21/11/2012

Resenha: Charlotte Street - Danny Wallace

Título original: Charlotte Street
Gênero: Ficção escocesa, romance
Páginas: 400
Editora: Novo Conceito
Classificação: 4/5
O livro Charlotte Street, de Danny Wallace, nos conta a história do ex-professor Jason Priestley. Jase está se recuperando de um rompimento amoroso e atualmente trabalha escrevendo alguns textos para um jornal.

Enquanto caminhava por uma esquina da  Charlotte Street, ele avistou uma garota repleta de sacolas embarcando em um táxi. Tal garota chamou sua atenção de forma abrupta e ele resolveu auxiliá-la a entrar no veículo, quando acabou ficando com sua câmera fotográfica descartável.


"Havia uma garota atrapalhada com a porta do táxi e suas sacolas. E não sei por que, mas perguntei se precisava de ajuda. E ela sorriu para mim. Um sorriso inacreditável. De repente sinto toda a masculinidade e confiança, como um faz-tudo que sabe exatamente qual prego comprar, e seguro seus pacotes e algumas de suas sacolas, e ela está dizendo 'obrigada' e então... acontece aquele momento. E me pareceu um começo. Mas o motorista estava impaciente, e acho que nós éramos muito britânicos para dizer qualquer coisa...  a não ser aquele 'obrigado' e dar um sorriso novamente. Ele fechou a porta e vi o táxi partir e, no chão, atrás dele, a esperança se arrastando para longe. Então olhei para baixo. Eu tinha algo em minhas mãos. Uma caixa de plástico pequena. Li as palavras impressas na frente: Câmera Descartável 35mm".

 A partir deste momento, Jase passa a enfrentar um verdadeiro dilema, se perguntando se deve correr atrás de informações sobre esta garota e se ela é realmente especial, enquanto também indaga se a tal menina pode ser mera miragem, ilusão. Com a ajuda de seus atrapalhados e engraçados amigos, Dev e Matt, ele começa a colher provas sobre a "garota misteriosa" e iniciar uma verdadeira caça ao tesouro, sem saber o que o destino lhe reserva...

Tinha acabado de ler uma obra tensa, um drama de grandes proporções, e tirei Charlotte Street da estante em busca de uma leitura leve, descontraída. E realmente o livro se mostrou despretensioso, light, fazendo com que eu espairecesse a mente. Narrado em primeira pessoa pelo Jason, Charlotte Street é uma espécie de chick-lit masculino, mesclando romance e comédia em suas páginas.

Jason viu sua vida virar de cabeça para baixo quando terminou o seu namoro com Sarah, a quem ele jurava ser a mulher de sua vida. Desiludido e sem exercer a sua verdadeira profissional, ele atua como freelancer em um jornal, escrevendo críticas sobre restaurantes, exposições, filmes e afins. Ele mora em cima da loja de videogames de Dev, seu melhor amigo, e nas horas vagas o auxlia com as vendas. Durante uma caminhada por Charlotte Street, surge em seu caminho uma moça de sorriso meigo e que o encanta logo à primeira vista. Mas as coisas não se mostram fáceis e ele precisará de muita determinação e perseverança se realmente deseja revê-la e abrir seu coração.

O Jason não conseguiu me encantar. Ele é egoísta e mesquinho, e se agarra a autopiedade como se a mesma fosse uma muleta. Resumidamente, ele se acha a última bolacha do pacote e não percebe que para cada uma de suas atitudes, há uma reação. Convenhamos que ele não é nenhum santo, e já machucou muita gente ao seu redor, mas insiste em se achar o coitadinho, o ser indefeso, e eu, particularmente, tenho aversão a pessoas desse jeito; na verdade, abomino-as.

Como eu disse, a história do livro é bem leve, descontraída, e cumpriu o objetivo que eu buscava naquele momento, porém, mesmo assim, senti falta de mais aprofundamento, mais desenvolvimento no enredo. Esperava um livro mais cômico e com um pouco mais de romance, e realmente fiquei esperando nesse quesito. A história não deixa de ser boa e tem um pano de fundo deslumbrante, com vários pontos turísticos de Londres.

O final foi arrebatador, apesar de ter sido um pouco rápido demais, e me surpreendeu, já que esperava outro desfecho. Gostei da diagramação do livro e achei a capa espetacular, com um belo cenário de encher os olhos. Em suma, Charlotte Street é um livro bom , porém, se fosse um pouco mais lapidado e não tivesse tantas lamentações e devaneios por parte de Jason, poderia ter sido ótimo. E independente disso, recomendo.


Confiram o booktrailer:



41 comentários:

  1. Bela resenha, de qualquer forma não é um livro que eu poria em minha meta 2013, mas se vier para em minhas mãos... rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler esse livro, mas não consegui me conectar à história. Achei o começo meio confuso e não sei se vou continuar a leitura, mas sua resenha ficou bem legal... HUGS =D

    ResponderExcluir
  3. Eu estou lendo, achei o começo meio confuso, agora está melhor. Mas já estou com vontade de dar na cara do Jason por causa do drama todo com o fim do relacionamento. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Gostei desse livro desde o lançamento......a caoa me chamou a atenção e também o fato do protagonista ser homem.....
    Gostei da sua resenha e quero ler quando tiver uma oportunidade !

    ResponderExcluir
  5. Esse livro estava na minha lista desse ano, mas uma amiga leu e disse que é + ou- e acabei passando outros livros na frente desse rsrsrsr
    Bela resenha!

    Bjs
    Jéssica
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Resenha ótima! Adoro quando levantam pós e contras... Não sou eu que vou ler ele, sim a Glaucia, uma de minhas sócias. Porém a capa achei bonita, mas a sinopse não me agradou. Ele me passou a impressão de ChikLit e não curto ChikLit. Talvez a descrição turistica seja um dos melhores nesse livro, isso eu curto! Bela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Vou confessar troquei o meu por um romance histórico kkkkkkkkkkkk, é praticamente um chicklit masculino, é engraçado, mas como vc falou mesmo faltou aprofundamento.

    Mas é bem divertido mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nessa!

    A capa dele é muito bonita, mas a história não me convenceu.
    A sua resenha está muito boa!

    Beijos.
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir
  9. Ótima resenha, nessa! Eu amei a capa de Charllote desde que a vi e acho que iria gostar da leitura, por parecer tão descontraída e leve. Creio que seria uma boa pedida!
    Beijo.
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ainn..eu já gostei desse livro só de saber que se passar em Londres.Amoooo!!
    É um livro que me chamou a atenção e ,mesmo com esses pontos negativos,quero ler.Já que a estória e descontraída e leve.
    Parabéns pela resenha amiga.
    Beijos

    Jéssica
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  11. Eu Querooo, haha. Bjão

    minhamaniaa.blogspot.com.br
    @BlogMinhaMania

    ResponderExcluir
  12. Olá (:
    O livro não me atraiu muito a atenção, acho que não faz muito meu "tipo" HUAHAUH, mas mesmo assim gostei da sua resenha!
    Passa no meu blog depois?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Noss amei esse livro. As frases bonitas, o enredo, e tudo!!

    Beijinhos ;)

    ResponderExcluir
  14. A diagramação desse livro é demais, mesmo *-* Adoro essa capa, quem não, né? hahaha
    E nossa, não é a primeira resenha com um quê de decepção que eu leio do livro. Todo mundo diz esperar um pouco mais de aprofundamento, um tom cômico ou não sei... E pelo jeito, o livro poderia mesmo ser um pouco mais trabalhado :(
    Ainda não li, mas quero muito, apesar de tudo. Nada como tirar a própria opinião, né? hahaha


    Bjs,
    Leeh - Hangover at 16

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Nessa,

    Li e resenhei esse livro no blog e compartilho da sua opinião, um livro muito bom que recomendo....parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Hey, Vanessa!

    Eu estava com medo de ler esse livro e não gostar, por isso ele ainda está quietinho aqui na estante. Porém, depois da sua resenha, agora fiquei com muita vontade de conhecer a história e vou me esforçar para ler em breve!
    Adorei, muito bem escrita!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Nessa.

    Estou louca para ler este livro, vi vários comentários positivos sobre ele.
    Ótima resenha, me deixou super curiosa para ler o livro. Parece ser realmente bom.

    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
  18. Já tinha visto vários comentários positivos e alguns nem tanto. Tua resenha só me deixou com mais vontade de ler, pois apesar de odiar pessoas egoístas, gosto de ver como personagens desse tipo se desenvolvem em estórias assim, e o modo como descrevestes o Jason realmente atiçou minha curiosidade.
    :D

    ResponderExcluir
  19. tenhu super vontade de ler , a capa é perfeita adorei

    ResponderExcluir
  20. Nessa!
    A resenha ficou bem detalhada. Será um dos próximos livros que vou ler, gostei muito de saber um pouco mais do que poderei encontrar. Obrigada!

    Adoro receber sua visita, é como se o arco íris brilhasse no meu,obrigada! Retribuo sua atenção com todo meu carinho!

