22/11/2011

Resenha: O Céu Está em Todo Lugar - Jandy Nelson

Título original: The sky is everywhere
Gênero: Romance/Young Adult
Páginas: 424
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5/5
O livro O Céu Está em Todo Lugar, de Jandy Nelson, nos conta a história da jovem Lennie Walker. Lennie é super apegada a sua irmã mais velha Bailey e ama tocar clarinete. O chão falta aos seus pés quando Bailey, interpretando a personagem Julieta, falece em decorrência de um problema no coração. Lennie se entristece e acaba se isolando de tudo e de todos, sobretudo, da música, uma de suas maiores paixões.

Após algumas semanas de completo isolamento, Lennie decide retornar a escola e acaba conhecendo Joe, um garoto francês que acaba de se mudar para sua cidade. Assim como ela, ele também nutre forte paixão pela música e se propõe a ajudá-la a superar a perda de Bailey. Eles firmam uma bela amizade e Joe passa a frequentar a casa dos Walker, conquistando o coração da avó de Lennie e do Tio Big.

Mas Joe não é o único a se aproximar de Lennie: Toby, namorado de sua falecida irmã, também está frustrado e extremamente solitário. Ele nota esses mesmos sentimentos em Lennie e acaba se aproximando cada vez mais dela, e juntos, um busca consolo no outro. A carência dos dois os une de uma forma intensa, e quando menos espera, Lennie se vê dividida entre Joe e Toby, vivenciando uma triângulo amoroso ( e muito doloroso também).

Não é a toa que O Céu Está em Todo Lugar foi eleito um dos melhores romances de 2010: o livro é esplêndido! Jandy Nelson soube escrever uma linda história de amor, mesclada com um pouco de drama, e até mesmo algumas cenas hilárias, tudo na medida certa!

O romance é leve, intenso e muito bem construído. Os personagens também foram muito bem elaborados, mostrando total sentimentalismo. Conhecemos a dor de Lennie, o seu ponto de vista acerca da morte e do amor, de uma forma muito bem trabalhada e rica em detalhes. A autora soube trabalhar um tema bem interessante e ao mesmo tempo, sem perder a docilidade da narrativa.

Outro detalhe que vale a pena ressaltar é a diagramação do livro, que ficou impecável! A Editora Novo Conceito caprichou do início ao fim neste livro. A fonte dele é azul e ele possui várias ilustrações lindas! Sei que muitas pessoas estão afirmando essa mesma qualidade do livro e pode soar um pouco cansativo, mas acreditem, é impossível não comentar todo esse capricho!

O livro favorito de Lennie é O Morro dos Ventos Uivantes, e ela já o leu por 23 vezes. Ela sonha em viver um romance eterno e voraz assim como o de Catherine e Heathcliff. Um personagem que eu achei muito engraçado foi o tio Big. Ele é obcecado por insetos e tem sérios problemas com maconha, mas é muito, muito hilário!

Um livro lindo, tanto na sua impressão quanto no belíssimo conteúdo que possui, e sem dúvidas, posso afirmar que ele é perfeito! Um dos mais bonitos que eu já tive o prazer de desfrutar até o momento! Recomendo com certeza!

16 comentários:

  1. Eu to com esse livro aqui em casa que a NC me mandou e ele realmente é LINDOOOOO, fiquei pasma, admito q nunca vi livro mais lindo na minha vida. A diagramação dele é divina. Preciso ler logo ele, a história parece ser realmente ótima... Amo romances leves assim. Ahhh AMO O Morro dos Ventos Uivantes... Nao acredito que ela leu 23 vezes!! ahaha To louca pra ler ele... Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha lido sobre esse livro em algum lugar. As pessoas têm falado muito bem.
    Engraçado como livros do gênero estão cada vez frequentes.
    O importante - como você disse - são os personagens. Precisam ser bem trabalhados, com personalidades diferentes e envolventes.

    Boa postagem xD

    grande abraço!

    @Pedro_Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ah cada resenha que eu leio sobre esse livro só faz aumentar ainda mais a minha vontade de lê-lo! Todas as pessoas dizem que a história é bela e que também é muito boa, além da diagramação do livro ser perfeita...Quero logo ler!
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  4. Preciso comprar o livro AGORA!
    Fiquei ansiosa HAHAHAHA.

    Beatriz Paula - @letrasefolhas
    http://letrasefolhas.blogspot.com :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, fiquei bem curiosa.
    A estória desse livro parece ser muito boa =)
    bjs

    http://coisasdatatah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Meu favorito desse ano sem duvida alguma <3 Sem contar que ele me ajudou muito, já que 1 semana depois que eu terminei de ler meu irmão foi assassinado :( Mas graças a ele eu consegui não desistir de tudo de bom que eu ainda tenho pra viver (:
    Lindo teu blog, estou seguindo *o*
    Beijinhos :**

    http://londondreamylondon.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. O livro é realmente lindo! A leitura é leve e muito gostosa de ser feita ;D

    Gosto bastante desse livro, a história muito me encanta e inclusive acabei de ler O Morro dos Ventos Uivantes rsrs'

    Bjão;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha, mais um livro da NC que quero muito ler, parece ser ótimo, to de olho nele faz um bom tempo já, agora fiquei mais ansioso =]

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa!

    Cada resenha que leio sobre esse livro, sou a certeza que precio lê-lo, minha lista desejados está tão grande... Mas, esse livro vai ser sem dúvida minha próxima aquisição!

    Parabéns pela resenha, está muito bem feita!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. Nessa não pensava em ler este livro agora já que tenho uns livros na frente mais lendo a sua resenha fiquei bastante empolgada e assim que terminar de ler o 3º volume de Academia de Vampiros e Qual seu Número? vou com certeza ler O Ceú está em todo lugar. Amei sua resenha e como sempre você dando ótimas dicas de livros. Bjksss!!!

    ResponderExcluir
  11. OI Nessa!
    nossa esse livro é LINDOOOOO ainda não li mas fiquei boba com as figuras e imagens não vejo a hora!
    Beijo!

    http://blogcabelosaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa.

    Eu ainda não li, mas estou louca para ler. A cada resenha que eu leio, mas fico na vontade, rs. A capa é maravilhosa, a Novo Conceito capricha muito nos livros. Quem não adora um romance? E esse parece ser muito bom!

    Beijos,
    Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  13. Comecei a ler este livro hoje.
    Parece ser excelente!
    Só a capa do livro em si, já encanta.
    Parabéns pela resenha!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nessa acredita que tenho esse livro, mas não tive a oportunidade de ler ainda, porque foi comprado, então fica mais difícil, mas amei a resenha e vou tentar passar ele na frente da minha mega fila kkk.
    Beijos Nessa

    ResponderExcluir
  15. Assim que eu ficar de férias pego o meu pra ler. ANSIEDADE lá em cima. haha Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  16. Nessa, o que posso te dizer sobre este livro, Maravilhooooooooooso!!! Vc disse que o livro era bom e realmente não me decepcionei, de verdade é um ótimo livro. Estou apaixonada pelo Joe. Obrigada pela dica. Bjksss!!!

    ResponderExcluir