03/01/2013

Resenha: O Rosto que Precede o Sonho - Maurício Gomyde

Edição: 1
Ano: 2012
Gênero: Romance
Páginas: 176
Editora: Porto 71
Classificação: 5/5
O livro O Rosto que Precede o Sonho, de Maurício Gomyde, nos conta a história do compositor de trilhas sonoras Tomas Ventura. A vida de Tomas poderia ser definida como quase perfeita, já que ele possui um emprego dos sonhos, é cercado de muitos amigos, além de ter uma vasta coleção de discos de rock n' roll e uma casa flutuante.

Há alguns anos atrás, seus pais faleceram em um acidente de avião e ele se culpa pelo ocorrido. No dia da tragédia ele recebeu alguns sinais, mas acabou não colocando muito crédito e acredita que se tivesse refletido a respeito poderia ter poupado a vida dos seus entes queridos. Desde então, ele espera pelo dia em que os sinais voltariam.

No momento, ele se encontra muito desiludido e magoado, já que sua namorada, Helena, colocou um ponto final no relacionamento dos dois, e está nos braços de um novo amor. Tal rompimento mexe muito com Tomas e o deixa transtornado.

Tomas recebe a proposta dos seus sonhos: compor a trilha sonora de um famoso filme de Hollywood. Mas por incrível que pareça, ele diz não. Porém, em uma de suas idas ao sebo de seu amigo Benjamim, ele conhece uma bela garota de profundos olhos cor de mel, Aurora, e recebe mais um sinal impactante do destino, de que a vida continua...

O que posso dizer sobre O Rosto que Precede o Sonho? Bem, começo dizendo que Maurício Gomyde é um excelente escritor e se supera a cada obra lançada. Em O Mundo de Vidro me diverti com um protagonista "sem nome" e suas presepadas ao lado do papagaio Horácio; em sua segunda obra, Ainda Não Te Disse Nada, fui tocada por tanta sensibilidade e sutileza de cartas trocadas em pleno boom da era virtual e, em O Rosto que Precede o Sonho, fui às lágrimas, ao ponto de soluçar com a história incrivelmente romântica e retratada de Tomas Ventura.

Narrado em terceira pessoa, acompanhamos a trajetória de um rapaz talentoso de Brasília, que sofreu muito com a morte dos pais e com a traição da namorada, amante da natureza e claro, do bom e velho rock n'roll, e que carrega em seu peito a alma de um poeta. Tomas Ventura é tudo isso e um pouco mais, se destacando por seu romantismo e sua bela forma de enxergar a vida. Resumidamente, é um personagem cativante, apaixonante!

A trilha sonora do livro, que passa por The Beatles, Lynyrd Skynyrd, Queen, Legião Urbana, entre outros, é impecável, e cada trecho descrito foi muito bem centralizado e empregado na trama. A diagramação está excelente, sem quaisquer erros, e a capa é muito bonita e retrata bem o teor da história. Um fato que vale a pena ressaltar é que a mesma foi escolhida pelos leitores do autor durante uma votação em seu blog, dentre outros modelos. Afirmo que O Rosto que Precede o Sonho foi o melhor trabalho de Gomyde até o momento, resultando em um enredo marcante, apaixonante e levemente sutil. Me emocionei demais com a intensidade e arrebatamento da trama, e recomendo, com certeza!


Confira o booktrailer de O Rosto que Precede o Sonho:



18 comentários:

  1. Maurício Gomyde realmente é um ótimo escritor. Apesar de ter gostado muito desse livro eu prefiro O Mundo de Vidro, é o melhor na minha opinião.

    Adorei a resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Nessa,


    Li e resenhei esse livro no blog e gostei demais esta entre os meus favoritos de 2012, o autor com certeza é uns dos melhores nacionais atualmente....parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Own, minha amiga.
    Vou confessar que não li a resenha pelo fato de que irei fazer a resenha desse livro por esses dias e tenho a certeza que pensamos da mesma forma, então qualquer palavra que possa está igual na minha resenha não é plagio rsr
    sou apaixonada pela escrita do Gomyde s2
    beliscões

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, parece ser bem emocionante, eu nunca li um livro nacional eu acho, mas este autor esta num dos que eu quero comprar, e quem sabe não seja este. Gostei da resenha, da para perceber que ele é um livro que você pode sentir e não apenas ler.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha, nessa! Li O Rosto que Precede o Sonho e amei, chorei muito e também cheguei a soluçar. Este foi o primeiro livro que li do autor, e já me tornei fã!
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Acho que não leria o livro, não que duvide de sua opinião favoravel, mas prefiro histórias mais alto astral...

    Mas, anotei a dica,quem sabe um dia eu mude de ideia?

    teh mais

    ResponderExcluir
  7. Só leio resenhas positivas sobre esse livro e esou bem curiosa.....sua resenha está ótima, aumenta ainda mais a vontade de le-lo !

    ResponderExcluir
  8. Puxa vida... Tantos livros bons que acabo tomando conhecimento e nunca havia falado antes... Adorei a resenha! Esse tipo de tema me agrada muito. E se tem de fundo uma trilha sonora como essa, cara é leitura boa na certa!!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa amiga..sua resenha ficou perfeita.Parabéns!
    Quero muito ler esse livro,já é um dos meus desejados desse ano.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Conheci este livro hoje e fiquei super interessada mas a pilha está imensa então não sei quando poderei ler.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://www.thaypriscilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa Nessa sua resenha ficou muito boa ,não conhecia este livro mas fiquei interessadona leitura do mesmo.bjs

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tive oportunidade de ler nada do autor, mas este é um livro que me atrai. A capa é linda e a história parece muito emocionante.
    Bjkas!
    Monique Martins
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  13. A resenha ficou linda, imagina o livro, apesar de não gostar de chorar muito, mas gosto de obras que as vezes são tão bem escritas que beiram uma poesia, e o que percebi lendo a resenha esse livro é algo assim.

    Linda resenha!!!!!

    ResponderExcluir
  14. A resenha ficou ótima e fiquei com muita vontade de ler esse livro. Nunca tinha ouvido falar dele e nunca li nada do autor, mas o livro me parece ótimo!
    Ah! Indiquei dois selinhos pra você lá no meu blog. Espero que goste ^^
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. 5 na classificação? Uau, quero esse livro agora. É a primeira vez que vi um livro desse autor, e como você recomendou o livro, quero lê-lo o mais breve possível. Gostei da resenha, parabéns :)

    Beijos, Andressa.

    ResponderExcluir
  16. Pra falar a verdade, eu não me interessei pelo livro, principalmente pela capa, que eu não achei bonita, apesar de ter tudo a ver com a trama, mas não me agradou muito não. O livro não faz muito meu estilo, mas fiquei com vontade de ler, principalmente porque você deu nota 5, então menina deve ser muito bom mesmo né.
    Bgs'

    ResponderExcluir
  17. Muito boa sua resenha, achei o título e a capa lindas, você deu 5 de nota, deu muita vontade de ler!

    ResponderExcluir