13/09/2012

Resenha: Amor de Redenção - Francine Rivers

O livro Amor de Redenção, de Francine Rivers, se passa na Califórnia de 1850 e nos traz uma releitura da história bíblica de Oseias. Conhecemos uma época em que os homens idolatravam o ouro mais do que tudo, e na qual as mulheres se sujeitavam a prostituição em busca de um abrigo.

Angel foi vendida como prostituta aos 8 anos de idade, e sofreu as piores dores e humilhações que um ser humano possa ter. Desde então, ela exerce a mesma profissão, entretendo homens com o seu corpo, mas mantendo um ódio profundo por eles em seu coração. 

Sua vida muda da água para o vinho quando conhece o jovem fazendeiro Michael Hosea. Michael é um homem temente a Deus e de bastante fé, e obedece ao chamado do Pai, que pede que ele se case com Angel. A aproximação entre os dois não acontece de forma serena, já que Angel deixa bem claro qual é a sua função e reluta a aceitar o amor e o carinho de Michael. Mas, depois de muito esforço e perseverança, ele consegue consumar o casamento e conquistar um lugar especial no coração da moça, que pouco a pouco vai se deixando ser descoberta por ele.

Porém Angel carrega em sua alma um sentimento de autopunição imenso. Ela não se julga merecedora do amor de Michael, e se despreza, dia após dia, pelo seu passado. Aterrorizada e desejando que seu amado tenha um futuro melhor, ao lado de uma mulher casta e honrada, ela foge de seu marido e volta para as garras das trevas, de onde acha que nunca deveria ter saído. Ela não acredita em Deus, por mais que Michael lhe revele as imensas maravilhas do Criador. Para Angel, se Deus realmente existisse, teria olhado por ela ainda criança e lhe reservado um destino melhor do que o traçado.

Amor de Redenção nos traz uma história arrebatadora e emocionante, e nos revela que apenas o amor incondicional e abnegado pode restaurar uma rosa despedaçada e sem esperanças de renascimento. A autora conduziu a trama com maestria e nos brinda com um romance intenso, esplêndido.

Angel teve a sua infância roubada. Filha de mãe solteira, amargou junto com ela a dor da rejeição e os julgamentos da sociedade. Com 8 anos de idade, comeu o pão que o diabo amassou nas mãos de Duke, o pedófilo que a comprou. Depois de usar e abusar da criança, de todas as formas cabíveis, resolveu compartilhá-la com o mundo, cobrando altos valores para que um homem pudesse desfrutar do corpo dela. Desde então, a vida de Angel não foi diferente, se tornando uma cortesã popular. Ela é descrente de qualquer espécie de amor, e com todo o seu histórico de vida, não poderia ter um pensamento diferente mesmo. Porém, quando conhece Michael, apesar de relutar e se agarrar a sua condição atual como se fosse uma muleta, entende que nem todos os homens são iguais. Aos poucos, vai percebendo a magnitude dos sentimentos de seu marido, e acaba se sentindo inapta a receber todo esse esmero e, assim, foge para longe de sua presença, mesmo com o coração em frangalhos.

"Michael a beijou e Angel se perdeu numa loucura de novas sensações. Jamais tinha sentido isso, assim, dessa maneira à vontade e maravilhosa, excitante, correta. Nenhuma das regras antigas se aplicava ali. Ela se esqueceu de tudo que aprendera com outros mestres. Sentia-se como a terra seca se encharcando de chuva primaveril, um botão de flor se abrindo ao sol. Michael sabia disso e a conduziu com palavras ternas que fluíam sobre ela como o doce bálsamo de Gileade que lhe curava as feridas."

Michael, por sua vez, não passou pelas mesmas dores e mazelas de sua amada, mas também teve a sua cota de sofrimentos ao lado de sua família. Seu pai era rude com os escravos, e chegava até mesmo a matar aqueles que ousavam fugir de suas terras. Ainda garoto, ele presenciou as crueldades cometidas, e nunca foi conivente à isso. Chegou até mesmo a conviver e dormir com os escravos, para sentir na própria pele o que os seus irmãos passavam. Dono de um caráter inabalável e de fé profunda, passa por uma das maiores provações de sua vida lutando pelo amor de Angel. Ele é o único que acredita em sua total regeneração, e luta com todas as fibras do seu ser para que ela seja alcançada pelo seu amor, por mais árdua que essa tarefa seja. Mesmo com Angel fugindo da sua presença, ele não desiste de resgatá-la, e desce aos abismos mais profundos em prol de sua amada.

