27/08/2012

Resenha: O Casamento - Nicholas Sparks

Em O Casamento, sequência do aclamado Diário de Uma Paixão, de Nicholas Sparks, conhecemos a história do advogado Wilson Lewis. Wilson é casado há quase trinta anos com Jane e possui três filhos: Joseph, Leslie e Anna. Eles levam uma vida pacata e confortável no município de New Bern, em Carolina do Norte, sem grandes novidades ou agitações.

Wilson, por excesso de trabalho e até mesmo desleixo, acaba esquecendo o aniversário de 29 anos de casamento, o que causa profunda mágoa em Jane. O relacionamento dos dois há muito tempo caiu na rotina, e o esquecimento da comemoração foi a válvula propulsora para que as decepções de Jane aumentassem ainda mais. Wilson é um bom marido, mas não é um homem romântico, cortejador, e isso acaba entristecendo e muito Jane.

Wilson percebe a melancolia e a dor estampados no semblante de Jane, e receia que a esposa não o ame mais. Ele a ama mais do que tudo, mas não sabe expressar esse amor de uma forma plausível e carinhosa. Com temor de perder a sua metade da alma, ele se aconselha com seu sogro Noah, um inveterado romântico, e acolhe suas dicas com ímpeto e dedicação, buscando reconquistar o amor de Jane, com a mesma intensidade de outrora. Ele inicia um plano audacioso no período de um ano, que visa readquirir o afeto de sua esposa, com detalhes simples, porém de suma importância na rotina de um casal.

Passam-se doze meses e sua filha, Anna, anuncia para a família que irá se casar dali a duas semanas, justamente na data em que Jane e Wilson completam 30 anos de casados. Começa a correria para ajeitar os detalhes do matrimônio, que precisa ser uma cerimônia belíssima e impecável para os noivos, já que marca uma fase de extrema importância em suas vidas. Ao mesmo tempo, Wilson irá perceber se o seu esforço e novo jeito de ser agradaram sua esposa, e se conseguiu reacender a chama da paixão, aparentemente apagada. Uma surpresa imensurável os aguarda.

Já havia lido O Casamento anteriormente, em sua versão portuguesa, Alquimia do Amor, e gostei bastante. Uma história madura e que também serve como um exemplo para vários casais da atualidade, que infelizmente não percebem como a rotina e falta de romantismo podem desgastar um relacionamento tão belo. A história é narrada em primeira pessoa pelo Wilson, e nos mostra com exatidão como muitos fatos se desencadearam.

Wilson é um homem bom e trabalhador, que visa o conforto e bem-estar de sua família, e acaba se tornando um workaholic, desses que não se permitem nem mesmo um período de férias. Ele os ama intensamente, mas nunca demonstrou o seu afeto com toda a plenitude que deveria. O casamento acabou caindo na rotina, sem grandes atrativos, e é visível o quanto Jane está descontente. O interessante é acompanhar a mudança de Wilson, que ocorre de forma plena, sem soar estapafúrdia, mas que surte grandes efeitos. Ele possui a mente aberta e a simplicidade de admitir que errou, e que precisa consertar. Com muito ânimo e força de vontade, ele se dedica com cada fibra de seu ser para voltar ao primeiro amor; para aquele sentimento puro e avassalador que abençoou sua união com Jane.

Jane é uma mulher dedicada, ótima esposa e mãe, e sente falta de um marido mais presente e carinhoso. Ela sabe que Wilson é uma boa pessoa, e que faz tudo pela família, mas sente falta de se sentir amada e cortejada; de se sentir especial. Essa é uma carência que faz parte do universo feminino, e é o lubrificante para as engrenagens do amor. Quando não há carinho, cumplicidade, afeto e uma boa relação interpessoal é praticamente impossível que um casamento resista, como podemos comprovar no livro.

Noah surge como um personagem coadjuvante, mas de extrema importância. Ele viveu uma bela e intensa história de amor ao lado de Allie, dessas que nem a força do tempo e da distância podem desfazer. Seus conselhos preenchem como bálsamo o coração de Wilson e o fazem despertar do seu transe atual. Temos a oportunidade de acompanhar alguns fragmentos da história de Allie e Noah, que me deixaram ainda mais deliciada pela narrativa. Também, temos toda uma simbologia envolvendo um cisne, com traços lindos e emocionantes.

"Acho que eu não sabia muito bem o que esperar. Durante um segundo, Jane pareceu quase espantada, mas, quando ela relaxou no meu abraço, houve um instante em que tudo no mundo pareceu estar no seu devido lugar. Antigamente, sempre me faltavam palavras em momentos como esse. Talvez no fundo eu temesse que articular meus sentimentos em voz alta fosse de alguma forma diminuí-los. No entanto, percebi naquele instante como estava errado ao não expressar o que sentia e, levando os lábios até bem perto de sua orelha, sussurrei as palavras que nunca deveria ter guardado só para mim:

- Eu te amo Jane, e sou o homem mais sortudo deste mundo por ter você."

O Casamento é uma história impactante e madura, que reaviva em nossa memória a importância de amar  e de como expressar esse sentimento de forma uniforme. Nos relata como sair da rotina, e como pequenos detalhes, sem valor monetário, tem forte importância em nossas vidas. Recomendo, com certeza!

Confira resenha do volume anterior:

DIÁRIO DE UMA PAIXÃO


31 comentários:

  1. Oie, Nessa :)
    Aaah, lendo a tua resenha deu uma vontade de ler esse livro, mas confesso que estou medo de pegar e me dececpcionar.
    Apesar desse ser outro, gostei bastante do filme " Diário de uma paixão"...
    Vou fazer assim tenho dois livros aqui desse autor que ainda não li e se gostar de um, tentarei conseguir esse para ler :p
    Beliscões

    ResponderExcluir
  2. Oi, Van!

