03/06/2012

Resenha: @mor - Daniel Glattauer

Título original: Gut gegen norwind
Gênero: Romance epistolar
Páginas: 188
Editora: Suma de Letras
Classificação: 5/5
O livro @mor, de Daniel Glattauer, nos conta a história romântica de Emmi Rothner e Leo Leike. Os dois se aproximam devido a um e-mail que Emmi envia por engano para cancelar a assinatura de uma revista, e o mesmo é direcionado a Leo. O incidente acontece mais uma vez, desta vez com uma mensagem coletiva de Natal, que é respondida da seguinte forma:

"Cara Emmi Rothner, nós mal nos conhecemos ou não nos conhecemos absolutamente. Contudo, agradeço pelo seu afetuoso e muitíssimo original e-mail coletivo! Sds, Leo Leike"



E logo após:

"Eu lhe desejo uma festa agradável e torço para que o ano que se avizinha entre para os 80 melhores de sua vida. E, caso a senhora tenha, nesse meio-tempo, feito a assinatura de dias ruins, cancele-os tranquilamente - por engano - comigo. Leo Leike"

 A partir do terceiro e-mail, o que era um mal-entendido se transforma em uma atração irresistível e viciante. Mesmo não se conhecendo pessoalmente, e nem ao mesmo sabendo de todas as características e informações básicas a respeito um do outro, eles se apaixonam através da tela do computador.

Emmi é casada com um homem um pouco mais velho do que ela e é madrasta de duas crianças. Fica claro que o seu casamento está deteriorado e cheio de brechas, o que se torna um motivo para que um novo relacionamento aconteça. O último envolvimento amoroso de Leo foi um verdadeiro fiasco e lhe deixaram feridas emocionais profundas. Apesar de estarem totalmente interessados um pelo outro, eles estão envoltos em insegurança. Um medo de que o relacionamento virtual seja mera fantasia, e de que o encontro físico e a troca de olhares, desfaça todo o sentimento que nutriram, assim como um castelo de areia se desmancha ao toque da água arredia...

@mor é um romance epistolar austríaco, narrado através de e-mails. Acompanhamos o amadurecimento e a intimidade que Emmi e Leo adquirem, capítulo após capítulo. Os diálogos são ternos e sutis, e repletos de sentimentalismo e romance. Leo descreve o que sente com muita exatidão, encantando o leitor.  Emmi já é um pouco mais contida, mas aos poucos, vai se deixando envolver.

Amei o livro, e me identifiquei bastante com o enredo, já que conheci alguém de forma bem parecida. Enquanto eu lia, me surgiam as imagens de nossos primeiros contatos e encontros, e vi uma parte da minha vida sendo recapitulada.  Enfim, foi super emocionante pra mim reviver esses momentos nas páginas de @mor.

A narrativa é sensível, doce e nos relata um romance encantador. A única coisa que me incomodou um pouco foi a insegurança do casal em se conhecer pessoalmente, mas creio que devido as circunstâncias e as experiências vivenciadas por cada um dos dois, seria algo já esperado.

Um romance contemporâneo fofo, descrito com extrema sutileza e que nos encanta página após página. Amei o livro e com certeza, recomendo!

Confiram o booktrailer de @mor:






48 comentários:

  1. Sério que conheceste seu mardio de forma similar? Oin que fofo! Adorei a resenha.

    Beijo,
    Lariane _ Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  2. Olá Lari! Conheci de forma semelhante sim. Ficamos conversando por SMS e telefone por dois meses, até que marcamos o primeiro encontro, e logo de cara, ocorreu o namoro. É o meu conto de fadas moderno...hehe. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ai que resenha linda amiga.Quero muito ler esse livro.
    Parabéns amiga.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa, ainda não li este livro, mas ele está na minha estante aguardando.a sua resenha está muito boa e só me deixou com mais vontade de ler.
    Deve ter sido emocionante para você ler este livro, alias, sua história deve ser emocionante!
    Tenho um prima que conheceu com cara pela internet ela aqui e ele em Londres. Bem, depois de algum tempo ele veio aqui... depois ela foi lá e depois ele veio aqui e a levou. Casaram-se lá e isso foi há 8 anos. Então, o amor é o amor.
    Felicidade, beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga... To doido para ler esse livro... E ele ainda é em forma de e-mails... GENIAL!!!

    Beijos, Lucas
    ESCONDIDOS NO LIVRO!!!