" - Minha amada -sussurrou, e sentiu uma ternura avassaladora ao ver a incerteza no azul de seus olhos. - Se alguém soubesse como ou por que as pessoas se apaixonam, certamente mandaria engarrafar e venderia numa daquelas carroças que rodam por aí vendendo curas. Não foi sua aparência. Não é porque agora adoro o seu perfume e o seu gosto. Sabe que não é isso - ele disse, e a beijou."

Impossível não se emocionar com o romance de Francine Rivers. Verti muitas lágrimas com o enredo, principalmente nas partes em que eram retratadas as crueldades impostas a Angel. Ela não teve escolha ou opção e teve que sobreviver em meio ao caos e a podridão humana. E, além de todos os seus martírios, é friamente julgada por uma sociedade que se afirma incorruptível e perfeita, e que não exala um pingo sequer de piedade ou amor ao próximo.

Outro ponto emocionante é quando a personagem começa a despertar para o amor. Ela foi ferida e  despedaçada, uma daquelas pessoas que muitos acreditam não ter volta. Mas Deus acolhe, sara e mostra o seu intenso e puro amor, lhe cobrindo de misericórdias sem fim. Completamente lindo e impactante! Amei o livro e claro que recomendo!


38 comentários:

  1. Oi parceira. Adorei conhecer este livro, gosto de histórias emocionantes. A capa é bem singela, gostei bastante também.
    Sempre conheço algum título diferente aqui no blog *-*

    Passa lá no FH?
    Beijocas!!
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou doida por esse livro, mas sempre fico com o pé atrás em adquiri-lo, acho que agora vou ler sim.

    Obrigada pela resenha

    ResponderExcluir
  3. Esse livro tem um enredo incrível. Um dos meus desejados. Resenha divina.
    Bjs!
    Zilda

    ResponderExcluir
  4. o que mais eu achei legal foi a parte de q a menina é filha de mae solteira, é assim mesmo a sociedade julga mt isso
    adorei a resenha
    o livro me interessou demais viu

    ResponderExcluir
  5. Own, Van!
    É a primeira vez que leio sobre esse livro e ame.
    Claro que quero ter ele ara mim e ler o mais rápido possível!!
    Fiquei emocionada só de ler a resenha creio que meu olhos vai parecer um chuveiro de tanta água que vai descer rsrsr
    Querr emprestar o livro? xD rsrss
    Beliscões

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, me deu ate vontade de ler um romance de epoca, coisa que não me atrai.

    Bjos pra vc

    Michele Mourão

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse livro! Foi a minha melhor leitura ano passado, é lindo a forma como a Angel amadurece e aceita o amor tanto do Michael quanto de Deus. Chorei tambem em varios momentos mas o principal foi no fim, chorei de alegria que a Angel finalmente ia ser feliz e com o significado do seu verdadeiro nome, achei muito lindo.
    Recomendo esse livro a todos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa, tudo bem??

    Adorei sua resenha, bem profunda e imagino que o livro também seja! Eu não sei qual a histórica bíblica que se passou com Oseias, consequentemente não sei se houve mesmo essa relação entre os personagens mas achei muito legal a autora ter usado de sentimentos fortes, que parecem impossíveis de serem moldados para o verdadeiro amor!
    Fiquei super curiosa, essa é mais uma resenha que me deixou interessada na leitura!
    *-*

    Beijos e bom final de semana1

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu amo livros desse estilo, medievais e históricos. Assim como a Jessica, não conheço essa história bíblica. Sua resenha me conquistou. A capa é bem simples, gostei, e a história parece ser ótima, romântica e dramática, e claro, com final feliz. E parece que a autora soube fazer uso da questão religiosa e com tema forte (prostituição).
    Beijos, Carol.

    ResponderExcluir
  10. Ola!

    Só vejo resenhas positivas sobre esse livro e isso aumenta cada vez minha vontade de ler! Só me falta coragem, parece aquelas histórias que marcam e não tenho coragem pq sei que vou chorar muito.

    Beijos
    Lu Zuanon
    http://www.apaixonadaporromances.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei a dica Nessa, não conhecia esse livro, agora estou super curiosa para ler!


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  12. Não meu estilo de leitura preferido, mas fiquei curiosa!

    Parabens pela resenha
    Bjokas

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa.

    Amei! Se a resenha já me emocionou, imagina o livro na integra. Emocionante.
    Parabéns pela resenha, ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha!
    Um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Nossa, esse livro parece ser maravilhoso mesmo. Tinha uma enorme curiosidade de lê-lo, e agora só aumentou.
    Adorei a resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Quase chorei com a história menina... seu resumo me chamou a atenção! Nossa... não sei nem como a menina ainda quis saber de homem depois de ser vendida para a prostituição aos 8 anos.. isso deve ser traumatizante! N é atoa que ela n aceita o mocinho de cara logo!

