06/09/2012

Resenha: Travessia - Ally Condie

Título original: Crossed
Gênero: Romance/Distopia
Páginas: 280
Editora: Suma de Letras
Classificação: 5/5
Em Travessia, segundo volume da trilogia Destino, de Ally Condie, o futuro de Cassia não é tão certo e preciso quanto um dia a Sociedade traçou. Assim que ela fica sabendo que Ky foi exilado para as Províncias Exteriores, resolve partir em seu encalço. Tudo leva a crer que Ky não irá sobreviver aos perigos que se apresentam, causando forte temor em Cassia. Mas, quando ela chega às Províncias, descobre que ele fugiu para os cânions, mesmo não sendo um refúgio certo e 100% seguro.

Em meio a um local selvagem e em que vários lutam, com todas as fibras do seu ser pela sobrevivência, Cassia vê nascer a esperança em seu coração. Apesar do cenário caótico e cercado por carnificina, ela consegue testemunhar os primeiros sinais de uma rebelião que avança lentamente, intitulada Insurreição, e que promete uma vida diferente e livre dos moldes impostos pela Sociedade. Ela está disposta a tudo para reencontrar Ky, arriscando até mesmo a própria pele, e irá ter muitas surpresas em seu caminho. E Xander, seu melhor amigo, traz algumas novidades que causarão uma verdadeira reviravolta em sua forma de pensar.

Travessia é narrado em primeira pessoa, tanto por Cassia quanto por Ky, e isso acabou dando mais fluência e flexibilidade no enredo. Neste livro, acontecem várias rupturas que estávamos aguardando em Destino, dando mais ação à história e a tornando até mesmo, eletrizante. Nas Províncias Exteriores, os exilados vivenciam terrores e atrocidades de uma Sociedade mascarada e cruel, que define a grosso modo o que é melhor para os seus habitantes, escondendo e exterminando o que consideram expurgo e abominação.

Cassia está mais madura e luta pelo que deseja de forma voraz. Como a própria capa descreve, ela rompe a bolha ao seu redor, e passa a visualizar o mundo de outro âmbito, cruel e implacável, totalmente o oposto do universo bucólico que a Sociedade apresenta. Surgem à tona algumas notícias que mexem bastante com ela - sobretudo - com o seu coração.
"Se você ama alguém, se alguém ama você, se essa pessoa te ensinou a escrever para que você pudesse falar, como é que você poderia ficar de braços cruzados, sem fazer nada? O melhor é tirar suas palavras da terra e roubá-las do vento.
Porque quando você ama, não há o que fazer. Você ama e não tem como voltar atrás."

Ky se mostra um personagem ainda mais guerreiro, e muitos dos flashbacks que ele vivencia ao lado de sua família são emocionantes e causam impacto no leitor. Ele também esconde alguns segredos, que serão revelados mais rápido do que imaginava, e poderão mudar o curso de sua vida.
"Lutei porque em Cassia encontrei a paz. Porque eu sabia que podia encontrar repouso no toque dela, que de alguma maneira me queimava e purificava ao mesmo tempo."

Não sou muito fã de distopias e ficções científicas. Na verdade, a maioria dos títulos do gênero que li, não me agradaram. Mas, desde Destino, tive uma percepção diferente e acabei gostando do enredo. Creio que o fato de Ally Condie trabalhar bem o romance, e não ficar só naquele cenário underground e futurista foi o que me fez ser conquistada pelos seus livros. Travessia é muito mais arisco do que Destino, e nos surpreende positivamente, fazendo com que em determinados pontos, vivenciemos as aventuras ao lado dos personagens. Foi um livro que superou e muito as minhas expectativas e que recomendo.

Confiram resenha do volume anterior da trilogia:

DESTINO

Booktrailer de Travessia:


21 comentários:

  1. Boa noite Nessa,
    Tenho vontade de ler essa série, fiquei curioso no primeiro e agora com a sua resenha no segundo também...prabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nessa,

    Gostei muito da sua resenha.. Se antes eu já queria ler essa série agora passou ser questão de vida ou morte... Só tenho que ganhar o livro.. kkk

    Bjinhos!!! =/

    Samira Chasez

    ResponderExcluir
  3. Parece um livro muito bom, me deu até vontade de dar uma espiadinha na resenha do primeiro livro, rs.
    Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa!
    Eu não li o primeiro livro,mas pelas resenhas que li parece ser uma ótima leitura,mas as capas não me conquistaram,não gostei delas.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oiiii.
    estava passeando na blogosfera e achei seu blog; adorei!
    o tema e as postagens são diferentássos!!!
    ah, vc pode votar em mim num concurso que estou participando? aqui:
    www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=21137813
    mt obg viu? sua ajuda é demais!!! X3
    OBS: ja votei em vc tb ok?!

