22/01/2013

Resenha: Memórias da Lua Cheia - Andressa Andrião

Edição: 1
Ano: 2012
Gênero: Ficção brasileira, sobrenatural
Páginas: 552
Editora: Novo Século
Classificação: 4/5
O livro Memórias da Lua Cheia, de Andressa Andrião, se inicia com muito mistério e suspense. Durante uma noite de lua cheia, uma garota desmemoriada e solitária vaga pela floresta, sem rumo e sem direção, cercada por lobos vorazes. Ela não sabe quem é e nem como foi parar ali. A única informação a seu respeito se encontra em um bilhete, já ilegível pela chuva, que a descreve pelo nome de Alissa.

Quando parecia que ela se tornaria alvo fácil dos lobos selvagens, Alissa é resgatada por Seth. A princípio, Seth a fita de um modo perturbador, como se quisesse até mesmo tirar a sua vida. Porém, ele a salva e resolve cuidar dela até que alguém apareça reclamando a sua ausência.

"Acordei com os raios solares entrando pelas frestas entre a cortina. Em meus poucos segundos de sonolência, comecei a me lembrar de meus sonhos, ainda incerta se queria mesmo acordar. Um rapaz, que aparentava ter mais ou menos dezenove anos, me salvou de lobos de pelagem negra e me levou para sua casa, tratando-me tão bem quanto poderia tratar sua irmã. Ele era misterioso e gentil... Tinha olhos lindos como um anjo. Suas habilidades culinárias eram ótimas também, apesar de eu não gostar muito de carne... Contudo, era um sonho em formato de pesadelo, já que eu havia perdido a memória."
Por mais que os dois acreditem que os familiares e amigos de Alissa aparecerão à sua procura, ninguém surge e ela acaba indo morar sob o mesmo teto de Seth. Aos poucos, um romance acontece entre os dois, que acaba sendo abalado por Scorpio - um homem enigmático, atraente e de grandes posses - que não esconde o desejo que sente por Alissa.

Alissa descobre que sua perda de memória é muito mais complexa do que ela poderia supor e embarca em um mundo cheio de magia e mistério, que a surpreende a cada instante.

Memórias da Lua Cheia nos traz uma história muito interessante e bem construída. Narrado em primeira pessoa pela Alissa, acompanhamos sua trajetória em busca de respostas e lembranças de seu passado. Não se sabe o motivo da sua perda repentina de memória, e é difícil reverter este fato, já que ela não tem ninguém conhecido por perto e nem uma mínima recordação sobre si. A sua amizade com Seth aos poucos vai evoluindo e se transformando em um sentimento maior e mais intenso. Porém, por mais que ele dê sinais de que também se sente atraído por Alissa, não se deixa envolver pela moça, como se o romance entre os dois fosse algo proibido, não aceitável.

"Tudo o que minha cabeça era capaz de entender era seu cheiro, calor, sentimentos... Eu podia sentir amor no modo como ele me beijava e eu podia ter certeza de seus sentimentos por mim."
Alissa foi uma personagem que não conseguiu me conquistar. No começo, até entendia sua fraqueza e debilidade, afinal, ela não sabia quem era e estava à mercê dos lobos, totalmente desprotegida, enfim, foi um grande baque. Porém, com o decorrer da história e o discernimento dos fatos, imaginava que ela fosse se tornar alguém mais forte, com sustância e garra para desvendar seu passado, mas isso não aconteceu. O enredo foi se desenvolvendo, o ritmo acelerando, e ela permanecia inerte, sempre chorando e se lamentando. Seth é um garoto de poucas palavras e bastante recluso. Ele tem pouquíssimos amigos e encontra na pintura e na arte sua válvula de escape. Em alguns momentos, ele trata Alissa com docilidade; em outros, parece querer a todo custo afastá-la de sua presença. O romance entre os dois é bem conturbado e cheio de arestas.

Lidiana é uma personagem descontraída e despojada. Ela trabalha em uma livraria que pertence a Jarret, e nutre uma paixão por livros místicos, sobretudo que retratem bruxas e o período da Inquisição. Ela é amiga, companheira e extremamente leal aos seus. Outro personagem cativante é Nevado, o lobo branco companheiro de Seth. Sou apaixonada por animais, e na literatura isso não é diferente, ainda mais por Nevado ser tão fofo e um amigo fiel. Já Scorpio é um personagem bem intrigante, com uma aura misteriosa sobre si. Ele manda e desmanda na cidade em que moram devido ao seu alto poder aquisitivo, e seu charme e beleza fazem com que as moças se prostrem aos seus pés como se ele fosse uma espécie de príncipe encantado.

