01/04/2012

Resenha: Bela Maldade - Rebecca James

O livro Bela Maldade, de Rebecca James, nos conta a história da estudante Katherine Patterson, de 17 anos. Aconteceu um crime brutal com sua irmã, Rachel, que abalou todos na família, principalmente Katie. Decidida a esquecer um pouco do seu passado e recomeçar, ela se muda para uma nova cidade, buscando um pouco de paz e anonimato.

Chegando na nova escola, Katie é surpreendida por Alice Parrie, uma garota de espírito aventureiro e extremamente divertida. O jeito descontraído e cativante de Alice faz com que todos ao seu redor se sintam especiais, e isso acaba conquistando a amizade de Katie. Ela enxerga em Alice cumplicidade e refúgio, e logo as duas se tornam melhores amigas e confidentes.

Com o passar do tempo, Katie vai notando um humor ácido e uma certa dose de maldade nos atos de Alice. Ela brinca com os sentimentos de todos, ofende quem bem entende e é extremamente egoísta, usando as pessoas apenas para cumprir seus propósitos. A crueldade de Alice é tamanha, ainda mais quando ela decide prejudicar Rob, amigo de ambas, de forma mesquinha e repugnante. Katie decide se afastar da amiga, antes que possa ser corroída por sua fúria, e acaba fazendo amizade com Philippa e seu irmão Mick, um baterista muito fofo e gentil.



Alice fica possessa ao saber que está sendo rejeitada e usará de todos os artifícios possíveis para prender Katie em sua teia, mesmo que seja da forma mais aterrorizante possível... Se livrar dela não será assim tão fácil e trará consequências para o resto da vida...

Confesso ter me surpreendido com Bela Maldade, não esperava que a leitura fosse tão envolvente. A trama de Rebecca James foi muito bem narrada e dividida em três períodos: a vida de Katie antes da morte de Rachel, pós-morte de Rachel e os seus dias atuais. O livro é todo narrado em 1ª pessoa pela própria Katie e possui personagens muito bem construídos e próximos ao real.

Alice é totalmente psicótica, possessiva, e usa do sentimento de culpa que Katie nutre pela noite em que Rachel faleceu, para se se apoderar de sua mente e de seu coração da forma mais cruel possível. Ela tem um coração de pedra e é totalmente insana, o que contribuiu para que eu a odiasse e torcesse cada vez mais para que pagasse por tudo que cometeu.

Katie é uma garota cheia de remorso e medo. Ela se culpa intensamente por não ter ajudado a irmã e acha que todos a sua volta pensam assim, inclusive sua família. Sua dor é intensa, e em alguns pontos da história, até palpável, mexendo muito com o leitor.

Como eu disse anteriormente, não esperava que a escrita da Rebecca James me cativasse tanto. Quando eu vi a capa do livro e sua sinopse não fiquei tão interessada, mas quando comecei a ler me impactei com a história e não via a hora de descobrir o desfecho. Um livro com muitas cenas de violência e linguajar agressivo, mas que não chega a ser saturado, e que reserva muitas surpresas ao leitor. A autora soube dosar tudo da forma certa. Me surpreendeu bastante e vale a pena conferir!



18 comentários:

  1. Não sei bem o que pensar deste livro, todo mundo fala muito bem dele, principalmente que a capa é linda e tal, mas ainda não me deu aquela vontade de ler...

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não me interessei em ler esse livro, mas sua resenha está tão convidativa =]
    Adoro me surpreender com livros =]

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o livro mas ainda não tive a oportunidade de ler...
    Adorei a resenha.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  4. Oie Nessa =)

    Todo mundo fala muito bem deste livro, mas confesso que não tenho muito interesse na leitura, já que conheço pessoas que já passaram por situações parecidas na vida real.

    Ótima resenha querida!

    bjinhos e uma ótima semana ;**

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Ah...já ouvi muitas resenhas positivas desse livro.A capa é linda,linda.
    Ainda não tinha tanto interesse em ler,mas depois da sua resenha fiquei com vontade.
    Ótima resenha amiga :D
    BEIJOS.

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo fala bem desse livro e, como vc gostou, vou colocar na minha listinha! =)
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  7. Oie Nessa, as duas coisas que m chamou atenção de cara foram!
    O sobrenome da protagonista "Patterso" e o da autora " James".
    São só coicidencia ou será que tem alguma coisa haver?
    Vou pesquisar heheheh
    Gostei bastante da sinopse e me parece interessante esse livro.
    Se for um terço como os livros do James Patterson, irei amar!
    Bjs
    Já conhece meu outro blog?
    Se não da uma passada lá
    Bjs da Mah
    http://felicidadenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, a capa desse livro não tem nada a ver com um crime
    Eu jurava que era algum chick lit

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie Nessa

    Tenho muita curiosidade de ler esse livro, ele parece ser bem cru.

    A sua resenha me deu ainda mais vontade de ler, gosto de histórias envolventes.

    Bjs
    Amanda
    http://leituraentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ótima resenha, Vanessa.
    O livro parece mesmo ser muito bom, faz tempo que estou com vontade de lê-lo.

    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da sua resenha! Muito legal.

    ResponderExcluir
  12. O Nessa!
    Eu sempre tive curiosidade de ler esse livro por ter um pouco trama e maldade por parte da amiga da protagonista...fico me perguntando como ela vai conseguir tirar esse calo do pé.

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu já estive com esse livro nas mãos pra comprar umas cinco vezes pelo menos,mas, sempre tinha algum outro livro que me parecia mais atraente. Após ler sua resenha, confesso que fiquei com muita vontade de lê-lo e arrependida por não ter comprado esse livro. É uma das minhas próximas leituras, de certeza.

    Beijos
    @PollyanaCampos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Ah, tenho muita vontade de ler esse livro desde que fiquei sabendo do lançamento, porém até hoje ainda não surgiu oportunidade. Adorei saber que é estória é cheia de surpresas, agora estou mais curiosa ainda.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  15. Fiquei apaixonada por esse livro desde quando eu vi ele em uma caixinha de correio de alguém rsrs, a capa é linda e a sinopse é perfeita, adorei a resenha Nessa, parabéns!!!
    Adorei, fiquei mais curiosa ainda =/ quero pra mim, faz promo dele!!! rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi flor,
    Faz tempo que eu estou de olho nesse livro acho a capa simplesmente linda demais e a historia parece ser bem interessante quero ver se logo tenho uma oportunidade de ler ele.
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu concordo com tudo o que você disse, eu tbm não achava que esse livro ia ser tão envolvente. Eu amei. A unica coisa que eu achei que a autora deixou a desejar foi o final.

    Bj.

    Leo.
    centralperkandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei a sua resenha. Já tinha uma certa curiosidade sobre o livro, agora estou com muita vontade de lê-lo.
    Beijos!

    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir