14/01/2013

Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson

Título original: Suzanne's diary for Nicholas
Gênero: Romance, drama, ficção
Páginas: 224
Editora: Arqueiro
Classificação: 5/5
O livro O Diário de Suzana para Nicolas, de James Patterson, nos conta a história do poeta Matt Harrison e da editora Katie Wilkinson. Após um ano juntos, Matt decide colocar um ponto final no relacionamento dos dois, de forma inesperada. Katie não consegue entender porque tudo chegou ao fim, já que eles se amavam intensamente e viviam em perfeita harmonia.

Um dia após o rompimento, Katie encontra um pacote na porta de sua casa, deixado por Matt. Em seu conteúdo, um pequeno caderno, com os dizeres "Diário de Suzana para Nicolas", gravados na capa, em uma caligrafia que ela não reconhece.

Curiosa, Katie começa a folhear o misterioso diário e se depara com a história da médica Suzana. Suzana, após sofrer um infarto, decide abandonar sua rotina agitada em Boston e se mudar para um chalé na ilha de Martha's Vineyard, buscando melhor qualidade de vida. E é nessa ilha bucólica que ela conhece Matt e que nasce o filho do casal, Nicolas.

As dúvidas de Katie só aumentam e ela fica cada vez mais intrigada, se indagando por qual motivo Matt lhe remeteu aquele diário. Conforme vai folheando suas páginas, ela acaba se tornando íntima de Suzana e sua história, e encontra respostas para aquilo que lhe aflige.

O Diário de Suzana para Nicolas foi uma agradável surpresa para mim a começar pelo autor, James Patterson. Reconhecido mundialmente por seus livros policiais e de suspense, em sua grande maioria de histórias tensas e fortes, tais como 4 de Julho e O Dia da Caça, Patterson nos encanta com nuances de romantismo e afeto. Sua escrita neste livro se assemelha bastante a de Nicholas Sparks, com personagens bem construídas, uma história de amor suprema, que vai se desenrolando capítulo após capítulo e um final arrebatador e emocionante.

Matt é um rapaz simples e amoroso. Ele é dono de um nobre coração e sabe tratar as mulheres como verdadeiras damas. Porém, não consegue se abrir, sentimentalmente falando, como gostaria. Fatos do seu passado assolam o seu presente, e ele não consegue compartilhar o seu sofrimento com Katie, por mais que ela seja bastante solícita. Ele foi marcado pela dor, de uma forma avassaladora e triste, e isso o impede de almejar a verdadeira felicidade. Katie só conseguirá compreender o homem que ama e os seus motivos pelo rompimento através das palavras de Suzana contidas no diário, como se o mesmo fosse uma verdadeira retrospectiva da vida de Matt.


"Naquela noite chuvosa, os dois foram para a cama pela primeira vez. Ele a fez notar a música das gotas de chuva caindo na rua, no telhado, nas árvores. Era lindo, era como música. Mas logo haviam se esquecido do ruído da chuva e tudo o mais, exceto pelo toque do outro."

O Diário de Suzana para Nicolas é um livro encantador e também dramático. Quando dei por mim, as lágrimas escorriam e eu me senti sendo transpassada pelo sofrimento dos protagonistas. Aos mais sensíveis, aconselho que estejam com uma caixinha de lenços por perto, porque, acreditem, vocês também irão se comover. Gostei da capa, que nos retrata um cenário muito bonito e pacífico, como se realmente fosse uma foto da calma Martha's Vineyard, e a diagramação também está ótima, sem quaisquer erros de digitação e ortografia. O livro alterna entre primeira e terceira pessoa, através de Katie e Suzana, e a narrativa é bem fluída e concisa, o que torna a leitura bastante agradável. Uma linda - e também, triste - história de amor, que merece e deve ser apreciada. Recomendo, com certeza!


18 comentários:

  1. preciso ler esse escritor...urgenteeee


    bjos

    Michele Mourão

    ResponderExcluir
  2. Oie Nessa :)
    Amiga você está imitando minha leitura? rsrs
    Primeiro foi O rosto que precede sonho agora esse.... Temos ótimos gosto literario /0/
    E sim esse livre foi uma agradável supressa para mim também já era fã dos livros do Patterson, mas ate então só tinha lido policial AMEI *^*
    foi simples e singelo mais emocionante s2
    Beliscões

    ResponderExcluir
  3. Esse é meu romance preferido, amo muito esse livro ♥
    Depois dele me tornei fã do James Patterson.

    Bjs
    Jéssica
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aaai quase comprei esse livro no domingo.... acho que vou voltar na livraria e buscar! kkkkk
    estou te seguindo, assim nāo perdemos contato!
    Bjs

    http://livrosealem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esse livro aqui, ganhei em uma promoção, mas ainda não li! Estou acostumada com os livros policiais de Patterson e tenho muita curiosidade de conhecer esse outro lado do escritor.Principalmente porque só leio excelentes resenhas com críticas positivas a esse livro! Lerei em breve!

    ResponderExcluir
  6. Oie amiga.
    Quero muito ler esse livro.
    Deve ser um romance maravilhoso.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Namorei tanto este livro em 2012, mas ele ficou para este ano mesmo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Valeu Nessa pela grande resenha pois adorei este e recomendo para todos .

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li esse livro, mas tenho muita vontade. Já li muitas resenhas positiva,s e até já li outros titulos policiais do autor e acho que ele escreve muito bem.

    Linda a resenha,

    Abraços
    Gabi Lopes

    ResponderExcluir
  10. Que linda e emocionante a sua resenha, já tem um tempo que estou para ler esse livro *-*
    Romances com toques de drama são sempre tão lindinhos... Vou ler em breve ;)
    Parabéns pela resenha

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  11. o livro pode até ser legal, mas estou traumatizada com esse autor depois d eum livro que eu li ashusahuashu
    ai to passando livros dele no momento sabe

    ResponderExcluir
  12. Sua resenha ficou ótima! Costumo gostar de romances do Nicholas Sparks, então acho que eu iria gostar desse livro, rs.
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Nessa,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e agora com a sua ótima resenha a minha vontade de ler aumentou.....parabéns....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  14. adorei a resenha, muito boa a altura do livro

    ResponderExcluir
  15. Oi Nessa!

    Tenho esse livro na minha estante, mas ainda não o li. Todo mundo fala que é um livro lindo e eu espero gostar também. Não gosto muito da capa, mas espero que ela adquira um significado maior depois que eu ler.

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  16. Todo mundo falando bem do livro e eu nem mesmo li. Parece ser mesmo tocante e com enredo bastante diferenciado.

    ResponderExcluir
  17. Acho que irei apenas ficar com os policiais do James, que realmente são ótimos!!!!! Pq realmente drama já basta a vida kkkk

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela resenha, nessa! Sempre vejo algumas pessoas falando bem desse livro, mas não o conhecia, só o conheci por sua resenha. Achei bacana, e acho que se o encontrar por um preço cabível no meu bolso, o comprarei. Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir