11/07/2012

Resenha: Um Homem de Sorte - Nicholas Sparks

O livro Um Homem de Sorte, de Nicholas Sparks, nos conta a história do fuzileiro naval Logan Thibault. Enquanto servia ao Corpo de Fuzileiros Navais, Thibault encontrou no campo de batalha a fotografia de uma linda moça loira e resolveu anexá-la no mural, para que o dono a achasse. Porém, passou-se um tempo e ninguém apareceu para procurá-la, e Thibault acabou ficando com a posse da mesma. A foto não saía de seu bolso, e muitos de seus colegas, entre eles Victor, acreditava que ela era uma espécie de amuleto da sorte, pois muitos fatos aconteceram, ceifando várias vidas, e Thibault sempre escapava ileso. A princípio, ele não acreditava nas suposições de seus amigos, mas com o decorrer do tempo, começou a perceber que realmente eles tinham razão.


Passam-se alguns anos e Thibault resolve deixar Colorado, onde vive com a mãe, à procura da moça da fotografia. Tendo como companhia apenas o pastor alemão Zeus, ele ruma a uma viagem pelo desconhecido, caminhando a pé em busca de seu intento. 

Após quilômetros e quilômetros de árdua caminhada, ele acaba indo parar em Hampton, uma cidade pequena e pacata. Em Hampton, ele consegue emprego no canil de Nana, devido a sua agilidade e destreza para lidar com Zeus, que é um cachorro super bem treinado e especial. Ele descobre que Beth, a neta de Nana, é a moça da fotografia, e acaba se aproximando cada dia mais dela.


Beth é uma professora humilde e simples e mãe de Ben, um garoto cativante de 10 anos, fruto de seu casamento com o policial Keith Clayton, que durou pouquíssimo tempo. Clayton pertence a uma família bem conhecida e respeitada de Hampton, e usa dessa regalia para ameaçar tudo e a todos ao seu redor. Sempre foi um péssimo marido para Beth, com sua postura infiel e infantil. Ele é um péssimo pai para Ben e nos poucos dias em que compartilha da presença do filho, que vive com a mãe, o trata de forma rude e cruel, o obrigando a limpar  sua casa, e querendo lhe impor, de forma nem um pouco agradável, o que ele deve ou não fazer.


Ben é um garoto doce e de personalidade cativante, que gosta de  jogar xadrez e tocar instrumentos musicais. Para Clayton, isso não é suficiente. Ele acha que o garoto é delicado demais e que deveria praticar um esporte mais masculino e o obriga a todo custo a ceder aos seus gostos. Os dias que Ben passa ao lado do pai são agoniantes e tristes.


Thibault se afeiçoa muito a Ben. A presença de Zeus os aproxima cada vez mais, e um clima de alegria e descontração paira sobre o canil. Ben não é o único que acaba sendo conquistado por Thibault; Nana se encanta com o seu funcionário, e Beth, apesar de relutante, acaba cedendo ao charme, carisma e simpatia de Thibault. O relacionamento dos dois vai se intensificando e logo surge um romance maduro, puro e estonteante. Porém, eles precisam lidar com segredos do passado, e com a fúria de Clayton, que jamais iria permitir que sua ex-esposa tivesse uma vida amorosa plena e feliz.


Ao contrário de muitos livros do Nicholas Sparks, Um Homem de Sorte não chega a nos emocionar, mas nos conta uma linda história, repleta de momentos sutis e até mesmo, inexplicáveis. O destino rege duas vidas de forma tão esplêndida e delicada, superando vários obstáculos que julgamos intransponíveis, como por exemplo, caminhar mais de 30 quilômetros por dia, a pé e sob sol forte, sem eira nem beira., em busca do desconhecido.


Thibault é um personagem incrível e de um caráter surpreendente. Ele é íntegro, verdadeiro, honesto e dono de um nobre coração. Beth é uma mãe e neta dedicada, e trabalha duro, tanto na escola quanto no canil, auxiliando Nana nas suas tarefas. Como mulher, não é totalmente realizada e carrega até mesmo uma certa frustração, por ter tido um casamento tão breve e fracassado, e desde então não ter encontrado uma pessoa especial. Ben é um garoto super esperto e doce, e que não é compreendido como deveria pelo seu pai, que é relutante em aceitar os seus gostos e atitudes. Clayton, por sua vez, é um sujeito intragável, que abusa da sua autoridade de poder para ter aquilo que quer. Não passa de uma criança mimada em um corpo de adulto, mas não chega a ser aquele tipo de vilão horripilante.


Um Homem de Sorte é um livro incrível, com personagens bem construídos e maduros, e um enredo muito bem elaborado e centrado. O Zeus deu um charme especial na trama, e é impossível não se apaixonar por esse cãozinho tão fofo e meigo. Foi feita uma adaptação cinematográfica do livro, a qual eu ainda não assisti, com Zac Efron e Taylor Schilling no elenco. Pode parecer cisma minha, mas eu esperava um ator mais maduro para interpretar  o Thibault, devido aos fatos narrados na história. Mas enfim, ainda preciso assistir o filme para afirmar a minha tese com clareza. Recomendo o livro, sem sombra de dúvidas.

Confiram o trailer do filme de Um Homem de Sorte:




36 comentários:

  1. Oi Nessa,
    tava louca para ler o livro, mas ando tão desanimada na leitura, não ando conseguindo prosseguir nos livros que abro para ler deve ser ressaca...rsrsrs...
    Adorei a resenha.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  2. Eu li um livro do Nicholas, tenho dois aqui na estante. Estou curiosa, mas ainda não sei quando vou ter oportunidade de ler.

    Até o próximo post!
    Luciana
    Tendo oportunidade, visite meu blog.
    http://www.apaixonadaporromances.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ganhei o livro, tou louca para ler para ver se é bom!
    Gostei da resenha!

    beijos

    Selene Blanchard
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  4. Eu também amei esse livro quando li. O Thibault é um personagem maravilhoso, foi muito bem construído pelo Nicholas. Clayton sempre me irritou, desde o início. Eu sempre soube que ele daria trabalho, rsrs. O final me deixou muito tensa, mas nada do que eu pensei tinha acontecido. Li outros livros do Nicholas Sparks mais emocionantes, também, mas Um Homem de Sorte tem um enredo lindo e cativante. Ainda não assisti ao filme, mas também imaginava alguém mais maduro para fazer o Logan. Espero que o Zac Efron tenha feito um bom trabalho, pelo menos.
    Adorei sua resenha.
    Beijos!

    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ola Nessa este livro é muito bom vc como sempre com bela resenhas .

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Amiga nem as tuas excelentes resenhas me ajudam a me curar da fobia do "mal de sparkisson" não consigo gostar desse autor, são verdadeiros livros que vc em que dar "meus pêsames" antes de começar a ler kkkk pq com certeza alguém irá morrer depois de um momento de felicidade!

    ResponderExcluir
  7. Oie, Van, sabes minha opinião pessoal com relação ao escritor rs e que so li 2 livros dele, ahh, tenho mais 2 0/ ainda não lido.
    mais acho que vou gostar de ler esse aí, já que falaste que a história foi bem construída e maduras *o* Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha :) Eu ainda não li esse livro do Nicholas, mas espero gostar como gostei dos outros. Por enquanto Querido John ainda é meu favorito dele <3

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  9. oi nessa, ai Nicholas Sparks é tudo de bom!!! amo le-lo, ele vicia com seu jeitinho de escrever!!! Ainda não tenho esse livr, mas ganhei um encarte com o primeiro capitulo, ai que tudo!!! Ontem quando fui trocar meus livros de banca a mocinha tava lendo esse livro e eu não me segurei enquanto não perguntei pra ela se era bonito, o que ela tava achando!!! ai que tudo!!!

    ResponderExcluir
  10. Adoro Nicholas! Parabéns pela resenha amiga =D.

    ResponderExcluir
  11. Boa resenha, eu estou louca pra ver o filme mas vou terminar de ler primeiro, até onde li eu estou gostando.

    Sucesso Vanessa bjos

    ResponderExcluir
  12. Nicholas Sparks é mestre e ninguém é mestre à toa, sempre espero dele tudo o que você descreveu em sua resenha, quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha, quero muito ler esse livro, pois sou fã demais de Nicholas Sparks.

    ResponderExcluir
  14. Olá Nessa...
    Que bela resenha! Clara e objetiva.
    Não pude ler ainda esse livro, mas é NICK SPARKS e é TUDO DE BOM! Super recomendo seus livros. Me emociono com TODOS! kkkk

    Beijos, Lucas
    ESCONDIDOS NO LIVRO!

    ResponderExcluir
  15. Gosto de histórias de amor, me fazem viver os sentimentos das personagens!

    ResponderExcluir
  16. Apaixonei pela história, sorte para mim.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Líbia

    http://descobrinasentrelinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nessa, eu já li e amei também, no começo achei um pouco paradinho, mas depois gostei muito. Também não assisti o filme ainda, mas vi o trailler e confesso que tem uma parte lá que chama bastante a minha atenção, e que eu nem liguei por ser o Jack, pela visão kkk.

    Beijos, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  18. Eu adorei a resenha e não vejo a hora de ler esse livro. Estou até enrolando pra ver o filme pra não perder a graça depois haha Parabéns pela resenha, tu escreve muito bem ;]

    ResponderExcluir
  19. Este livro é lindo. Amei ler-lo! E no final, juro que pensei que Thibault estaria morto, rs. E quando fui lendo e descobri que ele estava vivo fiquei super feliz e aliviada. Nicholas me fez viver no lugar da Beth.

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    Nossa agora que eu li essa resenha estouu com vontade de ler! Parece ser muito bom, apesar que todos os livros do Nicholas Sparks são...
    Beijos
    http://fanysouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Pelas resenhas que eu já li sobre esse livro eu já percebi que ele não é um dos melhores do autor, como ainda não li nada do Nicholas Sparks eu não começaria por esse livro e sim por Diário de uma Paixão, porque eu já vi o filme e adorei a história.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Eu sou tão afim de ler esse livro *-*
    Só leio resenhas maravilhosas sobre ele.

    Beijos.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  23. Quero mto ler esse livro, gosto muito dos livros do Nicholas, gostei da sua resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Espero que esse seja primeiro livro do Nicholas que vou ler hehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Acredita que nunca li nada do autor, não é meu tema preferido, não sou fã de romance , mas quero ler este porque muitos que leram me disseram que vale a pena, nunca quis assistir os filmes tb, pra não deixar ranço na hora da leitura !

    ResponderExcluir
  26. Que história bem linda! Tô louca pra ler, sou apaixonada pelo autor! Os romances são sempre bem construídos com personagens apaixonantes e maduros, até parecem contos de fadas hahaha! Fiquei curiosa pra ver o filme, mas quero ler o livro antes.. Espero não me decepcionar, e com certeza, já está na minha listinha! Ah, ótima resenha ;) Beijinho!

    ResponderExcluir
  27. Eu li esse livro e me apaixonei. É o livro do Nicholas que eu mais gostei c:
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi, Nessa.

    Sou meio cismada com as histórias de Nicholas Sparks, mas, envolveu animalzinho de estimação, fico derretida. =)

    Ah, também tenho dessas coisas... Imaginar o personagem de um jeito e ele aparecer de outro no filme. Que nem Savannah (Querido John) que era morena no livro e apareceu loira no filme.

    Enfim, parece um bom livro. =)

    Beijos!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  29. Estou louca para ler esse livro.Nicholas me encanta.Amo sua escrita.Parabéns pela sua resenha amiga.
    beijos

    ResponderExcluir
  30. Eu já li um livro do Nicholas e gostei, ñ fiquei fã mas gostei. Eu tô com outro livro dele aki, ainda tenho q ler. Esse parece bem interessante!

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito da sua resenha, estou louca pra ler esse livro.
    Bjs

    http://sucessoparaseublog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. adorei a resenha , e me interessei ainda mais pelo livro

    ResponderExcluir
  33. Li este livro no começo deste ano e ainda estou apaixonada pelo Logan... Para mim, o melhor "Herói" que Nicholas construiu!!!

    ResponderExcluir
  34. Esse livro faz parte da minha lista de leitura. Ameii a sua resenha. Clara e objetiva. Parabéns!

    ResponderExcluir