01/11/2012

Resenha: Ausência - Flavia Cristina Simonelli

O livro Ausência, de Flavia Cristina Simonelli, nos conta a história do médico neuropsiquiatra Daniel. Daniel começa a tratar do professor aposentado Ervin de Apolinário, que sofre do Mal de Alzheimer, uma doença degenerativa que provoca esquecimento gradativo e que não pode se curada; somente amenizada. Tal doença mexe bastante com o médico, que teve uma infância sofrida ao lado da avó, que padeceu do mesmo mal, e sentiu na própria pele as consequências dolorosas do Alzheimer. 

Daniel se sensibiliza com a saúde de Ervin e se envolve inteiramente com ele, estando presente sempre que possível e lhe prestando toda a assistência necessária. O relacionamento entre médico e paciente se torna intenso, ao ponto do doutor ficar extasiado pela presença de Natasha, filha de Ervin, e se apaixonar de forma avassaladora pela moça. Porém, ele é casado com Milene, em um relacionamento de anos e que lhe renderam dois frutos, Mateus e Felipe. 

Mas a atração por Natasha não cessa, e ele fica extremamente obcecado por ela, conduzindo o seu casamento para um verdadeiro abismo e até mesmo arriscando a sua profissão, e sobretudo, sua ética. Será que vale a pena abdicar de tudo e se render a uma paixão desenfreada, sem limites? E aquilo que ele conquistou ao longo dos anos, tanto no sentido profissional quanto familiar, vale a pena ser colocado de escanteio? São essas questões que norteiam a mente de Daniel, enquanto ele vai traçando passo após passo de sua rotina.

Ausência é um romance bem estruturado, com uma temática interessante e uma abordagem profunda acerca do Alzheimer, uma doença grave e que apaga em tempo recorde todo o passado, todas as lembranças e memórias de sua vítima, de um jeito violento e perturbador. Fica evidente que Flavia Cristina Simonelli pesquisou muito bem o tema, o que resultou em um livro instrutivo e esclarecedor, apesar de se tratar de ficção.

Daniel é um personagem intrigante. Ele possui uma carga emocional intensa e passou por muita coisa dolorosa e traumatizante em sua vida, ainda criança. Por mais que hoje seja um médico consagrado, com uma linda família ao seu lado, fica evidente que possui um vazio gigantesco em sua alma, um verdadeiro oco em suas entranhas, que lhe causa medo e temor de seu futuro. Cuidar de Ervin é dever de sua profissão, logicamente, mas também se torna uma espécie de terapia, que reviva em sua memória aquilo que gostaria muito de esquecer. Tal aproximação faz com que ele se torne cada vez mais íntimo do paciente, e ao mesmo, fragilizado, remoído pelo seu passado. E é com essa carência que ele acaba se envolvendo por Natasha.

Por mais que ele demonstre estar perdidamente apaixonado, não consegue ter uma atitude madura quanto a isso, fazendo tanto com que ela sofra quanto sua esposa, que se torna cada dia mais paranoica e desequilibrada. Ele se apega com as feridas de seu passado como se elas fossem uma muleta, um subterfúgio para seus erros do presente, o que é claro só demonstra seu mais puro e bruto egoísmo. 

Este é o segundo livro da Flavia que tenho a oportunidade de ler, e mais uma vez, não me decepcionei. Ela soube conduzir com maestria o enredo, com uma narrativa clara e objetiva, e tratar de um tema pouco difundido e não menos importante, como o Alzheimer, em meio a um romance complexo e interligado de questionamentos existenciais. O final do livro me agradou bastante, e foi bem condizente com a trama e com o dinamismo de seus personagens. Recomendo, com certeza!

22 comentários:

  1. Oie amiga.
    Gostei muito do livro, e quando tiver a oportunidade vou ler.
    Conheço o Alzheimer bem , tive um caso em minha família.Meu tio acabou morrendo , e sei como é
    sofrido essa doença.
    Parabéns pela resenha amiga.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, fiquei com vontade de ler esse livro ;D

    Menino Lendo
    @Dudu_Magalhaes1

    ResponderExcluir
  3. sinistra esta capa, nos dá realmente um sentimento de ausência, perda de alguma coisa ou alguém... Infelizmente ainda não conheço a autora, mas achei a história deste livro bem interessante.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Suas resenhas são sempre instigantes....dá vontade de ler o livro imediatamente...
    Esse é mais um que vai pra minha extensa lista !!!!

