18/12/2012

Resenha: Sereias - Mirella Ferraz

Edição: 1
Ano: 2012
Gênero: Ficção brasileira, romance
Páginas: 240
Editora: Novo Século
Classificação: 4/5
O livro Sereias, de Mirella Ferraz, nos conta a história de Coral, uma jovem de aparência estonteante e exótica, que foi concebida de forma misteriosa.  Sua mãe, Marina, tinha inúmeras dificuldades para gerar uma criança, mas durante um passeio por Itapuã (BA), na companhia de seu marido, Tom, acontece um verdadeiro milagre e ela acaba ficando grávida. A criança nasce prematura, com apenas 7 meses de gestação, porém muito saudável. Coral se torna uma adolescente vistosa e de nobre coração, e extremamente apaixonada pelo mar e seus encantos, sentimento este que deixa Marina nervosa e inquieta.

Os anos passam e o fascínio de Coral pela água não cessa; muito pelo contrário, aumenta gradativamente, contrariando as expectativas de Marina, que está cada vez mais irritada e intransigível com o comportamento da filha. A jovem descobre o amor ao lado de Marcelo, que outrora foi um de seus melhores amigos, e a apoia com muito carinho e afeto, mesmo sendo menosprezado pela mãe da garota. Mas será que seu apoio será incondicional quando desvendar os verdadeiros segredos que tecem a vida de sua amada? Será o amor mais forte e intransponível do que tudo?

Sereias é o romance de estreia de Mirella Ferraz e nos traz uma história empolgante sobre sereias e todos os mitos que envolvem o seu nome, de forma esclarecedora e concisa. O livro se divide em duas partes, ambas narradas por Marcelo: na primeira, a narrativa é feita em terceira pessoa, contando as dificuldades de Marina e Tom para terem uma criança e o momento em que eles vibram com a gravidez de Coral; na segunda parte, ele é narrado em primeira pessoa e acompanhamos a adolescência de Coral.

Coral é uma personagem encantadora, e que me conquistou por ser uma garota de um coração tão grandioso. Ela ama e faz o que pode, na medida do possível, para proteger os animais, se tornando até mesmo vegetariana, com apenas 8 anos de idade. Sua aparência física chama a atenção por onde passa, e mesmo assim ela não se enobrece por conta disso, sendo uma menina amável, prestativa e amiga. O seu romance com Marcelo é puro e doce, narrado de forma bastante delicada e suave.

"Coral, você me mostrou toda a pureza e sinceridade que eu poderia encontrar em uma pessoa. Está certo que com uma pitada de braveza também. Desse jeito, daqui a pouco não teremos mais amigos; seremos somente eu e você. Mesmo assim continuarei ao seu lado (rezando para que ninguém me mate). Obrigado por existir e fazer meus dias mais felizes.
Aquele que tem cheiro de sal e vive com a cabeça nas nuvens...Marcelo".

Algo que me incomodou um pouco durante a leitura foi a falta de diálogo entre as personagens. O livro foi muito bem narrado, com riqueza de detalhes, mas a ausência de conversação entre os protagonistas, principalmente no início da trama, fez com que algumas partes soassem um pouco mecânicas. No mais, gostei muito do livro, que trouxe uma temática bem interessante, envolvendo, inclusive, a mitologia das sereias, de uma forma bastante abrangente. A diagramação do livro é simples e não contém erros de revisão, e a capa, é extremamente linda, com uma sereia belíssima emergindo das águas, e nos deixando ávidos pela leitura. Gostei muito de Sereias e de conhecer um pouco mais sobre este universo repleto de fantasia e lenda, e é claro que recomendo.

35 comentários:

  1. OI Van*
    Eu tbm li este livro e gostei muito.
    Essa capa é maravilhosa, né!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Van, adorei a resenha. Vc sabe que adoro YA que tenha temática fantástica e sobrenatural. Eu tenho um aqui de sereias da ID que ainda não li... Nunca li nada sobre sereias. Vou ler ele e vou colocar essa aqui na lista. Tudo que é sobre seres como anjos, lobos, vampiros, sereias, deuses nórdicos e por aí vai me interessa!!! Gostei muito!

    ResponderExcluir
  3. Nossa vi muitas resenhas negativas desse livro a sua é a única positiva que vi até hoje , fiquei curioso depois que você falou sobre a escrita da autora , parabéns pela bela resenha !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resenhas negativas? Cê bebeu cara? rs
      Até hoje nunca vi uma sequer resenha negativa sobre esse livro. É só dar uma olhada no skoob mesmo pra vc ver. Esse livro é muito bom, e a escrita da autora é excelente, tive uma enorme surpresa com ele. Super recomendado.

      Excluir
    2. Com certeza vc deve ter se enganado de livro. Vc deve ter visto a resenha do livro "Sereia" da Tricia Rayburn, esse sim tem um monte de resenha negativa.

      Excluir
  4. o gabriel ai disse que viu resenhas negativas '-' gente eu nunca vi nenhuma resenha negativa desse livro
    inclusive eu mesma acho ele demais.

    ResponderExcluir
  5. Oi, nessa. Boa tarde! Amei a sua resenha, como sempre. Você tem uma facilidade incrível em colocar os seus sentimentos durante a leitura, coisa que acho que vai demorar para que eu tenha. Pelo visto Sereias é um livro muito bom, e por se tratar se um assunto no qual eu não estou acostumada a ler - nunca li nada sobre sereias, só desenho mesmo - me interessei bastante. Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Estou com muita vontade de ler o livro, nunca li nada sobre sereias hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Como sempre vc arrebenta em suas resenhas bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Vanessa!
    Esse livro parece ser interessante. É uma das minhas próximas leituras e pelo o que você disse, acredito que terei uma opinião parecida com a sua.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei do livro,mas não gostei da Coral.Apesar de ela ser uma grande pessoa,com um ótimo coração e adora os animais , eu a achei muito mimada.Mas seu relacionamento com Marcelo me agradou muito.Muito verdadeiro.
    Também me incomodou a falta de diálogo entre as personagens.
    Parabéns pela resenha amiga.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oii Van!
    Nunca li nada sobre sereis e isso me frustra muito :/ Queria conhecer mais sobre esses seres, rs. Esse livro nunca me chamou muita a atenção não para falar a verdade, tem uma outra série sobre sereias, que agora me fugiu o nome, que eu tenho vontade demais de ler :( Na verdade, até comecei a ler, mas depois parei, rs.

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Nessa,

    Gostei da sua resenha e gostaria de saber um pouco mais sobre sereias, mas ainda não é o momento....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Nessa!

    Estou lendo muitas resenhas positivas desse livro, e espero ter oportunidade de ler ele em breve.

    Ótima resenha!

    bjus;***


    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  13. Realmente esse livro parece ser muito bom. Tentei entrar em contato com a autora para uma parceria, mas ela nem respondeu.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  14. Livro sem diálogos para mim torna-se um tanto tedioso, e como já disse prefiro um Tubarão do que Sereia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Brincadeira

    ResponderExcluir
  15. Confesso que é a primeira vez que ouço falar desse livro e dessa autora. Mas o tema é muito apreciado por mim. Tudo o que abrange mitos e lendas, aguça minha curiosidade. Confesso que livros sem diálogos tendem a ser tediosos. Mas como você mesma disse a narrativa e a riqueza de detalhes amenizam isso. Concordo com você, a capa é lindíssima e aguça a curiosidade em sabem em detalhes o que acontece com Coral e Marcelo. Adorei sua resenha. Muito boa.

    ResponderExcluir
  16. Não li ainda nenhum livro sobre Sereias......acho que por falta de oportunidade e tbém não é um tema que me chame a atenção mas de qualquer forma espero poder ler assim que puder!

    ResponderExcluir
  17. Realmente espero poder ganhar o livro para desfrutar desta leitura =)

    ResponderExcluir
  18. Já faz algum tempo que me interessei sobre esse livro. Gosto da temática, e queria conhecer mais sobre esses seres encantadores. Você soube retratar muito bem a personagem na sua resenha. Estou ansiosa para ler este livro.

    ResponderExcluir
  19. Quero muuuuuito esse livro! Acho que deve ser uma leitura bem interessante.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Me lembrou um pouco Deusa do Mar..
    enfim.. adorei a resenha e a capa é linda!
    Entrará na minha listinha...
    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Linda demais a capa. *-*
    Sempre tive curiosidade em ler algo sobre sereias. Li o livro Despertar, da Amanda Hocking, que é sobre sereias e gostei, então comprei os dois volumes já lançados da série Sereia, da escritora Tricia Rayburn, mas ainda não li.
    "Sereias" parece um livro ótimo. Tem continação ou é apenas esse livro?
    E é legal que a autora seja brasileira, mostra o quanto a nossa literatura está ganhand espaço.

    Beijos.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ketelin! O livro terá uma continuação sim e inclusive a autora já está escrevendo sua sequência. Assim que tiver mais informações, aviso aqui no blog. Beijo!

      Excluir
  22. Oi..

    Eu adoro livros sobre sereias e é tão difícil de encontrar um livro bom que trate desse assunto.. Mas, quando li esse livro fiquei maravilhada e pensando como não li antes.. E adorei conhecer e ficar amiga dessa maravilhosa autora.. Vanessa, gostei muito da sua resenha e se já não tivesse lido o livro antes com certeza leria ele depois da sua resenha.

    ResponderExcluir
  23. Tenho ótimas indicações deste livro, embora ainda não o tenha lido.
    Ótima resenha!

    Bjs,
    Carol (Acervo de Miss)

    ResponderExcluir
  24. Oie,
    adorei a resenha, o livro parece ser mto bom!! doida para ler :)

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto muito de livros que envolvem fantasia.
    Já vi muitas resenhas sobre Sereias, e praticamente todas elogiam o livro, e isso é muito bom, porque eu quero muito lê-lo, então, eu acho que não vou me decepcionar.
    Adorei a resenha.

    Beijos, Andressa.

    ResponderExcluir
  26. Gosto de livros de fantasia, mas nunca li nada sobre sereias, o que só aumenta mais ainda minha curiosidade, recentemente comprei um livro sobre sereias mas ainda não li. Gostei da resenha, e vi que você achou que faltava mais diálogo com os personagens, o que me deixou um pouco com um pé atrás, porque eu gosto de livros que tem bastante comunicação entre os personagens, mas sei que não vou me decepcionar com essa leituras porque só a sinopse deixa qualquer um curioso o bastante pra querer ler o livro!
    Bgs'

    ResponderExcluir
  27. Oi, Nessa.
    Ótima resenha, o livro parece ser super legal, adoro uma fantasia.
    Estou super curiosa para lê-lo.

    Beijos, beijos
    =D

    ResponderExcluir
  28. Nossa, esse livro nunca tinha chamado a minha atenção, mas com essa sua resenha está linda, acaba convencendo qualquer um a lê-lo.

    ResponderExcluir
  29. eu quero muito ler esse livro. amei a história e sua resenha só serviu para aumentar minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  30. nossa...encantada pela Coral... e ela nem precisou cantar para me enfeitiçar...tenho que ler

    ResponderExcluir
  31. Adorei a resenha!!
    ja li um livro sobre sereias mas me depcionou muito, a história era muito fraca...
    mas esse parece ser um otimo livro, a história bastante interessante...
    vou lê-lo, com certeza..

    ResponderExcluir