24/05/2012

Resenha: A Rosa Branca Rebelde - Janet Paisley

Título original: White rose rebel
Gênero: Romance histórico
Páginas: 480
Editora: Rai
Classificação: 5/5
O livro A Rosa Branca Rebelde, de Janet Paisley, nos conta a história da escocesa Anne Farquharson. Anne sempre teve uma personalidade forte e destemida, além de lutar incessantemente pelos seus objetivos, e sobretudo, pelo povo das Terras Altas, de onde pertence. Apesar de ter tido um breve romance em sua adolescência com MacGillivray, e ainda sentir algo por ele, acaba se casando com o chefe Aeneas McIntosh, de um clã diferente ao seu, e a quem também conhece desde tenra idade.

A Inglaterra, sobre o comando do Rei George, pretende tomar o território das Terras Altas, a todo custo. O Príncipe Charlie foi exilado da França, e foi buscar abrigo na Escócia, se tornando o estopim para que uma batalha sangrenta e cruel aconteça entre as duas nações.


A guerra se aproxima, e muitos clãs se dividem, buscando melhores opções e estratégias de defesa. É o que acontece entre Anne e Aeneas, que possuem ideias diferentes a respeito da situação, e acabam indo para lados opostos. Com isso, Anne se aproxima de MacGillivray, que a apoia em todos os sentidos, além de lhe despertar um desejo irresistível.

Uma batalha cruel e sem precedentes acontece, a rebelião Jacobita, e junto com ela muito sangue e carnificina. Cenas cruéis e de profundo pesar, provocadas por uma Inglaterra machista e autoritária, que quer tudo dentro dos seus moldes e padrões, e não sabe aceitar as diferenças. Na Escócia, as mulheres recebem um ótimo tratamento e são super respeitadas pelos maridos, que as veneram e protegem. O povo das Terras Altas seguem costumes e tradições, dentre eles falarem a língua gaélica e terem os seus próprios rituais e vestuário. Já na Inglaterra, a mulher é vista como mero objeto sexual e feudal dos homens, não tendo voz e autoridade alguma. Apesar de serem países diferentes, e tudo transcorrer também em períodos diferentes, não pude deixar de lembrar da colonização do Brasil, e do que os portugueses fizeram com os índios em nossa terra. Assim como na rebelião Jacobita, mulheres foram estupradas e mortas, homens foram assassinados a sangue frio e tiveram a sua terra tomada da pior forma possível. A ambição do ser humano, e sobretudo, o seu egoísmo e mesquinhez não tem limites. Essas cenas do livro me levaram às lágrimas, por tamanha indignação e tristeza

A Rosa Branca Rebelde, apesar de ter como pano de fundo uma batalha sangrenta e voraz, possui muito romance, e é descrito de forma bem picante. Apesar de nutrir afeto por MacGillivray, Anne aceita de bom grado casar-se com Aeneas, e esquenta a sua cama com todo o prazer. Rola uma química bacana entre os dois, além de terem feito uma aliança pacífica entre os dois clãs. O que a magoa profundamente é o marido não estar do seu lado em meio a batalha, e isso é o estopim para que ela se entregue de corpo e alma a MacGillivray, que luta ao seu lado incessantemente, e lhe desperta forte atração. Na Escócia, a traição não é vista com maus olhos, e muito menos como um ato repugnante. As mulheres podem saciar o seu desejo sexual da forma que lhes convier, e não são punidas por isso. Eles afirmam que há uma forte diferença entre uma relação carnal e espiritual, e não repudiam a satisfação sexual delas em outros terrenos, por assim dizer.

Anne é uma mulher tempestuosa e também , muito fogosa. É uma verdadeira heroína, e não se desfaz dos seus ideais por nada neste mundo. Sua personalidade forte e marcante, e sua sede por justiça, foram os ingredientes que mais admirei em seu caráter. A personagem foi baseada na história real da guerreira escocesa homônima, Lady McIntosh, que em 1763 foi eleita chefe do burgo de  Inverness e faleceu em 1787.

Os demais personagens também foram bem construídos e arquitetados, com personalidades firmes e determinadas. MacGillivray é um guerreiro nato, e ama Anne mais do que tudo. Por ela, entregaria sua vida, sua alma, todo o seu ser. Aeneas também ama a esposa, apesar de cometer muitos erros, e é um personagem que nos surpreende muito ao longo da história.