    "Dê mais às pessoas, MAIS do que elas esperam, e faça com alegria. Lembre-se de que seu caráter é seu destino." (Dalai Lama)

    Passando para desejar um final de semana repleto de alegria!!!

    Blogueiras Unidas 1275!

    Luz , paz e amor no coração!
    Cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  21. Tá uma loucura.. uns dizem é bom, outros dizem que não..mas eu quero muito ler esse livro..
    Você fez uma ótima resenha, levantando vários pontos.. fica mais fácil para nós sabermos se nos identificamos com o livro ou não.

    ResponderExcluir
  22. Esse livro está dividindo as opiniões, rsrs.

    Continuo interessada em lê-lo e tirar as minhas próprias conclusões.

    ;)

    ResponderExcluir
  23. O livro Charlotte Street, de Danny Wallace começou a me conquistar pela capa,depois de ler a sua resenha fiquei com mais vontade de ler. Quero descobrir como o Jase vai encontrar a garota, e ainda não tinha lido nenhum livro do gênero chick-lit masculino

    ResponderExcluir
  24. Esse livro chamou-me a atenção primeiramente pela capa que é linda e depois pelas resenhas que tenho lido. Gostei muito da sua resenha que está muito bem escrita e deixou-me mais curiosa ainda.

    ResponderExcluir
  25. OI Nessa,
    Adorei saber que esse livro é um tipo de chick lit masculino, estou de olho nesse livro desde o lançamento e ele já está na minha lista de desejos *-*
    Parabéns pela linda resenha

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  26. É a segunda resenha que leio desse livro e não me sinto apaixonada por ele. Quando comprei me garantiram que o livro era super fofo e que eu amaria, mas de um tempo para cá tenho desconfiado. Bem, de qualquer forma vou ler para tirar as minhas conclusões.

    Bjs no core

    ResponderExcluir
  27. Amei a resenha, a estória parece ser muito boa, parece não, ele é!
    Eu já coloquei esse livro na minha lista. Já li outras resenhas dele e gostei bastante também!

    ResponderExcluir
  28. Nossa, desde que lançou, eu estou apaixonada por esse livro, sempre que posso dou uma lida em resenhas e essas coisas.
    Nunca consegui ganhar ele, mas tenho muita vontade de tê-lo na minha estante.

    ResponderExcluir
  29. Pela capa, pela sinopse e principalmente por ser em LOndres acho que todos esperam um romance de arrebatar corações, mas vejo que muitos tiveram opiniões similares. Sua resenha é muito boa.

    ResponderExcluir
  30. Será que não é mais um romance "água com açúcar"??
    Sei lá...fiquei na dúvida.
    Porém sua resenha ficou muito legal. Não sei se este um dia estarei lendo, mas quem sabe? rsrsrs
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  31. Quero muito ler! Adoro os livros da NC.
    Bjos

    ResponderExcluir
  32. Ah!! Eu tenho esse livro :)
    Mas ainda não li...to com muita vontade de ler, mais ainda tenho que ler algumas prioridades. Parabéns pela resenha.
    Bjokasss

    http://www.livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Nossa, muito legal o videozinho! Eu já estava com vontade de ler o livro antes.. primeiro é suspeito, porque eu amo Londres e a capa já chama a atenção pra isso.. e a história tem um quê de mistério, bem típico londrinho, meio Sherlock Holmes. Eu quero esse livrooo!! :D

    ResponderExcluir
  34. Nunca tinha ouvido falar do livros , mas pela resenha parece ser bem legal . Empolguei agora haha (:

    ResponderExcluir
  35. Acho que não vai ter uma resenha sobre esse livro que seja positiva, confesso que tantas influencias negativa sobre que estou ficando um pouco receosa em ler, mesmo assim, vou dá uma chance ao livro, gostei da resenha.
    E realmente personagens desse jeito irritam demaaais!
    Ainda mais pessoas.
    Beijooos :*
    - Gabriella Suzart

    ResponderExcluir
  36. Li vários comentários sobre o livro, que me deixou confusa em relação a história. Gostei muito da sua resenha por ser clara e objetiva.

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Parabéns pela resenha ! vejo vários comentários e resenhas negativas e também positivas, apesar de tudo quero lê-lo pra ter minha própria opinião, e além do mais, a sinopse dele me encantou desde a primeira vez que eu li !

    ResponderExcluir
  38. Com certeza encerrando 2012 lendo esta livro será maravilhoso, já esta na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  39. Esse Jason parece ser um verdadeiro chorão, mas quero conhece-lo mesmo assim!

    ResponderExcluir