24/12/2012

Resenha: O Milagre - Nicholas Sparks

Título original: True Believer
Gênero: Romance norte-americano
Páginas: 328
Editora: Agir
Classificação: 4/5
O livro O Milagre, de Nicholas Sparks, nos conta a história do nova-iorquino Jeremy Marsh, colunista da Scientific American. Jeremy é especialista em desmascarar fatos e aparições sobrenaturais, provando que tais casos não passam de tramoia de charlatões e sujeitos de interesses dúbios. Sua carreira está de vento em popa, e ele acaba de fazer sua primeira aparição na TV, o que só contribuiu para torná-lo ainda mais famoso. Ele acaba recebendo uma carta vindo da bucólica cidade de Boone Creek, na Carolina do Norte, relatando que o cemitério local da região apresenta estranhos fenômenos, dentre eles luzes fantasmagóricas que aparecem do nada na calada da noite. Instigado, ele resolve ir até a cidade, para investigar o caso pessoalmente.

Chegando em Boone Creek, ele conhece  Lexie Darnell, uma bibliotecária que assumiu o legado de sua mãe desde sua morte em um trágico acidente. Lexie já foi muito machucada, sentimentalmente falando, tendo inclusive largado o conforto de seu lar para acompanhar aquele que julgava amar cegamente e se decepcionou bastante. Hoje, ela tem os pés no chão, e prometeu para si mesma nunca mais se envolver de modo tão brusco, e tudo o que deseja é passar os seus dias ao lado de sua avó Doris, que a criou desde que ficou órfã.

Jeremy pretende passar apenas uma semana na pacata cidade, e está com tudo traçado e devidamente planejado em Nova York. Porém, quando conhece Lexie, sente-se atraído como nunca antes e não consegue tirá-la de seus pensamentos. Ele precisará fazer uma escolha bem complicada e deixar-se ser guiado pelo seu coração, sobretudo, pela fé.

O Milagre nos traz um romance maduro, entre um homem um tanto cético e uma mulher magoada e sem esperanças de que possa ser feliz novamente. O começo do livro seguiu um ritmo bastante morno, sem grandes atrativos, mas após vários capítulos, principalmente quando se dá o encontro entre Jeremy e Lexie, passou a se tornar mais desenvolvido e encorpado. Narrado em terceira pessoa, nos traz uma história repleta de desafios e sentimentos, nos mostrando que o amor verdadeiro existe e acontece para cada um de nós, no tempo certo.

Jeremy vive para desmitificar lendas e aparições falsas, provando que o sobrenatural não existe. Ele já foi casado há alguns anos atrás, e se divorciou por algo que o marcou muito, o tornando praticamente impenetrável para o amor. Jeremy considera impossível se apaixonar novamente, mas é posto à prova quando conhece a bela e terna Lexie.

"Ela riu num tom melódico. Ao luar, seus traços eram indecifráveis, e ele se lembrou de como ela parecia cheia de animação quando estava cercada pelas pessoas da cidade."
 Lexie já foi muito machucada pela vida, e foi traída de uma forma cruel e mesquinha, fato este que a decepcionou bastante. Ela acredita que todos os homens sejam iguais e não consegue enxergar o seu futuro acompanhada de alguém. Mas a presença de Jeremy mexe demais com ela, por mais que tente relutar, e quando menos espera, ele está habitando os seus sentimentos mais recônditos e inesperados.

" (...) Mas não importava o quanto se esforçasse para parar de pensar, a imagem de Jeremy continuava a surgir inesperadamente: o sorriso levemente evasivo, o seu ar de divertimento com as coisas que ela dizia. Ela não conseguia evitar de se perguntar no que ele pensaria a respeito de sua vida ali, para não falar do que ele pensaria a respeito dela. Ela até havia corado quando ele disse que a achava charmosa. O que significaria tudo isso? Talvez, ela pensou, por ter falado abertamente sobre meu passado, eu esteja me sentindo vulnerável."
O Milagre não é tão meloso e repleto de sensibilidade quanto os demais livros do Sparks, mas nem por isso se torna menos agradável. É notável que o autor seguiu uma outra linha de pensamento durante sua escrita em vista do habitual, e apesar do desenvolvimento inicial ser bastante lento, achei o livro atraente e muito bom. Não chega a ser uma de suas melhores obras, mas o romance foi bem embasado e até mesmo, encantador. Achei a capa muito bonita e a diagramação está ótima, sem erros, com uma fonte no tamanho ideal e no começo de cada capítulo, apresenta a figura de um farol. Estou ansiosa para ler sua continuação, À Primeira Vista, que foi lançado neste ano pela Editora Arqueiro, e claro, não deixo de recomendar.


19 comentários:

  1. Oie amiga, infelizmente ou não, ainda não sai do segundo livro lido dele e sinceramente não sou fã dele e ainda não defini se gosto dos livros dele só saberei dizer mesmo depois que ler o terceiro livro dele coisa qu evai demorar.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros

    ResponderExcluir
  2. Van, adorei a resenha! Eu li esse e a continuação deste e afirmo que O Milagre é melhor. Essa diferença do Sparks em O Milagre faz o livro ser realmente bom... Mas no livro dois ele volta a fórmula antiga dele. Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Esse foi o primeiro livro do Nicholas Sparks que li, amei de paixão!!!!
    Tinha muito preconceito em relação aos livros dele mas agora acabou :)
    Também fiz uma resenha no no meu blog, se puder dá uma olhadinha.

    Ótima resenha.
    Bjs
    Jéssica
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/2012/12/livro-o-milagre-autor-sparks-editora.html

    ResponderExcluir
  4. Oie amiga!
    O Milagre não é meu preferido do Nicholas,mas o segundo livro dessa estória de amor,À primeira vista,pude perceber mais o amor de Jeremy e Lexie.Todo o amor deles é muito lindo e maravilhoso, e me emocionei bastante com ele.
    Por isso acho melhor a continuação do que o primeiro livro.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, nessa! Boa resenha. Li dois livros do Sparks até agora, e esse estava\está na minha lista de leitura. Gostei de saber que essa é uma de suas obras um pouco diferente do normal, já que não tem tanta melação. Falecia e não sabia que À Primeira Vista era a continuação deste!
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada pelos livros do Nicholas e apesar de muitos acharem excessivo o tom dramático da sua narrativa ela me atrai mesmo assim.
    Este é um dos livros que já li e que foge do padrão do autor. Gostei muito do estilo e do desfecho da história e gostaria de mais livros assim.
    Bjkas!
    Monique Martins
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  7. Só passei para desejar UM Natal Inesquecível!!!

    ResponderExcluir
  8. OI tenho que ler urgentemente esse livros me viciei em Nicholas Sparks rsrsrs
    Tem um selo para vc la no blog.
    Bjs,

    www.resenhasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Nessa,

    LI poucos livro do sutor e esse ainda não li e também esta na minha lista...parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  10. Ainda não tenho esse livro do Nicholas, mas tenho muita curiosidade em lê-lo. Adorei a resenha e eu acho que vou apreciar o fato de ele ser diferente dos outros. As vezes os livros do Sparks me irrita pela mesma linha de raciocínio.
    Beijos e Feliz Natal,
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  11. Parabens pela resenha, Vanessa!
    Ainda não li nada desse autor, e nem tenho muita vontade apesar de todos os comentários positivos sobre os livros deles hehehe

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  12. Oi Vanessa!
    Já li esse livro e ele foi um dos mais fracos do Sparks pra mim. Esperava uma história mais aproveitada e que não enrolasse tanto. Achei boa parte do livro lenta e demorei para engrenar a leitura.
    Entendi sua opinião. (:
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto bastante desse livro do Nicholas, está entre os meus preferidos do autor apesar de muita gente discordar rs'

    Ótima resenha (:

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  14. Ele não matou ninguém nesse livro????? Foi um livro de reencontro e romance???????????? Ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhh que incrível!!!! Ihhh o segundo com certeza ela vai matar alguém, vai pegar um câncer, um resfriado fatal, uma dor de cabeça que causará algo grandiosamente fatal.

    O Mal de Sparkisson só leio se me obrigarem, kkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Preciso ler um livro do Nicholas Sparks... Urgente!!
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Vanessa!
    Só li um livro de Sparks até agora e me emocionei com a narrativa do autor! Ainda quero ler algo dele!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ainda não tive oportunidade de ler este livro
    Mas gosto bastante da escrita do Nicholas
    E esse parece ser muito bom

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Again! Mais uma resenha maravilhosa do Sparks! Sem comentários, Nessa, tu sempre arrebenta nas resenhas *-* parabéns!

    http://foolishhappy.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  19. me surpreendi por ele não ter feito nada trágico na história! gostei do livro e quero ler sua continuação: Á PRIMEIRA VISTA.

    ResponderExcluir