    Ahhh como eu quero ler esse livro ^^
    Como boa fã do Sparks claro que não posso ficar de fora. A maioria dos bolgues que já leu o livro gostou bastante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que resenha linda!!! Eu amei o livro... Um livro que será sempre atual! Quantos relacionamentos as vezes não terminam pela rotina e não pela falta de amor? Eu adorei... Sparks tem se superado nesses ultimos lançamentos aqui no Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Oi,Nessa!
    Acho que dessa vez Sparks não vai matar ninguém,né?
    O livro parece muito bom e espero em breve ter a oportunidade de lê-lo. Resenha magnífica, como sempre!
    Bjs!
    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  5. Olha se colocar no skoob Vou ler no livro Casamento, é culpa de vocês, tua dona Vanessa e da Gaby's.
    É o único livro até agora pelas resenhas que me chama a atenção, mas senão morreu ninguém nesse livro, pode aguardar que tem continuação kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nada do Nicolas, mas estou bem curiosa em relação aos seus livros.

    Bjoo.

    ResponderExcluir
  7. Na fila para ler, mas antes tenho que ler o Diário.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Oie... Vim agradecer sua visita no meu blog e dizer para que volte sempre.
    Eu ainda não li diário de uma paixão por falta de grana kkk mas sou completamente apaixonada por Nicholas Sparks e sua resenha me fez querer correr pra ler logo o Diário e depois O casamento.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa mais uma resenha linda hein...bjs

    ResponderExcluir
  10. Nossa que lindo! Preciso ler ^^ mas tenho que ler Diário de uma Paixão primeiro rs, amei, Sparks = gênio!

    ResponderExcluir
  11. Eu já tenho esse livro mas ainda não consegui lê-lo.... eu amo Diário de uma paixão e saber que Noah faz parte desse livro tbém , só dá mais vontade ainda de ler....
    Adorei sua resenha.....ficou ótima !!!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Nessa,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e com certeza pela sua resenha é um ótimo livro...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Van! Parabéns pela resenha!

    Mas acho que Diário de uma paixão deve ser melhor, rs.

    Bj!

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa*
    Morro de curiosidade de ler os livros do Nicolas Sparks, sempre vejo bons comentáriios!!
    E este é mais um na minha lista!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, Van.
    Parabéns pela resenha, sério. Incrível!
    Adoooro Nicholas Sparks, é um dos meus autores favoritos. Seus livros realmente têm esse efeito que você disse sobre a importância de amar e expressar sentimentos.
    Também adorei a citação que escolhei, me deixou ainda mais curiosa.
    Com certeza já está no topo da minha lista de desejados.
    Beijos.
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Linda a sua resenha!!
    Taí um livro que ainda não li, mas que estou querendo muito ler.
    Só vejo resenhas positivas sobre ele e a capa é muito lindinha.

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  17. História cativante. É verdade que hoje em dia muitos tem que reavaliar seu casamento e ser mais romântico. Adorei a resenha, por isso, estou participando da promoção. Bjs

    ResponderExcluir
  18. Lindo!
    Fiquei curiosa por conhecer Wilson e Anna…
    Adorei a resenha e fiquei interessada.
    Do autor já li Diário de uma paixão e gostei.

    ResponderExcluir
  19. Quando li Diário de uma Paixão, não imaginei que teria uma sequência... Mas fiquei curiosa :)

    ResponderExcluir
  20. Adoro os livros do Sparks... Ele sempre dá um jeito de nos envolver com a história.
    *-*
    Ainda não li esse livro dele, e lendo essa sua resenha, despertou mais ainda minha vontade de ler.
    Parabéns!

    @tairine_m

    ResponderExcluir
  21. Oi Nessa.
    Eu amo os livros do Sparks,já li vários e sempre me surpreendo com as histórias.
    O Diário de uma Paixão é um dos meus preferidos, por isso estou louca para ler a continuação e a sua resenha me deixou com mais vontade ainda rs!
    Parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Ai que legal! Quero muito esse livro, parabéns pela resenha. Beijos da Gi.
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Sparks sempre se superando! Não vejo a hora de ler esse livro, ainda mais pelo fato de ser sobre um senhor que quer modificar tudo o que não fez para sua amada... Sou fraca pra romances e os do Nicholas acabam comigo!

    ResponderExcluir
  24. Nicolas Sparks é sempre surpreendente, e dessa vez não foi diferente, ele consegue mostrar o amor até mesmo depois de anos de desgaste no casamento, é incrível e real. Sensacional a continuação do Diário de Uma Paixão. E a resenha está ótima, parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Nicolas Sparks, vem para minha estante! Preciso ler "Diário de Uma Paixão". Parece ser um ótimo livro, com uma bela "continuação" em "O Casamento".

    ResponderExcluir
  26. Apesar de nao ter taaanta curiosidade assim pra ler os livros do Sparks, esse é um dos poucos que talvez eu leria.
    Mas acho que antes leria o primeiro livro, mesmo que seja independente.
    Adorei a resenha! parabens!

    ResponderExcluir
  27. Os livros do Nicholas Sparks são sempre perfeitos, e pelo que vejo nessa resenha, esse não fez discórdia aos outros livros!!!

    ResponderExcluir
  28. Ouvi falar muito bem desse livro e depois dessa bela resenha minhas expectativas aumentaram ainda mais, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Eu não me interesso muito pelos livros do Nicholas Sparks, mas depois de ler essa incrível resenha fiquei com muita vontade de ler este livro.

    ResponderExcluir