06/03/2012

Resenha: A Casa dos Anjos - Antonio Rondinell

O livro A Casa dos Anjos, de Antonio Rondinell, nos narra a trajetória de quatro mulheres diferentes entre si,  que em determinado ponto da vida acabam tendo suas vidas entrelaçadas. A bailarina e coreógrafa Júlia Serrado sente o chão faltar aos seus pés quando sua filha Clara é sequestrada pelo pai e supostamente vendida para outra família. Ela não sabe por onde começar a procurar, já que tudo foi feito de forma rápida e sem deixar arestas. Sua surpresa é imensa quando é procurada por um rapaz desconhecido e muito bem vestido na boate em que trabalha, a Mirage, com uma proposta indecorosa. Júlia teria que assumir a identidade de uma outra pessoa para conseguir informações confidenciais e em troca receberia ajuda para reencontrar sua filha. Ela sabe que isso é imoral e totalmente fora de ética, mas o seu coração incansável e dolorido de mãe não conseguirá se impor a uma oportunidade de reencontrar Clara.

Marina Pessoa abdicou de sua carreira glamourosa de modelo e acabou até mesmo se distanciando da sua família para viver um grande amor ao lado de Donato. Mas o casamento deles vai se deteriorando com o passar do tempo, e o seu marido se mostra uma pessoa avessa as suas opiniões e completamente egoísta. Ela  vê sua vida e seus sonhos desmoronarem, enquanto perde cada dia mais a sua liberdade e identidade, permanecendo enclausurada e tristonha. Isso a está sufocando cada vez mais e fazendo com que gradativamente ela deixe de sentir a verdadeira alegria de viver e se entregue ao fracasso.


A escritora Celina Gondim era usuária de drogas e acabou se envolvendo em um grave acidente automobilístico que a deixou presa a uma cadeira de rodas permanentemente, e ceifou a vida de seu amado marido Vinícius. Além de não poder se locomover e ter problemas até mesmo para falar, ela carrega uma enorme culpa pelo o que aconteceu, e deseja todos os dias não mais viver. Apesar de pertencer a uma família abastada de Fortaleza, sua vida não foi fácil, repleta de mágoas e injustiças, o que a acabou levando a procurar um subterfúgio nas drogas para se afastar do mundo real. Ela precisará buscar novo fôlego de vida para prosseguir em sua caminhada e aprender a se perdoar, acima de tudo, para almejar a felicidade plena.


A dona de casa Clarinda de Holanda acabou se casando com um homem por quem não ama, Alceu, devido a um segredo doloroso e bombástico do seu passado. Se não bastasse conviver todos os dias ao lado de alguém por quem não sente nenhum afeto, ela também é vítima das atrozes agressões físicas do marido, que se tornam cada vez mais insuportáveis. Ela prefere aguentar calada a violência e as humilhações pelas quais passa, pois carrega em si determinadas crenças, que a impedem de denunciar o marido, já que em sua opinião o matrimônio é algo sagrado e não pode ser desfeito, acometendo em um grave pecado caso isso ocorra. Não será fácil se livrar desse pesadelo, já que as suas concepções são totalmente adversas a uma solução.


A escrita de Antonio Rondinell conseguiu me emocionar de forma intensa. Foi o primeiro livro de 2012 que conseguiu me levar as lágrimas. A narrativa é emocionante e repleta de muita sensibilidade. O autor soube tratar de temas atuais como rapto de crianças, violência doméstica, drogas, homossexualismo e deficiência física com maestria, conduzindo o leitor a um bombardeio de emoções.


A estória se passa em Fortaleza, no Ceará, e conseguiu me familiarizar ainda mais com a trama. Tive a oportunidade de conhecer Fortaleza em 2006 e desfrutar de seus pontos turísticos, dentre eles as Praias de Iracema e do Futuro. E ver o enredo se desenrolar em um cenário ao qual você conhece, é magnífico! É um dos muitos pontos positivos a favor da nossa literatura brasileira, e sobretudo, ao livro A Casa dos Anjos.


Os personagens foram bem construídos, beirando ao real, e umas das que mais me conquistaram foi a Júlia e sua determinação e força em busca do que quer. Me emocionei muito com o enredo de Clarissa e Celina também, que foi dotado de muita sensibilidade, ao ponto de se tornar palpável ao leitor. Recomendo, com certeza!


14 comentários:

  1. Nossa, a sinopse já emociona! Além das personagens, descritas por vc, fortes e tão humanas!
    Não conhecia. Gostei. Vou anotar nos desejados!
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Me choque com o caso da escritora, e de fato, com de cada uma delas! Parece ser um livro bem forte, mas com uma grande lição

    xx carol

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro? Foi de parceria? Parece ser realmente muito bom! Adoro quando as personagens são bem criadas!
    bjaooo

    http://olhosleem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    a sinopse realmente emociona o leitor, alias são fatos ocorridos no dia a dia. Parece uma história tocante e realista e que com certeza se não fazer chorar, vai emocionar de alguma forma.

    Beijos

    Pãm - Jovem Leitora
    jovemleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Anderson! Recebi o livro de parceria com o autor Antonio Rondinell. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Nossa Vanessa fiquei impressionada com a resenha e os temas abordados pelo autor,são temas fortes e polêmicos.Gostei de saber que o livro a fez chorar,significa que ele realmente é bom.
    Bjos

    roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, nem o autor. É gostoso quando lemos algo que nos emociona, não é mesmo? :)
    Apesar disso, e da sua resenha bacana, não é meu estilo de livro. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Nossa... Que história... Parece ser bem tocante...
    Parabéns pela resenha querida...

    Beijos, Lucas
    ESCONDIDOS NO LIVRO!

    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa
    Achei magnífica a sua resenha. Ainda não tinha lido nada sobre o livro, mas desde a capa já é possível esperar coisa boa dele.
    Sem dúvida é ótimo ler uma história que se passa em um lugar pelo qual já pisamos e conhecemos.. É uma experiência mágica né... Adoro.

    Beijos.

    Tela
    Penseira Literária

    ResponderExcluir
  10. Oii Nessa amei a resenha,o livro parece ser bem emocionate do começo ao fim, to começando a simpatizar mais com livros como esse.
    Adorei a capa, muito linda e o melhor de tudo é literatura brasileira.
    Eu adoro livros que são verdadeiras lições de vida como esse.

    Beijos Thayná
    Escondidos No Livro

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa, não conhecia este livro, mas me surpreendi por se passar na minha cidade. Sou de Fortaleza e já li alguns livros que o cenário é aqui e adorei. é muito bom quando você se familiariza como lugar.
    Se você gostou eu vou querer ler também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha!
    Parece ser bem emocionante a estória. E u também já visitei Fortaleza-CE.
    Inclusive a Praia de Iracema.
    Parabéns pela resenha!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Amei! Parece ser muito emocionante esse livro.
    Me interessei mas vai ficar para depois.

    bjs.

    ResponderExcluir
  14. Essa sinopse emociona muito...O livro deve ser emocionante..Parabéns pela bela resenha amiga.
    Beijos

    ResponderExcluir