28/11/2011

Resenha: Círculo Secreto A Iniciação - L. J. Smith

O livro Círculo Secreto - A Iniciação, de L. J. Smith, nos conta a história da estudante Cassie. Cassie vive na Califórnia, mas devido a um problema de saúde de sua avô, passa a morar em New Salem junto com a sua mãe. Ela estranha muito essa mudança e sente falta dos seus amigos da Califórnia.

O seu ingresso na nova escola não é fácil e ela sofre muito com isso. Um grupo de jovens, liderado pela maquiavélica Faye, hostiliza tanto ela quanto os demais alunos. E acreditem: Faye é capaz das piores atrocidades!

Em um dos muitos momentos em que Cassie está sendo humilhada por Faye e suas amigas, ela é socorrida por Diana. A presença de Diana inspira confiança e amizade em Cassie e a auxilia em muito na  sua adaptação em New Salem.

Diana relata para Cassie que faz parte do mesmo grupo de Faye, denominado Círculo Secreto, que possui 12 membros. Cassie fica encantada com a magia e a simbologia desse grupo, e não demora muito para ser iniciada no Círculo. Logo após a sua iniciação, ela revê o misterioso Adam, um garoto que mexeu com os seus sentimentos durante suas férias em Cape Cod, e toma conhecimento de um detalhe sobre ele que a deixa  abalada e confusa.

Confesso que do início ao meio do livro, a Cassie não havia conseguido ganhar a minha simpatia. Achei ela muito covarde, insegura e fraca, emocionalmente falando. Eu gosto de personagens fortes e de atitude, que realmente mostram para o que vieram, e ela estava totalmente fora de foco. Quase perto do final, ela passou a modificar sua postura e ganhar um pouco mais a minha estima. Não sei se foi porque esse  é o primeiro volume da série, uma introdução da estória, mas espero que nos próximos volumes ela se fortaleça e se mostre uma pessoa mais firme em seus propósitos.

Eu não sou fã de vilões e bad boys, mas a Faye é uma ótima personagem na trama e de muito destaque. Ela é maldosa ao extremo, porém o seu humor ácido e algumas de suas atitudes hilárias me cativaram, sério. Uma personagem muito bem construída e centrada, que é uma das qualidades que eu mais prezo nos livros.

Círculo Secreto é um livro muito bom, e para quem gosta do universo da fantasia e das bruxas, assim como eu, é uma leitura proveitosa. Mas não é um daqueles livros que podemos afirmar que é ótimo. Espero sinceramente que os próximos volumes da série amadureçam a estória, e sobretudo, a Cassie, que se mostrou  muito clichê.

Para quem não gostou da série Diários do Vampiro, da mesma autora, e tem medo de se decepcionar com o novo livro da L. J. Smith, eu afirmo que ambos são bem diferentes. Eu particularmente não percebi semelhança alguma com DV e achei a escrita bem distinta de uma série para outra. Finalizando a resenha, eu recomendo sim, mas aviso desde já, para que não tenham grandes expectativas.

7 comentários:

  1. Hummm... sua resenha me deixou curiosa para ler o livro. Comecei a assistir a série, mas não conseguiu me amarrar.
    Na série a Faye não parece ser má, apenas um pouco desmiolada. Então pelo menos nesse ponto o livro tende a ser melhor.
    Espero logo poder ler ele.
    Parabéns pela resenha.

    Janaína
    http://romances-agoraesempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu quero tanto ler esse livro! Eu comecei a ver a série, e na série eles também mostram a Cassie como essa garota fraca, sabe? Ta ficando melhor e tudo mais, e eu também realmente espero que fique.
    Quanto ao livro, com certeza será uma das minhas próximas aquisições!

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ei Vanessa,
    li esse livro e achei bacaninha, mas nada demais.
    Achei a Cassie uma mala sem alça. hauhaua.
    beijos. ^^

    ResponderExcluir
  4. Ainda estou meio confusa com esse livro, não sei se leria, mas algo nele me instiga. Vi só algumas cenas do seriado e não gostei muito, mas não costumo basear meu julgamento nisso!
    Adorei a resenha!!

    Beijoos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Muito Legal a resenha!
    Só que ainda fico meio receoso para comprar este livro.
    Enfim, Parabéns!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh, desanimei um pouco!
    Assisto o seriado que é muito bom, mas confesso que a Cassie no seriado também é lerdinha, mas vale a pena ver.
    Porém não irei desistir do livro. Ótima resenha!
    Bjs!

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  7. Eu estou doida para ler esse livro! (amo livros sobre bruxas kkk'), mas eu assistia a serie e não gostava tanto, mas quem sabe o livro seja bem melhor?!

    Beijos!

    ResponderExcluir