21/02/2013

Resenha: Morte no Litoral - Nádia São Paulo

Edição: 1
Ano: 2009
Gênero: Suspense policial
Páginas: 192
Editora: Novo Século
Classificação: 5/5
O livro Morte no Litoral, de Nádia São Paulo, nos conta a história de Olívia, uma garota de apenas treze anos. Olívia é rejeitada e maltratada dentro da própria casa, tanto pelos seus irmãos quanto pelos seus pais.   A sua única amiga e companheira é a sua colega de escola Ninha, mas essa amizade é discriminada por todos, que alegam que a proximidade das garotas é íntima demais. Quando o pai da garota é chamado na escola para ser advertido do relacionamento das duas amigas, não se contém e agride a filha bruscamente. Inconformada e profundamente magoada, Olívia decide fugir de casa e passa a viver nas ruas. Ela acaba levando essa vida por quase um ano, à mercê de seu próprio destino.

Em um determinado dia, Olívia é abordada por uma mulher bonita e bem-vestida, Madalena, que prontamente lhe oferece abrigo e a oportunidade ímpar de estudar e  de ser uma pessoa vitoriosa na vida. A garota, desprovida de sonhos e de um futuro acolhedor, resolve aceitar a proposta. Como diz o velho ditado: "Quando a esmola é demais, o santo desconfia", Olívia terá que futuramente retribuir o favor de Madalena e pagar um alto preço por isso.

Olívia, uma criança de 13 anos, fica tentadoramente atraída pela promessa de dias melhores e decide pensar no preço a ser pago futuramente. Sua vida dá uma guinada de 360º e ela se torna uma mulher inteligente, atraente e de uma educação impecável. Aos 23 anos, ela se torna estagiária em uma grande e conceituada construtora, por sinal a mesma em que Madalena trabalha, e é nessa renomada empresa que ela conhece o seu marido, Ronaldo. Porém, nem tudo serão flores no caminho do casal, e Olívia acaba embarcando em uma perigosa aventura, cercada de mortes inexplicáveis e desfechos misteriosos. Para ajudá-la nesse emaranhado conflituoso e temível, ela conta com a ajuda do inspetor Xavier, um policial com vasta experiência e prestes a se aposentar, que não sossegará enquanto não revelar quem está por trás dos estranhos assassinatos.

" (...) Os homens não se contentam com a vida maravilhosa que Deus lhes deu. Eles estão sempre arrumando um jeito de profanar o paraíso."
Esse é o segundo livro da Nádia São Paulo que eu tenho a oportunidade de ler e confesso que gosto muito da sua escrita, enriquecedora e repleta de mistérios. Morte no Litoral nos traz um suspense de primeira, com todos os elementos necessários para prender o leitor, e um desfecho surpreendente. Narrado em terceira pessoa, conhecemos a vida de Olívia desde tenra idade até os dias atuais, e acompanhamos o seu sofrimento dentro do lar e nas ruas e também a reviravolta que a transformou em uma profissional consagrada e dinâmica. Madalena agiu como uma fada-madrinha em sua vida, mas os seus atos não foram articulados por extrema boa fé. Ela investiu na pobre garota com o intuito de obter um retorno, e chegou o momento do acerto de contas. Porém Olivia, por mais que se derrame de gratidão pela sua bem-feitora, não sabe se está disposta a pagar o alto valor exigido.

Olívia teve uma infância angustiante, e procurou consolo para as suas mazelas nas ruas. Lutando pela sobrevivência e para se alimentar, ela passou por boas e poucas. A proposta de Madalena vem bem a calhar e ela se encanta com toda a acolhida e carinho destinados a sua pessoa. Gestos simples já conquistam a ingênua garota, como um banho quente e uma boa refeição. Madalena investe pesado em seus  estudos, a transformando em uma exímia profissional. Todo esse tratamento  terá um preço, alto demais, que Olívia não sabe se está disposta a pagar.

A escrita de Nádia se assemelha bastante a de outros autores do gênero policial investigativo, como até mesmo Agatha Christie. Ela consegue prender o leitor e deixá-lo ávido pela história, e nos brindou com um desfecho inimaginável e deveras surpreendente. O vilão é muito bem intercalado na trama, nos deixando ao término da leitura de boca aberta. A capa do livro é simples e nos mostra uma paisagem misteriosa em meio a uma praia, condizendo bastante com o título e com o tema abordado. A diagramação está boa, apesar de ter achado alguns erros de acentuação, mas nada que prejudique a leitura. Um livro inteligente, bem escrito, que te prende da primeira à última página, e é claro que eu recomendo.

