18/12/2011

Resenha: Julieta - Anne Fortier

Título original: Juliet
Gênero: Romance
Páginas: 448
Editora: Sextante
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Julieta, de Anne Fortier, nos conta a história de Julie Jacobs. Julie e sua irmã gêmea, Janice, nasceram na Itália, mas após o falecimento dos seus pais, passaram a morar nos Estados Unidos com a sua tia Rose. Mais de 20 anos se passam e tia Rose acaba falecendo. Em seu testamento, ela deixa sua mansão para Janice e para Julie, nada mais do que uma carta informando que o seu verdadeiro nome é Giuletta Tolomei e que um tesouro a aguarda em Siena, Itália.

Julie fica aérea, mas mesmo assim decide ir para Itália, investigar esse suposto tesouro mais a fundo. Ela toma posse dos objetos que um dia pertencera a sua mãe, Diane, que nada mais são que um caderno repleto de anotações, uma versão do livro Romeu e Julieta e o diário de um famoso pintor chamado Maestro Ambrogio.  E é no diário de Mestre Ambrogio que Julie descobre a estória trágica de dois jovens apaixonados, Giuletta Tolomei e Romeo Marescotti, que ocorreu há 600 anos atrás. Devido ao ódio das famílias Salimbeni e Tolomei, os amantes foram cruelmente separados.

Desde então, reza a lenda que uma terrível maldição está assolando essas duas famílias e ceifando vidas inocentes. E tudo indica que a próxima vítima da lista será Julie, devido a sua linhagem e nome. Por mais que isso pareça surreal, Julie leva a sério e passa a explorar a cidade e interagir com os sianenses. Quanto mais ela se aproxima da verdade, mais perigo corre e se vê imersa em um mundo de mistérios, suspenses e intrigas.

Julieta é o romance de estreia de Anne Fortier e não deixa nada a desejar. Temos uma ampla visão de Siena, das duas épocas, 1340 e dos dias atuais, de uma forma bem abrangente e rica em detalhes. Além de todo o suspense que norteia a trama, temos um belo e doce romance, que abrilhanta ainda mais a narrativa de Anne Fortier.

Julie é uma personagem marcante e extremamente forte. Conforme as revelações de sua família vem à tona, ela acaba descobrindo um pouco mais sobre si própria e sobre o amor, de uma forma intensa e apaixonante. Julieta é daquele tipo de livro que te prende de uma forma voraz, daqueles que você não sossega enquanto não termina.

E um misto de sentimentos toma conta da narrativa, indo do suspense ao romance. A trama é bem fechada e elaborada, de forma que nenhum dos fatos parece óbvio. Muitas pessoas compararam Anne Fortier ao Dan Brown, o que na minha opinião não tem nada a ver. Não que eu esteja menosprezando a escrita de Anne, de forma alguma! Mas como boa fã de Dan Brown, afirmo que a narrativa é bem mais leve e até mesmo acalorada, perto dos livros do autor de O Código da Vinci.

Julieta é surpreendente e instigante. A diagramação do livro é muito boa e a capa, um espetáculo de linda! Amei o livro e recomendo, com certeza!


8 comentários:

  1. Desde que vi no catálogo da Arqueiro fiquei com vontade de ler... Mas não fazia ideia o que o livro trazia...

    Romance e suspense juntos <3 Adoro!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei esse livro! Um dos melhores do ano!

    Parabens pela resenha e pela leitura!

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha!
    Estou esperando (ansiosamente) o livro chegar, parece ser muuito bom!

    Beijos,
    Wanessa Guimarães
    www.estanteseletiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Taí um dos melhores livros que li em 2011. Um dos favoritos para sempre!

    Bjks
    Bia
    www.amormisterioesangue.com

    ResponderExcluir
  5. Que linda resenha Nessa!!!
    Amei!
    Tenho este livro há um bom tempo e acredita que ainda não o li? Pois bem, vou adiantá-lo na minha listinha depois de sua resenha!!

    Beijos^^
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  6. Essas estreias de autorees novos sempre me deixam babando pelo livro e esse tbem n seria diferente qro mt ler

    leiturasvivas.com

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha visto esse livro por ai,a capa me chamou atenção , mas nunca comprei, bem pelo que li a história é muito boa.Então vou adicionar a minha listinha.
    Parabéns pela resenha Nessa!

    Jéssica
    Vivendo Livros

    ResponderExcluir
  8. Ah que legal e diferente, o livro parece ser bem interessante, deu bastante vontade de ler ^^.

    ResponderExcluir