    ResponderExcluir
  5. Ah, gostei muito da resenha! Desde o tema abordado na questão medicina. Adoro muito coisas ligadas a medicina... Por isso sou apaixonada por séries de hospitais, como House, Grey´s e Saving Hope. E se tem romance. luta interior, ah, me ganhou! Não conhecia a autora e nem o livro! A capa é bem interessante! Vai pra lista!! Fiquei bastante curiosa quanto ao livro e seus personagens!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha! Adoro enredos que contenham coisas ligadas a medicina. Por isso assisto muito séries médicas como House, Grey´s Anatomy e Saving Hope. E se tem romance, luta interior, vivência... Ah, me ganhou... Vai pra lista... Excelente resenha, explorou bem os aspectos do livro!

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa!

    Não conhecia esse livro da Flávia, já li Paixão e Liberdade e gostei muito, fiquei interessada nesse livro também, acho que nunca li nenhum livro que tratasse sobre o Alzheimer. Achei a capa linda, combinou com o título que por sua vez combinou com a história em si. *-*

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  8. Ele lembra um filme que vi, agora não lembro o nome, mas não é leitura para mim, é para quem gosta de House, Grey's Anatomy e Savig Hope, como a Dona Gabi, muitos problemas existenciais, kkkkkkkkk

    Mas linda a resenha, mas já fica como dica de presente!

    ResponderExcluir
  9. Super curti, Um bjão flor! Adoro suas dicas, estou sempre por aqui. Já seguindo e amando...♥

    minhamaniab.blogspot.com.br
    @BlogMinhaMania

    ResponderExcluir
  10. Olha vi algumas resenhas desse livro e a sua me deixou bem curiosa... principalmente pra saber o final kkkkkkkkkkkk. :P
    Gosto de livros que abordem temas como esse, é sempre muito interessante.
    Resenha - A Maldição do Tigre.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Sua resenha me levou a comprar esse livro e recomendo é muito bom ... Valeu

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha, já tinha ouvido falar desse livro e parece ser muito bom.
    A capa também passa todo o clima do livro, né?

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Nessa,

    Já li ótimas resenhas desse livro e a sua não é diferente, gostaria muito de ler...boa dica e parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Poxa,já vi vários comentários muito bons acerca deste livro.. estou louca para lê-lo e a sua resenha aguçou a minha curiosidade.. super água na boca,parabéns :D
    Adoro vir em seu blog.. você posta dicas bacanas,não me decpciono :)
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. A capa desse livro chama muito a atenção
    Pela sinopse parece ser muito bom e com a resenha só deu pra confirmar.
    Acho otimo qdo um autor pesquisa sobre algo pra poder escrever rpa ficar bem convincente, sem furos. É um tema delicado e fiquei super curiosa pra ler

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  16. O livro parece ser realmente ótimo Vanessa, se bem que eu não gosto muito dessa coisa de traição, sei lá, simplesmente não me desce sabe? Adorei a resenha!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  17. Gostei! Li algumas resenhas negativas sobre o livro mas percebi que o que incomoda são personagens "humanos", aqueles que possuem traumas, problemas, fraquezas comuns como os "meros mortais". E isso é algo que me fascina na literatura. Irei ler, com certeza. (:

    ResponderExcluir
  18. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs & Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    - Nessa News -

    Você continua fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir
  19. Alzheimer é um tema muito forte que é interessante ser abordado e comentado
    Gostei bastante da tematica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu comprei esse livro recentemente e foi mais pela capa que pela sinopse, e pela sua resenha, vi que não fiz burrada rsrs. Vou ler logo logo. Beijokas!

    ResponderExcluir
  21. Nem a sua resenha me animou, não gosto de livros assim não =/ sobre o cara estar casado e gostar de outra ( ou o contrário), tbm fala sobre Alzheimer, que já curto ler, problemas mentais e tals, mas não está na minha lista de compras...=/

    ResponderExcluir