25/04/2012

Resenha: Terra Ardente - Janice Diniz

Edição: 1
Ano: 2011
Gênero: Romance
Páginas: 286
Editora: Desfecho (Multifoco)
Classificação: 5/5
O livro Terra Ardente, de Janice Diniz, nos conta a saga de duas mulheres, Karen Lisboa e Nova Monteiro, na cidade fictícia de Matarana, localizada no centro-oeste do Brasil.

Karen não possui uma boa reputação, por conta de seus milhares de envolvimentos amorosos, além de ter altas dívidas que podem levá-la à  falência. Sua vida afetiva também não é das melhores e ela está envolvida com dois fazendeiros da cidade - Coronel Marau e Thales Dolejal - que ambicionam tomar sua propriedade como parte do dinheiro que ela lhes deve. Um deles, Dolejal, possui também um envolvimento sexual com Karen. Sua vida corre risco, e tudo o que ela quer é viver pacificamente ao lado do seu filho Johnny e de sua avó Ninita. Em busca de segurança e paz, ela acaba se envolvendo com Rodrigo Malverde, o delegado local. Rodrigo ficou viúvo há alguns anos, e desde então nunca se envolveu com nenhuma mulher. Ele é um homem robusto, estonteante e muito másculo, além de se comportar como um típico xerife americano.

A jornalista Nova também precisará da proteção de Rodrigo. Ela veio a Matarana investigar a exploração de trabalhadores pelo latifúndio local e também para ficar perto do homem que ama intensamente, o médico pediatra Cristiano. Cris foi traído pela ex-esposa, o que resultou em sua separação. Amargurado pelos encalços da vida, ele não pensa em se envolver com mais ninguém, focando-se exclusivamente no trabalho e enxerga Nova apenas como sua amiga, o que não corresponde em nada os sentimentos da moça. A investigação sobre os poderosos de Matarana colocará Nova em grande perigo, ao mesmo tempo em que o seu coração sangra pelo amor não correspondido. Ela fará inúmeras descobertas e precisará fazer uma escolha importante.

Terra Ardente é um livro incrível! Personagens bem construídos e de arrancar suspiros da primeira à última página. Janice Diniz conseguiu nos entreter com caubóis maravilhosos, sexys e que transbordam masculinidade em cada gota!

Karen é vista com maus olhos pela cidade inteira, por ter dormido com quase todos os homens do local. Ela é uma mulher determinada e de garra, que só busca a felicidade de sua família. Tentando arrumar a sua vida, acabou arranjando ainda mais contratempos, e foi parar nas mãos dos dois homens mais poderosos do local. Quando passa a se envolver com Rodrigo, descobre sua verdadeira feminilidade e encontra proteção e fogo nos braços fortes e no tórax bem esculpido do delegado. Rodrigo é um homem másculo e que provoca arrepios em muitas mulheres, mas é bem criterioso em suas escolhas. A princípio, ele busca apenas proteger Karen, como um bom mocinho que se preze, mas dia após dia se sente cada vez mais envolvido no corpo da bela mulher e enlaçado por uma forte paixão.

Nova é uma mulher feminina e romântica, além de ser uma jornalista brilhante. Ela não suporta injustiças e decide investigar os donos de latifúndios de Matarana com ímpeto, mesmo que tenha que pagar por seus atos com a própria vida. Alimenta uma paixão platônica por Cris, que a trata como se ela fosse sua irmã caçula. Cris é um homem que se fechou para o mundo desde a traição de sua esposa, e que tem como válvula de escape o seu trabalho no centro médico. Ele trabalha sem descanso, por horas à fio, para que não tenha tempo de dar vazão aos seus sentimentos. Foi um dos personagens que não me encantaram na trama. Achei ele muito mole e inseguro, além de fazer Nova sofrer com a sua postura.

Agora, um personagem que vale a pena ressaltar (e como vale!) é Franco, mais conhecido como Diabo Loiro. Com apenas 22 anos, aparentemente desprovido de sentimentos e um dos homens de confiança de Dolejal, ele toca terror por onde passa, amedrontando todos ao seu redor. Mas ao longo da história, ele acaba mostrando a sua verdadeira importância e se tornando um homem com H maiúsculo. Sedutor, amoroso e com o tipo de pegada que desarma qualquer mulher. Como a própria autora disse, ele foi criado como coadjuvante, mas acabou se destacando e se tornando um dos personagens mais especiais da trama.

Terra Ardente é uma leitura prazerosa e envolvente. Um romance bem estruturado em um clima de faroeste sem proporções, com muitas cenas hot, de tirar o fôlego, e caubóis que transpiram sensualidade. Sem dúvidas, é um livro que tem tudo para virar um ótimo filme e ser recorde de bilheteria, além de nos provar como a literatura brasileira é maravilhosa, vasta e agrada a todos os gêneros. Recomendo, com certeza!

18 comentários:

  1. Oii
    Gostei dessa história de caubóis, porém, não me interessei muito pelo livro. Mas quando tiver oportunidade o lerei, pelo fato de se tratar de uma trama bem diferente, nesse estilo faroeste!
    Tua resenha ficou muito boa!
    Um grande beijo

    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  2. O personagem Diabo Loiro é inesquecível, mas o delegado Rodrigão também não é fraco, mas acima desses personagens másculos, a narrativa do livro é deliciosa, a Janice sabe cativar o leitor com a história empolgante.
    Outra particularidade são as mulheres da história, no início não simpatizava com a Nova, era frágil demais, mas no decorrer do livro vimos uma forte mulher... enquanto Karen que sempre gostei desde o inicio, inicialmente como uma mulher forte nos mostrou no decorrer da leitura uma fragilidade, interessante essa inversão entre as duas personagens femininas do livro.

    Linda resenha Nessa!!!! Aguardando ansiosa o próximo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa,Nessa! MARAVILHOSA sua resenha.
    Terra Ardente é um dos meus desejados.Quero muito muito ler,mas depois da sua resenha eu quero ele agora,rsrsrsrsrs.
    Ahhh..já pensou se virasse filme? #iriasurtar.
    ÓOOTIMA resenha.
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa!
    E essa resenha que me deixou mais curiosa do que tudo?
    Adorei! Espero poder conseguir ler!
    Um super Beijo!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Uau! Que delícia de texto!
    Há resenhas - mesmo positivas e com recomendações à leitura, que passam batidas. Entretanto, a sua, Vanessa, é daquelas que me deixam com a sensação do dever cumprido, pois, além de muito bem escrita, traduziu fielmente o que os leitores encontrarão em Terra Ardente.
    Já lhe disse o quanto aguardava ver os nossos caubóis por aqui... e valeu a pena! Aliás, sempre soube que valeria. Você é show de bola, dona! rsr

    Beijão,

    ResponderExcluir
  6. Nessa,
    Uauuuuuuu ficou fantástica a resenha....eu ameiiii esse livro por tudo isso que você escreveu e a cada resenho que leio lembro de muito dele, o que me deixa doida para rele-lo....\o/...tava com saudade do teu espaço aqui...\o/...
    Eu também recomendo esse livro.....\o/.....beijokas elis

    Me visita: http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa...
    Gostei da sua resenha... Um romance em faroeste kkkkkk Parece ser demais... Gosto de como você resenha, acho mt legal...

    Beijos, Lucas ESCONDIDOS NO LIVRO!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu só vejo boas resenhas deste livro e cada vez mais tenho vontade de ler!!
    Parece ser muito bom mesmo, romantico, adoreii
    E que capa, hein!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa!
    Eu tô louca pra ler esse livro e já estou na maratona Terra Ardente! Tava querendo exatamente ler um livro de faroeste com mocinhas nada convencionais e caubóis de tirar o fôlego. E esse diabo loiro...hummm..adoro!

    Adorei sua resenha.
    Tb tem resenha nova no Leitura Hot

    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olha quem não leu ainda este livro não sabe o que está perdendo e ainda com essa resenha maravilhosa da Nessa News....comprem é muito bom .

    ResponderExcluir
  11. Olha quem não leu ainda este livro não sabe o que está perdendo e ainda com essa resenha maravilhosa da Nessa News....comprem é muito bom .

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Quero muito ler este livro. Parece ser bastante interessante.
    Amei a resenha! *-*
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Já tinha lido uma resenha deste livro pela Patthy (@paros28) e ele entrou pra minha lista!!! Agora que li sua resenha fiquei com vontade de adquirir ele logo! Amo cowboys!!!

    ResponderExcluir
  14. Nossa Nessa o.o agora você me deixou de queijo caido! Eu já tinha lido várias resenhas desse livro,mas nenhuma me chamou a atenção como a sua.
    Agora eu quero ler o livro \o/\o/\o/
    Parabéns...
    beijokas!!!
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Nessa!
    Adorei a resenha e o nome do livro.
    Bjos Fabi
    http;roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha, o livro deve ser muito sedutor, quero muito ler. Caubóis aiai acho que quero ver esse livro nas telas do cinema, com certeza vai ser muito bom rsrsrs. Quero comprar o livro urgentemente rsrsrs.Parabéns pela resenha Nessa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Deve ser muito legal um livro assim do faroeste =)

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela resenha Nessa. Instigou minha curiosidade ainda mais :)

    http://conformealetra.blgospot.com

    ResponderExcluir