05/05/2012

Resenha: Footloose - Rudy Josephs

O livro Footloose, de Rudy Josephs, nos conta a história de Ren McCormack, que desde a mocidade, teve que assumir muitas responsabilidades na vida. Ele foi criado apenas pela mãe, que sempre foi muito doente e necessitava de cuidados especiais. Com o falecimento dela, Ren deixa Boston e segue rumo a Bomont, para viver com os seus tios Lulu e Wesley. Não será fácil para o jovem se adaptar em Bomont, já que os costumes da cidade do interior são totalmente diferentes de Boston: os jovens tem que obedecer toque de recolher, além de não poderem frequentar festas, ouvirem músicas no volume alto, e sobretudo, dançar.


Ren não consegue obedecer as regras da cidade, e quer se divertir. A música e a dança tem muita influência em seu cotidiano, e serve como válvula de escape para os seus problemas e aflições. Quando está com o seu Ipod, ele simplesmente se desconecta do mundo e de tudo ao seu redor. Ele tenta com muito esforço trazer um pouco de diversão e alegria a Bomont, mas não será fácil, já que os adultos não aceitam suas modificações, e acima de tudo, a Igreja, que exerce um poder majoritário no local. 


Tais regras foram impostas pelo pastor de Bomont, o reverendo Shaw, dentre outras autoridades da cidade, devido a um acidente que aconteceu há três anos atrás e vitimou fatalmente cinco jovens. O carro deles despencou de uma ponte e caiu em um rio, e tudo indica que o motorista estava embriagado, já que estavam voltando de uma festa. Desde o ocorrido, a juventude de Bomont não tem liberdade e nem podem se divertir do jeito que gostariam. O clima de luto e perda paira sobre o lugar.


Não será fácil para Ren reverter este quadro, mas ele é persistente e empenhará todos os seus esforços em busca deste ideal, ao mesmo tempo em que tenta conquistar o coração da bela Ariel, a filha do pastor. Apesar de pertencer a uma família bem religiosa e tradicional, Ariel é uma adolescente de espírito aventureiro, e até mesmo um tanto rebelde, e não concorda nem um pouco com as imposições de seu município.


Ren lutará muito, tanto para convencer os adultos da cidade que os jovens merecem curtir esse período de suas vidas de forma magnânima e alegre, tendo suas vontades devidamente respeitadas, quanto para conseguir a atenção de Ariel, que parece não estar nem um pouco interessada no rapaz e em suas investidas...


Com uma narrativa deliciosa e bem descrita, Footloose encanta o leitor. O livro foi baseado no roteiro de Dean Pitchford e Craig Bewer, que produziram o remake do filme Footloose, em 2011. A primeira versão do filme data de 1984 e contava com o ator Kevin Bacon em seu elenco e uma trilha sonora dançante e sensacional.


Ren é um jovem bastante maduro para sua idade, e sofreu muito com a frágil saúde de sua mãe, que precisava da atenção total do filho e de uma interminável sessão de hemodiálise. Ele sente um grande choque em Bomont, principalmente por extravasar na dança e na música todos os seus conflitos e medos, e se vê completamente afastado do seu maior refúgio. Ele não aceita as imposições e irá se esforçar para trazer um pouco mais de cor a essa cidade cinzenta.


Ariel sofreu muito com uma tragédia avassaladora que se abateu sobre a sua família, e não teve o amparo e apoio que precisava por parte de seu pai. Devido a essa carência afetiva, e também por não ter espaço para manifestar aquilo que realmente passa em seu coração, adota um temperamento rebelde e inconsequente, buscando assim ferir o seu pai e chamar a atenção dele para si. Ela não concorda com as leis de Bomont, mas ao invés de confrontá-las de frente, busca uma maneira de contorná-las e assim, extravasar as suas verdadeiras vontades.


Footloose é um livro incrível e arrebatador. O romance de Ariel e Ren foi bem arquitetado e tornou a história ainda mais mágica e bela. Podemos vislumbrar cenas lindas do casal dançando e a narrativa é emocionante. Um enredo repleto de amor, magia, música, dança, e sobretudo, garra e determinação em busca de um ideal. Recomendo!


Confiram o trailer do remake de Footloose:




15 comentários:

  1. Nessa eu amei sua resenha, amei o romance de Ren e Ariel, e amo filmes que tem dança, é tudo de bom rsrsrs.
    O trailer é demais, ainda não tinha visto e gostei muito, quero ler, assistir e me apaixonar.

    Beijos, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa!
    Parabéns pela resenha!
    Eu assisti esta versão nova do filme, é muito boa, e o livro parece estar bem de acordo com o filme, claro que com mais detalhes.
    Muito bom mesmo.
    Bjos!
    Cida

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa!
    Adorei a resenha e o trailer do filme,quero os dois,tb quero ser arrebatada por footloose.
    Se puder passa lá no blog,temos editora nova como parceira e precisamos da força doas amigos.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Nessa.
    Estou louca para ler esse livro, e adorei sua resenha. Adoro quando culturas assim, como música e leitura, se encontram em um só lugar.

    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nessa!
    Como amo este estilo de filme e sua resenha está ótima acho que vou dar uma chance para este livro e vou comprar e ler. Bjks!

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga!

    O livro parece bem bacana, ainda vou ler =D.
    Bj!

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Nessa,

    Achei bem interessante a sinopse desse livro e gostei muito da sua resenha, fiquei curioso, mas não gosto de livros com capas de filme, mas isso não importa muito...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Nessa ^^

    Adorei a sua resenha! Foi a primeira resenha deste livro que li e que me deixou curiosa para ler o livro =)

    Parabéns!

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Ameeei a resenha super bem feita :)
    Quero muito ler esse livro, mais é tão caro. :x
    Parabéns.
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  10. Nessa news detonando novamente com mais uma grande resenha, realmente esse livro é empolgante...como tido em sua resenha ( Footloose é um livro incrível e arrebatador) Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Quero muito ler este livro. Parece ser muito bom!
    E a sua resenha me deixou com água na boca!
    Amei a resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Vanessa.
    Ótima resenha.
    Quero muito ler Footloose, mas é tão carinho e não sei porque, mas toda vez que vejo esse livro lembro do filme "Se ela dança, eu danço" hahaha.

    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
  13. Será que irei gostar do livro, a resenha me arrebatou, mas já vi o filme e achei ele interessante, quem sabe depois dessa resenha né dona Nessa dou chance ao livro.
    Linda resenha amiga, obrigada por esclarecer e fazer ficar mais pobre kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Oii Nessa
    Ai eu adoro filmes de dança...e este livro me encantou na hora em que botei o olho em sua capa. Sua resenha tá linda e com certeza me deixou com vontade de ler o livro logo.

    Um beijo

    Tela
    Penseira Literária

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Não acho tão interessante quando acontece o caminho inverso e um filme vira livro, principalmente quando é um musical, mas quem sabe eu deixo esse meu "pé atrás" e leio o livro? rs

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir