24/08/2012

Resenha: Diário de Uma Paixão - Nicholas Sparks

O livro Diário de Uma Paixão, de Nicholas Sparks, nos conta a história de Noah Calhoun e Allison Nelson, que tem início em 1946. Os jovens se apaixonam perdidamente e de forma intensa, mostrando que realmente foram feitos um para o outro. Mas, apesar da grandiosidade desse amor, eles acabam sendo separados pela família de Allie, que não aceita a divergência de classe social entre os dois.

Após 14 anos, eles se reencontram, mas Allie já está noiva de Lon, um advogado promissor. Apesar de ser uma mulher comprometida e prestes a se casar, a fagulha da paixão ressurge em seu coração, e ela precisará fazer uma escolha difícil, que irá machucar alguém, independente de qual caminho opte.

Diário de Uma Paixão foi inspirado na história dos avós da esposa de Sparks, e é uma trama tecida pelo mais puro e imaculado amor, regada pelo carinho e dedicação de seus personagens. O livro teve 12 milhões de exemplares vendidos e também teve uma adaptação cinematográfica, da qual gostei bastante.

Ele é narrado em primeira pessoa pelo Noah, que não poupa detalhes em relatar a sua intensa e bela história de amor. Ele é um personagem apaixonante e totalmente romântico, sendo o sonho de consumo de qualquer mulher. Suas palavras são doces e despertam sentimentos profundos no leitor:

"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim, e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei uma pessoa com toda a minha alma e meu coração e, para mim, isso sempre bastou." (Noah)

Acompanhamos a trajetória do casal, desde o seu primeiro encontro, bastante jovens, até o momento em que  Allie volta à cidade e procura por Noah. O tempo escorre rapidamente pelo casal, mas o sentimento que os uniu outrora permanece imutável, atemporal. Nem a distância ou qualquer outro obstáculo foi capaz de barrar o encontro dos amantes com a felicidade e o amor ágape, genuíno em toda a sua plenitude.

Os diálogos de Allie e Noah são belíssimos e emocionantes, e tem grande destaque na história:

"Eu adoraria dizer que tudo vai dar certo para nós, e prometo fazer tudo o que eu puder para que isso aconteça. Mas, se nunca mais voltarmos a nos encontrar, e se isto for verdadeiramente uma despedida, sei que nos veremos em outra vida. Nós nos encontraremos de novo, e talvez até lá as estrelas tenham mudado, e então nós nos amaremos, não só naquele momento, mas por todas as vidas que tivemos antes." (Noah)

"Você é a resposta para todas as minhas orações. Você é uma canção, um sonho, um murmúrio, e não sei como consegui viver sem você durante tanto tempo. Eu amo você, Allie, mais do que você é capaz de imaginar. Sempre te amei e sempre vou te amar." (Noah)

O final é tocante e a história é uma das mais belas (se não a mais bela) que podemos desfrutar. Verti lágrimas em várias passagens do livro, que mexeram com os meus sentimentos profundamente. Um romance esplêndido e que retrata o amor de forma imaculada e genuína. Recomendo, com certeza!

Confiram o trailer do filme Diário de Uma Paixão:



22 comentários:

  1. Esse livro é muito lindo, Nicholas Sparks criou uma história bem tocante mesmo, adoro <3

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Quero MUITO ler esse livro. As obras do Nicholas Sparks são magníficas.

    ResponderExcluir
  3. Eu também amei essa história e verti boas lágrimas, mas tem 2 deles que são meus favoritos: Um Homem de Sorte, ele não leva as Lágrimas mas adorei e O Melhor de Mim fiquei paralisada com o desfecho final.
    Amei sua resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olha amiga vou ser bem sincera, sendo mal de sparkisson não consigo gostar, muito DRAMA DRAMA DRAMA.

    Mas já assisti o filme, e até tenho o DVD mas não consigo gostar do autor, esse até foi o primeiro livro que li dele, mas mesmo assim ele não me cativou.

    Linda resenha!!!!

    ResponderExcluir
  5. O livro deve ser maravilhoso, ainda mais se tratando de Nicholas Sparks!
    Infelizmente não li esse livro ainda, mas quem sabe um dia não o leia :)

    Ótima resenha.