18 comentários:

  1. Adorei a resenha! Gosto muito do gênero e o que você contou foi o suficiente para me ganahr. Nacional ao estilo de AC?? Já era... Pra listinha já!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa!
    Eu nunca li nada da Agatha Christie, então não sei se a escrita desse livro se assemelha. Mas confio na sua opinião. rs
    Não conhecia o livro e confesso que não fiquei louco para lê-lo, apenas levemente curioso.
    Caso tenha oportunidade, lerei.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Eu amo um bom livro policial,se tiver romance amo mais ainda..

    E pela sua resenha esse ai eu vou gostar bastante,tem suspense que eu também adoro,e como é o segundo livro que você lê da autora e gostou,só confirma que ela escreve mesmo bem!!!

    Vai para lista,muito obrigada pela dica!!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Achei a capa bonitinha mas não me interesso por esse gênero de leitura.

    http://paginasnaestante.blogspot.com.br/
    @pginasnaestante

    ResponderExcluir
  5. Adorei!
    Amo livros de suspense, e policial também. Imagina tudo isso junto!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha! Gosto muito do gênero e como sempre sua resenha divina.

    ResponderExcluir
  7. OLá Nessa,

    Não conhecia o livro e achei bem interessante, gostei da sua resenha e gostar de ler esse livro...parabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, o livro chamou muito a minha atenção.
    Quero muito ler, adorei a resenha;

    ResponderExcluir
  9. Oiie, gostei e ja está na minha lista de leituras desse ano
    alias, a garota do livro é minha xará né kkkkk

    Beijos!

    http://bibliotecadaolly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Vou falir outra dica boa de livro, estou começando a gostar desse estilo de leitura, apesar de preferir sempre meus lordes kkkkkk mas sinceramente um bom mistério e suspense é ótimo!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oie amiga.
    Não conhecia esse livro e a primeira resenha que leio.
    Depois de ler sua resenha fiquei muito interessada em ler o livro.
    Ele me chamou a atenção e pretendo ler em breve.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Parabens pela resenha, Vanessa! Esse livro parece ser ótimo mesmo!

    Bjokas

    Flavia - www.livrosechocolate.com.br

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha, nessa!
    Não conhecia o livro, mas depois de ler suas imprenssões e conhecer um pouco mais da história, fiquei muito interessada. Pelo visto o livro é mesmo ótimo!
    Beijo grande.
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa, muito boa sua resenha.
    Eu adoro livros policiais e esse me chamou a atenção. Quero ler.
    bjs

    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nossa, o livro deve ter uma boa narrativa para vc comparar com a Agatha..parabéns!
    Beijinhos no coração e um ótimo final de semana para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Nessa!
    Caramba, diz aí, quanto tempo tem que eu não venho no seu blog? Caramba, ta corrida a vida, viu? rs

    Enfim, bora lá comentar sobre a resenha rs
    Primeiro, parabéns à editora, ela tem publicado muitos nacionais, e isso tem deixado muitas portas para os leitores poderem conferir de perto o trabalho do "nosso" pessoal rs

    Quando comecei a ler a resenha, eu pensei: pronto, não vou gostar. Geralmente as histórias com protagonistas jovens demais, no caso da Olívia, 13 anos, costumam ser bem mais infantis. Mas de acordo com a leitura, fui vendo que não é bem assim. Tem a progressão, o tempo que se passa, a evolução da personagem. Achei muito bacana. Meu maior pesar é não poder ler tantos nacionais. O mercado taxa esses livros com um preço muito mais alto do que o esperado, embora os livros da NS não sejam assim tão caros, na verdade, muitos são até bem em conta. Opa, divaguei haahha

    E, olha, depois de comparar a autora com Agatha Christie, fica difícil não querer ler rs
    ótima resenha, Vanessa!

    Pedro Almada
    Inspirados, O Berço das Grandes Ideias!
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  17. Eu não conhecia o livro, mas quero ler, pois gosto muito de histórias de suspense e mistérios. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  18. Já até marquei o livro no Skoob como "vou ler" e "desejado", vou procurar onde vende. Gostei muito da resenha, ultimamente quero ler alguns romances policiais e esse parece ser mt recomendado.

    Descobri nas Entrelinhas

    ResponderExcluir