O livro Academia de Princesas, de Shannon Hale, nos conta a história de Miri e do povoado de Monte Eskel. O povo da Montanha, como são popularmente conhecidos, possuem as Pedras de Cantaria como sua moeda, negociando e trocando produtos por elas, inclusive o seu próprio sustento. Em um determinado dia, um mandatário surge nas montanhas avisando que a princesa de Danland será uma das habitantes do Monte Eskel e solicitando que todas as garotas, com a idade de 12 à 17 anos, passem a frequentar a academia para desenvolverem suas aptidões. As famílias ficam alarmadas, já que muitas das garotas auxiliam no trabalho da pedreira, e também nas tarefas do lar, assim como Miri. As meninas, mesmo preocupadas com que o destino as reserva, embarcam rumo à academia.
Na academia, elas passam por um treinamento duro intermediado por Olana, para adquirirem modos refinados, típicos de uma verdadeira princesa. O amadurecimento das garotas é doloroso, sobretudo o de Miri, já que cada passo em falso que elas dão conduzem a punições severas. Mas é por essa ótica também que elas acabam adquirindo vastos conhecimentos, como ler e escrever, e informações acerca de sua cultura e sobre Danland.
Miri, a princípio, não abaixava a cabeça para Olana e se mostrava intolerável com as regras da academia, mas aos poucos começa a declinar aos costumes, se dedicando com afinco, e consegue se tornar uma das candidatas favoritas ao posto de princesa. O sonho de ser uma princesa acalenta o seu coração dia após dia, mas será que ela conseguirá abandonar sua família e seu melhor amigo Peder em Monte Eskel, para permanecer ao lado do príncipe Steffan?
Academia de Princesas é uma leitura doce e envolvente. Um conto de fadas medieval, recheado de encanto, magia e aventura. Acompanhamos o amadurecer das garotas, principalmente de Miri, e podemos constatar que não há aprendizado sem dor, é um fator inevitável. O Monte Eskel é composto por pessoas amorosas, felizes, ternas, e que não possuem riqueza alguma - apenas o básico para sobreviver - e isso dá ênfase em que a verdadeira felicidade não está nas coisas materiais, e sim dentro de nós mesmos, no âmago de nosso ser. Está latente em nosso interior esperando apenas o momento para se exteriorizar. Miri acaba fazendo descobertas um tanto dolorosas sobre o passado de sua família, e que lhe despertará novos sentimentos. Um livro cativante, e que tem como cenário, uma paisagem mágica e aventureira. O final é surpreendente e inesperado. Vale a pena conferir!
Adorei a resenha Nessa, ainda não tinha visto nenhuma resenha dele. Gostei muito. Fiquei curiosa para lê-lo. Parabéns. Beijos
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirEste livro parece ser muito bom. Amei a resenha!
Abraço...
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa para ler agora.
ResponderExcluirÓtima resenha Nessa!
Beijos :D
Olá Vanessa!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro ainda, mas parece ser bem legal. Gostei da sua dica de leitura, vou procurar saber mais sobre ele.
Ótima resenha, parabéns!
Bjusss
*-*
Quero ler esse , espero que um dia esteje baratinho!
ResponderExcluiroOh, amiga.
ResponderExcluirQue post bacana!
Gosto desse tipo de livros apesar de ser infanto juvenil, não ligo e leio assim mesmo!
Vou adquirir esse livro para está dando à minha sobrinha Damris de 8 anos, que já está nesse mundo literario /0/
Mas, só irei dá depois de ler, claro nao sou besta!
Kkkk
Gostei mesmo, amo livros fofos :)
Bjs
Oi Nessa, não conhecia este livro, mas sua resenha me deixou curiosa. Parece que ele é bem meu estilo, adoro contos de fadas ou histórias medievais, e quando junta tudo então!
ResponderExcluirAcho que vou amar esse. Bju
Não tinha ouvido falar e nem lido resenhas deste... a sua foi a primeira!
ResponderExcluirGostei de cara por ser um conto de fadas medieval e, ainda assim, não cair na mesmice!
Mais um livro para a minha listinha...
Ótima resenha Nessa!
Bjs,
Nica
Interessante esse livro! Sua resenha está maravilhosa! Parabéns!
ResponderExcluirparanoiadasideias.blogspot.com
Oi Nessa,
ResponderExcluirnão conhecia o livro, mas fiquei super interessada! A historia parece ser bem legal e eu fiquei imaginando como é a tal academia!! A capa é maravilhosa!!
Bjs
Oi Nessa!
ResponderExcluirQue estória diferente,uma academia para princesas.
adorei a resenha,só para variar né.
Bjos Fabi
http://roubando-livros.blogspot.com
Eu já li esse livro também amei e não esperava o final que ele teve, foi um tanto inusitado! Mas é uma graça e recomendo a todos!
ResponderExcluirBoa tarde Vanessa,
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e ele me parece muito bom, gostei da resenha, parabéns...abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/