18/05/2012

Resenha: O Preço de Uma Lição - Federico Devito e Gutti Mendonça

O livro O Preço de Uma Lição, de Federico Devito e Gutti Mendonça, nos conta a história de um jovem paulistano, desde a sua infância na escola até os dias atuais. Conhecemos os momentos mais importantes da sua vida, suas primeiras amizades e envolvimentos amorosos, e também o seu ingresso na faculdade e no mercado de trabalho, com os seus sabores e dissabores. 


O ponto central da história é o namoro do protagonista com a jovem Juliana, de apenas 15 anos. Ele é mais velho do que a moça cinco anos, mas isso não parece ser um obstáculo no relacionamento do casal, nem mesmo o fato dela morar em outra cidade, Mogi das Cruzes. Ele não passa um final de semana sequer sem ver a sua amada,  permanecendo horas à fio dentro de um ônibus para vê-la. 


Ele a ama mais do que tudo, e muitas vezes acaba sufocando-a, com o seu excesso de cuidado e ciúmes. Muitos erros são cometidos, por imaturidade e até mesmo falta de bom senso,  o que pode resultar no rompimento do casal...

O enredo de O Preço de Uma Lição é interessante, pois aborda o ponto de vista masculino em relação ao amor, e se torna até mesmo um diferencial na literatura por tal temática. Também foi escrito por dois autores, o que eu imagino ter sido bem trabalhoso, já que cada um possui a sua personalidade própria e ideias diferentes. Porém, foi um livro que não conseguiu me agradar. O início da trama é bem lento,  e aos poucos a história vai se descortinando. 


Como puderam perceber, o protagonista principal não possui nome na história, mas isso não foi o que me desagradou na trama, e sim a falta de descrição emocional dos personagens. Sabemos do seu amor total e abnegado por Juliana, porém, não vem à tona porque ele realmente a ama...Ela é definida apenas como uma moça linda e estonteante, de cabelos lisos, pele alva e olhos verdes. Fora isso, não temos traço algum de sua personalidade, se ela é doce, forte, determinada, fulgaz... Resumindo, o que arrebatou o seu coração foi apenas a beleza de Juliana, ou seja, mera atração física e nada mais. 


Outra coisa que me desagradou na narrativa foi o egoísmo do protagonista. Ele só se importa com os seus próprios sentimentos, e apenas isso. Ele teve alguns envolvimentos amorosos antes do namoro com Juliana, e é totalmente rude com as garotas que passaram na sua vida, mostrando desprezo e repulsa por elas. Ele é extremamente fiel a Juliana e isso me agradou, mas ele não pode maltratar uma pessoa com a qual viveu uma história, teve intimidade, mesmo que tenha sido por um curto tempo.


Nos parágrafos, notamos a repetição das mesmas palavras, o que deixou a escrita um pouco cansativa. Como eu disse anteriormente, a história em si é interessante, mas ficou muito crua e pouco desenvolvida. Creio que nas próximas obras dos autores, teremos uma narrativa mais trabalhada e centrada, afinal, eles tem capacidade para isso. A diagramação do livro é ótima e a capa condiz bastante com a temática abordada. Não deixo de recomendar o livro, mas evitem ir com muita sede ao pote.

24 comentários:

  1. Oi!
    Adorei a resenha. Soube expressar bem sua opinião e em nenhum momento soou exagerada.
    Já li "O Preço de Uma Lição" e não gostei.
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Nessa concordo muito com você.Eu cheguei a ler alguns capítulos e desistir.O início é bem lento mesmo , e não foi isso que me desagradou mais, foi a questão do protagonista não tem nome.Eu não conseguia definir o protagonista em minha mente.E isso me afetou muito e , mesmo lendo uma boa parte da história, acabei desistindo do livro.
    O ciúme do protagonista é em excesso , sufocante.Tive pena de Juliana.
    Também concordo com o que você disse a respeito do protagonista não demonstrar seu lado emocional.Como você disse, só sabemos da parte física da Juliana , e nada mais.
    Bem, não sei se tenho cabeça para tentar ler de novo e terminar.
    ÓTIMA RESENHA Amiga. Você descreveu tudo o que penso desse livro.
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  3. Não só você, mas muitas outras pessoas não apreciaram muito a leitura :/ e aposto que eu não seria diferente nisso

    xx carol

    ResponderExcluir
  4. Olá..
    Adorei a resenha.. Quero muito ler esse livro... Não é um dos que eu mais quero ler, mais se eu tivesse ele eu leria!
    Percebi que o livro não é lá o melhor do mundo.. Mais as vezes é bom ler um livro que não é tão complexo e pesado, para deixar a cabeça um pouco mais leve!

    http://libraryinhouse.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nessa, achei interessante seu comentário: "Ela é definida apenas como uma moça linda e estonteante, de cabelos lisos, pele alva e olhos verdes. Fora isso, não temos traço algum de sua personalidade, se ela é doce, forte, determinada, fulgaz"- como é importante descrever não apenas o que pode ser visto pelo olhos...



    Beijinhos e gostei demais da sua resenha, querida.

    ResponderExcluir
  6. Como muitas outras que já vi, o livro é fraco. Queria ler, por ser o lado masculino retratando o amor, mas pelo visto, nem isso foi bem feito já que o tal narrador é superficial.
    Bela resenha moça!
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  7. Oi, Vanessa.
    Quero muito ler esse livro, mas vi uns comentários negativos sobre ele e fiquei meio receosa.
    Goste da sua resenha, Vanessa, você expressou muito bem sua opinião.

    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!! A sua não é a primeira resenha que li onde a pessoa não gostou muito do livro. Desde o lançamento dele, não me chamou a atenção e não sei se leria. Não digo que nunca, mas não está na minha lista =D Gostei do modo como você expressou sua opinião, bem fundamentada e com exemplos.

    Beijinhos,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  9. Nessa!
    Adorei,foste diplomática,já li resenhas que realmente detonaram o livro.Fica o aviso né "não vão com muita sede ao pote" *_*
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oii Nessa!
    Nossa, eu nunca tive vontade de ler esse livro.. Acho que um livro escrito por dois garotos conhecidos por seres "gatinhos" não pode dar em coisa mt boa... Tinha curiosidade pela história mas fui perdendo o interesse total por ler mais e mais resenhas sempre falando a mesma coisa, falta de desenvolvimento, de profundidade... um livro CRU... Dai, pft. rs. tudo foi passando na frent e tenho certeza que continuará assim :/

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Livro com visão masculina é rápido e prático kkkkkkk ou seja, como querer desenvolvimento sentimental de um homem que é ciumento e egoísta kkkkkk é a mesma coisa que bater cabeça na pedra.

    Mas acho que sempre a primeira obra cometemos alguns erros de estrutura e até mesmo desenvolvimento, quem sabe o próximo livro com as críticas construtivas eles organizem melhor...

    ResponderExcluir
  12. Gostei da forma contida e respeitosa com que você se dirige ao livro, mesmo não tendo gostado tanto.
    O layout do blog tá lindo >.<
    Visita-me? ;*

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa,

    Concordo com você, a coisa é toda superficial e as palavras repetidas também me irritaram.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi flor,
    Essa não é a primeira resenha que leio desse livro, confesso que me decepcionei bastante, pois imaginava que seria diferente. Como aind anão li não posso dizer que não gostei ainda, tenho ler e depois dizer né?
    Gostei da sua resenha que está bem sincera.
    Bom final de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. todo mundo fala desse livro, uns bem outros mau queria ler pra ter a minha opinião pois parece tão linda a capa e a sinopse

    ResponderExcluir
  16. Gostei de sua resenha e não gostei ..mesmo antes de ler..rrs

    Mas adorei a capa

    ResponderExcluir
  17. Eu vi as fotos dos autores de quando eles foram na Bienal ano passado queria muito te-los conhecido :/

    s2mightygirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Esse é um dos livros que eu quero ler, mas não cheguei a recebê-lo da NC. Parece ser muito interessante, e a sua resenha está ótima - como sempre *-*
    Beijão, Nessa!

    ResponderExcluir
  19. Muito boa a resenha,vc expôs muito bem sua opinião,como sempre.Linda a capa,e apesar de tudo ainda gostaria de ler,pra ter uma opinião e tambem por que eu realmente fiquei curiosa pra ler um livro escrito por 2 garotos,tipo saber o que eles pensam né....

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante da sua resenha. Me interessei pelo livro justamente por mostrar o lado masculino sobre relacionamento amoroso, mas pelo que pude perceber o livro é bem fraco e cansativo. A maioria das resenhas são negativas, mas não sei, mesmo assim ainda tenho curiosidade de ler o livro, mas realmente as minhas expectativas para ele são extremamente baixas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. É uma pena não ter gostado tanto assim da leitura, afinal a temática é mesmo um diferencial na nova literatura.
    Acredito que o fato do protagonista não ter um nome de desagradaria bastante durante a leitura, afinal, eu me irrito até quando os capítulos não tem nome!
    Uma pena não conhecermos a personalidade de Juliana(nome lindo! kkk'),isso faz com que os sentimentos pareçam um tanto quanto superficiais.
    Enfim,espero gostar mais do livro que você. kk'
    Parabéns pela resenha!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Muito legal a resenha. Acho a capa desse livro bem bonita e pela primeira vez ver um livro assim mostrando o lado masculino da história ficou bem interessante.

    HUGS ^^.
    Joe Silva - Blog EP

    ResponderExcluir
  23. Oi Nessa!
    Como sempre arrasando nas resenhas!
    É muito importante mostrar a verdadeira opinião aos nossos leitores.
    Gostei de seu ponto de vista.
    Um Beijo!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Vish, vi uma resenha desse livro a alguns dias atrás em outro blog. Deu vontade de ler RS Será que vou ter a oportunidade?? KKKKK
    Beijos

    ResponderExcluir