    ResponderExcluir
  6. Ah eu não sei se devo ler esse livro, e tenho dois bons motivos...
    1º vai ter continuação...é, talvez eu o leia quando sair a continuação, não to gostando de esperar livros que são em séries ultimamente...não aguento mais esperar pra saber o que acontece. rs
    2º já aconteceu de eu encontrar o amor da minha vida (digo, agora pensando não sei se era o amor da minha vida,mas enfim) pela net, não dessa forma de emails é claro, mas pela sua resenha foi similar, tanto que na época a garota terminou o namoro por minha causa...enfim, não deu certo e bem, complicado falar disso né?
    Mas enfim...o legal desse livro é que ele é baseado em contos reais. Talvez o leia algum dia...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  7. Ah, os elogios á esse livro são tantos, quer muito poder lê-lo, tem cara de ser muito bom mesmo :D

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  8. Até agora @mor foi o melhor livro que li este ano, mas acredito que muito em breve outro irá tomar o seu lugar rs Ainda assim já é um dos meus preferidos e primeiramente não pensei que fosse me conquistar tanto. Achei incrível a capacidade do autor em nos prender; ansiava pelos e-mails do Leo e da Emmi quase tanto quanto eles dois. O diálogo entre os dois é apaixonante!
    Que legal você ter conhecido o seu marido de forma parecida.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa, acho que é uma forma moderna de se apaixonar rs, adorei a resenha e tenho certeza que vou amar o livro. Muita coincidência você mandar um e-mail errado para a pessoa que será a sua Alma gêmea rsrs, eu acho que eu ficaria com medo de me encontrar pessoalmente com a pessoa também.
    Eu amei a resenha e espero ler o livro em breve.

    Beijos Nessa, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa!
    Sabia que teria muitas pessoas que e identificariam com a estória, pois acredito que nos dias da tecnologia isso ocorra com mais frequência do que imaginamos.
    Adorei a resenha e tb quero navegar nesse romance virtual que é @amor.
    Tem meme para vc lá no blog.
    http://roubando-livros.blogspot.com.br/2012/06/memesou-divasou-blogueirasou-muito-mais.html
    Bjos Fabi.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa!
    Estou um pouco sumida pelo corre corre no trabalho e faculdade..quanto ao livro eu adorei o tema abordado apesar de não confiar muito nesse negócio de amor por internet, sem se conhecer e tal...acho que deve ser uma questão de sorte ou destino..rsrs

    O livro deve ser super fofo! Adorei a resenha!
    Tem resenha nova no blog.
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi

    Eu ate tenho muitos amigos pela internet, já cheguei a me apaixonar por um, mas não teria coragem de conhece-los pessoalmente.

    s2mightygirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Humm eu pelo contrário não tenho nenhuma boa lembrança do meu amor virtual, namorei ele por 7 anos e foi uma bomba! rsrsrrsrs
    O livro lembra o filme Mensagem para você, com a Meg Ryan e Tom Hanks rsrsrs

    Adorei a resenha e parabéns Nessa tivesse mais sorte do que eu kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. adorei a resenha nessa, parece ser um livro bem interessante, Parabéns. abraços

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Quero muito ler este livro. Parece ser tão bom. Fiquei completamente encantado por ele, depois da sua resenha.
    Preciso lê-lo urgentemente.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. A resenha é muito melhor que o livro ! Acabei de ler , e apesar de ser uma história interessante, é muito repetitivo, o que torna a leitura monotona, com certeza não foi um livro dos melhores que li recentemente (+-30).

    ResponderExcluir
  17. Desde a primeira resenha que li desse livro, eu fiquei super curiosa para ler. Só vi elogios sobre o livro então, acredito que seja mesmo uma boa história. O fato de ser em emails também é algo que me chamou muito a atenção!

    Bjos,
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir
  18. Parece ser bem lega, estou curiosa para ler! Adorei a sua resenha, está incrível.

    A capa não me atraiu muito, mas mesmo assim é bonita.

    Beijinhos amora.

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  19. Estou super curiosa a respeito desse livro, pois quero muito saber como fica esse casal de internet e como ela sai desse rolo...

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela resenha, quero muito ler o livro.
    Ah! Que legal que vc conheceu seu marido de forma quase parecido. Eu também conheci meu noivo assim tbm pela internet ^^
    Beijos
    bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  21. Deve ser difícil sair da tela e ir para o cara a cara!!!
    Adorei a resenha!!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  22. Realmente não gosto de romances! Mas quem sabe lendo eu goste né?
    ótima resenha!! tchau!

    ResponderExcluir
  23. Comprei esse livro e vou ver se consigo ler ainda esse mês. Vi que ele é todo em forma de emails, e na hora me veio a cabeça o livro "O Garoto da Casa ao Lado" da Meg Cabot.

    Eu não acredito muito nesse negócio de relacionamento virtual, pelo menos não vindo de mim, que sou um pouco seca. Ja ate conheci pessoalmente alguns caras com quem falava pela internet, na época no ICQ!! hahaha! Alguns sumiram, outros mantenho amizade ate hoje, alguns ate fiquei de rolo mas depois nunca mais vi... Que fofo que com seu marido deu certo, flor! Adoro essas historias romanticas! *suspira*

    A historia parece ser bem legal.

