25/10/2012

Resenha: Uma Noite no Chateau Marmont - Lauren Weisberger

O livro Uma Noite no Chateau Marmont, da mesma autora de O Diabo Veste Prada, Lauren Weisberger, nos conta a história de Brooke e Julian, casados há cinco anos e residentes em Nova York. Brooke conheceu Julian enquanto ele se apresentava em um barzinho em East Village cantando a música "Hallelujah" e se apaixonou à primeira vista. Desde então, passou a seguir avidamente todas as suas apresentações pela cidade, até que foram apresentados e o relacionamento culminou no casamento dos dois. Enquanto Julian se dedica única e exclusivamente a carreira, Brooke se desdobra em dois empregos como nutricionista para manter o casal - um em um hospital e o outro em um colégio particular de Upper East Side.

Depois de anos tocando em pequenos clubes da região, Julian é descoberto por um executivo da Sony e sua vida dá uma guinada de 360º, assim como a de Brooke. A princípio, ele passa horas gravando no estúdio, mas ainda não sabe se obterá sucesso e se conseguirá emplacar sua música nas rádios. Porém, durante uma apresentação no programa televisivo Tonight Show, ele se torna um sucesso, praticamente do dia para a noite. Desde então oportunidades incríveis surgem para alavancar a sua carreira, desde uma turnê na companhia do Maroon 5, como até mesmo uma aparição no Grammy. Logo o casal passa a conhecer diversas celebridades, jantar em restaurantes badalados, comparecer a festas chiques da high society e visitar lugares esplêndidos.

Mas como nem tudo são flores e poesias, Brooke precisa encarar de frente as consequências do estrelato do marido, que incluem uma multidão de paparazzis por onde quer que vá e a ausência constante dele, que passa semanas longe de casa, e nas raras noites em que estão juntos, sempre reclama de cansaço e exaustão. Mas a gota d'água no relacionamento dos dois é quando surge uma foto escandalosa de Julian no Chateau Marmont, em um tabloide de grande circulação, alegando que ele pulou a cerca. Falta o chão sob os pés de Brooke, que tem sua vida e intimidade expostas de todas as formas cabíveis e possíveis pela mídia, que a massacra com perguntas mordazes acerca da traição do marido. Resta saber se o casamento dos dois se manterá firme após tal escândalo, e se Brooke conseguirá colocar panos quentes no fatídico acontecimento do Chateau Marmont...

Um Noite no Chateau Marmont é narrado em terceira pessoa de uma forma leve e descontraída, fazendo com que a leitura flua em um ritmo bem agradável. A autora soube nos apresentar com maestria a outra faceta da fama, que poucas pessoas param para pensar e analisar. Toda reação causa uma reação, e no mundo do estrelato isso não é diferente.

Brooke é uma mulher extremamente trabalhadora, e nunca se importou em manter as contas do lar, dando espaço livre e abertura para que Julian se dedicasse a sua carreira de músico, ignorando até mesmo comentários ácidos da família e conselhos de Nola, sua melhor amiga.  De repente, o sonho do casal se realiza de forma intensa e avassaladora, e eles tem que correr contra o tempo para manter o ritmo de suas vidas. Quem mais sofre com isso tudo é ela, que é avacalhada pela mídia, que afirma em letras garrafais que Brooke não é boa o bastante para estar do lado de uma celebridade; que Julian merece estar acompanhado de uma modelo, uma top model linda e gostosa, e não de uma mulher simples, uma nutricionista sem grandes atrativos. Tais fatos interferem tanto na sua vida pessoal quanto na profissional, ma o estopim é quando surge a foto de Julian em um momento de puro amasso em Chateau Marmont. Dá-se início a um verdadeiro martírio na vida de Brooke, que sofre dia e noite com comentários maldosos e mesquinhos de forma pública e escancarada.

Julian, por sua vez, se mostra um verdadeiro egoísta, um homem sem escrúpulos e sem coração. Ele simplesmente cospe no prato em que comeu, e se esquece da fidelidade e sobretudo, do sacrifício que Brooke fez durante todos esses anos, em prol de sua carreira. Seus motivos para justificarem tal traição são nulos e nem um pouco convincentes ou pertinentes. Ele é um cafajeste sim, e da pior espécie.

