11/10/2012

Resenha: Lago dos Sonhos - Kim Edwards

O livro Lago dos Sonhos, de Kim Edwards, mesma autora de O Guardião de Memórias, nos conta a história da jovem Lucy Jarrett. Após a morte de seu pai em um acidente, Lucy resolve sair de casa para cursar a faculdade, e desde então, acaba tendo uma vida cheia de aventuras e sem pouso fixo, percorrendo diversos lugares. Porém, chega um determinado momento em que ela se vê enraizada no Japão, ao lado do namorado Yoshi, sem trabalho e com um relacionamento bastante desgastado.

Quando toma o conhecimento de que sua mãe sofreu um acidente, mesmo sem ser de grandes proporções, decide visitá-la em Lago dos Sonhos. Chegando lá, descobre que ela pretende vender a casa da família. Também revê o seu ex-namorado, Keegan, que é dono de um conceituado ateliê de fabricação de vidro, além de ser pai de um belo garotinho, Max. Diante de tantas mudanças, Lucy se sente meio perdida, e percebe que é tempo de encarar de frente a realidade, e sobretudo superar o trauma pela morte de seu pai.

Em meios aos seus conflitos emocionais, ela descobre um bilhete, além de outras pistas, sobre uma antepassada de sua família, Rose Jarrett, que até então era desconhecida. Rose foi uma das mulheres responsáveis pelo sufrágio feminino e infelizmente teve que abandonar sua única filha, Iris. Ela também se envolveu com um artesão de vitrais renomado, Frank Westrum, que retratou trechos de sua triste e dolorida história através da arte. 

Intrigada com a história de sua antepassada, e sobretudo com o fato de sua existência ter sido mantida em sigilo, Lucy passa a investigar avidamente sua trajetória e descobrirá fatos importantes, relacionados a sua família, a morte de seu pai, e acima de tudo, sobre si mesma.

Lago dos Sonhos é um livro tocante, repleto de segredos, mistérios e conflitos familiares. Eu podia jurar que se tratava de um livro de romance, mas durante a leitura, conclui que o foco da história era completamente diferente do que imaginava, e confesso ter me surpreendido positivamente.

Lucy possui um espírito aventureiro, mas em seu interior, carrega um sentimento de culpa pela morte de seu pai. Na noite em que ele fatalmente escorregou em uma pedra e caiu no rio, pediu pela sua presença durante a pescaria, e ela não aceitou acompanhá-lo. Tal fato faz com que ela se martirize, pois pensa que se estivesse ao seu lado naquele dia, nada disso teria acontecido. Por isso, vive viajando, se deslocando de um canto para o outro, como uma válvula de escape para esse sentimento que assola o seu ser. Quando retorna ao Lago dos Sonhos, aquilo que passou anos tentando ocultar, trancafiar nas entranhas de sua alma, vem à tona, e acompanhado de fatos sigilosos a respeito do passado de sua família, dando início a uma trama de suspense e mistério.

Gostei muito do rumo que a história tomou e fiquei na expectativa pelas descobertas a respeito de Rose Jarret, que realmente surpreenderam. Como eu disse anteriormente, esperava romance da história, mas mesmo com a autora não tendo me brindado nesse aspecto, achei bacana a pesquisa de Lucy a respeito do passado de sua antepassada e a busca desenfreada por informações a seu respeito. Cada pista desvendada ia me deixando mais ávida pelo desenrolar da trama. Também foi bem interessante os relatos sobre o sufrágio feminino, e perceber como as mulheres lutaram tanto para conseguir melhorias, arriscando reputação, saúde, e até mesmo, os laços familiares, em prol de uma causa. É até mesmo lamentável, se comparado aos dias atuais, em que tivemos tantas regalias e direitos de mão beijada de nossas ancestrais, e muitas vezes não valorizamos tal sacrifício. Um livro muito interessante, repleto de segredos e que recomendo!


32 comentários:

  1. O Guardião de Memórias eu não gostei mas este livro Lago dos Sonhos me interessou, quero fazer mais uma tentativa em livros dessa autora.

    ResponderExcluir
  2. Oie Nessa =D

    Li este livro no começo do ano, e infelizmente não compartilho na mesma opinião sua =|

    Achei o livro muito arrastado, e a protagonista muito chata e confusa rs... em fim não gostei rs... mas fico feliz em saber que com você o livro funcionou ^^

    bjs;****

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Ainda nao li o Guardião das Memorias e nao conheço a escrita da autora. Esse do Lago parece ser bem bacana e diferente do outro.
    Parabens pela resenha!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Nessa,

    Eu li o livro O Guardião de Memórias e gostei bastante e tenho muita vontade de ler esse livro....parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Awn adorei Nessa. A Arqueiro é meu xodó de editora, sempre gostei e acho que sempre vou gostar dos títulos da editora. Ótima resenha. Obrigada pela dica!

    Xoxo
    http://foolishhappy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu li o Guardião de Memórias e gostei bastante esse parece tão bom quanto. Ótima resenha!

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Nossa, este livro parece ser muito bom!
    Ainda não tinha lido resenhas deste livro e fiquei bem interessada. Bela resenha!!

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  8. Nessa!

    Adorei a sua resenha. Ficou muito legal :) Deu até vontade de ler o livro.

    Vou tentar passar mais vezes aqui ok? Se quiser, passa lá no blog. Vou adorar ler seus comentários!

    Abração.

    Igor Gouveia
    Diário de Bordo de um Leitor - http://www.diariodebordodeumleitor.com/

    ResponderExcluir
  9. Já li lago dos sonhos e gostei bastante ^^
    A escrita da Kim, realmente é muito bacana e até envolvente na minha opinião.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha! Pena que esse livro me lembre de algo não muito bom... Eu nunca terminei de ler ele. Parei na metade... Ele estava na mala do meu marido, que tb estava lendo, no dia em que ele foi assaltado... Faltavam pouco mais de 50 páginas para eu acabar o livro...

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Vanessa,

    Achei interessante esse livro e a capa e bem legal....estou seguindo o blog...sou esposa do Marco Antonio do devorador de letras...abçs.

    http://blogdamajorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro. Gostei, parece ser bom e a história me deixou curiosa. Quero ler agora!

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa! Pretendo ler este livro em brve, eu também pensei que fosse um romance.Parabéns pela resenha.
    Bjos!
    Cida

    ResponderExcluir
  14. Mais uma que pensou de cara em romance, mas mesmo sem ser me interessa.
    Bjs, ROse.

    ResponderExcluir
  15. Oiie, eu amo livro com essa pegada de suspense, pistas, é minha paixão. Com certeza vou le-lo logo logo!
    Bjs
    www.idelmaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Amei a resenha. Gosto de livros com suspense, romance e um final bem legal. Já marquei na minha listinha que está ficando grande demais.

    ResponderExcluir
  17. Hummm adoro as tuas dicas de livros, e principalmente a credicard agradece kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Amiga faz resenha de livro ruim por favor kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    Que demais esse livro, gostei muito do enredo.
    É o tipo de livro que gosto de ler ;)
    Sua resenha está perfeita

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  19. Ótima resenha! Não conhecia o livro, o achei bem interessante pelo que disse. Pelo título também jurava que se tratava de Romance!

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li, e essa capa com a resenha linda me chamou tanto a atenção. Agora tô louca pra ler *-*

    ResponderExcluir
  21. Antes de ler sua resenha não tinha nenhum interesse por esse livro, mas depois fiquei realmente com vontade de lê-lo pois parece ser uma leitura intensa e gosto desse tipo de livro!

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha,é a primeira que leio sobre esse livro!
    Eu nem sabia do que se tratava muito bem,mas acho que a história promete. Também acho que o livro tem uma cara de romance,e saber que ele é surpreendente só atiçou minha vontade de lê-lo =D
    Ah,e eu achei a capa dele muito bonita,adorei esse tom de azul :)

    Beijooss,
    Jennifer♥

    ResponderExcluir
  23. O Guardião de Memórias é um dos livros mais bonitos que já li, quero muito ler esse O lago dos sonhos, muito boa sua resenha

    ResponderExcluir
  24. Ótima resenha, Nessa. Fiquei com muita vontade de ler o livro, parece ser ótimo e eu também achei que era um romance.

    Beijos, beijos
    =D

    ResponderExcluir
  25. Realmente fiquei impressionada com a resenha, o livro parece ótimo... minha curiosidade aguçou...com certeza vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  26. Não havia lido nada sobre este livro. Fiquei bem interessada sobre ele se passar no Japão. Adoro quando os hábitos e costumes de outros lugares nos são mostrados através da leitura. Também gostei da parte da arte envolvida na história, espero que esteja bem presente no livro. (: Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Ainda não li o livro, mas depois de ler essa resenha fiquei muito interessada.

    ResponderExcluir
  29. Essa resenha me deixou com muita vontade de ler o livro !

    ResponderExcluir
  30. Oi Vanessa!
    Primeiramente, parabéns pela resenha! Esse livro parece ser interessante. Acredito que a história seja instigante e no geral, boa.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  31. Já eu achei achei que fosse uma livro de magia 'lago dos sonhos' uma capa escura e tals,mas mesmo assim não perdi o interesse de ler,parabéns pela resenha...Beijos ^^

    ResponderExcluir