10/06/2012

Resenha: Nas Sombras- Jeri Smith-Ready

O livro Nas Sombras, de Jeri Smith-Ready, nos conta a história de Aura Salvatore, uma garota que possui a habilidade de ver e falar com fantasmas. Ela não é a única: todas as pessoas que nasceram após um evento intitulado a Passagem possuem esse dom. Aura é a namorada de Logan, vocalista da banda Keeley Brothers. 


Logan e os demais integrantes dos Keeley Brothers estão extasiados, pois possuem um megashow marcado, no qual serão avaliados por uma gravadora de grande renome. É a chance de ouro para a carreira do grupo de rock deslanchar. E para completar essa felicidade, a apresentação dos Keeley Brothers se dará no dia do aniversário de 18 anos de Logan.


Aura está preparando uma surpresa para o namorado: eles perderão a virgindade juntos, em uma noite inesquecível. Porém os planos do casal vão por água abaixo, pois Logan acaba falecendo, vítima de uma mistura de álcool com cocaína. 

A dor de Aura é intensa, afinal, ela o amava mais do que tudo. E a história dos dois não termina por aí, já que Logan continua vagando pela Terra e assombrando ela e seus familiares, em sua forma roxa e evanescente. Aura sempre detestou se comunicar com fantasmas e sempre se perguntou o porquê de ter recebido esse carma, mas com a morte de Logan ela passa a questionar e reavaliar suas opiniões.


E para que sua mente entre em ebulição de uma vez, ela conhece o escocês Zachary, o novo aluno do colégio, que com seu jeito fofo e carismático acaba conquistando-a. E o dilema se forma: continuar com seu amado Logan, mesmo sabendo das suas limitações fantasmagóricas ou se propor a conhecer melhor Zachary, mais vivo e saudável do que nunca.


Confesso que não nutria muitas expectativas por Nas Sombras e que a sua sinopse não havia chamado a minha atenção. Em primeiro momento,  o julguei parecido com a série A Mediadora, de Meg Cabot, devido a temática de fantasmas e tudo mais. Mas assim que iniciei a leitura, acabei surpreendida pela trama de Jeri Smith - Ready, que possui uma narrativa deliciosa e envolvente, e repleta de originalidade.


Aura me conquistou logo no primeiro capítulo, com sua personalidade forte e destemida. A sua dor com a perda de Logan é palpável, e como se não bastasse isso, ela sofre uma espécie de bullying no colégio também. Os seus únicos colegas na escola são Megan, namorada do irmão de Logan, Mickey, e o fofíssimo Zachary.


Fica claro que ocorre um triângulo amoroso na história, mas isso não a torna nem um pouco clichê. A situação em que tudo acontece é tensa, fazendo com que as emoções realmente borbulhem. O relacionamento entre os personagens é autêntico, e vivenciado ao extremo, traçando uma trama inusitada.


Nas Sombras é um YA muito bem elaborado, com uma leitura fluída e dinâmica. A autora soube endossar a história com vários elementos, dentre eles, uma boa dose de humor, e soube expressar de forma concisa o linguajar dos jovens nos dias atuais. O livro é o primeiro volume de uma trilogia que promete fortes emoções. O final acontece de forma instigante e nos deixa um gancho para a sequência da história. Recomendo, com certeza!


14 comentários:

  1. Ótima resenha, Vanessa!
    Confesso que a sinopse não tinha me interessado muito, mas depois de ler sua resenha, fiquei curiosa! Parece um YA muito bom, nada clichê, deu vontade de ler! ^^
    Bjus,
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Vane!
    Gostei bastante do seu ponto de vista sobre o livro! Ainda não tive a oportunidade de lê-lo mas li outras resenhas. O único livro - que eu me lembre - que li sobre fantasmas foi do Joe Hill (A estrada da noite) e com certeza não tem nada de YA nele, hehe.
    Eu quero ler a série "A mediadora" mas como é uma série e eu não tenho tempo (dinheiro) pra investir nela, acho que vou ler Nas Sombras! Algumas questões parecem ficar em aberto neste primeiro livro, né? Como, por exemplo, a cor das sombras do namorado ser roxa... cada fantasma tem uma cor dependendo de alguma coisa - que não lembro o que é, li tantas resenhas dele, hehehe.

    Mas achei legal e espero ter a oportunidade de lê-lo!
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha amiga.
    Tinha em mente que Nas sombras era parecido com A mediadora , ver e falar com fantasmas nos leva diretamente para essa série.Mas que bom que o livro te surpreendeu.
    Confesso que não tinha muita vontade de ler, mas gostei muita da sua resenha e agora com certeza vou ler sim.
    ótima resenha amiga.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha! Talvez algum dia eu dê oportunidade para esse livro... Mas não sei, não vou muito com a cara dele! Apesar de todas as resenhas serem positivas, tem algo nele que não me pega... Acho que o fato de relações com fantasmas de qualquer tipo não me chamam muito a tenção...

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Adorei seu blog,tem muito assunto interessante.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Como você mesma disse nem a Capa nem a Sinopse chamam muito atenção, me interessei por ele devido a ler resenha positivas como a sua!!! Parabéns pela excelente resenha. abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi, parabéns pela resenha!
    Adoro séries, pelo visto essa parece uma boa, pelo que você falou!
    :D

    Adorei o blog, estou seguindo!

    beijinhos
    Relicario Azul

    ResponderExcluir
  8. Me interessei por ele devido a ler sua resenha , como sempre maravilhosa... Parabéns pela excelente resenha. abraços

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, quase acabando o livro. Vou ver. Achei a história até agora meio sem sentido, mas como se trata de um YA, então devo aceitar. ^^

    http://leiturasvivas.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Vanessa.
    Ótima resenha, o livro parece ser ótimo. Estou super curiosa para lê-lo.
    Todas as resenhas que vi dele até agora foram positivas.

    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nessa!!!

    Realmente, ao ler a sinopse no começo do post tb pensei em A Mediadora, mas sua resenha me deixou com vontade de ler... ai ai

    Parabéns!

    bjs***

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa... XD
    OMG como quero esse livro!
    Quero muito ler e depois dessa resenha, aguçou mais minha vontade de lê-lo!

    Beijos, Lucas
    ESCONDIDOS NO LIVRO
    XOXO

    ResponderExcluir
  13. Lá estamos de novo com série YA com adivinha ??? Triângulo amoroso, qdo não é com três personagens de carne e osso, eles inventam um fantasma, acho que podiam trocar o gênero em vez de YA podia colocar TA (triangulo amoroso), nossa a criatividade é algo que não existe nesse mundo YA ou melhor TA kkkkkkkkk

    Achei interessante o livro... mas... passei da idade de ler livro que a mocinha continua indecisa se gosta de branco ou preto, se pega meu loro ou vai pentear o macaco Afff enfim... voltamos ao meu gênero preferido libertinos devassos que pegam a mocinha de jeito que ela não tem tempo e nem vontade de olhar para o lado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    E continuo na minha Trava Resenhística kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. A resenha já havia chamado minha atenção, mas fiquei contente em saber que não é uma história cheia de furos e que a autora soube aproveitar bem, sem querer adicionar muita coisa e acabar 'perdida'. Minha vontade de ler cresceu.

    ResponderExcluir