A Rosa Branca Rebelde é um rico romance medieval escocês, norteado por batalhas cruéis e mordazes e romances arrebatadores. A narrativa é excelente e me fez sorrir, suspirar, e até mesmo chorar. A capa do livro é linda e a diagramação também está ótima. Recomendo, com certeza!

35 comentários:

  1. Oi!
    Esse livro parece ótimo. Percebi que o livro realmente conseguiu te emocionar. E isso é muito bom!
    ótima resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus!!!! Porque vc fez isso comigo, agora estou doida pra ler não posso.

    Amiga linda a resenha, espetacular e maravilhosa!!!!

    Esse livro lembra bastante Um Beijo do Destino, da Mary Jo Putney, mas Rosa Branca Rebelde me pareceu bem mais profunda.

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oie Van ;)
    Menina, menina, quero ler esse livro, novidade. Rsrsr
    Mas sério, confesso que não sou muito fã de história clássica, contudo as que li, amei de paixão e  amo ler livros que passa na Escócia, comecei a gostar com os personagem da Nora Roberts, ela relatava tão bem...
    Mas, enfim, esse livro quero ler, e já vai pro meu skoob.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Cheguei na metade da leitura (lá pelo final) e pensei comigo...se um dia filmarem esse livro terão que fazer para maiores de 18 (dependendo das cenas talvez 16).
    Eu não sei se leria essa história...gosto de histórias clássicas e medievais mas a maioria dos livros do gênero que li não dei conta.
    Mas pela sua resenha, que está muito boa, parece que o livro não segue o ritmo dessas histórias, talvez pelo fato do triângulo amoroso (é caracterizado triângulo nesse caso?).
    Não ficou claro pra mim mas...a Anne vai pra guerra?
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Thiago! Acontece um triângulo amoroso sim entre Anne, Aeneas e McGillivray. A Anne não apenas vai a guerra, como se torna uma das peças chaves da batalha e tem suma importância. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga, sou louca pra ler esse livro, a estória parece ótima! Adorei a resenha, bj!

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  7. Iiiick! Vanessa, por que vocês faz essas coisas comigo? Eu já estava morrendo de vontade de ler esse livro, mas pensando 'Não, controla, você já gastou demais esse mês' Agora já era, vou ter que ir esse fds na livraria (oh, que tortura) e comprar esse livro de uma vez!
    Acho que deu pra perceber que ADOREI sua resenha, né? =D

    Beijão
    desigusson.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!
    Bem a resenha está ótima,como sempre,mas foi seu comentário que me ganhou "norteado por batalhas cruéis e mordazes e romances arrebatadores. A narrativa é excelente e me fez sorrir, suspirar, e até mesmo chorar".
    Bjos Fabi
    http;//roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa,
    esse livro parece ser muito legal, estou doida para lê-lo porque faz muito o meu estilo.
    Adorei a resenha!
    beijos.

    Lu - http://www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  10. Essa resenha demostra realmente o quanto este é bom ,mais uma vez Nessa vc me deixou fascinado vou comprar este livro

    valeu

    Nessa News

    ResponderExcluir
  11. Nessa, concordo com você quanto a capa deste livro: está linda! Desde quando você comentou comigo que estava lendo este livro eu fiquei com vontade de ler também, gosto de enredos que envolvem história medieval e mulheres guerreiras e de espírito decidido.

    Beijos,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a resenha, gostei muito. Um ótimo livro também. Vitor T.

    "Ponto I"(http://pontoinformacao.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  13. Fiquei super ansiosa pelo livro, deve ser divino, gosto muito de romances medievais, e gostei de saber que a protagonisa é fogosa rsrsrs.
    Quero muito ler, fiquei curiosa e acho que vou gostar muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Nessa,

    Já estava curioso em relação a esse livro, agora com a sua resenha fiquei com muita vontade de ler esse livro, acabei de colocar na minha estante do Skkob, quero muito ler, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei a temática do livro, e saber que apesar das guerras ainda possui romance me deixou curiosa para lê-lo. ;D

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  16. Eu amo romances históricos e protagonistas fortes, determinadas! Tenho certeza de que vou amar o livro, ainda mais com romances tão fortes na história...

    ResponderExcluir
  17. Ainnna amiga quero muito ler esse livro.
    A capa é linda mesmo.Deve ser muito interessante esse livro.
    Amo romance medieval e agora você só me deixou mais curiosa para ler.

    Parabéns pela resenha amiga

    Beijos


    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nessa,
    que resenha linda :)

    Fiquei louca para ler este livro.

    Beijocas,
    Lariane

    ResponderExcluir
  19. Esse livro parece ótimo, ansiosa para pode ler ele. Parabéns, Nessa. Sucesso sempre

    ResponderExcluir
  20. Oi,

    Essa capa é muito linda e a resenha não fica para tras *-*

    s2mightygirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. O que me chamou a atenção primeiro ao livro foi a capa,certamente divina!
    Daí eu li sua resenha,e nem preciso falar que amei,né!
    Bem,eu sou fascinada pela Era Medieval,e fiquei feliz em saber que o livro se passa em tal época.
    Estou super curiosa pra conhecer a estória,que deve ser mesmo um ótimo romance!

    Beijooss :*

    ResponderExcluir
  22. Oi Nessa, tudo bem?

    Faz muito tempo que quero esse livro. Adoro bons romances históricos, principalmente os mais sensuais. O que gostei desse foi o pano de fundo histórico, repleto de batalhas e elementos medievais, isso me chama muita atenção! Ressalto também que adoro a capa desse livro, muito linda!

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  23. Uau, parece ser um livro bem forte. Me interessei ^^

    ResponderExcluir
  24. Adoro livros que as mulheres são as Heroínas e quem manda no pedaço. Legal que a personagem tenha sido baseada em pessoal real, isso dá um tom de que se ela era assim pq não podemos ser mulheres guerreiras tb?

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Vendo pela resenha o livro parece ótimo...

    ResponderExcluir
  26. Linda, a resenha, Van.
    Como eu já esperava pela sinopse, o livro tem tudo para me agradar. E gostei de ver a relação da história na obra com os acontecimentos históricos do nosso país. Espero ganhar, mas ele estará na minha estante de qualquer jeito este ano ;-)

    Beijos, flor!
    This

    ResponderExcluir
  27. Sempre fui louca pra ler esse livro...

    ResponderExcluir
  28. Eu amo romances históricos, e esse parece ótimo!
    Estou há muitos livros entre a Escócia e a Inglaterra, será um prazer continuar por lá com esse!

    ResponderExcluir
  29. Este é um livro que me conquistou desde o lançamento apenas pela belíssima capa e por ser histórico. Afinal são tão poucos livros no gênero publicados aqui que não poderia perder. Ainda não comprei porque o valor é um pouco alto, mas com certeza vale a pena como demostra a linda resenha.
    Bjkas!

    Monique Martins
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  30. Desde que li a resenha desse livro no blog da Hérida (Lendo nas Entrelinhas) que ele passou a fazer parte da minha lista de desejados.
    A cada resenhas que leio só aumenta o meu desejo e claro a sua só me instigou ainda mais.
    Gostei de ver a sua impressão sobre a leitura.
    Adoro um belo escocês, e claro, certeza que nesse livro encontrarei o que procuro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  31. Muito boa a resenha, fiquei cheio de vontade de ler esse livro. Já esta na minha lista de leituras. :)

    ResponderExcluir
  32. Eu amo romances históricos :)
    O livro parece ser muito interessante e fiquei muito curiosa para ler, sua resenha ficou ótima e realmente a capa do livro é linda *-*

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  33. Adorei a sua resenha! Já tinha gostado do livro pela capa e pela sinopse, agora depois de ler a sua resenha, digo: "preciso ler esse livro" *-*
    Vou adicionar ele nos meus livros desejados no skoob ;)
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  34. Pra começo de conversa, sou apaixonada por essa capa. Vermelho + dourado = perfeita!!
    E, vamos combinar, né, romance com uma pitadinha picante é bom demais, né?!

    Quero muito ler!

    Beijos
    Mandinha :)
    minhasconfissoesfemininas.blogspot.com

    ResponderExcluir