19/11/2012

Resenha: O Clã dos Magos - Trudi Canavan

Título original: The black magician's Guild
Gênero: Ficção australiana, fantasia
Páginas: 448
Editora: Novo Conceito
Classificação: 4/5
O livro O Clã dos Magos, primeiro volume de A Trilogia do Mago Negro, de Trudi Canavan, nos conta a história da garota Sonea. Sonea vive nas favelas de Imardin, sem saneamento básico e em meio a miséria, lutando para sobreviver ao lado de seus tios, Jonna e Ranel.

Anualmente, a cidade de Imardin passa por um processo de purificação, organizado por uma legião de magos, que visa expurgar das redondezas pedintes, criminosos, marginais, entre outros. Ninguém tem coragem de se opor aos magos, já que eles dominam a magia como ninguém, e possuem poderes avassaladores. Porém, acontece algo que demonstra que eles não são tão fortes e imbatíveis assim.

Durante uma das purificações da cidade, Sonea fica revoltada com os magos, que tratam sua família e seus amigos de forma aterrorizante e impiedosa, e decide jogar uma pedra neles, que estão cercados por um potente escudo mágico, usando de toda a sua raiva e indignação. O que ninguém poderia imaginar era que o objeto pudesse atravessar a redoma e atingir um dos magos, o deixando inconsciente.

"Algo revirou no estômago de Sonea, e ela segurou com mais força a pedra. Tirou-a do bolso e estimou seu peso. Era das pesadas. Virando-se de frente para os magos, reuniu toda a raiva que sentia por ter sido expulsa de casa, todo o ódio natural pelos magos e atirou a pedra contra o mago que havia acabado de falar. Seguiu seu rastro através do ar e, quando a pedra se aproximou da barreira dos magos, desejou que a atravessasse e alcançasse o alvo".
Tal fato causa surpresa e espanto entre todos, e demonstra que aquele grupo que a população mais temia não é tão potente e indestrutível assim. Ao mesmo tempo, os magos ficam em polvorosa por saberem que tem uma garota de rua selvagem, com poderes mágicos à solta pela cidade, sem controle sobre os seus dons, e capaz de machucar pessoas e causar destruição a todos. Eles seguem em seu encalço, tentando encontrá-la antes que seja tarde.

O Clã dos Magos é um livro de fantasia interessante e que aborda diversas pautas, entre elas, o preconceito social e econômico. Narrado em terceira pessoa, temos uma história com traços de magia e aventura. Este é o primeiro livro internacional que leio e no qual encontro menções sobre as favelas, que até então só havia visto em livros nacionais. Por si só, isso já torna a história interessante, e até mesmo inovadora, pois além de tratar da pobreza extrema de forma clara, consegue mesclá-la com o mundo da magia e dos poderes sobrenaturais.

A história é bacana, mas só começa a deslanchar depois das primeiras cem páginas. Antes disso, achei o desenvolvimento muito lento, e até mesmo, monótono. Outra coisa que me incomodou bastante foi o excesso de "cê" nos diálogos de Sonea. Sei que a autora adotou essa expressão como uma espécie de dialeto do local de onde a personagem vem, mas teve uma quantia tão demasiada desta palavra em algumas frases de Sonea que acabaram me irritando. "Cê é isso, cê é aquilo..." realmente não me agradou.

Sonea é uma personagem muito bem construída, apesar desse detalhe. Com pouca idade, ela já penou bastante devido a sua classe social, e se tornou órfã muito cedo. Criada pelos seus tios, aprendeu um pouco da malandragem do "gueto" para sua sobrevivência, e assim, acabou amadurecendo. Ela enfrenta quem seja, e não tem medo de expressar o que lhe desagrada, agindo de forma coerente e verdadeira.

O Clã dos Magos é um livro bom e nos traz tópicos intrigantes e interessantes a respeito da sociedade, porém, não me agradou por completo. Esperava mais magia e ação, mas como ele é apenas o primeiro volume de uma trilogia, creio que deve ter ficado bem introdutório para dar vazão aos próximos volumes. A diagramação da obra está muito boa e a capa é muito bonita também. Apesar do livro não ter superado todas as minhas expectativas, continuo ansiosa para ler A Aprendiz, sequência da trama, e não deixo de recomendar.

Confiram o booktrailer:



21 comentários:

  1. Quero ler muito esse livro mais vai demorar um pouco amei a resenha beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D e vota no post )

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de ler esse livro. Mesmo que digam que ele não é 100%, é um tema que me interessa

    Parabens pela resenha

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  3. Eu li e gostei... As mesmas coisas que te incomodaram tb me incomodaram. Eu esperava mais dessa trilogia, mas aianda assim gostei do livro e estou ansiosa para ler A Aprendiz.

    ResponderExcluir
  4. Adoro as tuas resenhas! O Clã dos Magos é um livro que eu queria ler, mas não tenho muita vontade, por mais que goste de magia e afins. Para a minha total surpresa, há mais do que isso: favelas, personagens que parecem ser agradáveis. Sobre a questão do diálogo: isso irrita MESMO. A capa desse e a da continuação são admiráveis.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nesse mesmo gênero fico muito mais com a trilogia As Lendas Yelena Zaltana, sempre tive a impressão que a história desse Clã dos Magos é um pouco lenta demais o desenrolar, e pelo visto eu acertei.

    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  6. Gostei, apesar de não fazer o meu estilo de leitura, parece ser interessante. Bjão Nessa

    minhamaniaa.blogspot.com.br
    @BlogMinhaMania

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa,
    O enredo do livro me lembrou a trilogia "As Lendas de Yelena Zaltana - Vol 1 - Estudos Sobre Veneno". Aborda também o tema de magia e tal, só que a história da Yelena é repleta de ação e a leitura flui rapidinho.
    Eu adoro a capa do Clã dos Magos, mas ainda não li o livro ;)
    Parabéns pela excelente resenha

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Nessa,

    Eu li e resenhei esse livro no blog e gostei bastante, não teve aquela grande trama, mas conseguiu me prender...parabéns ela resenha...abçs.




    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Estou loooooooooouca pra ler esse livro

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da resenha, não achava muito interessante mais a sua resenha fez eu mudar de ideia

    Um selinho do meu blog para o seu *-* http://www.encantoemfolhas.com/2012/11/selo-premio-dardos.html

    ResponderExcluir
  11. Oi, Vanessa.
    Faz tempo que não passo por aqui né.

    Ótima ressenha, estou louca para ler este livro desde que lançou, parece ser muito legal.

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Bem, gostei do livro, mas ele é desnecessariamente longo e cansativo, ficando muito tempo focado na fuga de Sonea, uma brincadeira de cão e gato que parecia nunca ter fim. E até que gostei de alguns magos.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ahh...mesmo que esse livro não foi o melhor, eu quero,já que gosto de livros de magia e tal.Espero que o segundo melhore.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos amiga.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Vanessa!

    É, eu to meio desconfiada quanto a esse livro. O meu está aqui, esperando pra ser lido. E como logo chegará o segundo, melhor eu me animar a ler... rsrs. Tomara que eu goste!

    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  15. Acredita que este livro já me ajudou em uma prova de português? Na verdade ler ajuda muito em todos os aspectos! A capa de O Cã dos Magos é linda e a proposta cheia de magia, então...*-*
    Ótima resenha, parceira!
    Xoxo
    http://foolishhappy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Nessa, adorei a resenha! Apesar dos pontos negativos da narrativa que você apontou, o livro parece ser bem interessante! Fiquei intrigada com as suas observações, de fato ainda não tinha lido nada sobre a trama e fiquei curiosa por conhecer a junção desses elementos durante a leitura!! Espero poder conferir logo!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro não me interessou desde o lançamento...pode ser que eu leia um dia, mas pra já prefiro ler outros que estãi na minha lista!

    ResponderExcluir
  18. Oie!!
    Depois de ler alguma resenhas, eu fiquei interessada no livro! Parece ser bom!!
    Gostei da sua resenha!!

    Bjinhs*
    https://twitter.com/nessapereirapoa/status/271240893611249664

    ResponderExcluir
  19. é muito bom saber que gostou do livro, é o próximo em minha leitura.
    beijos

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  20. Oie, estou muito ansioso para ler esse livro... Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Oi flor,
    Concordo contigo em diversas partes ainda mais quando disse que as primeiras cem paginas são lentas lentas por demais para mim sabe. e os ces também me incomodaram vamos ver como sera o proximo livro espero sinceramente que tenha mais ação.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir