21/06/2012

Plágio cometido pelo blog Amo Livros e Filmes

Bom dia pessoal! Infelizmente o motivo que me traz aqui hoje não é dos melhores . Fiquei sabendo no último domingo (17/06), que o Nessa News sofreu plágio por parte do blog Amo Livros e Filmes, de Lorraine Capeli. A resenha do livro Lilac, da ex-autora parceira do blog, Deise Müller, feita no dia 1º de maio, teve algumas  de suas partes plagiadas no dia 5 de junho. A blogueira alterou a resenha, mas antes disso acontecer, eu havia dado print nas telas, como vocês podem conferir:







A resenha da Lorraine, com as alterações feitas, se encontra neste link:
http://amomuitolivrosefilmes.blogspot.com.br/2012/06/resenha-lilac.html

E esta é a minha resenha:
http://www.newsnessa.com/2012/05/resenha-lilac-deise-c-muller.html

Os trechos plagiados foram esses:


"Lilac nos apresenta uma história sobre demônios com muita magia e erotismo. Os personagens passam por muitas batalhas e uma pitada de forte paixão, com o centro de amor avassaladoramente Megan e Craft (personagens que me apaixonei, não podendo me esquecer de Delion). "

"Lilac ( que em português é Lilas, e a autora deixa isso claro logo na capa) é o primeiro volume de uma trilogia, com uma história surpreendentemente apaixonante e super impactante. As cenas hot  realmente dominam o livro (muito bem colocado pela Valéria, amiga de Deise), temos um enredo sedutor com magias, bruxos, magos e demônios, tudo muito bem harmonizado, não li nada igual. O final é incrível e enlouquecedor, e me deixou muito desesperada pelo próximo volume da saga, a autora e a Valéria  já havia me falado isso, mas, não esperava que acabaria dessa forma e que a minha vontade de ler o próximo livro não seria tão grande, o que me fez ter vontade de "matar" a Deise kkkkk (te amo Deise). "

"(...)recomendo, com certeza!"

Denunciei o plágio de todas as formas cabíveis. Primeiramente, informei ao Blogger, e logo após, a autora do livro, que me respondeu na data de ontem (20/06). A autora me enviou alguns e-mails que vocês podem conferir na íntegra:


Minha resposta:


Autora:


Minha resposta:


Autora:


Minha resposta:


Bom, como puderam perceber, em nenhum momento CULPEI  a autora pelo ocorrido. A única culpada foi a Lorraine que plagiou a resenha e isso é incontestável. Confesso que até entendi o fato da autora não querer se pronunciar e se manter em OFF, afinal, é complicado mesmo publicar e comercializar um livro no Brasil. Porém, não pude ficar indiferente a um comentário que a Deise deixou na resenha da Lorraine. Confiram:

"Sinto pelo lance com a Nessa?" Gente, a Lorraine não é nenhuma inocente e eu não sou a bruxa má! Tive uma resenha na qual dediquei tempo e carinho COPIADA na mais cara de pau! Eu deveria me calar a esse fato e fingir que nada aconteceu? Não, não, de forma alguma! Eu entendo que a autora não queira se envolver, mas tapar o sol com a peneira e ainda lamentar como se eu fosse uma barraqueira, "sentindo pelo lance" não dá para engolir. E esse foi um dos motivos que me fizeram detalhar a história no blog.

A Lorraine, também em OFF, deixou uma mensagem no meu Facebook. Em nenhum momento assumiu a culpa e ainda tentou "camuflar" o ocorrido:



Estou muito, muito chateada com esta situação e divulgo para que amigos e colegas não passem pelo mesmo infortúnio do que eu. Não vou me calar mesmo gente, afinal plágio é crime. E enquanto isso permanecer no anonimato e sendo acobertado por autores e blogs, não terá um fim. 

Denunciei o caso ao site Vergonha Literária e registrei o Nessa News no MyFreeCopyright, para evitar que plágios como esse ocorram novamente.

