12/01/2013

Resenha: De Volta à Caixa de Desejos - Ana Cristina Melo

Edição: 1
Ano: 2011
Gênero: Ficção brasileira, juvenil
Páginas: 288
Editora: Usina de Letras
Classificação: 5/5
Em De Volta à Caixa de Desejos, continuação de Caixa de Desejos, de Ana Cristina Melo, Marília está no auge da sua adolescência, prestes a completar 18 anos. Assim como no volume anterior, sua vida continua bem agitada e com algumas turbulências.

Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo em sua vida, causando uma maremoto de emoções. Seus pais, Mônica e Carlos, estão brigando frequentemente, e pelo que tudo indica, estão à beira da separação. O seu namorado, Rafael, está se mostrando cada dia mais um rapaz ciumento e possessivo. Sem contar que ela está prestes a ter um colapso com a chegada do vestibular e também de um novo amor, Pedro.

A única coisa que soa com um bálsamo para o coração de Marília é a volta de sua meia-irmã Francine, recém-chegada de Paris. Francine se tornou a melhor amiga da jovem, além de sempre aconselhá-la e ajudá-la nos momentos cruciais. Porém, nem ela é de ferro e também carrega dentro do peito os seus próprios problemas.

A válvula de escape de Marília, além da presença de Francine, é a caixa de desejos herdada de sua vó Laurinda, a quem recorre prontamente. Assim, ela conseguirá manter o equilíbrio, contornar seus problemas e desvendar o que o futuro lhe reserva.

De Volta à Caixa de Desejos continua encantador, tal como seu volume anterior. Acompanhamos o amadurecimento de Marília de uma forma gostosa e envolvente, e é impossível não se identificar com a protagonista, nem que seja em pelo menos um aspecto. Os seus problemas são reais e perpetuam o universo do ser humano - sejam jovens ou adultos. Narrado em primeira pessoa pela Marília, temos uma visão clara da sua passagem para a adolescência, acompanhando seus desentendimentos com a amiga Joana, o ciúmes enlouquecedor de seu namorado Rafael, a paixão repentina por Pedro, os conflitos familiares que ela enfrenta em casa, dentre outros empecilhos.

Marília continua uma personagem sensível e inteligente, apaixonada por livros e uma amiga sincera e zelosa. Me identifiquei muito com ela, e assim como todos aqueles que passam pelo rito da adolescência, também tive os meus problemas nessa fase, em menor e maior escala. Acompanhar a trajetória da personagem é reviver vários fatos e emoções desse período de nossas vidas e Ana Cristina Melo soube retratar isso como ninguém.

"Entendi que é preciso mais que amor pra manter duas pessoas juntas. Entendi também que é preciso respeito e cumplicidade. Essa palavra que parece tão grande e difícil, mas que expõe toda a fragilidade de um relacionamento. Pois não é possível haver a felicidade de somente um, haver a realização de um lado só. Um acordo só será perfeito se for perfeito para os dois. Eu ouvi meu professor de ciências dizer um dia que nosso corpo funciona como alguns casamentos: um é mais cérebro, o outro mais coração, mas nenhum dos dois pode parar, senão todo o resto do sistema perderá o sentido."
De Volta à Caixa de Desejos trata de diversos conflitos e decisões, que fazem parte do cotidiano dos adolescentes, e nos ensina os verdadeiros valores da família e das amizades. A capa é muito bonita e foi confeccionada por uma das autoras parceiras do blog, a querida Eliane Raye, e a diagramação está ótima, com letras em tamanho adequado e sem erros de digitação e ortografia. Um livro escrito de forma leve e concisa, bem preciso e que recomendo, com certeza!

Confira resenha do volume anterior do livro:

CAIXA DE DESEJOS



16 comentários:

  1. Nessa...que lindo! Adorei o quote..."é preciso mais do que amor"...é verdade...Nossa, o livro deve realmente ser lindo...
    Bjs
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa..o livro parece ser ótimo,né amiga?
    Ainda tenho que ler Caixa de desejos,mas quando tiver oportunidade
    vou ler.
    Parabéns pela resenha amiga.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Nessa,


    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e gostei da sinopse e achei a capa linda....gostei muito da sua resenha...parabéns...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mais um livro nacional que fico conhecendo também, é bom saber que o mercado editorial brasileiro está crescendo. Não sei se eu leria o livro. Gostei bastante da sua resenha, mas o livro em si não me chamou aquela atenção, quem sabe um dia ao encontrá-lo numa livraria eu compre. Mas eu gostaria de ter uma caixa de desejos. E essa frase que você grifou é linda, esse final: [...] Eu ouvi meu professor de ciências dizer um dia que nosso corpo funciona como alguns casamentos: um é mais cérebro, o outro mais coração, mas nenhum dos dois pode parar, senão todo o resto do sistema perderá o sentido. [...]

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, Vanessa!

    O Caixa de Desejos e o De volta à Caixa de Desejos são dois livros muito importantes pra mim!

    Quem quiser aproveitar e receber o livro autografado, o mesmo está à venda, com super desconto, na livraria Vitrine de Livros, que é exclusiva da literatura nacional. http://www.vitrinedelivros.com.br.

    Beijo grande meu, da Marília e da Francine. :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha! Gosto de livros assim, mas em determinados momentos, em determinados estados de espírito. No momento não leria ele, mas como gosto de livros realistas, que nos mostram dramas familiares e de vida. Resumindo, vida cotidiana e realista de vez em quando é bom nos livros. Eu curto...Vou deixar ele e o primeiro volume anotado na listinha, quando eu estiver em estado de espírito adequado lerei!

    ResponderExcluir
  7. Que capa linda, gosto de romances sobre adolescência e os conflitos vividos nesta fase.

    ResponderExcluir
  8. Olha este livro eu recomendoé muito bom e parabéns pela resenha como sempre d+.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas gostei do enredo.
    Ótima dica!!

    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  10. Eu conhecia de nome mesmo o livro, nunca parei para ler nenhuma resenha. Como é continuação de um livro, tenho que primeiro conseguir o anterior rsrs

    Te indiquei para um selinho lá no blog!

    http://americanmuffins.blogspot.com.br/2013/01/selinho.html

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. muito bonito a capa do livro e a resenha me diexou com vontade de ler ele parabéns nessa

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha, interessante a estoria mesmo que seja o segundo livro hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi Vanessa!
    Eu tenho curiosidade de ler esse livro e o seu antecessor. Acredito que sejam histórias leves, mas que passam alguma mensagem para o leitor.
    Ao ler sua resenha, percebi que curtiria a leitura e percebi também que você gostou bastante. E isso é ótimo!
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. A capa é belíssima, mas a narrativa não é meu número, dramas adolescentes ando fugindo atualmente. Acho que estou com o MAL DA BELLA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Fiquei interessada em ler. Parece ser interessante. Vou procurá-lo.
    xoxo, biaacarla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Acho o título do livro bem bacana. Caixa de desejos. É diferente, sabe? Para variar, não o li ainda nem o seu volume anterior, mas até que tenho uma certa curiosidade. Talvez um dia, quem sabe.
    Beijo, nessa!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir