02/05/2012

Resenha: Confissões de Um Turista Profissional - Kiko Nogueira

O livro Confissões de Um Turista Profissional, de Kiko Nogueira, é uma espécie de guia de turismo sátiro, em que o alter ego do autor, Jota Pinto Fernandes, nos retrata os pontos negativos dos principais pontos turísticos do mundo. Jota Pinto Fernandes nos mostra a sua insatisfação em viagens realizadas pelos estados do Brasil  ao Museu do Louvre, salientando todos os detalhes, inclusive as acomodações na classe econômica das empresas aéreas, por vezes, bem desfavoráveis.


Ele não poupa críticas aos quiosques de praia do nordeste brasileiro, como também ao renomado arquiteto Oscar Niemeyer, que segundo as suas palavras, "deixa um rastro de concreto por onde passa".


Confissões de Um Turista Profissional possui alguns tópicos em que eu concordo, como a desvalorização da mulher brasileira no exterior, que é vista como mero objeto sexual, infelizmente. Porém, não concordo com muitas das conotações do autor, que foram infundadas e sem conteúdo. 

Todos nós possuímos a nossa carga de satisfações e insatisfações, e isso é variável de pessoa para pessoa. Eu posso não ter tido uma boa experiência em determinado local, mas para outro alguém, foi uma verdadeira viagem dos sonhos e que marcou a sua vida. E isso não se torna um referencial para julgar ou denegrir uma determinada região.


Mas creio que por ser um livro de crônicas e escrito de forma cômica, esse foi o real objetivo do autor, demonstrar a sua opinião sem papas na língua, e sem a intenção de agradar gregos ou troianos. Simplesmente embasar a sua teoria. 


O livro não conseguiu me agradar, mesmo eu gostando muito de crônicas. Achei muitas das conotações preconceituosas e arrogantes, mas enfim, essa é a minha opinião, o que não impede que um outro leitor venha a gostar do livro. E por esse motivo, não deixo de recomendá-lo, mas saliento não ter sido uma leitura totalmente prazerosa.


18 comentários:

  1. Pela sua resenha não me chamou a atenção nem um pouco.
    Sou mais ligada a romances, e realmente não compraria esse livro, apesar que possa conter muitas coisas legais, mas não gostei.
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro. Já vivi muitas aventuras como ele.kkkk
    Boa Semana.
    Mariana - World of Tori Vega.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa!
    Não sou fã de crônicas, nem de livros que mostrem certo preconceito em relação a algo. Como você disse o que para alguns foi ruim, para outros foi excelente. Colocar seu ponto de vista é bom, denegrir a imagem de algo ou alguém, não concordo.
    Ótima resenha.

    Bjos,
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  4. Olá Linda!!
    Adorei a resenha fiquei super curiosa pra ler!
    Tem meme no meu blog para você: http://umbestsellerchamardemeu.blogspot.com.br/2012/05/meme-1-conheca-o-blogueiro.html

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa,
    Sabe que li esse livro e não gostei nada tipo nada mesmo...por isso nem resenhei pois se tivesse nota daria -1...odiei o conteudo e o autor infelizmente e um livro que nao recomendo nem um pouco...
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Nessa,

    Li e resenhei esse livro, me diverti muito com ele e achei no mínimo interessante...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bem legal, mas acho que não leria. ;)

    ResponderExcluir
  8. É uma leitura simples, mas bem engraçada...
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  9. Nessa,
    Concordo com você, esse é um livro que não me agradou nem um pouco.

    Beijokas Elis

    ResponderExcluir
  10. Não li este livro.E sinceramente nunca tive vontade.Agora depois de sua resenha não o leria mesmo.Gosto mais de Romances,romances sobrenaturais... Enfim.Adorei sua resenha,muito sincera.
    Beijos
    Ingrid

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa!
    Eu já li este livro, e até gostei... apesar de, como você mesma disse, o autor parecer meio arrogante e preconceituoso, achei uma experiência válida!
    Bjus
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga!

    Ainda não li esse livro e confesso que ele não chamou minha atenção.
    Adorei a resenha sincera!

    BEijocas

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente com sua resenha, o livro é preconceituoso e negativo. Senti como se o autor estivesse se esforçando para fazer com que o leitor se sentisse mal por - ao menos - querer conhecer/ter conhecido alguns daqueles lugares. Não indico de forma alguma.

    Adorei sua resenha!
    Xxx,
    Julie
    www.booksjournal.org

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa!
    Não sou fã de crônicas,mas como vc mesma disse,isso não impede que outras pessoas gostem do livro.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi,Nessa!
    Já li esse livro e ri muito com ele.Sou fã de crônicas e esse livro é um prato cheio para quem quer se divertir bastante.
    Ótima resenha.
    Bjs e bom fim de semana!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  16. Olá amiga...
    Bom, não se se este livro iria me agradar também. Gostei da sua resenha, mas em partes não vou gostar da forma como o autor escreveu. Bom, resumindo, não está na minha lista de QUERO LER!!!

    Beijos, Lucas
    ESCONDIDOS NO LIVRO!!!

    ResponderExcluir
  17. Boa resenha... Nós lá no IN também não curtimos não... Acho que viajar é bem relativo... Cada um gosta de uma coisa... Então... O livro não é manual de nada!

    ResponderExcluir