Em suma, Memórias da Lua Cheia, nos traz uma história sobrenatural ricamente detalhada, repleta de cenas de ação e suspense. O final nos deixa um gancho para uma possível continuação e eu espero realmente que isso aconteça. A capa é belíssima e chama muito a atenção. A revisão acabou deixando passar alguns erros, mas nada que atrapalhe a leitura. A autora soube conduzir a trama muito bem, e apesar de eu não ter gostado muito da protagonista, a temática abordada conseguiu me conquistar. Recomendo =)

27 comentários:

  1. Adoro livro de mistério e suspense. Já vi que vou gostar muito desse livro. eu já tinha visto a capa do livro mas essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Sua resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  2. Curti a sinopse
    Seguindo aqui e amando
    Bjo

    minhamaniaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha, nessa! Me interessei na história, apesar do ponto negativo dito por você, da protagonista.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa!
    Esse livro será uma das minhas próximas leituras. Espero gostar do romance e principalmente de Seth. Acredito que gostarei dele.
    E eu acredito também que esse livro seja recheado de suspense e mistérios mesmo.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Nessa,

    Gostei muitp da sinopse desse livro e também achei a capa bem legal, depois da sua resenha fiquei com mais vontade de ler...parabéns....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá... Vanessa, gostei muito da sua resenha, você escreveu muito bem e adorei o modo como colocou as palavras!

    Só que você não percebeu que é uma série?? Não tem como algo terminar sendo como são as 3 últimas páginas.

    A série "Memórias da Lua" tem mais de 4 volumes. Eu jamais deixaria um final inconclusivo. Todos estão me perguntando quando sai o próximo. Eu jamais deixaria terminar da maneira que terminou.

    Eu jamais deixaria os leitores sem saber o passado da Alissa, que não falei NADA! Porque seria simplesmente tão fútil depois de toda a trama de uma livro de 552 paginas? Não revelei sequer o passado do Scorpio, que é o mais complexo e elaborado de todos. Sem colocar os Inquisidores na história, sem colocar todos os clãs de feiticeiros e tudo mais. Tenho que explicar tudo ainda e esse livro não tem nem 1/6 da história total.

    Quanto a Alissa, não sei se você pensou que no final todos se voltaram contra ela. Ela é mesmo chorona, mas como se afeiçoam demais ao Seth ou a Lidi, as pessoas param de pensar o quanto eles foram retardados com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa.

      Em momento algum eu disse que o livro não seria uma série. Eu apenas disse na resenha: "O final nos deixa um gancho para uma possível continuação e eu espero realmente que isso aconteça.". Não afirmei que o livro não teria uma continuação, o que eu particularmente não acreditava pelo desfecho final.

      Como disse na resenha, gostei do livro e da temática abordada, mas infelizmente a Alissa não me agradou.

      Excluir
    2. Então Vanessa, a única coisa que eu estava dizendo é sobre ter uma "possível continuação" sendo que realmente é uma série.

      Tudo bem a Alissa não ter agradado. É só que o pessoal anda falando muito mal dela porque ama o Seth e a Lidi e não vê outros pontos por causa disso. Desculpa se eu meio que "descontei" em você. Eu ouço tanto o pessoal bravo por causa disso que ando meio chateada.

      Desculpa mesmo.

      Beijos e eu realmente amei o modo como você escreveu a resenha. Descreveu a história de maneira ótima! ^^

      Andressa Andrião

      Excluir
    3. Olá Nessa, gostei da resenha, mas não leria o livro porque, sem dúvida, é mais um Crepúsculo da vida e de Crepúsculo já basta o escrito pela Mayer. Acho que os escritores nacionais deveriam se desprender um pouco dos moldes internacionais para dar fluência as suas histórias. Até os nomes são estrangeiros. Dá um tempo. E quanto à autora, acho que ela deveria rever os conceitos de interpretação de texto porque me pareceu mais que claro que na resenha você informa uma possível _ e óbvia_ continuação para a história. Agora pensa, mais de 500 páginas de puro blá,blá,blá. Meu Deus!!! Que saudade de histórias profundas e intensas !!!!
      Beijos Nessa !!!

      Excluir
    4. eu adoro a andressa, mas com todo respeito descontar em alguém porque não gostaram de um personagem não é a solução

      Excluir
  7. Oie amiga.
    Quero muito ler esse livro.
    Apesar de a protagonista ser chatinha,ainda bem que tem outros personagens que
    te conquistaram.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi linda,
    Segundo comentários acima, eu não fui a única que ficou com vontade de ler!
    A capa é muito linda, adorei, e sua resenha esta incrível!
    Um beijo.,
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser ótimo, e a capa é linda. Só que eu no momento estou lendo mais livros avulsos e largando um pouco as séries. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ai, já ouvi falar desse livro e gostei bastante!!!
    Já tah na minha listinha *-*
    Amei a resenha!!!
    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Quero ler esse livro, parece ser excelente.