    Beijos,
    Books Lovely

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!
    Ainda não li Diários de uma Paixão, apesar de ter ele aqui. Minha fila de leitura anda cada dia maior e um dia desses vou me afogar em tantos livros. rsrs
    Tenho muita curiosidade em ler ele, principalmente pq assisti o filme e adorei! Além do mais, é Nicholas Sparks, né? ADORO os livros dele.
    Parabéns pela resenha! Só aguçou ainda mais a minha vontade de ler. Quem sabe eu não pulo ele na frente dos outros e leio logo?
    Beijos ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. UUUU parecer ser muito bonito esse livro. Sera que é tão bom quanto o filme ? ooops, sera que é a mesma historia ?! huuum ate agora todos os livros que eu li a resenha, de Nicholas, parecem ser otimos, ainda nao tive a chance de ler nenhum ;(

    Bjuus
    https://twitter.com/Blog1Misturando/status/239348037615484928

    ResponderExcluir
  8. Excelente resenha! Tanto o livro quanto o filme são lindos!!! Eu gosto muito deste livro do Sparks, mesmo tendo chorado litros no livro e no filme! E agora estou lendo O Casamento que uma espécie de continuação deste! Amando claro!!

    ResponderExcluir
  9. Assisti ao filme diversas vezes, mas o livro ainda não tive oportunidade de ler.
    Adoro o Sparks e tento sempre comprar livros dele que tenha final feliz. Odeio final triste rs.
    Escolha do Próximo livro para resenha.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Todos falam bem desse livro. Incrível, não acha?
    Eu por exemplo só vi o filme, estou com o livro pra ler, ansiedade nem tanto, porque sei do final, e eu li o casamento que é continuação, e achei perfeito, se eu ler esse eh capaz de eu até chorar. ehhe
    eu acho que o Noah Calhoum eh um exemplo a se seguir. ele faz as coisas td certo só para agradar e ser feliz com a mulher q ele ama isso eh mt terno. amei a resenha

    rafa
    leiturasvivas.com

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Nessa,

    Eu só li do autor Um Homem de Sorte e gostei, mas tenho muita curiosidade em relação aos outros livros dele....agora depois da sua resenha ela só aumentou...parabéns...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nunca tive curiosidade de ler esse livro, mas sua resenha foi tão emocionante que agora fiquei com vontade rsrsrs
    Não sou muito fã de histórias de amor assim, mas esse eu quero ler

    Bjokas

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro o filme e vou ganhar o livro. Mas agora lendo a sua resenha eu posso ter certeza de que não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  14. Nessa quanto o filme e o livro ambos são excelentes , e com sua resenha ficaram ainda mais interessantes ...valeu por sua resenha que o bom deve sempre admirado.bjs

    ResponderExcluir
  15. Oie, Amiga =)
    Eu vi o filme e gostei bastante, gostei tanto que estou com medo de ler o livro porque já fiquei decepcionada com um outro livro do Sparks, amei o filme um amor para recordar mais o livro não.
    Talvez eu venha ler esse aí mais não comprar o livro.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros

    ResponderExcluir
  16. Adoro o Nicholas, e consegui adquirir esse livro a alguns dias. Não vejo a hora de começar a lê-lo. Sendo um livro do Nicholas, eu já espero por fortes emoções :)
    Parabéns pela resenha, Nessa *--*

    ResponderExcluir
  17. Oi, Nessa.
    Ótima resenha.
    Eu adoro os livros do Nicholas Sparks, mas confesso que não curti muito Diário de uma Paixão...

    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
  18. Oi Nessa!
    Adorei sua resenha, o livro parece ser realmente lindo e tocante.
    Pode parecer estranho, mas ainda não li livro no Nicolas Sparks, estou me organizando e logo irei ler.

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/2012/08/resenha_26.html

    ResponderExcluir
  19. Oi Vanessa, infelizmente ainda não li o livro e nem vi o filme, mas confesso que quero primeiro ler o livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  20. Eu li o livro mais não gostei muito do filme não o porque ainda estou tentando descobrir o livro eu amei..
    beijos!
    http://blog-everygirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, adorei sua resenha e seu blog, parabéns! Entrei em um clube do livro de Nicholas Sparks e vou ler uma obra do autor a cada mês do ano. Estou muito empolgada. O mês de janeiro foi dedicado à Diário de uma paixão e eu fiz a resenha em meu blog: http://donnaflaviaa.blogspot.com.br/2013/01/diario-de-uma-paixao.html gostaria de receber sua visita e o seu comentário! Beijos

    ResponderExcluir
  22. Adorei as citações no decorrer do post.

    Estou participando de um clube da leitura do autor e espero que eu goste de tudo!

    Leia a minha resenha de Diário de uma paixão: http://donnaflaviaa.blogspot.com.br/2013/01/resenha-diario-de-uma-paixao.html

    Aguardo seu comentário!

    ResponderExcluir