No meu Facebook, o assunto também está sendo debatido e o link para conferir é este aqui: http://www.facebook.com/vanessa.vieira.50767/posts/388196707903742

Bom, pessoal, é isso. Termino esse post extremamente triste e lamentando pela impunidade da situação. Comentem, expressem sua opinião a respeito. Não deixem que esse tipo de coisa seja encarada como normal ou frescura. Plágio é crime, e atestado de burrice.

42 comentários:

  1. Bom dia Nessa,

    Logo que você denunciou fui verificar e realmente foi um Ctrl C Ctrl V, muito triste mesmo poruqe foi descarado, como você mesmo falou é muito diferente de inspiração é uma cópia mesmo, mas isso não cairá bem pra ela, ainda mais que a retratação dela não foi convicente também, faltou humildade.

    Você esta coberta de razão, sua amiga esta de parabéns por ter ntado e lhe avisado.


    Um grande abraço e sucesso!!



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nessa que coisa chata!!!
    Acredito que essa situação é super embaraçosa. Graças a Deus nunca aconteceu isso comigo. Pois bem, quanto a tomar parte, tantos os autores quanto as editoras querem a divulgação. Ok, isso ela fez! Cumpriu o que era mandado pela autora, no caso. O problema é entre você e ela...
    Eu me sinto mal por isso, pois sempre acreditei na união dos blogueiros para melhorar a divulgação e falar toda a verdade sobre os livros. Os blogs deveriam ter autonomia, um estilo próprio de escrever e acalentar cedo público alvo. Cada um com seu estilo próprio !!
    Mas vai por mim flor, quem gosta do jeito que você escreve vai ler suas resenhas! E quando olharem como ela escreve de outro jeito, ou uma quantidade de estilo de escrita diferente, não vai manter um leitor fiel.
    Uma coisa errada sempre continua errada.
    Faça a coisa certa, que seu blog vai continuar dando certo ! Beijão flor!

    ResponderExcluir
  3. Uau!
    Eu já visitei aquele blog, mas nunca pensei que a garota fosse plagiar alguém. Concordo com você não da pra simplesmente ignorar isso, e isso é HORROROSO, como podem ir no seu blog e copiarem os textos que você fez com tanta dificuldade? Eu ficaria muito magoada se isso acontecesse comigo, você dedica o seu tempo pra tentar fazer uma coisa legal e aparece uma pessoa que te plagia na MAIOR CARA DE PAU! Não dá pra ficar calma, ou ignorar, NÃO DÁ. Eu sinto muito pelo que aconteceu contigo, deve ser realmente muito triste, espero que isso nunca mais aconteça, você não merece... Desejo sorte pra você O.K.?
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Vanessa, fico muito triste em ver essas coisas acontecerem! Ainda mais quando elas acontecem com pessoas justas e esforçadas como você. Mas como a amiguinha de cima disse, continue fazendo a coisa certa, e o seu blog vai pra frente! É uma vergonha ver tanta falta de consideração ao próximo. Querida, pro que for necessário, pode contar comigo. Continuarei acompanhando o drama e torcendo para que tudo se resolva logo! Beijocas e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Nossa... eu realmente não entendo como pode a pessoa achar que pode fazer "sucesso" copiando coisas que os outros fazem.... Eu ja passei muita, mas muita raiva mesmo com esse tipo de coisa. Eu era dona de uma comunidade no orkut sobre o jogo The Sims 2. Na epoca era a maior comunidade do jogo e eu me dedicava muuuito, vivia jogando e me matando montando topicos explicativos e tutoriais pros membros da comunidade e sempre me deparava com outras comunidades, blogs e ate sites criados com topicos iguais aos que eu fazia, simplesmente copiavam e colavam mesmo, e ainda aparecia gente batendo o pé, brigando comigo falando que o que ta na internet é pra ser copiado. Tinha gente que ate mudava a data da postagem no blog pra fazer parecer que quem tinha copiado o conteudo tinha sido eu, acredita? Até com a desenvolvedora do jogo, na época a Eletronic Arts, eu recorri pra reclamar, mas não adiantou muita coisa...
    Ate topico la na comu criaram pra poder denunciarem esse tipo de palhaçada olha só: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=272717&tid=2576215480436667414
    Acabou que como eu nao to jogando mais e mal entro no orkut, eu passei a comunidade pra outra pessoa cuidar, mas tudo que eu fiz ainda está lá caso alguem precise, e um dos motivos pra eu nao ter excluido meu orkut, foi justamente por causa do trabalho enoooorme que fiz nessa comunidade e em outras do mesmo jogo que eu era dona ou modero.
    Hoje é capaz de ainda existir sites ou outras coisas com conteudo que eu montei, mas eu não estresso com isso mais... deixei de lado pq não adianta brigar com essa gentalha sem um pingo de senso.
    Dessa gente só tenho pena por não ter criatividade nem competência pra fazer algo pra poder chamar de seu e precisa pegar o dos outros achando que faz bonito, quando na verdade, está é passando vergonha...

    Flavia
    http://livrosechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi,Nessa!
    Como já passei por isso, sei bem como você está se sentindo.Ser plagiada já é terrível e o pior é quando a pessoa tem o disparate de tentar camuflar a situação.
    E não concordo com essa história de que autor e editora por desejaram ter seus livros divulgados não devem PUNIR os plagiadores. Enquanto ambos se omitirem e ficarem tapando o sol com a peneira, como você mesmo disse, fatos como esse, infelizmente continuaram acontecendo.
    Aí eu me pergunto: Do que adianta ter a mesma resenha divulgada?
    O que sei é que essas coisas nos magoam tanto que acabam nos desestimulando. Gente que se dá bem e ainda por cima, entre autores e editoras saem sempre bem na foto.
    Essa autora não merece nem resposta,pois a justificativa dela é ridícula.
    Conte sempre com meu apoio,Nessa.
    Bjs!
    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa,

    fiquei chocada com a noticia! Realmente foi plágio!! E o pior é que a garota que plagiou não teve nem a vergonha de assumir e pedir desculpas!! Uma coisa seria se ela tivesse uma frase ou outra na resenha dela que lembrasse a sua. Mas ela COPIOU mais de um trecho! Você está certíssima de não se calar! Ela plagiou e deve lidar com as consequências!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Isso é ridículo...
    Acho que mesmo inspiração é errado, digo, de certa forma...é muito fácil copiar resenhas pela net e criar um blog...eu nem preciso ler o livro, que maravilha, não? Vou ter várias resenhas por dia e fechar inúmeras parcerias... Alias, quem garante que essa garota aí leu o livro? Acho que depois dessa ninguém né?
    Bem, eu nem tenho muito o que falar...pessoal aí em cima já falou tudo e eu não estou afim de ser repetitivo.
    Você tá certa em correr atrás dos seus direitos, afinal o que ela é fez foi crime.

    ResponderExcluir
  9. Poxa, Xará que coisa mais chata!
    Imagino o quanto deva ser irritante, dedicar-se a um trabalho e depois vê-lo copiado por alguém que não se esforçou.
    Não consigo acreditar como uma pessoa tem coragem de fazer isso. Gente, quando não tenho tempo para ler, ou não tenho inspiração para resenhas, eu simplesmente não faço, ou deixo para depois.
    Imagino a indignação que você sente, não é para menos. Nunca aconteceu comigo, ou pelo menos nunca fui pesquisar para descobrir. Mas para evitar isso, excluí todas minhas resenhas do skoob, e tenho o MyFreeCopyright desde quando criei o blog.
    Entendo a posição da autora, mas na verdade dificilmente alguém "se inspira" em algo e depois "cria" igual por acaso.
    Parabéns por expor, Xará, e por não ter medo de lutar pelo que é certo.
    Espero que suas denuncias rendam resultados positivos.
    Te mando mil beijos.
    Fique bem.

    ResponderExcluir
  10. Gente ética, profissional e com valores sólidos é artigo raro no mercado! Na minha sincera opinião, nenhuma das duas merece um pingo de consideração! Uma, obviamente, por atestar preguiça, incompetência e total falta de consideração, me desculpem o sensíveis, mas plagiador é tudo isso mesmo. E a outra por saber das ações de má fé e se vender tão barato assim! Sabe, admite, que está tomando a atitude errada, mas mesmo assim faz. Quem não sai de cima do muro é o primeiro a ser atingido pelo raio.
    Eu não consigo dar crédito à obra de uma pessoa assim, sinceramente.
    E Nessa, não se preocupe mais, essa gente vai se fazer de vítima sim, não importa o quanto a verdade esteja clara, como minha vó dizia: tem medo, mas não tem vergonha.

    O bom mesmo é que agora máscaras caíram e todos sabemos com quem estamos lidando aqui...

    ResponderExcluir
  11. Nessa, você está totalmente correta em denunciar, tem gente que quer ter blog a todo o custo e nem se quer sabe sobre o que tá escrevendo, o único objetivo é ganhar livros e pronto, o resto é o resto.
    O que mais me indignou mesmo foi a posição da autora que mesmo admitindo o plágio foi lá e elogiou a menina, pode uma coisa dessas? Claro que não.
    Sua polêmica foi bem vinda com certeza. Não fique quieta.

    Vanessa - http://balaiodelivros.blogspot.com/2012/06/divulgando-para-sempre-glaucia-santos.html

    ResponderExcluir
  12. Que coisa feia, inspiração é uma coisa, copiar é totalmente diferente.Antes de eu me tornar uma blogueira, eu achava que a coisa mais fácil que tinha era escrever uma resenha, mas depois de criar o Garota do Livro, eu vi que realmente é muito difícil, primeiramente lemos o livro e ficamos atentas para saber bem do que iremos falar na resenha, observamos tudo na estória, depois temos que sentar em uma cadeira e começar a resenha, revisar, arrumar, ajustar, acrescentar, procurar uma imagens, sinopse, tudo sobre o livro, ver se nossas opiniões estão claras e dizer o porque que gostou ou vice-versa. É um trabalho bem complicado, e vem uns e outros e simplesmente copiam tudo e gastam menos de cinco minutos e ganham todos os créditos. Totalmente errado e injusto com o verdadeiro criador.
    Fora isso, adorei seu blog, muito lindo e os posts são maravilhosos.
    Caso queira conhecer o meu blog fique a vontade e participe da coluna Mostre sua Estante.
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nessa, gostei muito do post acho que você está certíssima. Pode contar comigo sempre que precisar. Essa história de plágio me deixou muito chateada, porque sempre acompanhei suas resenhas e sei o trabalho e carinho que você tem para fazê-las e publica-las.
    O mundo já tem muitas impunidades por medo das pessoa não se manifestarem quando são lesadas por algo ou alguém. Você edtá certa e vou me espelhar em você se algo assim acontecer comigo.

    Beijos, amiga.

    ResponderExcluir
  14. Nossa!
    A preguiça beira o absurdo. As pessoas hoje em dia querem tudo muito fácil.
    Estou do seu lado Nessa.

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia seu blog e infelizmente o conheci devido a essa situação. Posso imaginar como você se sente, muito chato a blogueira ter copiado sua resenha e para piorar nem admitiu o que fez, mas sinceramente? A postura da autora foi ainda pior. Prefiro nem comentar o que realmente pensei ao ler os e-mails.

    ResponderExcluir
  16. Oi Nessa!
    Fiqueitão chateada por você pelo com ocorrido... E realmente,acho que além de serum enorme falta de respeito, você merecia um apoio maior da Autora (Que por sinal fingiu as coisas muito bem dos dois lados)e não só desculpas, mas umabela de uma retratação em forma de postagem eplaLorraine.
    Enfim,é um absurdo. Conte comigo e obrigada pelo alerta a todos!
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Nessa tu colocou mesmo a boca no mundo!
    Fez bem flor,devia mesmo "dar nomes ao bois",assim nunca mais vão ter coragem de fazer de novamente.
    100% Apoiada.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Tem que denunciar sim!!!
    E dando nomes!!
    O post ficou perfeito. Melhor que no vergonha,rsrs

    Quando precisar, estamos aí!!

    Tem esse link que eu vou te mandar!! FAÇA PARTE - #BLOGSFERAANTIPLAGIO

    http://topensandoemler.blogspot.com.br/2012/04/blogsferaantiplagio-faca-parte.html

    Não sei se vc já faz parte. Se não faz, entre nessa.

    Bjkas

    ResponderExcluir
  19. É isso aí Nessa, não deixe impune. Plágio é crime!
    Galera, post sobre plágio no meu blog!

    Lu
    http://conformealetra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Flor,
    Realmente uma vergonha a cara de pau de certas pessoas,e cópia é cópia....passamos um bom tempo sobre que pontos falar, o que dizer e como se expressar para outra pessoa vir e copiar, é triste. Eu até fui conferir se era seguidora para deixar de seguir se eu fosse...ainda bem eu não era...kkk...mas você fez certo sim, mais que apoiado....e tentar tapar o sol com a peneira foi o fim da picada...mas fazer o que...eu teria tido bem mais admiração pela autora se ela tivesse entrado no fogo cruzado ao seu lado, ela conquistaria milhares de blogueiros e leitores com essa atitude, pois ser querida pelos blogueiros é ganhar fama nacional, se ela tivesse ficado do seu lado e feito o que deveria fazer poderia ter deixado esse post diferente e quem sabe ter ganho vários post em diversos blog, falando de sua obra e admiração que ficamos com sua posição. Não quero crucificar a autora, mas saiba que no meu ponto de vista fazer o que é certo e defender uma ideia independente do que certas pessoas pensem é o certo. Eu não dormiria com a consciência leve depois de agir assim. Uma pena e desejo que isso jamais volte a acontecer com você.

    Beijoaks da blogueira elis
    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá, Van!

    Não é a toa que os blogueiros têm deixado de firmar parceira com autores nacionais... Lamentável a atitude dela com você, isso só demonstrou o quanto não houve nenhuma consideração com você desde o início. Essa postura conivente deve mesmo ser divulgada e você terá sempre o nosso apoio, não se preocupe.
    Admiro muito você e não se deixe abater, continue proporcionando aos seus leitores resenhas e novidades sobre o meio literário.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  22. Oi Nessa, eis o motivo de tantos blogs literários!
    Copiar colar é bem mais fácil que ler um livro e depois queimar neurônios para resenhá-lo.
    Nós estamos aqui há muito tempo e já nos conhecemos como blogueiras literárias confiáveis, por isso somos tantas vezes alvos de roubos de resenhas, trabalho, tempo ...
    Quanto a escritora, isso tudo aqui é comércio amiga. divulgação é dinheiro! Autores e editoras não ligam a mínima para esse nosso problema.
    Quando fizemos aquela campanha, apareceu algum deles para nos apoiar? Claro que não!
    Não fiquei indignada, nem chocada com nada disso, apenas feliz por sua reação. Você foi inteligente, honesta e forte. Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Uma situação realmente triste. Infelizmente, não é a primeira vez que vejo isso pela blogosfera. Nem pela blogosfera literária. Sei que é o tipo de coisa que só traz propaganda negativa e inimizade num campo que deveria haver tanta união.

    Como comentei com a Nessa, não nego que a maioria das vezes leio outras resenhas para me inspirar - até porque elas me ajudam a ver pontos aos quais não tinha dado tanta atenção e refletir sobre os mesmos. Mas o nosso inconsciente é algo perigoso. Às vezes, somos mais influenciados do que queremos. Não acho que tenha sido o caso acima, porém estou citando isso. Para evitar qualquer plágio, intencional ou não, fique sempre com as resenhas lidas "à mão", pense antes de escrever, use suas palavras. Blogueiros e escritores não merecem se encontrar nesse tipo de situação, gente!

    Sucesso, Nessa! Amo seu blog, você sabe. Mais na frente isso só a fará crescer.

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Van!
    Uma pena que essa situação estressante tenha acontecido com você! Vi os seus tweets e lamento pela situação continuar trazendo dor de cabeça.
    Espero que tudo se resolva da melhor forma possível e que você não seja mais prejudicada com isso. O bom é que você tem sua consciência tranquila, já que está com a razão na história.
    Lastimável que a autora tenha tomado a posição que tomou. Ainda que você não tivesse divulgado os emails, certamente ela ficaria com a imagem prejudicada por causa do comentário deixado na resenha da plagiadora.
    Enfim, força!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi Nessa!
    Não tenha dúvidas de que você está certa! Ficou "parecido"? Ah, pelo amor de Deus!
    Divulgue, mande por e-mail, processe. Você está no seu direito e isso é o mínimo que tem a fazer: se defender.
    Pessoas que têm blogs são conscientes do trabalho que eles dão, e continuam a tê-los por amor ao que fazem. Copiar o trabalho de outra pessoa - que não foi disponibilizado para isso, antes que alguém venha me falar de Google - é, para mim, um índice da decadência. E tem que cair mesmo. Um blogueiro que não é capaz de fazer postagens deveria ser banido da blogosfera.
    Deixo, mais uma vez, a minha indgnação se juntar à sua. Para o que precisar, estou aqui.
    Beijos, NikaSanc.

    ResponderExcluir
  26. Gente, plágio não é mais novidade o Ctrl C Ctrl V está na moda. As vitimas denuncia e ninguém faz absolutamente nada,agora o que me deixou decepcionada foi a posição da autora!! Na hora de divulgar o livro tá junto e quando vê um absurdo desses tira o corpo fora!?
    Eu também estou aqui para o que precisar ^^

    Beijos
    Luciana
    Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  27. Oi Nessa!

    Puxa, que situação terrível. Eu sinto muito por você ter sido vítima e espero que não aconteça mais. É um absurdo que as pessoas façam isso, mesmo tratando-se de um crime, com a maior cara de pau, como se fosse copiar e colar qualquer outra coisa que viu na internet para o próprio blog.
    Já vi o plágio acontecer com algumas pessoas que conheço e espero nunca ter que passar por isso. Mesmo registrando meu blog no Free Copyright, vou te dizer que não me sinto segura. A gente gasta tanto tempo para montar um post e deixá-lo legal para os nossos leitores e acontece isso... acaba sendo desanimador!
    E acho totalmente certo o que você fez, reuniu todas as provas e divulgou no blog, para todo mundo ver. Era bem capaz ainda que alguém pensasse o contrário!
    Espero mesmo que você nunca tenha que passar por isso novamente, nem qualquer outro blogueiro que se dedica a fazer o seu blog cada dia melhor, né? :D

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  28. Oi Nessa!
    Isto é um absurdo, até agora ninguém fez nada.
    Muito descaso com os blogueiros que realmente são dignos e fazem seu blog de coração.
    Mesmo que seja uma resenha de um parágrafo, faça com suas palavras.

    Muito cinismo tudo isso.

    Bjos!!

    Cida

    ResponderExcluir
  29. Bom, tive que vir aqui comentar.

    Esse é um dos motivos pelo qual parei de fazer parcerias com autores nacionais. Claro que eu não quero generalizar, porque conheço uns ótimos, mas muitos infelizmente estão em busca do retorno positivo a qualquer custo. E pra isso não importa se seus blogueiros queridos mentirem na resenha, fizer spam loucamente ou plagiar uma resenha de seu livro. Desde que os divulguem, vale qualquer coisa.