    Vou add o livro a minha estante do Skoob ;DDD bjokas
    http://sonhosliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Linda a sua resenha *-*
    Nossa, que história mais linda, taí um livro que vou querer ler ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenha. Este é um livro que já estou colocando na minha lista de desejados. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Nessa,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog...achei bem interessante e a sua resenha me deixou bem curioso...parabéns....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nossa... que resenha e que palavras sobre o livro. Eu já estava SUPER interessada desde que conversei sobre o mesmo com a autora Lycia Barros. Mas depois de ler sua resenha e ver os sentimentos provocados, preciso desse livro. Caso não ganhe na promo, vou fazer uma forcinha e comprar de vez! =)
    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir
  21. Menina, quanto sofrimento passou essa moça!! Estou em choque. Coitada!!
    Espero que ela tenha tido um final feliz depois de tanto drama.
    Agora preciso ler este livro pra saber,rsrs

    Bjkas

    ResponderExcluir
  22. Esse livro parece mesmo impactante. Soube a respeito dele ano passado e desde então estou com vontade de ler e me emocionar também!

    ResponderExcluir
  23. Essa sua resenha.... Nossa! Agora me deu mais vontade ainda de ler esse livro. Deve ser tão emocionante ... assim como a vida. *-*

    Torcendo aqui. :)
    aah, e parabéns pelo blog. ^^

    @tairine_m

    ResponderExcluir
  24. Oi, Vanessa.

    Desde que li a resenha deste livro em outro blog e, agora complementando com a sua, fiquei ainda mais curiosa com esse livro, por ser uma história fascinante e ter o mote que aprecio.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Que lindo Nessa, eu adoro histórias emocionantes contadas especialmente sob o ponto da Bíblia. Espero ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Me emocionei com a resenha, juro! Nunca tinha ouvido falar nesse livro e agora já entrou para os mais desejados >< O enredo me parecer ser do tipo que prende o leitor e que o guia até para um auto-conhecimento. Adorei a forma que abordou, sem revelar demais e também sem deixar o essencial de fora! Quero mesmo ler esse livro :}

    ResponderExcluir
  27. Belíssima resenha, não vejo a hora de ler esse livro!! Bjss

    ResponderExcluir
  28. Belíssima resenha meeeeesmo! Me deu até vontade de ler de novo :)
    Michael é o personagem mais apaixonante de todos, um amor de homem, sofre bastante com Angel, mas ele sempre acha que vale a pena!
    Lindo! Recomendo tbm!
    rs

    ResponderExcluir
  29. Estou louca para ler esse livro tem um tempinho já, com a sua sinopse fiquei mais louca ainda. Sinto que irei me emocionar muito - sua resenha já passou muita emoção sobre a história. Quero muito, reaalmente, de verdade, ler esse livro *O*

    Beijinhos;*
    Bia!

    ResponderExcluir
  30. "Conhecemos uma época em que os homens idolatravam o ouro mais do que tudo...". Epa, algo mudou e não estou sabendo?! xD

    E "Angel"... esses livros sempre têm um personagem chamado "Angel". :D

    Adorei a trama. Era exatamente em busca desse conflito interno que eu estava ao ouvir falar do livro.

    ResponderExcluir
  31. Minha namorada adorou sua resenha do livro e já me pediu de Natal. :P

    ResponderExcluir
  32. Eu ja sabia que era interessante, agora aumentou ainda mais a minha vontade de ler

    ResponderExcluir
  33. Resenha muito bem escrita, coesa, interessante que destaca os pontos importantes do livro, despertando a curiosidade dos leitores.

    ResponderExcluir
  34. Nunca tinha ouvido falar desse livro,mas definitivamente me apaixonei por sua resenha!
    A história parece ser incrível,fiquei muito curiosa pra saber mais de Angel e de Michael!
    Fora que sou louca pra ler uma história passada nessa época,e amei demais essa capa *-*

    Beijooss,
    Jennifer

    ResponderExcluir
  35. Cara PRECISO DESTE LIVROOOOO


    buaaaa URGENTE!!!!

    ResponderExcluir
  36. Oiie, adorei conhecer esse livro, sou louca por livros "de época" mas nunca sei qual ler porque realmente não conheço, gostei muito deste e com certeza vou ir atrás dele!
    Beijos, Giu

    ResponderExcluir