    ResponderExcluir
  6. .


    Pô, depois que eu li que
    o seu marido é o melhor
    par do mundo eu me senti
    só mais um na multidão e
    juro que tão logo conhe-
    ci a mulher que divide
    comigo o leito eu achava
    que o melhor marido era
    eu, mas vejo que me en-
    ganei.

    Um beijo,

    Palhaço Poeta





    .

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho Destino e ainda não li, realmente tenho uma certa implicância com o gênero distópico mas pelas resenhas acho que essa série prioriza o romance, estava em duvida se comprava o próximo volume ou não.
    Quem sabe não dê chance e comece a ler o meu Destino kkkkkk.

    ResponderExcluir
  8. Oii! To aqui só pra falar que o News Nessa foi indicado para um selo lá no blog, quando tiver tempo da uma passadinha lá!

    Abraços do seu parceiro!
    www.blogoblogueiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    Ainda não li essa série, tava com ressaca de trilogia, serie essas coisas. Mas acho que vou acabar sendo vencida kkkkk
    bjocass

    ResponderExcluir
  10. Oiie!
    parabéns pela resenha, ótima como sempre.

    Destino é uma das minhas distopias favoritas e eu gostei muito de Travessia. Foi muito bom ver o quanto a Cassia amadureceu e os flashbacks do Ky são emocionantes mesmo.
    To louca pra que o meu Reached chegue logo.

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  11. Já havia lido sobre o livro em dois outros blogs e agora depois da sua resenha eu fiquei convencido a comprar, rs. Esse é o problema de ler resenhas, quanto mais eu leio, mas eu quero comprar e mais endividado eu vou ficando.

    Abraço.
    O Epitáfio

    ResponderExcluir
  12. Oie Tandera opa Van :D
    Aah, menina você não é minha vizinha não?
    Dessa forma nem ia comprar livros rsrsr
    Gostei da resenha apesar de também não ser fã de distopias e ficções científicas, acho que o único que lia assim foi a Hospedeira, de encaixa nesse gênero?
    Mais comntenho o primeiro volume dessa série claro que quero ter esse para da continuidade a leitura espero ser surpreendida como você.
    Gostei dos quotes ^^
    beliscões

    ResponderExcluir
  13. Oi Máh (zoião de Tandera)...hehe! A Hospedeira é ficção científica e foi um dos livros que mais detestei, acredita? Como eu disse na resenha, sou chata com livros desse gênero, e foi uma surpresa muito boa ter me impactado com os livros da trilogia Destino. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. nao conhecia esse livro, me pareceu interessante, mas nao sei se é mt a minha cara deler sabe, sou mt chata pra livros xp

    ResponderExcluir
  15. ah eu gostei muito do personagem ky, acho q ele seria o meu favorito no livro, adorei a resenha ^^

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Tô louco para ler esse livro. Já li "Destino" e gostei muito mesmo. Pelo o que você citou, acredito que gostarei. Espero me surpreender também.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  17. Oie amiGA.
    Estou louca para ler a ''trilogia Destino''.Pela sua resenha amiga imagino que o livro é muito bom.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  18. Oi Vanessa, ao contrário de você tenho gostado muito dos livros que tenho lido sobre este tema, e não vejo a hora de ler este.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  19. Essa capa é diferente e linda, com a personagem dentro de uma bolha. Ainda não li essa trilogia da Ally Condie, mas quem sabe futuramente não compro né? Mas sua resenha me fez pensar em colocar os livros na minha lista, gostei também que a capa tem tudo a ver com livro. Tem umas capas que não condizem com a sinopse.

    ResponderExcluir
  20. Nessa, suas resenhas são ótimas, qto mais leio mais dá vontade de ler! Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. As capas desses livros sempre me chamaram a atenção. Depois de conhecer a história fiquei bastante interessada em ler o livro!

    Adorei a sua resenha amore!

    Bia - @escrevendomundo

    ResponderExcluir