    Ah, que boazinha à autora nas respostas não é? Só que não. Ela ficou no muro, passando a impressão que te apoiava, que era uma questão de ética e blá, blá, blá. Ta aí a ética agora, com ela querendo te processar. Boazinha ela, não?
    Na verdade, com essa “bondade” dela, perdeu meu respeito e o de muitos outros. Foi mais ou menos do estilo “Eu sei que o meu amigo está fazendo algo muito errado, mas vou fechar os olhos porque senão não consigo me garantir e preciso da ajudazinha dele,”. Engraçado que são essas mesmas pessoas que depois vão lá e dizer com toda pompa que político faz algo errado, que é contra isso, contra aquilo... Pode parecer “pequeno” (aos olhos dela) o plágio de uma resenha, mas é errado de todas as formas. Mais além, é um CRIME.

    E pelo amor, já to de saco cheio ter que ouvir “ser escritor nesse país é difícil”. Vai ser arquiteto, engenheiro, médico, advogado, empregada doméstica pra ver se é fácil então! Escritores, parem de usar isso como saída pra tudo! Por ser difícil, vamos então ser condescendentes com um crime?

    “Não quero comprar briga por que senão vão todos me odiar”. Claro né, é melhor acobertar o plágio, ficar quietinha, do que fazer a coisa certa. É o famoso “jeitinho brasileiro”. O mais cômico nos e-mails é, além de tudo, ela tentar continuar a parceria com as duas, porque assim garantiria o dela sem perder nada.

    Se ela te processar mesmo (o que eu duvido), só vai provar o quão baixo dá pra descer pra garantir a “carreira” medíocre dela (querida, você está começando com o pé errado, não seja mau caráter). Enfim, lamentável tudo isso. Uma coisa que poderia ter se resolvido rapidamente, vira um bolo de confusão pela atitude (na minha opinião), horrível da autora.

    Beijos,

    Bruna

    ResponderExcluir
  30. Nossa amiga, imagino o quanto você deve está tão triste.E como te falei no twitter , e como tirasse um pedaço da gente.Dedicamos tanto para fazer uma resenha.Escrevemos o que sentimos nela , nossas impressões.E vem alguém é copia aquilo que fizemos com tanto carinho.É um absurdo , uma vergonha isso.Ainda tem a cara de pau de dizer ''sem querer ficou parecido'' , ata.Uma pessoa medíocre e sem nenhum concesso de carácter.Plágio é crime.
    Pode contar comigo sempre amiga.E estou do seu lado sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá Nessa...
    Isso realmente é muito chato. E você fez bem, pois se ninguém fazer isso (falar tudo e sem medo) o mundo vai continuar com pessoas que fazem plágios! O que essa menina fez é desonesto! Você está correta Nessa.

    Beijos, Lucas
    ESCONDIDOS NO LIVRO
    http://escondidosnolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Acho que nem sei por onde começar!

    Primeiro que plágio é uma coisa que dói na gente que realmente pára para escrever a resenha, se dedica e cumpre com o combinado. Só que nesse caso não sei se estou mais chocada com a menina que copiou a resenha na MAIOR cara de pau ou com a autora passando a mão na cabeça!

    Gente, se ela não quisesse atenção errada pra si, reconhecesse o erro e ficasse calada. Não querer se meter ainda é um direito dela. Mas quis fazer jogo duplo e ficou muito feio. Me pergunto se ela gostaria que alguém copiasse o livro dela e dissesse que a inspiração foi "ops" pelo mesmo caminho.

    Vergonha ALHEIA pra esse povo.

    Abs
    @marizoch

    www.marizoch.com

    ResponderExcluir
  33. Oiii Vanessa...
    Lamento pelo fato ocorrido com você..realmente isso é incontestável.
    Acho que pessoas que ainda derem crédito a esse blog, não mereçem nosso respeito!!!
    Lamento mesmo. Espero que não ocorra novamente...

    Ronaldo - Livro sobre Livro
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Que absurdo!
    Isso de plágio é muito chato, como você disse, se dedicou a resenha por horas e ela foi lá e apenas copiou modificando algumas partes, isso é muito sem noção!
    E o pior foi a atitude da autora, também a entendo pelo fato de ser mesmo difícil ser escritor aqui no Brasil, mas aquele comentário no blog foi o pior de tudo!

    ResponderExcluir
  35. Pra mim a autora passou a mão na cabeça da plagiadora, e isso ficou feio, muito feio. Jamais firmaria parceria com alguém que aceita esse tipo de situação...
    bad...

    ResponderExcluir
  36. Eu bm ja fui plagiada. Não é um situação nenhum pouco boa, porém, acho que você fez errado ter mostrado para todo mundo o que deveria ser uma conversa particular das três. Sem contar que a Denise se redimiu pelo facebook. Foi errado da parte da Lo ter copiado/se baseado no seu texto, assim como foi muito mais errado você tê-la exposto e exposta a autora a essa situação.
    Você pode estar prejudicando a Denise de uma maneira irreparavel.
    Provavelmente você não liga, afinal está nervosa e tudo mais. Mas a Denise fez o possível para não tomar lados, e ela ser prejudicada por uma coisa que ela não tem nada a ver, é pálio.
    O que eu quero dizer é, a Denise será a mais prejudicada. O blog pode refazer a resenha, e pronto, mas e a imagem pública dela?

    ResponderExcluir
  37. Oi Fernanda. Eu expus a situação conforme aconteceu e não creio ter feito nada para prejudicar ninguém. A única prejudicada da história fui eu, que além de plagiada fui enfiada em um jogo duplo. Como eu disse, eu até entenderia a Deise não querer se manifestar e tal, mas daí deixar um comentário elogiando a resenha? Sim, ela passou a mão na cabeça da plagiadora e isso foi ilegal. E quanto ao retratamento dela no Facebook, não cheguei a ver porque ela está bloqueada nas minhas redes sociais, devido as ameaças que me fez. Repito, não fiz nada errado. Expor a verdade não é crime

    ResponderExcluir
  38. Sabe o que acontece? As pessoas acham que escrever é mole, criar conteúdo, principalmente para blog literário, é fácil... mero engano. Daí a pessoa não consegue desenvolver determinada resenha de um livro e acaba fazendo isso, plagiando. Eu me estressei algum tempo com a Glaucia do Leitora It porque ela copiou diversos itens do meu blog na maior cara de pau, mas felizmente não foi nada relacionado aos textos e como foi relacionado ao blog, eu refiz e refiz bem melhor. Isso acontece e só nos mostra que temos MUITA capacidade de criar e outras pessoas, infelizmente, só sabem copiar.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  39. Gente! Que absuuuurdo!!! To perplexa!!! Vc está corretíssima em não ficar calada! Como assim? Vc sofre plágio e tem que ficar calada e ainda sair como a errada? Não mesmo! Você fez certíssimo em denunciar e é realmente uma situação muito chata.

    Um beijo!

    www.perdidasnabiblioteca.com

    ResponderExcluir
  40. Háá´que sacanagem!!! Eu acho plágio uma barbaridade, atestado de burrice total! Mas confesso que fiquei com vergonha alheia da autora, não sei até onde as pessoas vão sendo imparciais com coisas erradas apenas pra vender seu trabalho. Livros exprime a personalidade do autor, imagina um autor que quer ficar nulo ou é falso? O que pensar do trabalho de alguém assim... fica tudo meio sem cor neh, vazio de ideais... Muito triste o que aconteceu ainda mais por ser com vc... Bjos

    ResponderExcluir
  41. Boa noite, nessa. Madrugada, mas vale, né? Bom, bem como estou falando com você no bate-papo, fiquei pasma com a situação. Copiar a resenha assim, na cara dura, mesmo sabendo que a autora é parceira de ambos os blogs? MUITA cara de pau! Muita mesmo. Achei ridículo por parte da autora fazer aquele comentário no blog dela, mesmo sabendo do ocorrido. PURO puxa saquismo! só porque a menina ajuda na divulgação do livro. Há algum tempo eu estava pensando em propor uma parceria com essa autora, mas agora, sinceramente, nem que ela me peça eu faço. Ridículo isso.
    Sinto muito por você ter passado por isso, sinceramente.
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir