27/11/2012

Resenha: Branca de Neve e o Caçador - Lily Blake

Título original: Snow White and the Huntsman
Gênero: Ficção norte-americana, romance
Páginas: 208
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5/5
O livro Branca de Neve e o Caçador se inicia há dez anos atrás, contando como a maquiavélica Rainha Ravenna conseguiu conquistar o coração do rei, sendo desposada por ele, e logo em seguida, ainda na noite de núpcias, o assassinou friamente e trancafiou sua única filha, Branca de Neve, em um porão escuro e fétido. Ravenna levou o reino a um completo caos, trazendo miséria e imensa pobreza aos seus súditos. Tal infortúnio também acometeu a rainha, sugando boa parte da sua magia, a tornando fraca e senil. Ela precisa, digamos que, se alimentar da essência de jovens moças, para manter a sua aparência bela e jovial.


Ravenna sempre consulta o seu espelho mágico, uma espécie de oráculo, que se materializa diante de sua presença e responde suas indagações. Durante uma de suas perguntas, tentando recuperar a plenitude de seus poderes, o espelho lhe revela que ela precisa devorar um coração puro e que a única pessoa que o possui é sua enteada, Branca de Neve. Ravenna imediatamente pede para que seu irmão, Finn, leve a moça a sua presença. Devido a um descuido, Branca de Neve consegue fugir do castelo através dos redutos e se embrenha pela Floresta Sombria, local este do qual apenas um homem conseguiu sair com vida.

Este homem é nada mais, nada menos que Eric, o caçador da região. Eric perdeu sua esposa Sara, de forma violenta, quando teve sua casa saqueada por um bando de ladrões, e desde então leva uma vida desregrada, se entregando a bebida. Ravenna recorre ao caçador para capturar Branca de Neve, na esperança de que ele dê um fim na moça. Resta saber se Eric realmente irá cumprir os desígnios da rainha ou se irá se compadecer da jovem moça aprisionada por tanto tempo, e ajudá-la a sobreviver...

Branca de Neve e o Caçador foi uma grande surpresa para mim. Não esperava muita coisa do livro, e acabei sendo surpreendida positivamente. Com um enredo fluído e narrado em terceira pessoa, temos uma nova roupagem do clássico infantil Branca de Neve, dos Irmãos Grimm, com personagens bem construídos e caracterizados, e uma trama encantadora. O livro foi baseado no filme homônimo, com roteiro de John Lee Hancock, Hossein Amini e Evan Daugherty.

Branca de Neve permaneceu durante dez anos trancada em um aposento sombrio, com suas vestes em frangalhos e sendo tratada feito animal. Se tornou órfã precocemente, perdendo a mãe muito cedo, e logo mais, o pai, de forma brutal e covarde, pelas mãos de Ravenna. Conseguindo driblar a vigilância de Finn, ela foge do castelo e finalmente, tem a sua liberdade depois de tanto tempo. Por detrás das muralhas do palácio, presencia a miséria e todo o tipo de infortúnio que assola o seu povo, devido ao ódio desenfreado da rainha. Quando ela, enfim, se encontra livre das grades que a trancafiaram por tanto tempo, se compadece dos seus súditos, de forma generosa e abrangente. Conhecemos uma personagem forte, destemida, guerreira, que é capaz de abrir mão da própria vida por aquilo que acredita ser justo e verdadeiro. Infelizmente, em sua adaptação cinematográfica, estrelada por Kristen Stewart no papel principal, não conseguimos perceber essas características, já que a atriz que a interpreta não tem expressão alguma e permanece o filme inteiro com aquele semblante cansado e sem vida. Que me desculpem os fãs, mas odiei a interpretação da Kristen. O que salva o filme são os atores Charlize Theron e Chris Hemsworth, nos papéis de rainha e caçador, que foram brilhantes em suas representações. A Charlize estava perfeita como Ravenna e conseguiu transmitir toda a maldade de sua personagem, se tornando uma vilã esplêndida. O Chris também foi ótimo como caçador, e representou seu papel como ninguém, ora divertido, ora guerreiro, quando o momento o exigia.

Agora, voltando ao livro, gostei de todos os personagens, que foram firmes em suas características e colaboraram para que a trama fosse dinâmica e bem estruturada. A capa da obra é a mesma do filme, e a diagramação está excelente, com uma fonte em bom tamanho e várias ilustrações coniventes com a história, entre os capítulos. Como eu disse anteriormente, não esperava muita coisa do enredo, já que o mesmo foi escrito com base no filme e tal, e podia jurar que não passaria de uma trama densa e até mesmo, mero fruto midiático. Porém, me surpreendi com a história e fiquei completamente encantada, tal o teor do enredo e a bela construção de seus personagens. Recomendo, com certeza!

Confiram o trailer do filme Branca de Neve e o Caçador:





33 comentários:

  1. Oi Nessa,
    Ah li esse livro já, gostei bastante do enredo e dos personagens, só achei que o fim foi um pouco corrido, acho que a autora podia explora mais o final.
    Gostei bastante da sua resenha.
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi o filme nem li o livro, minha irmã está lendo ele mas não sei se vou gostar tanto assim dele =/ só lendo mesmo pra saber hehe

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. ÓTIMA resenha, Nessa! Só vi o filme e adorei. Espero lê-lo em breve e este talvez seja um dos meus livros pedidos de natal. Aliás, fiquei sabendo que terá continuação em 2013.
    Beijo,
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O livro ainda não li, mas vi o filme, e acho que colocar Kristen e ter colocado um boneco inanimado daria no mesmo, foi o que estragou o filme, mas gostei do estilo, e agora ainda a atriz além de estragar o filme, dormiu com o diretor, e não será o mesmo diretor, o que vai ser uma pena, gostei do estilo dele. Mas vamos ver se um dia dou uma oportunidade para ler o livro.

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa =)
    Li o livro, e gostei bastante.
    o único ponto que para MIM ficou a desejar foi o fato do casador ensinar a Branca de Neve a lutar e em "três" movimentos ela aprendeu, é assim instantâneo ou o casador é um ótimo professor?
    Vou descobrir o n° dele quero ter umas aulas também shuahsuahsuahsa

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha! Ainda não li o livro, mas assisti o filme. Eu gostei do filme, mesmo achando sem graça a interpretação da Kristen. Aliás, tirando a interpretação dela eu gostei muito, muito... Tanto que até comprei o filme em pré venda e estou esperando chegar. O livro eu tb tenho, mas ainda não li, porque quem leu para o blog foi a Laira... Mas ainda lerei... Excelente resenha.

    ResponderExcluir
  7. O livro parece não ser tão bom quantos outros dos quais já ví resenhas aqui no blog, mas como você falou que gostou, vale a pena tentar neh..kkkkk'

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li esse livro mas tenho muita curiosidade....gostei da sua resenha e quero ler logo !

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li e nem assisti o filme,mas depois da sua resenha a estória me instigou a ler.Eu sabia mais ou menos do que se tratava,mas nunca tinha lido uma resenha dele.Parece ser ótimo.
    Parabéns pela resenha amiga.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Vi o filme e adorei!!!
    Não li ainda o livro, mas me disseram que o final é diferente!!

    ResponderExcluir
  11. Oi,

    já li o livro e não gostei tanto quanto você. Achei a narração e os personagens um pouco superficiais...

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Também não li o livro ainda, mas gostei do ritmo e abordagem do filme, acredito que foi uma adaptação bem sucedida do clássico infantil, que bom que o livro conseguiu conservar os personagens, acho que umas das coisas mais importantes em um livro manter firme as características dos personagens, para que fiquem mais vivos para o leitor.

    ResponderExcluir
  13. Olá Flor!

    Tenho um selo para você no blog espero que goste.

    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/2012/11/laco-de-incentivo-leitura-selo.html

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  14. Interessante, parece ser bom, quero ler ;D

    ResponderExcluir
  15. Eu assisti o filme e gostei bastante, então acho que irei gostar do livro também!
    Já vi várias resenhas negativas dele, mas não custa nada ler e tirar minha proprias conclusões!

    Doces Leituras
    doces-leituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Nessa,

    Li e resenhei esse livro no blog e gostei muito e comprtilho da sua opinião, me surpreendeu....parabéns pela sua resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  17. Ainda não li esse livro, mas fiquei interessada nele desde o lançamento rsrs, a cada resenha que eu leio só faz aumentar a minha vontade de ler.
    O filme, ainda vou assistir, acho que devo ver esse final de semana.
    Parabéns pela ótima resenha

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é um dos meus mais desejados e que não li até hoje, espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  19. Não assisti o filme e nem tive a oportunidade de ler o livro, mas com certeza irei acrescentá-lo a lista de desejados.

    ResponderExcluir
  20. Nessa, primeiro: vc escreveu de uma maneira genial expondo muito bem sua opinião! Adorei.
    Segundo: eu querooooooooooooo muito ler esse livro!

    Beijinhos, querida.

    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Tenho um certo preconceito com relação ao filme, por conta da Kristen, mas pela resenha o livro parece muito bom.

    ResponderExcluir
  22. Mês passado que vi esse filme pela primeira vez, gostei bastante (principalmente do caçador, hahaha). Quanto à interpretação da Kristen, tenho que concordar contigo, achei meio sem graça, sei lá... Mas fiquei curiosa quanto à história da rainha, porque ela ficou assim tão má, já que no filme dá a entender que tem toda uma história por trás do que ela então se tornou, mas não mostra bem o que. Imaginei que o livro desse mais detalhes, por isso tô querendo ler.

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho o livro, pois foi uma troca que fiz no skoob. Mas ainda não li. Gostei da sua resenha...deu vontade de ler o livro logo. rs...sem contar que estou morrendo de curiosidades de ver o filme. Mas só vou fazer isso depois que ler o livro.
    Bjokass

    http://www.livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Vi o filme e não gostei muito, e esperavc o mesmo que você do livro, já que foi baseado no filme, mas como você disse que se surpreendeu, quem sabe eu tambem não me surpreenda.

    ResponderExcluir
  25. Já assisti o filme e não gostei, mas agora estou com vontade de ler o livro haha

    ResponderExcluir
  26. Parece ser realmente bom, mas infelizmente já vi o filme...

    ResponderExcluir
  27. Assisti o filme, agora só falta ler o livro...Muito bom.

    ResponderExcluir
  28. Ótima resenha, já vi o filme mas aida ñ li o livro, estou louca pra ler.

    ResponderExcluir
  29. Ótima resenha, Vanessa.
    Ainda não assisti o filme e nem li o livro, mas parecem ser muito bons.

    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
  30. Devo dizer que amei o filme.. mta gente nao gostou por ter a Kristen, mas mesmo não morrendo de amores por ela eu amei o filme (achei até engraçado ela forçando o sotaque britânico).. Eu to morreeeeendo de vontade de ler o livro! Eu realmente AMEI O FILME! Mostra o lado forte da Branca de Neve, como é realmente ser rainha, e nao apenas um donzela em perigo. Adorei a sua resenha :)

    ResponderExcluir
  31. EU até gostei desse livro, embora tenho algumas reclamações sobre ele. O final tb achei meio fraco, mas vale a leitura.

    ResponderExcluir
  32. O que acho massa nesses livros que estão surgindo agora sobre clássicos, é que eles contam uma história nova e que nos prendem muito mais que os clássicos!
    Quero muito esse livro... Tô "caçando" ele e num acho.... =(

    ResponderExcluir
  33. Adorei a resenha, estou louca para ver o filme e ler o livro é claro. Fiquei com mais vontade ainda depois de ler.

    ResponderExcluir