10/01/2013

Resenha: O Amor Nunca Diz Adeus - Amadeu Ribeiro

Edição: 1
Ano: 2012
Gênero: Romance espírita, espiritismo
Páginas: 400
Editora: Vida e Consciência
Classificação: 4/5
O livro O Amor Nunca Diz Adeus, de Amadeu Ribeiro, nos conta a história de Natália. Natália é uma moça doce, trabalhadora, boa filha e irmã e deseja viver uma grande paixão. Ela descobre o amor ao lado de Yuri, filho de seu patrão Silas. Yuri é um rapaz agradável e de boa índole, mas que possui um grande defeito: dá muita ênfase para o que as pessoas falam, sem antes averiguar se se trata de mentira ou verdade.

Por conta deste seu comportamento, o romance dele com Natália é bem atribulado. E para colaborar ainda mais, a ex-noiva de Yuri, Soraia, não se conforma com o término de seu noivado e move céus e terra para destruir a felicidade do casal, sendo capaz de atos cruéis e algozes.

Através de muitos encontros e desencontros, os personagens vão amadurecendo, e descobrindo que muitos fatos do seu cotidiano foram originados de suas vidas passadas. Em meio à trama, temos várias histórias paralelas, cada uma com a sua importância, relacionadas com a família de Yuri e Natália.

O Amor Nunca Diz Adeus é um livro muito bom e que nos fala de amor de uma forma muito bonita e delicada. Gostei da temática, mas acredito que gostaria ainda mais se a história fosse um pouco mais desenvolvida em alguns aspectos. Logo de início, várias coisas acontecem muito rápido na vida de Natália. Ela está desempregada há um bom tempo e consegue uma oportunidade de ouro na empresa de Onofre. No mesmo dia, ela conhece Yuri, que se apaixona à primeira vista pela moça, e em poucas horas, ele termina o seu noivado com Soraia e confessa que a ama. Após mais alguns minutos, ele vai até a casa de Natália conhecer a sua família, formada pela sua mãe Bete e sua irmãzinha Violeta, e confirma os seus sentimentos pela mesma. Enfim, foi tudo muito instantâneo e acabou não me agradando. Porém, depois de todos esse acontecimentos meteóricos, a história adquire um ritmo bacana e passa a fluir melhor, com mais disciplina e pausa.

Narrado em terceira pessoa, temos um romance espírita sutil, fundamentado no amor e nos percalços da vida. Nos ensina que devemos confiar em quem está do nosso lado para vivermos em harmonia e perfeita plenitude. A essência do livro de Amadeu Ribeiro é muito bonita e consegue transmitir a sua mensagem ao leitor, porém, o relacionamento de Natália e Yuri não foi algo tão intenso. Yuri é muito afobado e toma atitudes precipitadas a todo instante. Em muitos momentos, ele é grosso e arrogante, e abominei tal comportamento dele. Natália é uma moça doce, bondosa e que espalha um feixe de luz por onde passa. Ela é muito especial, e sofre demais com a impulsividade e falta de confiança de Yuri. Em suma, o tema abordado é de uma riqueza espiritual sublime, mas o casal não se destacou tanto ao longo da trama.

"E Deus, nosso Pai criador, quer apenas que deixemos o amor invadir nosso corpo e abraçar nosso espírito. E que, por mais que pensemos que fomos abandonados, lembremos sempre que ainda temos o principal: o amor, porque o amor nunca diz adeus..."
O Amor Nunca Diz Adeus é um livro muito bom e que possui uma temática interessante e profunda. Em alguns aspectos, não me agradou, mas no mais, é um livro esclarecedor e agradável. Achei a capa muito bonita, e a diagramação está excelente, bem caprichada. Recomendo.

15 comentários:

  1. Embora eu não concorde com você em alguns aspectos, como por exemplo ao dizer que as coisas acontecem muito depressa, o que sabemos não ser verdade, já que tudo tem uma origem em encarnações anteriores, achei legal você falar sobre a bondade da Natália,o que é verdade. Eu, particularmente, achei esse livro um dos mais bonitos da Vida e Consciência lançados em 2012. Indico e recomendo a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Graciela. No mundo espiritual, as coisas podem acontecer rapidamente, realmente. Mas no que se refere ao mundo físico, como o trabalho da Natália, o rompimento de noivado de Yuri e Soraia, namoro dos dois e apresentação para família em um período de 24 horas, realmente não me convence.

      Excluir
  2. Oie amiga.
    Mesmo que o romance deles aconteça tão rápido,o que não convence muito,eu ainda quero ler,pois gosto da temática espirítica.
    Parabéns pela resenha.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Nessa,


    Gostei da capa, mas o livro não fazo meu estilo de leitura...parabéns pela sua resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  4. Esse livro nao faz muito meu estilo..
    Dependendo do livro eu ate que acho bom que tudo aconteça logo, mas pra convencer de que é "verdade" nem sempre na pratica é o melhor. rsrsrs
    Parabens pela resenha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  5. Oi Van*
    Essa capa é muito linda e me chama atenção.
    Achei interessante, mas acho que não é o meu estilo.

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Mesmo o romance acontecendo rápido acho que as outras qualidade citadas superam isso. O livro parece ser bem fofo, bonito e ainda acrescentar para a vida dos leitores. Eu gosto de literatura assim quando pego ciente disso. Ai aproveito muito. Não como em Celestial que foi para esse lado de vida e espírito e fugiu da sinopse, que era sobrenatural e no romance do anjo com a protagonista. Bem, leria esse livro se tivesse oportunidade. Bela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a capa e acredita que é a primeira vez que veo este livro?
    Pela sua resenha, senti que o livro faz sim o meu ejstilo *-*


    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não gosto de romance espírita, mas confesso que ao ler sua resenha me interessei bastante, bonita a capa do livro!

    http://livrosdeelite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha está de parabéns Nessa.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, q linda essa frase q vc destacou! Não costumo ler livros desse tipo, mas este pareceu diferente. Mais profundo, como vc citou!

    ResponderExcluir
  11. Oláá! Tudo bem com vocÊ?


    Estou seguindo seu blog!!!

    Belíssimo post!
    Será sempre bom passar por aqui, gosto de apreciar as coisas que você escreve e seleciona com tanto cuidado.
    É um grande prazer deixar meu comentário dizendo que adorei sua postagem!

    Que você tenha um ótimo 2013, com muita paz, amor, e que todos os seus sonhos e planos se realizem!
    Desejo tudo isso do fundo do meu coração!


    Parabéns pelo que escreve, adoro seu cantinho!

    Um grande beijo e um ótimo fim de semana!
    se cuide
    Até mais
    ;**

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da premissa e reconheci um pouco de mim, do meu passado. Eu, como o Yuri, tb me importava mto com o q as pessoas diziam, às vezes julgando errado!
    Bela resenha, como sempre, Nessa!
    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nessa.

    Lendo a resenha fiquei com a impressão que a história promete rsrs.

    Beijos e Até o próximo post!
    Lu ♥ Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  14. Para dizer que nunca li um livro espírita, li Amor além da vida, e foi o único, e gostou bastante, mas com a quantidade de livros para ler na estante, fico sempre deixando de adquirir livros espíritas.

    ResponderExcluir