11/05/2012

Resenha: Desculpa Se Te Chamo de Amor - Federico Moccia

O livro Desculpa Se Te Chamo de Amor, de Federico Moccia, nos conta a história de Niki e Alex. Niki é uma jovem cheia de vida, de apenas 17 anos, que encara os fatos do cotidiano com bastante desprendimento e humor. Já Alex possui 37 anos e se encontra com a vida amorosa despedaçada, desde que a sua noiva Elena, rompeu o relacionamento sem sequer alegar o motivo. Ele é publicitário em uma empresa renomada e está tendo dificuldades com o projeto de um cliente japonês.

O destino os une durante um atropelamento, e desde então eles não conseguem mais se desgrudar, apesar das diferenças de idade que possuem. Niki se encanta com a postura responsável e madura de Alex. Ele, por sua vez, encontra na presença dela uma brisa suave para os seus dias sombrios.

A química entre os dois é intensa, e para vivenciarem esse grande amor eles deverão romper com os preconceitos da sociedade, e mostrar a todos que o sentimento que os une é genuíno e não se resume aos anos que cada um deles possui. Não será fácil, principalmente lidar com a família de Niki, que já possui ideias preconcebidas a respeito de Alex. Apesar dos percalços, eles viverão cenas de puro romance, e aprenderão muito um com o outro, de forma descontraída e abrangente.



Desculpa Se Te Chamo de Amor foi um livro que me despertou a atenção de imediato, mas só tive a oportunidade de lê-lo recentemente e confesso ter superado as minhas expectativas acerca da obra. A história se passa na Itália, um cenário incrivelmente romântico, e com grande destaque para os pontos turísticos. O autor teve a proeza de transformar um relacionamento polêmico, considerado por muitos até mesmo insano, em algo lindo, puro, vivaz.

Niki é uma adolescente na flor da idade, com a mente super aberta e pronta para novas experiências. Em alguns momentos, ela é até mesmo imprudente, mas se mostra bem madura nos assuntos do coração, apesar da sua pouca experiência ao lado do ex-namorado Fabio. Alex desperta de imediato a sua atenção, e ela faz de tudo para conquistá-lo, inclusive surpreendê-lo das formas mais doces e fraternas possíveis.

Alex está dilacerado pelo término com Elena, a qual ele considerava a mulher de sua vida. Ele estava empolgado com os preparativos do casamento e jamais imaginava o embate que teria. A princípio, ele reluta quanto ao seu envolvimento com Niki, com medo das repulsas da sociedade, e principalmente de magoá-la, já que Elena ainda ocupa os seus pensamentos. Mas com a insistência da garota, ele acaba descobrindo que nem tudo tem que ser levado a sério, e se deixa envolver pelo seu encanto e ternura.

Um livro que aborda o amor de uma forma leve, sutil, delicada, e livre de todas as prerrogativas e preconceitos. Uma leitura super agradável e que vale a pena conferir!



Foi feita uma adaptação cinematográfica do livro em 2008, intitulada Lição de Amor, com Raoul Bova e Michela Quattrociocche no elenco. Confiram o trailer:


14 comentários:

  1. Amei sua resenha...já assisti ao filme..é muito lindo...fico imaginando como deve ser o livro...pela sua resenha é ótimo!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. OI, Van!
    Não cheguei a ver o trailer, mas eu já tinha visto esse livro, apenas não lera a sinopse. Confesso que me interessei mais por ele depois de ler tua resenha. Não entendi bem porque a família dela tinha essas ideias sobre ele, mas espero poder ler e descobrir ^^

    Como eles se conheceram me lembrou Closer - me lembrou muito a única cena do filme que realmente gostei hehe.

    Beijão o/

    This

    ResponderExcluir
  3. Oi This! Por coincidência, tem uma cena no livro em que os protagonistas citam este filme, Closer Perto Demais. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, nunca vi o filme, mas agora que fiquei sabendo sobre ele acho que vou ver. Tenho muita vontade de ler esse livro e os outros do autor, falam muito bem dele :D

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha Nessa, muito bonita fiquei bem curiosa para ler o livro, faz um tempo que vi a capa desse livro e logo me interessei, mas o preço dele é um pouco alto, então fui deixando e deixando e me arrependo rsrsrs, adoro uma estória de amor linda assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nessa, eu já queria muito ler este livro e depois de ler sua resenha minha vontade de ler ele aumentou e vou adicionar ele a minha lista gigante de desejados. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  7. Adooorooo o Federico Moccia, adoro os livros dele. As histórias são ótimas, esse livro eu já li e a resenha tá perfeita,o filme tá mto bom tbm. Apesar d q como sempre, os livros são BEM melhores rs. To esperando a resenha do 2º livro q to doida pra comprar. Mas esse livro é ótimo, super recomendo, a história está numa narrativa fácil de entender, vc suspira junto com os personagens, ri, chora...ai ai...é o amor!! Hahaha, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa ;D Já li este livro e achei a leitura meio travada sabe, mas como comentei na resenha que eu fiz eu acredito que seja um pouco por conta da tradução que ficou esquisita..mas, é uma bela história de amor!

    Beijinhos,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa!
    Amei de mais a resenha Nessa,adorei o nome do livro, Desculpe se te chamo amor, é um lindo nome e forte,chama a atenção para obra e pelo que pude notar a história não decepciona.Adorei, tb vou querer viajar para Itália nas páginas de Desculpe se te amor.

    ResponderExcluir
  10. Parece ser bem interessante o livro. Já tinha ouvido falar dele, mas agora, depois de ler a sua resenha, é que me despertou a vontade de lê-lo. Sem falar que adoro romances.
    Parabéns pela resenha!!

    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já tinha ouvido falar dele, mas agora, depois de ler a sua resenha vou comprar este livro, nessa news logo logo vou ter que abrir uma biblioteca de tanto livro que comprei graça as suas resenhas.

    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti o filme,mas ainda não li.
    Ainda não li nada de Federico Moccia,mas quero muito ler.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não assisti o filme muito menos li o livro a única coisa que li de Federico Moccia foi o primeiro capitulo de "Carolina se apaixona" e gostei muito,estou arás dele.Adorei sua resenha,vou ver se assisto o filme.
    Beijos
    Ingrid

    ResponderExcluir
  14. Ei Van, tenho esse livro e quero muito ler, mas quando olho o tamanho dele me desanima rsrsrs
    Mais irei está lendo ainda esse ano, mas quando estiver mais próximo dos 70 livros que pretendo ler esse ano.
    Bjs

    ResponderExcluir