    Bjoka

    Flavia
    http://livrosechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Quero muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito ler esse livro e dps dessa resenha...

    ResponderExcluir
  25. Nessaaaaaaaaaaaa
    estou doida por esse livroooo!!!
    Amei sua resenhaaaaaa
    O livro parece ser muito bommm

    ResponderExcluir
  26. Muito interessante o tema.
    gostei parece ser uma romance bem trabalhado.
    o livro parece ser muito bom também.
    parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  27. Achei interessante, me apaixonei por esse livro só pela capa *_* aposto que a história é ótima tbm.

    ResponderExcluir
  28. Quero muito ler esse livrooo :D
    Sucesso pro blog! :)

    ResponderExcluir
  29. Conheci meu marido pela internet. Somos casados há 4 anos e temos um filho. Minha história de amor é um romance moderno!^^ Quero ler este livro, me identifiquei.

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito da ideia desse livro, um e-mail por engano que termina cruzando duas vidas. Ouvi dizer que, apesar de o formato do livro ser todo de e-mails, a linguagem não é a comum da internet, achei isso muito bom.

    E o final? Eles se encontram, o que acontecerá então? Que curiosidade... Não vejo a hora de ler @mor. =)

    Parabéns pela resenha, querida!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  31. Este livro parece ser maravilhoooso, to louca pra ler.
    Seu blog é o máximo, viu.

    Beijoos
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  32. Oie, Van :)
    Sabe, quero ler esse livro, mas Esrou co pouca expectativas em relação dele, acho que gostaria náiade fosse através de cartas e não e-mail.
    Pois, soía ais nada pela escrita, mesmo errando muito rsrs
    Contudo quero ler, nem quedeis para mudar a impressão que tenho dele.
    Além de ter gostado, já que gosto da maioria dos livros que ler ^^

    ResponderExcluir
  33. Estou doido para ler esse livro. Muito boa a resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  34. Eu acho esse livro tão fofo e moderno! Ah, quem não quer chegar um dia, abrir o email e se deparar vivendo uma história assim? Nossa, eu quero! Amei tudo nesse livro *-* a história parece se muito fofa e ainda tem continuação *0* (eu já quero os dois)

    ResponderExcluir
  35. E a curiosidade com a história, só aumenta em cada resenha. Adorei a sua! Estou ansiosa pra ter esse livro :D
    Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Muito boa a resenha, e interessante a relação que tem com vc, me parece um romance super moderno, hj tudo é internet e pq não o amor.
    Gostari muitoo de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  37. Já li esse livro e adorei....
    A narrativa diferente ...em formato de e-mail me chamou a atenção, ainda não tinha lido nenhum livro assim...
    Os diálogos são muito bons, inteligentes e dinâmicos...eu me imaginavam o Léo e a Emmy teclando as mensagens e sentia a mesma ansiedade que eles por uma resposta....rsrs enfim me envolvi muito....
    Mas o final....o que foi isso?????? O autor queria nos enlouquecer..fala sério!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Adoro romances e esse em especial me encantou. Achei o enredo lindo e tenho certeza que vou amar ler esse livro com uma narrativa diferenciada do amor.Algo bem moderno.
    Bjs!
    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  39. Nossa que lindo, sei que vou ficar de pé atras por ela ser casada e tal's, mas adoro romances assim, inclusive assim como você conheci meu marido pela net, e tenho mais que ninguém certeza de que relacionamento assim pode dar certo, é como na base de tudo,respeito e amor.

    ResponderExcluir
  40. Esse livro é o máximo, tou muito curiosa pra ler

    ResponderExcluir
  41. Se a resenha já nos deixa vidrada imagine o livro. To louca pra ler.

    ResponderExcluir
  42. Parabéns pela resenha.Adoraria lê-lo,ele é bem interessante!

    ResponderExcluir
  43. Eu to desesperada pra ganhar e ler esse livro! Espero ler e continuar a suspirar por ele

    ResponderExcluir
  44. Olá!! Adorei a sua resenha. Estou doida pra ler esse livro, pois tbm conheci meu amorado pela internet, estamos juntos há 1 ano e meio =D

    ResponderExcluir
  45. parece muito emocionante principalmente pq nos q vivemos no pc direto começamos a divagar sobre esse tipo de coisa e relacionamentos o q n significa q n é possivel quero muito ler!

    ResponderExcluir
  46. Eu queeero muito. Adooro livro de romance. Me cativam ! =D

    ResponderExcluir
  47. Oi Nessa
    Eu quero muito ler este livro. Eu vi um blogueira mostrando a capa desse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele.E depois que li sua resenha eu coloquei o livro na lista de desejados.
    Bjão

    ResponderExcluir