05/01/2013

Resenha: A Corrida de Escorpião - Maggie Stiefvater

Título original: The Scorpio Races
Gênero: Literatura infantojuvenil
Páginas: 378
Editora: Verus
Classificação: 5/5
 Durante os meses de novembro, os cavalos d'água emergem do oceano e passam a galopar pelos penhascos de Thisby. E é nesta mesma época do ano que os homens capturam esses cavalos e organizam um torneio mortal e perigoso: a Corrida de Escorpião. Alguns dos participantes sobrevivem; já outros não possuem a mesma sorte.

Com apenas 19 anos, o jovem Sean Kendrick já se sagrou campeão por quatro vezes. Dono de um espírito destemido e de poucas palavras, ele consegue camuflar como ninguém os seus sentimentos. Já Puck Connolly é uma estreante na Corrida de Escorpião. Nunca foi desejo de seu coração participar do torneio, mas as circunstâncias nas quais se encontra - passando fome e prestes a perder sua casa - a obrigam a disputar a competição, devido ao prêmio oferecido ao ganhador e que pode ser a solução para os seus problemas e de seus irmãos, Finn e Gabe.

Puck e Sean irão competir este ano lado a lado, ambos por motivos importantes, porém apenas um deles será o vencedor(a). Eles tem muito a ganhar - e também a perder - mais do que poderiam supor. A sobrevivência se torna mais importante do que até mesmo ganhar...

A Corrida de Escorpião foi o primeiro livro que li neste ano de 2013 e posso afirmar que iniciei as minhas leituras com chave de ouro. Narrado em primeira pessoa, alternado pelos pontos de vistas de Puck e Sean, temos uma história empolgante, que retrata a lenda dos cavalos d' água de uma forma bastante original, mesclada por muitas aventuras e perigos. Como a própria autora, Maggie Stiefvater, descreve nos créditos finais da obra, a mitologia acerca dos cavalos d'água é um pouco complicada e bastante complexa, já que possui diversas versões e pronúncias diferentes. A utilizada no livro os intitula de Capall Uisce (pronuncia-se CAPple ISHka).

Os personagens são bem construídos, e apesar de se encontrarem em situações cruciais, se mostram fortes e corajosos. Sean é destemido, cheio de garra e determinação. Sua braveza e destreza na arte de domar os capall uisce são impressionantes. Puck é determinada, madura e vai atrás de seus objetivos com ímpeto e dedicação. Ela enfrenta preconceito dos demais participantes, primeiro, por ser a única mulher na disputa; segundo, por montar em sua égua Dove e não em um cavalo d'água, como os demais competidores.


"Galopar no topo deste penhasco requer coração de gaivota e nervos de tubarão. Não é tão alto como os penhascos ao longo da praia, com certeza, mas cair daqui mataria você do mesmo jeito. E para um capall uisce, é quase tão poderoso centenas de metros acima de seu nível quanto a cem metros da praia. Mais de um homem cavalgou por aquele navio naufragado, sobre a margem e acima das rochas, desconfiado do oceano."
Em suma, A Corrida de Escorpião nos conduz a uma jornada repleta de desafios e perigos mortais, em que somente os fortes poderão se sobressair. Nos fala de amor, comunhão e relacionamento familiar, tudo isso englobado em uma temática original e inovadora. Seus personagens são fortes, guerreiros e intrigantes e conseguiram me cativar ao extremo. A capa é muito bonita, com um leve efeito metalizado e uma garota galopando e a diagramação está ótima, sem erros e com a fonte no tamanho adequado. Com um enredo marcante e um desfecho emocionante, é um livro que recomendo, com certeza!

33 comentários:

  1. Oie amiga!
    Quero muito ler esse livro e sua resenha me instigou a desejar mais.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu achei a fantasia em torno dos cavalos d'água muito boa e a escrita da autora de uma pegada bastante precisa. Mas convenhamos, a história em si é bem sessão da tarde, até o final da corrida é previsível e algumas outras coisas também são.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elder! Obrigada pelo seu comentário. Pelo menos pra mim, o livro não foi previsível. Gostei muito e admirei a originalidade da autora. Abraço!

      Excluir
  3. Nossa, esse livro é muito bom! Me emocionei demais, com o final!Ótima resenha! Parabéns!
    http://bigodeleeite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de comentar, ele foi o ultimo de 2012, acabei no dia 31!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro e sua resenha como sempre divina.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vanessa.
    Ótima resenha, esse livro parece ser ótimo.
    Estou muito curiosa para lê-lo, ja vi vários comentários e resenhas positivas sobre ele, e adoro a Maggie Stiefvater, estou louca para ler mais livros dela.

    Beijos, beijos
    =D

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Nessa,

    Achei interessante esse livro e a sua resenha me deixou com vontade de ler...parabéns....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito interessada neste livro ano passado, espero ler este ano.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Van, adorei a resenha! Segunda que leio é positiva deste livro!!! Eu já tinha me interassado por ele, agora tenho certeza que vou ler. Ando meio cismada com os YA... Mas essa autora sempre surpreende!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha!!
    Estou cada vez mais ansiosa para ler este livro.
    Parece ser um tema bem legal e diferente e acho que isto que mais cativa os leitores :)


    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Van,
    Gostei muito da sua resenha, já conhecia o livro mas não tinha lido uma opinião a respeito.
    Fiquei muito curiosa pra sabe como a autora conseguiu tudo isso no livro.
    beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa pra ler!
    Já estou seguindo aqui ;)
    Estou começando um blog também, se quiser dar uma forcinha e seguir o blog eu agradeço *-*
    Passa lá http://coisasdaschirley.blogspot.com.br/
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Hummmmm ficou curiosíssima com esse livro, e sendo Maggie ela tem um crédito enorme comigo. Vou conferir se tem pra vender por aqui. Primeiro gasto de 2013 e a culpa é tua.

    ResponderExcluir
  14. Logo quando vi esse livro, não imaginei que história fosse tão interessante!
    Essa é a segunda resenha que leio sobre ele e realmente estou bem curiosa para saber mais sobre a trama :)
    Parabéns pela ótima resenha

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro e sua resenha aumentou ainda mais a vontade! rs
    Parabéns! ^^

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece ser realmente bom, nunca vi nada desse tipo e acho que se começar a ler vou me surpriender.

    ResponderExcluir
  17. Oi Vanessa!
    Quero muito ler esse livro pelos comentários positivos que quase todos fazem (incluindo você) e porque quero conhecer esse outro lado da autora.
    Acredito que seja uma boa história mesmo.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  18. Uma bela historia, eu nunca tinha vi a fundo sobre este livro mais com a resenha pude me esclarecer melhor, incluse ter a oportunidade de ler pelos algumas paginas de degustação rs.
    Valeu bjs.

    ResponderExcluir
  19. Ótima resenha... quero muito ler esse livro!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela resenha :)
    Um livro com uma história original. Com personagens que te prendem a história e a autora cria um novo tipo de cavalos nunca visto antes. Me parece ser um bom livro

    ResponderExcluir
  21. Esse livro é demais, eu já vi muitas ótimas indicações sobre ele. A história parece ser linda e cheia de grandes emoções, espero ler logo e me surpreender bastante com essa história maravilhosa!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela resenha, nessa! Nossa, se tornou um dos seus favoritos. Lembro quando disse que estava lendo-o, e pelo visto curtiu mesmo, rs. Eu acho a capa uma graça, e me interessei na história... acho que iria curtir tanto quanto você. Beijão!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Tem um quê de trama de filme este livro.

    ResponderExcluir
  24. Nossa, eu nunca tinha lido uma resenha sobre o livro. E pela capa eu achava que era sobre... ah, sei lá o que achava! haha
    Mas agora que li sua resenha achei super legal, não esperava mesmo que a história fosse assim. Adorei os personagens serem fortes e destemidos...

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito da sua resenha. Parabéns. Tenho lido resenhas e comentários sobre o livro e são sempre muito positivas. Sua resenha só fez aumentar a minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  26. Quando li a resenha do livro, acabei me lembro do filme MULLAN,um filme infantil que retrata uma situação parecida e que a mensagem que passa , pelo que você diz, é a mesma do livro,"amor, comunhão e relacionamento familiar", com muita aventura e emoção, é claro que o livro com certeza é melhor, porque alem de tudo isso ainda envolve mitologia que amo tanto.

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito da resenha.
    Não conhecia esse livro e fiquei com muita vontade de lê-lo.
    Gostei da história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Adorei a resenha e quero super ganhar esse livro no sorteio *-*
    Bjs,

    www.acervodemiss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Já tinha ouvido que esse livro era bom, depois da resenha fiquei com mais vontade ainda de ler.

    ResponderExcluir
  30. Quero muito ler esse livro. Eu até tinha ganho ele em um sorteio, mas como eu estava sem internet, perdi o prazo pra responder o e-mail, então...
    Sua resenha me deixou com mais vontade ainda de lê-lo. Gostei bastante dela!
    Beijos!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eu adoooro a Maggie por causa de "Calafrio" e estou louca para ler esse livro dela também. Adoro resenhas positivas :)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  32. Ótima resenha! Não sabia se ia gostar da história, mas agora depois da sua resenha, "A corrida de escorpião" já está na minha lista. :)

    ResponderExcluir