01/12/2011

Resenha: Formaturas Infernais - Vários Autores

O livro Formaturas Infernais, escrito por Meg Cabot, Stephenie Meyer, Michele Jaffe, Kim Harrison e Lauren Myracle é uma antologia que contém cinco contos de terror, todos tendo como pano de fundo a sonhada formatura. Os contos são A Filha da Exterminadora, O Buquê, Madison Avery e a Morte, Salada Mista e Inferno na Terra. Vou falar um pouquinho sobre cada conto.


Em "A Filha da Exterminadora", de Meg Cabot, conhecemos a estória de Mary, uma exterminadora de vampiros que busca vingança contra Drácula pela transformação de sua mãe em uma criatura da noite. O seu pai passa os dias trancafiado no laboratório, trabalhando em um antídoto que possa curar sua amada esposa. Na noite de formatura, Mary decide que irá assassinar o filho do Drácula, para que ele sinta na pele a dor que sua família passou, e para isso, conta a ajuda de um garoto super fofo chamado Adam. O conto é muito bom, e a narrativa que consagrou a super diva Meg Cabot é bem notável.

Em "O Buquê", de Lauren Myracle, conhecemos a estória de Frankie. Ela decide ir na cartomante junto com os seus amigos Yun Sun e Will. Eles acham que a cartomante é uma charlatã e Frankie fica intrigada com um buquê de flores envelhecidas. Ela pergunta o significado do buquê para a vidente, que a muito custo acaba revelando que ele possui o poder de realizar desejos, mas que nem tudo sai exatamente como almejado. Ela insiste para que o buquê seja dela, e com isso, muitas coisas macabras acontecem...Posso afirmar que este é um dos contos mais aterrorizantes ( e o melhor) de Formaturas Infernais. A escrita de Lauren Myracle se assemelha bastante ao do mestre do terror Stephen King.


Em "Madison Avery e a Morte", de Kim Harrison, conhecemos Madison, que na noite de sua formatura, acaba conhecendo um atraente estranho e aceita uma carona para a casa. Ela acaba acordando em um necrotério, totalmente ensacada, e sem saber como e por que foi parar ali. Ela consegue se materializar, apesar de estar morta, graças a uma estratégia que descobriu. É um conto interessante, mas no qual faltou bastante desenvolvimento dos personagens e da estória em si.


Em "Salada Mista", de Michele Jaffe, conhecemos a estória da jovem órfã Miranda, que possui poderes especiais usados no auxílio da humanidade. Ela acaba conhecendo Sibby, uma menina aparentemente vulgar e desmiolada, e descobre que ela é uma espécie de profeta e corre grande perigo de vida, e se propõe a ajudá-la. Achei este um dos contos mais fraquinhos e atrapalhados da antologia.


E por último e não menos importante, "Inferno na Terra", de Stephenie Meyer, conhecemos o mundo dos anjos e demônios, e suas consequências em uma noite de formatura estudantil. Os personagens foram muito bem construídos e a estória bem arquitetada. Personagens bem conhecidos, como Lilith e Jezebel, tem a sua participação na trama de Meyer, e a autora, como sua marca registrada, consegue mesclar o amor em um cenário de luta entre o bem contra o mal.


O livro é bem interessante e gostei muito da proposta da série. que reúne contos de vários autores conhecidos, sobre um mesmo tema e parâmetro. A princípio fiquei meio receosa em ler o livro, já que ouvi muitas críticas negativas a respeito, mas confesso ter me surpreendido. É claro que alguns contos se destacam bem mais, mas todos tem a sua importância em Formaturas Infernais. Recomendo!

10 comentários:

  1. Oi amiga!
    Parabéns pela resenha! Ai, fico sempre receosa em ler contos, a maioria quando fica bom, pum! acaba. Talvez eu até leia.
    Bjs!

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  2. Faz um bom tempo que li este livro
    Mas gostei bastante e alguns desses contos, como o ultimo, se eu não me engano
    Em que a menina estava em uma festa...
    Eu queria que tivesse continuação

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Depois da sua resenha, acho que me deu vontade de ler, mas só um pouco! HAHAHAHA


    Bom, estou aqui também para lhe convidar para participar do debate que terá no blog Letras e folhas!
    Para mais informações: http://letrasefolhas.blogspot.com/2011/12/debate-letras-e-folhas.html :D
    Te espero lá! :D

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Já li esse livro, não foi bom o quanto eu esperava,mas teve dois contos que gostei bastante: "O buquê" e "Inferno na Terra", se não me engano.
    bjs

    http://coisasdatatah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não gostei muito desse livro ,nem do conto da Meg Cabot...sei lá não conseguiu me prender. O unico conto que eu achei legal foi da Madisin ..que por sinal estou louco pelo livro. Otima resenha ")

    ResponderExcluir
  6. Parece ser bem legal, ai não tive a oportunidade de ler :/ Ótima resenha :3

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha!
    Eu já li "Formaturas Infernais" mas não curti muito.
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Bom, na verdade eu já tinha ouvido muitas críticas negativas eu meio que desisti deste livro. Mas com a sua resenha eu fiz as pazes com o livro. kkk'
    Parabéns pela resenha Nessa, muito boa!

    Juliana . Oliveira
    http://julyoli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu já li o livro e achei o fraco, apesar de ter algumas estorias muito legais já que amo livros com temas de terror, mas tem uns que não causam impactos nenhum MEU predileto é O Buquê(essa estoria arrasa).

    Recomendo tbm ! u.u

    ResponderExcluir
  10. GOSTEI MUITO DO SEU ESPAÇO E ALGUNS CONSELHOS ÚTEIS VOU SEGUIR, DESEJO EDITAR UM LIVRO, ESTA EM ANDAMENTO, É CLARO QUE NÃO É TÃO INTERESSANTE QUANTO OS QUE VOCẼ COSTUMA LER, MAS É A MINHA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA,MEU FILHO É O MEU COMO DIRIA: CRÍTICO MAIS FERVOROSO,AMO LER E ESCREVER, ESTOU ACOSTUMADA A EDITAR MEUS POEMAS, APESAR DE NUNCA TÊ-LOS UNIDO EM UM LIVRO,TALVEZ PORQUE NUNCA QUIS SER CONHECIDA COMO POETISA, VOU LUTAR PRA TIRAR UM POUCO A CARA DE PROFESSORA,GOSTARIA DE SER UM DIA CONHECIDA COMO ESCRITORA, MEU ESTILO, SE É QUE TENHO, È O DRAMA, GOSTO DE REFLETIR SOBRE OS CONFLITOS HUMANOS, UM SUPER BEIJO E OBRIGADA PELAS DICAS DE LEITURA

    ResponderExcluir