    ResponderExcluir
  12. Oi Vanessa!
    Eu já tinha lido outras resenhas desse livro e faz tempo que quero lê-lo, mas acho que não vou gostar muito dessa personagem, também odeio personagens fracas... Acho mais fácil gostar dessa outra que você citou, a Lidiana, talvez ela seja a chave do mistério, já que gosta de ler a respeito...
    Bom, tomara mesmo que tenha uma continuação, porque apesar da história parecer boa, me aparenta que em alguns aspectos ela deixa a desejar. Mas tá com cara de que tem sequência mesmo, muitos autores (erroneamente) deixam pro personagem evoluir livros depois.
    Tomara que a protagonista melhore também, senão nem vai valer apena...

    Bom, desculpe o sumiço, eu agi muito errado de não ter enviado os seus marcadores, mas não esqueci de você e se tem uma coisa que eu não sou é desonesta. Eu não lembro quais você queria, mas vou fazer uma boa seleção aqui e mandar, eu ainda tenho seu endereço no meu face. Ok?

    Beijos
    Esses dias estarei mandando!
    Eu tinha achado eles, guardei e esqueci de novo. Enfim, essa semana eu envio.
    Desculpe mesmo.
    http://livrosebatons.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, oi!
    Já estou de olho nesse livro há um tempo, mas ainda não tive a oportunidade de ler. O que com certeza pretendo fazer.
    Gostei de sua resenha sincera :)
    Um dos motivos que quero ler memórias da Lua Cheia é pelo romance misturado com fantasia e isso creio que ele não deixa a desejar.
    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Que bom que gostou do livro, apesar da personagem ser meio mala e chorar o tempo todo. HAHAHHAHAHA

    A capa realmente é belíssima, né? CHOQUEI. =O

    Beijoooooos, Nessa!

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  15. entendi todos os seus pontos.
    bom ainda nao terminei o livro e nao sei o que pensar dele ainda, espero ler tudo logo

    ResponderExcluir
  16. Oi Vanessa...eu já li o livro da Andressa e gostei muito..sim tem o fato de a Alissa se esconder muito, mas pelo que vem nos próximos livros creio que todas as suas dúvidas serão respondidas e eu estou curiosa para ver mais e mais mistérios...
    E é a coisa mais normal não gostarmos do personagem principal..estou lendo a Trilogia se Jogos Vorazes e não gosto do Peeta..rsrsr

    Beijokas!

    Amor Literário.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela resenha, Van! Ficou ótima!!! :D

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  18. gostei da resenha, bem esclarecedora. A capa muito bonita. Não é um livro que eu leria imediatamente, mas se tiver oportunidade leio... Pelo menos não parece ser mais do mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Muito boa sua resenha, mostrando o lado positivo e negativo do livro, eu sinceramente não gosto de livros parados em que nada acontece, como parece ser esse caso com a protagonista (que só chora).
    Afinal, em um livro com 552 páginas você espera ao menos que aconteça algo, um lampejo de memória talvez ou algo que mostre que ela se lembra de algo, o que parece não ser o caso.
    Não sei se seria um livro que eu leria, seria um desperdício ler um livro de mais de 500 páginas e nada acontecer...isso desanima qualquer um, fora que o livro tem continuação...e o pior, 4 livros de continuação (como disse a autora nos comentários).
    Eu gosto de livros rápidos em que a história se envolva...tipo os do Rick, que já escreveu 2 livros com um personagem tem perda de memória...e não deu um livro pra eles lembrarem de quem são.
    Enfim, sua resenha está muito boa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Como sempre, uma maravilhosa resenha. Já tinha visto este livro e me lembro de ter achado a capa belíssima realmente.

    Um super beijo!

    Perdidas na Biblioteca

    ResponderExcluir
  21. Amei a capa e a história do livro.
    Já li várias coisas sobre esse livro ( Boas e algumas ruins).
    Tenho realmente que lê-lo, fiquei muito interessada depois de ler sua resenha.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Realmente a capa chama bastante a atenção, é o tipo de livro que eu pegaria na livraria para ler a sinopse e talvez levar para casa.
    Acho que a quantidade de páginas ia me assustar, antes adorava livros grossos mas agora (depois de ler alguns em que daria para diminuir em 200 páginas a enrolação) fico meio com o pé atrás...
    A sua resenha me chamou bastante a atenção, parece ser um livro legal :)

    Beijos
    Marta
    As Palavras Fugiram

    ResponderExcluir
  23. A autora é um amor e eu me encantei por esta capa. Gente, olha esta capa! Hahaha
    Quero super lê-lo também. (E ler os outros)

    Bjs,
    www.acervodemiss.blogspot.com

    ResponderExcluir