06/10/2012

Resenha: A Garota de Papel - Guillaume Musso

Título original: La fille de papier
Gênero: Romance francês
Páginas: 350
Editora: Verus
Classificação: 5/5

 O livro A Garota de Papel, do autor francês Guillaume Musso, nos conta a história do escritor Tom Boyd, um dos mais aclamados do momento. Os dois primeiros volumes de sua Trilogia dos Anjos fizeram sucesso ao redor do mundo, vendendo milhares de exemplares e ficando no mesmo patamar de best-sellers como Crepúsculo e Harry Potter. Porém, quando a amada de Tom, a pianista Aurore, decide colocar um ponto final no relacionamento dos dois, ele cai em depressão profunda e não consegue escrever uma linha sequer do terceiro e derradeiro volume da trilogia, se afogando nas drogas e no álcool para aplacar sua mágoa e dor.


"Depois que Aurore me deixou, uma espécie de câncer gangrenara meu coração, incrustando-se nele como um rato em um armário de cozinha. Canibal e carnívora, a ferida me devorava até me esvaziar de qualquer emoção ou vontade. Nas primeiras semanas, o medo da depressão me mantivera acordado, me obrigando a lutar ferrenhamente contra o abatimento e a mágoa. Mas o medo também me abandonara, e, junto com ele, se foi não só a dignidade, como a simples vontade de salvar as aparências. Aquela lepra íntima me corroera sem descanso, desbotando as cores da vida, sugando sua seiva, apagando suas luzes. Sem a mínima vontade de retomar o controle da minha vida, o cancro se transformava em víbora, inoculando-me a cada mordida uma dose de veneno, que nocivamente se infiltrava em meu cérebro, sob a forma de dolorosas recordações: o arrepio da pele de Aurore, seu cheiro de rocha, seu piscar de olhos, as escamas douradas que cintilavam em seu olhar..."

Em uma determinada noite, surge à sua porta uma garota intrigante, se dizendo ser uma das personagens do livro, Billie. Billie afirma que se encontra no mundo real devido a um erro de impressão no segundo volume da trilogia e alega que se Tom não voltar a escrever e concluir a obra, ela morrerá. Ela propõe um pacto: se ele terminar o livro e salvar sua vida, ela o ajuda a recuperar o amor e estima de Aurore.

"Em seguida, prostrou-se diante de uma janela e observou a chuva batendo nos vidros. Via seu reflexo na vidraça e não gostava da imagem que lhe era devolvida. Em relação a seu físico, ela sempre ficara dividida: achava o rosto anguloso e a testa larga demais. O corpo desajeitado a fazia parecer um gafanhoto. Não, não se achava muito bonita com seus seios discretos, quadris estreitos, o andar esquisito de varapau e as sardas que detestava. Sobravam então as pernas, compridas e sem fim... Sua 'arma fatal no jogo da sedução,' para repetir uma expressão dos romances de Tom. Pernas que enlouqueciam muitos homens, mas nem sempre os mais cavalheiros. Expulsou aqueles pensamentos de sua mente e, fugindo do 'inimigo no espelho,' deixou seu posto de observação para visitar o andar de cima."

Juntos, eles partem em uma verdadeira aventura, percorrendo da Califórnia ao México, na tentativa de recuperar o noivado de Tom, e ao mesmo tempo, procurando com que sua inspiração de outrora volte. Porém, o destino é uma caixinha de surpresas e prega uma peça em Tom bem mais caprichosa do que ele poderia supor.

A Garota de Papel é um livro intrigante, bem escrito, e que mescla amor e suspense de forma sucinta e bem construída. O real e o imaginário se encontram de modo ímpar e extasiante, resultando em uma bela aventura, norteada por pitadas de romance e bom humor. 

Tom é um homem apaixonado, que acredita piamente no amor e se entrega pra valer. Porém, o modo como enxerga tal sentimento é intenso demais, chegando até mesmo a compará-lo com o oxigênio. Quando perde a sua amada, não consegue se estabelecer, e julga que não pode mais viver sem ela. Mergulha cada vez mais em um abismo de dor e angústia, sem se preocupar com sua vida financeira, e sobretudo, sua carreira. Quando Billie surge à sua porta, permanece totalmente incrédulo, como era de se esperar. Mas à medida que a garota vai revelando dados biográficos da personagem, que ele guarda em um arquivo secreto, apenas ao alcance de seus olhos e ninguém mais, passa a notar coerência em suas palavras. Juntos, eles vivenciam uma aventura sem precedentes e que descortinará um cenário bem especial.

Billie, por sua vez, é uma personagem secundária da Trilogia dos Anjos. Na trama, ela é uma enfermeira que sofre muito por amor, e sobretudo, com o tratamento dos homens, que a usam apenas como um objeto. No mundo real, ela se mostra uma pessoa/personagem diferente, trazendo cor e tempero para a vida de Tom. Ela emana uma energia tão inebriante e se torna a única capaz de ajudá-lo a retomar seus sonhos e metas.

Um livro maravilhoso, com uma leitura fluída e dinâmica, e que entretêm de uma forma mágica o leitor. O autor soube conduzir o enredo com maestria, e abrilhanta ainda mais a história com referências contemporâneas da literatura e da música, que deram um toque leve e bem-humorado ao texto. Recomendo, com certeza!


31 comentários:

  1. Nossa amiga, não conhecia esse livro,mas parece ser muito bom mesmo.Adoro romance , e ainda com o humor, o livro fica mais divertido.
    Vou adicionar a minha lista de desejados.Adorei sua resenha amiga.Parabéns.
    A Garota de papel me intrigou e agora eu quero ler...hehehehhehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia do livro, muito legal essa coisa de 'encontrar' o mundo imaginário e o real. Já tinha visto esse livro na livraria e quase comprei pela capa, mas não sabia sobre o que se tratava, agora com a sua resenha me interessei mais pelo livro. (:

    Beijoo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha, interessantíssima, me deixou com muita vontade de ler o livro. Essas histórias que envolvem livros (como Coração de Tinta ou A Sombra do Vento) sempre me chamam atenção e dessa vez não foi diferente. Esse já tá na lista de livros para ler :)

    Abraço
    O Epitáfio

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa! Ain que amor esse livro. Não conhecia o autor mas fiquei apaixonada pela história. Vou adicionar na listinha de compras! *-*

    XX
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. opa adorei a resenha
    e eu nao vejo a hora de ler esse livro

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Vanessa,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e com certeza depois da sua excelente resenha irei ler futuramente....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Own, amiga!
    já tinha lido a respeito dele mais a tua resenha me deixou com mais vontade ainda e quero para mim!
    Beliscões

    ResponderExcluir
  8. Logo que vi a capa já deixa aquele ar de curiosidade :) Sua resenha muito boa :D super 'água na boca'.
    Beijo
    http://www.livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro e foi legal ler sua resenha pois fiquei com muita vontade de le-lo....

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente fiquei apaixonada por esse livro! *-*
    Já querendo muito!
    Resenha - Toda Sua.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha! Parece ser um livro que prende! Me ganhou por isto: " que mescla amor e suspense de forma sucinta e bem construída..." Acho que vai para lista... A Verus tem mandando bem nos livros não?? Gostei da capa!

    ResponderExcluir
  12. Gostei da sua resenha!
    Esse livro parece ser muito bom mesmo, sempre leio resenhas positivas sobre ele, estou bem curiosa pra ler ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  13. EU DECIDIDAMENTE VOU A FALÊNCIA!!!!!!!!!!!!!

    Já li comentários sobre os livros, e muitas resenhas elogiando a narrativa.

    Mas você Nessa me convenceu, vou ver se consigo adquirir para uma futura leitura.

    Obrigadão pela dica a Credicard agradece kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. EU vi esse livro na Leitura outro dia e já fiquei super curiosa por causa da capa. A resenha então me deixou ainda mais curiosa!
    Parece ser muito melhor do que pensei!

    Parabens pela resenha!

    ResponderExcluir
  15. O título é interessant e a capa chama uma certa atenção. Gostei da sinopse e a tua resenha ainda me deu mais vontade de ler hahaha

    ResponderExcluir
  16. Quantas páginas tem??
    Sabe, tenho percebido que a Verus está com um livro melhor que o outro!!!
    Este me deixou mais doida. Muito fofo!! Aventura e romance. O que mais eu posso querer???
    A capa é linda e o título mais ainda!!
    Gostei de tudo mesmo!!

    Bjaks

    ResponderExcluir
  17. Oi Lele! O livro possui 348 páginas e concordo com você: a Verus está arrasando cada dia mais! Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Vi esse livro a um tempinho e tinha gostado dele. É bem legal mesmo, eu achei. Mas vi tão poucas resenhas =/

    ResponderExcluir
  19. Gosto de histórias como essa de amor intenso (até demais no caso do livro) mas na vida real, isso sufoca. O desenrolar da trama é bem legal. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia, mas a capa me lembra de "A menina que não sabia ler" Espero que seja bom :)

    ResponderExcluir
  21. Que resenha linda, amiga! Me deixou com mais vontade de ler o livro. Creio que vou gostar!

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Esse livro parece ser incrível mesmo. Lembro que até você comentou comigo no msn, e eu fiquei bem curioso. Espero lê-lo brevemente e não me decepcionar.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  23. Caraca adorei a resenha. E o livro que já havia me conquistado conseguiu entrar no hall dos mega desejados. Só espero que a história não se torna mega depressiva por causa de tom.

    ResponderExcluir
  24. Ahhh eu precisoo muuuito deste livro! Desde que bati o olho nele, ele entrou para a minha lista de mega desejados e depois da sua resenha, só sei que preciso ler o quanto antes! *-*

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  25. muuuuito lindo esse livro.
    PRECISO kkk
    necessito.
    o titulo me chamou bastante atenção por lembrar "a menina que não sabia ler", e a sua resenha também (:

    ResponderExcluir
  26. Uau, que enredo mais intrigante, quero ler este livro!!!

    ResponderExcluir
  27. Achei a história do livro bem diferente, o que atiçou ainda mais a minha curiosidade. Quero ganhar :D

    ResponderExcluir
  28. Nessa...
    Estou louca para ler!
    Amei a resenha como sempre!
    Tem resenha lá no blog...
    -Fallen In Me
    Bjão

    ResponderExcluir
  29. vou procurar um logo logo para ler, ótima resenha parabéns

    ResponderExcluir