28/03/2012

Resenha: O Melhor de Mim - Nicholas Sparks

Título original: The Best of Me
Gênero: Romance

Páginas: 272

Editora: Arqueiro

Classificação: 5/5
O livro O Melhor de Mim, de Nicholas Sparks, nos conta a história de Amanda Collier e Dawson Cole, que se conheceram em meados de 1984 na cidade de Oriental e se apaixonaram perdidamente. Na época, ambos eram estudantes e pertenciam a famílias bem diferentes entre si. 

Os Cole eram conhecidos por sempre estarem envolvidos em  criminalidade e encrenca, espalhando uma onda de terror por Oriental. Dawson, apesar de ter o sangue dos Cole, é totalmente o avesso de sua família, mas mesmo assim sofre com o preconceito dos outros habitantes da cidade, sobretudo da família de Amanda. Os Collier são uma típica família tradicional, de classe média alta, que quer oferecer a filha o máximo de conforto possível. Eles sonham com um futuro brilhante e promissor para Amanda.
Apesar de serem tão diferentes entre si, Amanda e Dawson se amam mais do que tudo, e buscam forças um no outro para viver essa grande paixão. Eles lutam contra tudo e contra todos para permanecerem juntos, mas chega um determinado momento que não conseguem mais ter forças para resistir aos percalços. Dawson acaba abrindo mão do seu grande amor, alegando que não pode oferecer um futuro brilhante e seguro a Amanda, e que ela deve seguir os conselhos de sua família e ingressar em uma faculdade conceituada. Ele afirma que vê-la feliz e realizada será sua grande felicidade. Mesmo relutante e com o coração em frangalhos, Amanda decide tocar em frente.

Vinte e cinco anos depois, eles se reencontram novamente em Oriental, para o velório de Tuck Hostetler, um grande amigo do casal, ou melhor, o único que apoiava o relacionamento dos dois. Amanda é casada há mais de 20 anos com o dentista Frank, com quem teve 4 filhos. Abriu mão da profissão dos seus sonhos para se dedicar a rotina de dona de casa, além de sofrer com o alcoolismo do marido, que afundou em um poço de angústia e depressão quando a terceira filha do casal, Bea, faleceu de câncer. Dawson, por sua vez, acabou se envolvendo em um acidente automobilístico que  vitimou fatalmente David Bonner. Ele permaneceu 4 anos na cadeia cumprindo a sua pena pela morte que ocasionou, mesmo sendo um mero acidente, e quando alcançou a liberdade, resolveu trabalhar em uma plataforma de petróleo. Ao contrário de Amanda, que casou e constituiu família, Dawson nunca mais se apaixonou nem se envolveu com ninguém, permanecendo recluso e totalmente isolado.

Unidos fatidicamente devido a morte de Tuck, eles acabam descobrindo que ainda se amam tremendamente e passam um final de semana incrível juntos. Tuck deixou três cartas para o casal, que trará à tona um sentimento que estava recolhido no âmago de cada um dos dois. Mas o destino reserva surpresas inesperadas e mudanças fugazes na rotina de Amanda e Dawson.

O Melhor de Mim aborda o amor, em todas as suas formas e aspectos, de modo peculiar e sublime. A narrativa do Nicholas Sparks é tocante e profunda, me emocionando da primeira à última página. Um livro maravilhoso e sem precedentes!

Dawson é um personagem maravilhoso, dotado de muito sentimentalismo e ternura. Ele anula o seu próprio eu em busca da felicidade do seu próximo. Amanda é uma mulher que já passou por boas e poucas, perdas e ganhos, e que aprendeu a sobreviver com isso. Sua vida já tinha caído na rotina e ela não imaginava que ficaria tão impactada com a presença de Dawson, brotando em seu interior sentimentos tão belos e límpidos.

Amei o livro e chorei de soluçar com o desfecho da história. Pra mim, não resta dúvidas que o autor teve uma forte inspiração divina para tecer mais essa obra. A trama me impactou de uma forma tão intensa, que mesmo já tendo um bom tempo que terminei a leitura, a história permanece viva em minha memória. Recomendo, com certeza, e já aviso para se precaverem com uma caixinha de lenços. É impossível não se emocionar.

18 comentários:

  1. Eu tenho q ler algum livro do Nicholas Sparks!
    Sempre leio tantas resenhas positivas do autor q essa só me deixou com mais vontade ainda ^^
    Adorei a resenha, parece ser um livro tão lindo eu como sou derretida com certeza irei chorar muito tbm rs

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse livro mas também choreio rios nos outros livros desse autor...
    vixii... so o leio quando quero chorar...]todos os livros tocam bastante
    adorei a resenha =]

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  3. Vou começar a leitura do meu exemplar hoje e estou com expectativas altíssimas com esta história, tenho certeza de que vou adorar.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Vanessa,

    Quero muito ler esse livro, esta na minha lista de desejados, agora com a sua ótima resenha a minha curiosidade aumentou demais, parabéns pela resenha e pelo blog, já estou seguindo.

    Aproveito para convida-la para conhecer o meu.
    Abraços e sucesso.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oOh, vc chorou de soluçar?
    Então também farei isso sou uma mantega derretida e choro com tudo rincipalmente em uma leitura /0/
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!
    Aiai!Estou lendo O Melhor de Mim tb e não vejo a hora de chegar ao seu desfecho,concordo plenamente com vc quando diz que o Dewson é um personagem maravilhoso,dotado de sentimentalismo e ternura,porém acho que a vida foi muito dura com ele e o amor que ele sempre sentiu por Amanda então?Sem palavras.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus Nessa, como você consegue postar tanta resenha assim, nossa eu juro que leio nas horas que consigo (a noite em casa, porque trabalho o dia todo e final de semana) mais não com esse gás que você tem.
    Amo os livros do Nicholas, e este eu ainda não li. Estou louca pela história e imagino que irei chorar litros como nos outros livros dele.
    Parabéns pela resenha, ficou ótima.
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  8. Ai amiga... Esse livro deve ser MARAVILHOSO... Vou ser sincero, li apenas algumas partes da sua resenha.,.. Pois gosto que o livro me surpreenda, mas gostei e vi que vc chorou. E o Nicholas deve ter mesmo inspiração divina, pq não é possível um cara fazer um livro assim do nada... OMG terminando o q estou lendo começo ele... Iupii!!! kkkkkkk

    Beijoskas, Lucas
    ESCONDIDOS NO LIVRO!
    http://escondidosnolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não sou fã do Nicholas Sparks , fico com o coração apertado só em ler as resenhas dos seus livros.
    Até o momento, tive coragem de ler o "Querido John" mas sua resenha me deixou com vontade de ler o livro. E agora??

    Beijos
    Luciana
    Apaixonada por Romances
    http://www.apaixonadaporromances.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amo os livros do Nicholas Sparks.
    Até agora nenhum me decepcionou.
    Estou louca pra ler esse, parece ser muito bom e sua resenha me deixou ainda mais curiosa.

    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
  11. Own adorei a resenha, meu kit chegou hoje e estou louca para ler, pelo jeito é um livro lindo e emocionante. Espero que eu também goste.
    Parabéns pela resenha Nessa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Estou doida para ler o livro! Afinal, um livro do Nicholas sempre deixa a gente empolgado, né?
    Espero ler em breve!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Sabe que eu não me emocionei nesse livro O.o rs ainda não superei os melhores dele!Otima resenha Nessa!

    ResponderExcluir
  14. Oi flor,
    Estou com esse livro aqui em casa para ler...alias estou lendo ele mas estou bem no inicio. adorro os livros do nicolas e este parece ser um dos otimos romances dele espero me emocionar que nem voce...rsrs
    Bjkss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi,Nessa!
    Estou muito ansiosa para ler esse livro.Tenho certeza que irei me emocionar muito com a história.Sua resenha está divina!
    Bjs..
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Preciso ler este livro o mais rápido possível!
    Amei a sua resenha e quero muito lê-lo.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  17. Já sei que você chorar tanto nesse livro ohh'.Nicholas sempre fazendo isso com a gente.Sempre nos emocionamos com as histórias dele.
    Essa resenha está MARAVILHOSA amiga, eu já queria muito ler esse livro,mas depois dessa resenha quero ler Agora,rsrsrsrs.

    beijos :D

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li o livro, mais as resenhas me deixam cada vez mais ansiosa...
    Parabéns pela resenha
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir