29/10/2011

Resenha: O Prisioneiro da Árvore - Marion Zimmer Bradley

Em O Prisioneiro da Árvore, quarto e último volume da série As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, a trama ganha mais impetuosidade e a narrativa permanece marcante, porém, de uma forma sutil. Mordred, filho do Grande Casamento entre Artur e Morgana se faz presente no reino do seu pai. Devido a sua aparência e modo de ser, os súditos pensam que ele seja filho de Lancelote.


Morgana continua como rainha ao lado de Uriens e se relacionando com o seu filho, Acolon. Ela usa o conhecimento que Acolon tem sobre a magia de Avalon para usá-lo à serviço da Deusa. Eles chegam, inclusive, a tramarem para tirar a Excalibur de Artur, já que este está transformando Camelot em uma nação cristã.


Kevin, o Grande Merlim, acaba traindo o seu juramento com Avalon, pactuando com as crenças de Artur e Guinevere e causando profunda indignação em Morgana e nas demais sacerdotisas da ilha. Ele acredita que todos os deuses levem a um mesmo Deus, e passa a apoiar o cristianismo e defender o predomínio da religião. Kevin se torna um personagem muito importante neste volume da série e acaba pagando alto pela sua submissão ao reino de Artur.

Descobrimos também o motivo da esterilidade de Guinevere e muitas máscaras caem. O Prisioneiro da Árvore consegue fechar a trama de forma esplêndida. Os fatos narrados nos volumes anteriores são bem sintetizados no último volume e possuem um desfecho muito bem feito.


Por mais que a religião da Deusa dê a suas sacerdotisas o poder da Visão, isso não pode interferir na naturalidade dos fatos. Elas tem a premonição do futuro, mas quanto mais tentam remediar os acontecimentos com subterfúgios, acabam trazendo ainda mais dor e derramando muito sangue inocente.


Marion Zimmer Bradley conseguiu fechar As Brumas de Avalon com chave de ouro e muita perfeição! Me apaixonei pela série, que é maravilhosa e traz no seu conceito muitas verdades. Super recomendo!

11 comentários:

  1. estou louca para ler essa série, ótima resenha Nessa.Mt perfeita!As Brumas de Avalon deve ser mt interessante e prazeroso de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Essa série é maravilhosa, inesquecível. O ultimo livro, então, surpreendente e maravilhoso!

    Li faz um tempão mas lembro q chorei horrores no final rs

    teh mais

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, tudo bem?

    Não li essa série ainda, e confesso que ela deve ser repleta de suspense, gosto de livros assim, mas ando em uma onda tão romance sabe, rs.

    Bjus

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  4. ah, eu estou para ler esse livro. A temática da história é excelente, além de ser um clássico da literatura fantástica !

    pretendo ler todos os livros ainda esse ano e, assim que o fizer, volto pra dizer o que achei xD

    fica na Paz!

    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Mais uma resenha da série e eu querendo ler toda ela. Acho ela tão contraditória. Adorei a resenha Nessa!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma resenha muito boa!
    Parabéns Vanessa, pelo blog e pelas resenhas!
    Acho que lerei depois, todos os livros da "Bruma de Avalon".
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a dica. Não li ainda! Muitos beijos e saudade! :*****)

    ResponderExcluir
  8. Nessa, há muito tempo eu li este livro, não lembrava mais de certos detalhes, agora com sua resenha revivi e tive saudade destes livros desta seria maravilhosa. Adorei a resenha.
    bju

    ResponderExcluir
  9. Comprei a série mas ainda não chegou!
    Esperando ansiosa para ver se concordo com a sua opinião!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nunca li esse livro
    Mas pelas resenhas que ando lendo, me parece ser muito bom

    Beijos

    Angela Graziela - @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Tenho os 4 livros dessa série, mas não li nenhum ainda, acho que foi porque desanimei quando vi que todas as capas eram iguais =/
    Mas a sua resenha me deu um pouco de esperança kkk.
    Beijos

    ResponderExcluir