O livro de Lauren Weisberger é ótimo e nos desperta diversos sentimentos, como risos, raiva, piedade, dentre outros, entremeados por uma narrativa gostosa e envolvente. Porém, o desfecho final não me agradou. Sei que a autora se baseou nos fatos contemporâneos, em situações verídicas e tal, mas eu esperava uma reação diferente por parte dos protagonistas. Achei que o final deveria ter sido melhor trabalhado e desenvolvido, mas enfim, essa é só a minha opinião, alguém que teria uma forma diferente de agir, perante os personagens. No mais, o livro é muito bom e não deixo de recomendar.

17 comentários:

  1. Adorei a resenha. Sempre quis ler esse livro, mas nunca tive dinheiro. Mas quero comprar. Beijos...

    paranoiadasideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler O Diabo Veste Prada, minha amiga conferiu e disse que a autora é ótima mesmo. Enfim. Parece uma história bem interessante, realmente poucas pessoas veem a face negra da fama, que acaba levando muitas celebridades às drogas, bebidas e o resto que já conhecemos. Engraçado como a vida de uma pessoa pode mudar completamente por causa disso, a confusão que isso causa. É a primeira resenha que vejo do livro e tentarei lê-lo, mas não é um desespero, porque esse não é um gênero literário que eu confira com frequência.

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. OLá Nessa,

    Mais um livro que fico conhecendo o seu blog, schei interessante a cho que entraria na minha lista....parabéns pela resenha....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu li o Diabo veste prada, mas confesso que gostei mais do filme, por isso tenho medo de comprar esse livro!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ler um livro de homem safado no mal sentindo, ninguém merece, prefiro homens safados pervertidos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mas parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Van*
    Este livro também está na minha lista de leitura, faz tempo, tenho muita vontade de ler.
    Que pena que o final não te agradou!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/2012/10/58-feira-do-livro-em-poa.html

    ResponderExcluir
  7. Adorei a sinopse desse livro....... e especialmente sua resenha,,fiquei com muita vontade de le-lo!!!!

    ResponderExcluir
  8. gooostei muito, muito da resenha.
    Nais acho que ele não é bem meu tipo de leitura.



    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa!

    Esse eu não conhecia,a história pareceu seguir um ritmo tão bom, pena que o final não agradou,odeio quando isso acontece,acabamos criando expectativas.Não gostei nenhum pouco da personalidade de Julian.
    Bjos
    www.roubando-livros.com

    ResponderExcluir
  10. Depois da sua resenha me interessei por esse livro mas devo confessar que a capa não me atrai muito.

    Beijos
    Luciana

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa, parabéns pela resenha!! Adorei e com certeza esse livro foi parar na lista de desejados!! Parece ser um romance muito bacana e gostoso de ler, apesar do desfecho final não ter te agradado muito!! Fiquei bastante curiosa e espero ler em breve!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura!! :D

    até mais!!

    ResponderExcluir
  12. Quando eu vi essa capa eu pensei comigo: "Essa capa é plágio da capa do filme O Diabo Veste Prada." Nunca li esse livro, mas presumo que seje bom.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Realmente esse livro não é bem o meu tipo, e consequentemente eu não o leria :/
    Mesmo assim, adorei a resenha Nessa ^^

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  14. Oi Vanessa!
    Eu sempre tive vontade de ler algo dessa autora, tinha até pensado em ler O Diabo Veste Prada, mas acho que depois de tantas vezes assistindo ao filme, enjoei um pouco.

    Uma Noite no Chateau Marmont deve ser um perfeito começo para ler os livros dessa autora.
    Beijos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Já fui atrás para baixar esse livro, fiquei muito curiosa com o final e quero saber como tudo terminou.
    Já detestei esse cara. u.u'
    Livros Em Série.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Boa resenha... Mas o livro não é o meu estilo... Então não vai pra lista.

    ResponderExcluir
  17. Olá...eu tenho loucura para ter esse livro faz tempo e confesso: nunca li uma resenha tão boa como a sua Vanessa. Li e reli cada frase do post, adoreii e por isso agora mais do que nunca o livro não sái da minha lista de desejados.

    ResponderExcluir