24/06/2012

Resenha: As Aventuras de Tintim - O Romance

O livro As Aventuras de Tintim - O Romance, foi baseado no filme homônimo dos roteiristas Steven Moffat e Edgar Wright & Joe Cornish. O filme, por sua vez, foi inspirado na série As Aventuras de Tintim, de Hergé, que teve vários livros publicados, e também virou seriado. O repórter Tintim vivencia diversas aventuras ao lado do seu fiel escudeiro, o cachorro terrier Milu. 


Tintim fica encantado com a miniatura de um navio Licorne e resolve adquiri-lo, depois de disputá-lo quase a tapa com um comprador em potencial. Milu esbarra acidentalmente na miniatura, que se espatifa no chão e revela em seu conteúdo, uma mensagem secreta. A mensagem é um verdadeiro enigma, e menciona três irmãos e três navios Licornes. Tintim fica intrigado e resolve embarcar nessa aventura.


Em busca de pistas, ele se mete em muitas encrencas, e acaba sendo sequestrado e indo parar em um navio, bem no meio do oceano. E é justamente neste navio que ele conhece o Capitão Haddock, um verdadeiro lobo do mar e que, assim como um carro, é movido a álcool. Haddock é descendente do Sr. Francis Haddock, que foi o capitão de um dos navios citados na mensagem e se embrenhou em uma luta astuta com Rackham, um pirata ambicioso e ladrão. Tintim percebe que está cada vez mais perto de decifrar o segredo e decide apostar todas as suas fichas em Haddock, que se revela um grande amigo. Supostamente, as pistas o levam na localização de um grande tesouro. Quanto mais eles se aproximam do tesouro, mais perigos enfrentam, além de percorrerem os mais diversos lugares. O tempo corre e eles precisam desvendar o mistério antes que outras pessoas mal intencionadas consigam.

Um livro intrigante, repleto de aventuras e mistério. Tintim é determinado, guerreiro e não poupa esforços para realizar os seus intentos. Ele conta com a ajuda de Milu, que por sinal é uma graça, e do Capitão Haddock, outra figuraça. Como eu disse anteriormente, ele sempre está acompanhado de uma garrafa de bebida e parece só permanecer em modo on embriagado. Impossível não rir com as trapalhadas de Haddock, principalmente quando ele decide fazer uma fogueira dentro de uma embarcação, que obviamente remete a consequências inusitadas.


Outros dois personagens hilários são Dupont e Dupond, dois investigadores policiais idênticos fisicamente, assim como em seus nomes. Eles tentam dar um suporte a Tintim, mas se atrapalham mais do que tudo. A cena em que se defrontam com o batedor de carteiras é completamente inusitada e engraçada.


Quem gosta de uma boa aventura, daquelas impactantes e norteadas por mistérios e enigmas, é um prato cheio. Para os fãs de Tintim, sobretudo do seriado, é leitura obrigatória. A diagramação do livro merece destaque, com letras em tamanho ideal e páginas amareladas, e uma revisão muito bem feita. Recomendo, com certeza!


12 comentários:

  1. Boa noite Nessa,

    Não li nehum livro dele, mas tenho muita vontade de ler, pela sua resenha eles são ótimos...parabéns.


    Abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Nessa... Hahaa =)
    Eu batendo cartão no blog hoje... Mas amo vim te visitar!
    Bom, eu não sou muito fan de tintim não, mas gostei da resenha! E ALELUIA, um livro com revisão boa. Porque MEU PAI DO CÉU! Os livros de hoje estão com uma péssima revisão!

    Beijos, Lucas
    ESCONDIDOS NO LIVRO!

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que exstia o livro Nessa...ADorei
    bjaoo

    ResponderExcluir
  4. Olá Nessa, seu blog é incrível... adorei!!!
    E não sabia tbm deste livro, deve ser perfeito pela sua resenha.

    Beijoos!!!

    http://www.newsnessa.com/2012/06/resenha-mor-daniel-glattauer.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa!
    Adorei a resenha apesar de não fazer muito meu gênero literário é uma boa dica pra eu ler com meu priminho, assim a gente se diverti junto!

    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.con

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!
    Faz tempo que não escuto a expressão lobo do mar,hahaha,acho que preciso ver mais desenho ou ler As Aventuras de Tim Tim,me lembrei da minha infância agoraBjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu lembro de assistir ao desenho no cartoon sempre que podia, era bom demais xD
    depois que virou filme, fiquei doido pra ver, mas nem esperaram eu curtir o longa e já foram lançando o livro uaheuaeuhae

    VIsh, Nessa, lendo essa resenha deu muita vontade de ler, será que num rola uma promo aqui não? Um livro como esse merece um lugar na minha estante auheuaheuhae

    abração, fica na PAz!

    Pedro Almada - INspirados, O Berço das Grandes IDeias!
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa! Sempre quis ler este livro, acho a capa encantadora *-* Ótima resenha mulher, parabéns sempre!!

    xoxo
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Tenho vontade de ler este livro. A série parece ser muito boa.
    Amei a resenha. >.<
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Gosto de livros com esse tema, infanto juvenis, cheio de aventuras e afins. Só não gosto do nome Tintin, nunca gostei, nem assistia o desenho.

    Acho que vou colocar na minha lista de desejados no Skoob!

    Bjos e adorei a resenha!

    Flavia
    http://livrosechocolate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa,

    Ainda não vi o filme, mas estou curiosa para ver. Não sabia que existia o livro, me parece ser muito bom.
    Ótima resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir