16/04/2012

Resenha: Rostinho Bonito - Mary Hogan

O livro Rostinho Bonito, de Mary Hogan, nos conta a história de Hayley, uma adolescente de Califórnia. Califórnia é um cenário paradisíaco, cercada por praia e por pessoas bonitas e de corpos esculturais. Só que para Hayley essa visão é indiferente:  ela não é magérrima e não frequenta o litoral, por complexo de exibir o seu corpo em trajes de banho. Todos a destacam como uma garota engraçada, inteligente, simpática, e bonita...de rosto.


Hayley possui uma grande amiga, Jackie, e sempre desabafa com ela todos os seus medos e anseios, além de confidências a respeito de Drew Wyler, o garoto por quem ela está apaixonada. Só que quanto mais ela tenta se aproximar de Drew, mais se distancia, trocando os pés pelas mãos diante de sua presença. Ele nem desconfia dos seus sentimentos , e a considera apenas uma amiga.


Ela passa por boas e poucas dentro de casa, já que sua mãe é fissurada em magreza e fica controlando todas as calorias do que Hayley come, e incrementando a alimentação dela com tofu. Sua mãe chega a ser tão histérica com esse aspecto, que compra até uma balança digital para controlar as medidas da filha. E como se não bastasse esse suplício, Hayley descobre da pior forma e no pior momento, que Drew é apaixonado por Jackie, sua melhor amiga. Seu coração fica em frangalhos, e ela busca refúgio na única opção plausível no momento: comida, em especial na pizza de pepperoni e Coca-Cola. Os seus pais notam que ela está passando por sérios problemas, tanto emocionais quanto alimentícios, e resolvem mandá-la para passar uma temporada na Itália na casa de Patrice, amiga de sua mãe. 

O verão na Itália marcará Hayley por completo. Subindo ladeiras, acessando internet através de cyber café e longe de sua família e de sua melhor amiga, ela descobrirá outros prazeres e aprenderá a se amar do jeitinho que é. As pessoas a aceitam do modo como ela é, e elogiam seu corpo e rosto de forma esplêndida e verdadeira. Ela também pode se alimentar a vontade, sem restrições, incluindo deliciosas massas italianas e vinho. Não há parâmetros ou estereótipos para ser considerada bela, afinal, a beleza é muito mais do que isso e não se encaixa em simples conceitos.


Rostinho Bonito é um livro maravilhoso, de leitura atraente e com uma linda mensagem de vida. Hayley é uma adolescente frustrada, por não se encaixar naquilo que a sociedade agrega como certo, e acaba se sentindo inferior aos demais jovens. Ela não encontra o apoio que precisa em sua família, e sofre constantemente as pressões de sua mãe para ser a típica garota fitness da Califórnia. Mas chegando na Itália, todos os seus conceitos caem por terra e ela se sente amada, confortada, especial. 


O destino lhe reserva uma grande surpresa envolvendo muito romance e cenas repletas de carinho. Ela passa por uma grande metamorfose, assim como de lagarta para borboleta, e aprende a se aceitar e a se amar. Um ótimo enredo e que deixa claro que precisamos buscar a felicidade dentro de nós mesmos, longe de padrões e regras pré-concebidas. Que independente se somos gordinhos, magros, baixos (essa sou eu!! rs), altos, brancos, negros, etc., somos especiais e únicos em nossa essência. Recomendo, com certeza!


13 comentários:

  1. Oi!
    Este livro parece ser muito bom. Espero poder lê-lo em breve.
    Amei a resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, me deu até saudade agora desta historinha fofa demais (no bom sentido tá, rsrs). Eu li o livro numa sentada e me apaixonei pela história, é uma ótima dica de leitura para os jovens que estão começando a se interessar por livros.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei a sinopse bem interessante!
    Até pq, se pararmos para pensar, quase ninguém se encaixa nos padrões estipulados pela sociedade né?! Mas deve ser duro ouvir sua própria mãe te "condenar".
    Pela sua resenha, esse livro deveria ir parar nas escolas... Seria MUITO importante para as meninas que se acham feias ou diferentes!
    Claro, sem necessariamente terem que mudar de país para se descobrirem!
    Ótima resenha!
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Eu não conhecia esse livro, e gostei bastante da tua resenha. Infelizmente a sociedade estabelece um modelo padrão e muitas pessoas que não se encaixam sofrem com isso.
    é um livro que deve passar uma ótima lição e que muitas pessoas deveriam ler.

    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  5. Oie ^^
    Dessa autora eu já li Garota perfeita, também da galera. Esse livro parece bem descontraído, mesmo passando algo legal no fim. Sem falar que o cenário deve ser bem atrativa, Itália. Acho que deve ser característica da autora falar sobre esse tema de aceitação, pois o Garota perfeita é assim,um pouco menos, mas é..Se eu tiver oportunidade lerei este livro ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oie amiga:)
    Gostei da resenha, quero ler o livro.
    Mas, sinceramente a capa deveria ser mais bonita ainda mais pelo titulo.
    Mais leria o livro se o tivesse aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Uma ótima dica.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia esse livro , mas parece ser um livro interessante.Ele passar uma lição para todos nós.De como muitas pessoas sofrem por não fazerem parte do padrão que a sociedade impõem.
    Gostaria de ler esse livro e você AMIGA, como sempre , traz uma resenha maravilhosa.
    Beijos:D

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa!
    Adorei a resenha do livro,acho que trata deu aspecto muito importante na adolescência,sem contar que tem romance no ar.Adorei.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Fala sério

    Mais uma resenha maravilhosa do blog Nessa News,50% dos livros que tenho comprei através das resenhas desse blog inspirador.

    Valeu

    Nessa News.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha Nessa, parabéns. O livro deve ser muito bom mesmo, tenho necessidade de ler, quem sabe assim eu aprendo a me amar também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Resenha muito boaaa,,gosteiii!
    Beijos vannn

    ResponderExcluir
  13. Resenha linda!!!
    Não tinha lido nenhuma resenha deste livro,nem tinha muita noção de sobre o que ele tratava.me interessei bastante pela história,parece um livro ótimo e já entrou na listinha *-*

    ResponderExcluir