17/04/2012

Resenha: Academia de Princesas - Shannon Hale

O livro Academia de Princesas, de Shannon Hale, nos conta a história de Miri e do povoado de Monte Eskel. O povo da Montanha, como são popularmente conhecidos, possuem as Pedras de Cantaria como sua moeda, negociando e trocando produtos por elas, inclusive o seu próprio sustento. Em um determinado dia, um mandatário surge nas montanhas avisando que a princesa de Danland será uma das habitantes do Monte Eskel e solicitando que todas as garotas, com a idade de 12 à 17 anos, passem a frequentar a academia para desenvolverem suas aptidões. As famílias ficam alarmadas, já que muitas das garotas auxiliam no trabalho da pedreira, e também nas tarefas do lar, assim como Miri. As meninas, mesmo preocupadas com que o destino as reserva, embarcam rumo à academia.

Na academia, elas passam por um treinamento duro intermediado por Olana, para adquirirem modos refinados, típicos de uma verdadeira princesa. O amadurecimento das garotas é doloroso, sobretudo o de Miri, já que cada passo em falso que elas dão conduzem a punições severas. Mas é por essa ótica também que elas acabam adquirindo vastos conhecimentos, como ler e escrever, e informações acerca de sua cultura e sobre Danland.



Miri, a princípio, não abaixava a cabeça para Olana e se mostrava intolerável com as regras da academia, mas aos poucos começa a declinar aos costumes, se dedicando com afinco, e consegue se tornar uma das candidatas favoritas ao posto de princesa. O sonho de ser uma princesa acalenta o seu coração dia após dia, mas será que ela conseguirá abandonar sua família e seu melhor amigo Peder em Monte Eskel, para permanecer ao lado do príncipe Steffan?

Academia de Princesas é uma leitura doce e envolvente. Um conto de fadas medieval, recheado de encanto, magia e aventura. Acompanhamos o amadurecer das garotas, principalmente de Miri, e podemos constatar que não há aprendizado sem dor, é um fator inevitável. O Monte Eskel é composto por pessoas amorosas, felizes, ternas, e que não possuem riqueza alguma - apenas o básico para sobreviver - e isso dá ênfase em que a verdadeira felicidade não está nas coisas materiais, e sim dentro de nós mesmos, no âmago de nosso ser. Está latente em nosso interior esperando apenas o momento para se exteriorizar. Miri acaba fazendo descobertas um tanto dolorosas sobre o passado de sua família, e que lhe despertará novos sentimentos. Um livro cativante, e que tem como cenário, uma paisagem mágica e aventureira. O final é surpreendente e inesperado. Vale a pena conferir!

13 comentários:

  1. Adorei a resenha Nessa, ainda não tinha visto nenhuma resenha dele. Gostei muito. Fiquei curiosa para lê-lo. Parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Este livro parece ser muito bom. Amei a resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa para ler agora.
    Ótima resenha Nessa!
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa!

    Não conhecia esse livro ainda, mas parece ser bem legal. Gostei da sua dica de leitura, vou procurar saber mais sobre ele.

    Ótima resenha, parabéns!

    Bjusss

    *-*

    ResponderExcluir
  5. Quero ler esse , espero que um dia esteje baratinho!

    ResponderExcluir
  6. oOh, amiga.
    Que post bacana!
    Gosto desse tipo de livros apesar de ser infanto juvenil, não ligo e leio assim mesmo!
    Vou adquirir esse livro para está dando à minha sobrinha Damris de 8 anos, que já está nesse mundo literario /0/
    Mas, só irei dá depois de ler, claro nao sou besta!
    Kkkk
    Gostei mesmo, amo livros fofos :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa, não conhecia este livro, mas sua resenha me deixou curiosa. Parece que ele é bem meu estilo, adoro contos de fadas ou histórias medievais, e quando junta tudo então!
    Acho que vou amar esse. Bju

    ResponderExcluir
  8. Não tinha ouvido falar e nem lido resenhas deste... a sua foi a primeira!
    Gostei de cara por ser um conto de fadas medieval e, ainda assim, não cair na mesmice!
    Mais um livro para a minha listinha...
    Ótima resenha Nessa!
    Bjs,
    Nica

    ResponderExcluir
  9. Interessante esse livro! Sua resenha está maravilhosa! Parabéns!

    paranoiadasideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa,

    não conhecia o livro, mas fiquei super interessada! A historia parece ser bem legal e eu fiquei imaginando como é a tal academia!! A capa é maravilhosa!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa!
    Que estória diferente,uma academia para princesas.
    adorei a resenha,só para variar né.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu já li esse livro também amei e não esperava o final que ele teve, foi um tanto inusitado! Mas é uma graça e recomendo a todos!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Vanessa,

    Não conhecia esse livro e ele me parece muito bom, gostei da resenha, parabéns...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir