indiana, que como a própria autora define, deu margem aos contos de As Mil e Uma Noites, entre outros. Nos fala também sobre as dríades, que deram origem ao termo fada, muito utilizado na literatura fantástica.

A escrita de Ana Lúcia Merege é bem sintetizada e realmente consegue detalhar com precisão os termos e a origem de muitos contos. Quem gosta de uma boa ficção, em especial com seres sobrenaturais, com certeza irá amar o livro, já que ele atua no ponto de origem dessas estórias. Altamente recomendado!


7 comentários:

  1. Obrigada, Vanessa! Espero que o pessoal curta bastante o meu livrinho, foi escrito com muito amor!

    Vale lembrar - porque sua última frase pode confundir quem estiver mais desatento - que o livro não é de ficção, e sim para quem quer conhecer a origem dos contos de fadas e a história de sua difusão, OK?

    Já se quiserem ler um livro de ficção baseado nesses mesmos contos... que tal O Caçador, que publiquei pela Franco Editora? :)

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Achei a capa divertida! UAHSHAS Bem legal a resenha! :}

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Aí que legal... Deve ser muito interessante esse foco para as origens das historias.
    Não sabia do livro, mas ele parece ser a minha cara. XD
    BJ!

    http://amigasentrelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua resenha.
    Bonitinha a capa do livro.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A capa é bem interessante. O assunto não me chama muito atenção, mas o livro parece ser bem interessante para quem tem curiosidades, né? Parabéns pela resenha, beijos.

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  6. Nessa, que livro lindo,a capa também é perfeita.
    Adorei, Bju

    ResponderExcluir
  7. Nossa que bacana :D Não conhecia esse livro, confesso que não gostei tanto da capa, mas a sua resenha chamou minha atenção. Mas um que entra para minha lista de desejos 'Haha.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir