26/10/2011

Resenha: O Gamo Rei - Marion Zimmer Bradley

Em O Gamo Rei, terceiro volume da série As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, acompanhamos o desenrolar das vidas de Guinevere, Morgana, Artur e Lancelote. Morgana é dada em casamento para o Rei Uriens, um homem muito mais velho do que ela. Porém, ela está encantada com o filho de Uriens, Acolon, um homem másculo e que traz em seu caráter traços da cultura de Avalon. E é através do seu sentimento por Acolon que ela consegue despertar a sacerdotisa que estava adormecida dentro de si e renasce, mais uma vez, para o mundo da magia.


Antes de concretizar o seu casamento com Uriens, ela manobrou o destino de Lancelote e Elaine, prima de Guinevere. Para afastar o cavaleiro da Grande Rainha, Morgana preparou uma poção encantada e acabou fazendo com que Lancelote tivesse uma noite de amor com Elaine. Como Elaine era virgem, seu pai, o rei Pellinore, obrigou que Lancelote casasse com a sua filha para não denigrir a honra da mesma.

O filho de Artur e Morgana, Gwydion, já está bem crescido e é levado para Avalon. Em Avalon, ele recebe toda a preparação para ser um cavaleiro e um dia, assumir o trono. Ele também se encanta com a sucessora da Senhora do Lago, Niniane.


Guinevere continua irritante ao extremo e uma fanática religiosa doente. Acontece algo terrível com ela ao longo da estória, e mesmo assim, ela continua impassível e distanciando Artur cada vez mais do juramento que ele fez para Avalon. A Bretanha se torna um país cada vez mais cristão, apesar de ter conseguido a paz através da intercessão dos Deuses.


A batalha entre o Cristianismo e o Paganismo continua voraz ao longo da estória e o fato de Morgana se religar com a sua cultura de Avalon torna isso ainda mais incessante. Guinevere continua extremamente chata, assim como nos volumes anteriores, e eu não consigo nutrir nenhuma simpatia por ela. Artur cada dia mais cede aos apelos dela, mas não por amor, e sim por misericórdia, pois ela parece cada dia mais insana e doente.


Os destinos dos personagens sofrem uma mudança brusca, principalmente com os enlaces de Lancelote e Morgana. Gwydion é um personagem bem misterioso e tudo indica que sua presença causará grandes reviravoltas. Recomendado!


5 comentários:

  1. Preciso ler a série. Parece ser boa, mas ao mesmo tempo não. Tenho sérias dúvidas sobre ela.

    Abraços Nessa, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou suspeita pra falar. Amo essa série de paixão. Li ainda na Adolescência, ela é meu xodó. Adoro todo enredo, assim como os personagens. Morgana é uma das poucas criaturas racionais do livro...rsrrs
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa!!

    adorei sua resenha,
    tenho lido várias considerações positivas a respeito do livro e apesar da capa não me chamar atenção quero muito ler essa série e só fiquei + curiosa!!

    ResponderExcluir
  4. Acho que lerei toda a série de uma vez! Esperando chegar!

    Adorei a resenha!

    beijoss

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada dessa série As Brumas de Avalon,mas parece ser um bom livro.
    Vou adiciona na minha listinha , toda esta história de Guinevere, Morgana, Artur e Lancelote deve ser interessante.Parabéns Vanessa por essa resenha MARAVILHOSA.
    Eu,particularmente, não gostei da capa.Mas nem por isso irá atrapalhar na minha vontade de ler esse livro.

    Beijokas!!

    ResponderExcluir