02/02/2013

Resenha: P. S. Eu Te Amo - Cecelia Ahern

Título original: P. S. I love you
Gênero: Ficção irlandesa, romance
Páginas: 368
Editora: Novo Conceito
Classificação: 3/5
O livro P. S. Eu Te Amo, de Cecelia Ahern, nos conta a história de Holly. Holly viveu um verdadeiro conto de fadas ao lado de Gerry, seu marido. O relacionamento dos dois era praticamente perfeito e ele conhecia Holly como ninguém. Até mesmo brigando, eles encontravam um motivo para se divertirem. Porém, Gerry acaba falecendo em decorrência de um tumor cerebral, deixando sua esposa completamente devastada.

Holly julga impossível encontrar a felicidade novamente. Mergulhada na melancolia, ela não encontra ânimo para nada, e vive enfurnada dentro de casa, cada vez mais depressiva e chorosa.

Perto do seu aniversário de 30 anos, ela recebe um pacote de cartas escritas por Gerry. Ao todo, são 12 correspondências, e cada uma delas deve ser aberta no dia 1º de cada mês, totalizando um ano. Nas palavras de Gerry, ela encontra conforto, carinho e tudo o mais que precisava para seguir em frente. Holly conta também com o apoio infindável de seus amigos e da sua família atrapalhada, e descobre que ainda pode - e deve - ser feliz.

P. S. Eu Te Amo se iniciou de uma forma magistral, e com poucos capítulos lidos,  eu já estava banhada em lágrimas. A dor de Holly é tão profunda e intensa, que acabou se tornando quase que palpável para mim. As cartas de Gerry para ela são lindas e emocionantes, e provam que o amor é realmente o sentimentos mais belo e imortal da face da Terra. Bom, o livro tinha todos os ingredientes para ser perfeito, como puderam notar, mas o deslize cometido no final pela autora, fez com que a história perdesse muito do seu encanto...

Narrado em terceira pessoa, acompanhamos todo o luto de Holly, e a sua imensa surpresa ao descobrir as cartas de Gerry. Gerry, mesmo estando do outro lado, se preocupou com sua esposa, e teve todo o carinho e delicadeza do mundo em tecer tais cartas, buscando confortá-la, consolá-la, acima de qualquer coisa. E é nas palavras dele que ela descobre que deve seguir adiante e ser feliz.

"Minha amada Holly,
Não sei onde você está e onde exatamente está lendo isto. Só espero que esteja bem. Você me disse há pouco tempo que não conseguiria continuar sozinha. Mas você consegue, sim, Holly.
Você é forte, corajosa e vai conseguir passar por isso. Vivemos coisas lindas juntos e você fez a minha vida...Você fez a minha vida. Não tenho arrependimentos. Mas sou apenas um capítulo de sua vida, muitos outros virão. Guarde nossas lindas lembranças, mas, por favor, não tenha medo de criar outras.
Obrigado por me dar a honra de ser minha esposa. Por tudo, sou eternamento grato.
Sempre que precisar de mim, saiba que estarei com você.
Amor eterno, de seu marido e melhor amigo,
Gerry."
Em muitas resenhas que li anteriormente, vi reclamações a respeito de Holly, dizendo que ela era imatura, covarde e que preferiu adentar uma concha do que encarar seus problemas de frente. Definitivamente, eu não concordo com isso. Ela perdeu o homem da sua vida, a sua alma gêmea, e não pode e nem vai se recuperar do dia pra noite. O seu luto é mais do que comum, e o estado em que ela se encontra bem típico de muitas viúvas na mesma situação. Graças a Deus, não cheguei a perder nenhuma pessoa especial e próxima à mim, mas se passasse por isso, a minha reação seria igual ou ainda pior do que a de Holly. Por isso entendo perfeitamente toda a sua dor e reclusão.

"P. S. Eu te amo, Holly, e sei que você me ama. Vocês não precisa de minhas coisas para se lembrar de mim, não precisa guardá-las como prova de que eu existi ou ainda existo em sua mente. Não precisa vestir as minhas blusas para me sentir perto; já estou aí... sempre abraçando você."

Sua família é extremamente carinhosa, e fazem de tudo para ajudá-la a passar por essa situação, principalmente sua irmã Ciara, uma garota cheia de vida e muito divertida. Suas amigas Denise e Sharon são  maravilhosas e estão com ela em todas as ocasiões. Com o apoio das pessoas certas e especiais em nossa vida, conseguimos não superar uma perda, pois creio ser impossível, mas contornar e levar adiante a vida.

P. S. Eu Te Amo é um romance lindo, sensível e que creio eu, pode ajudar muitas pessoas que passaram/passam pela mesma situação de Holly. Porém o seu brilho total foi ofuscado pelo final, deveras decepcionante. Não vou entrar em detalhes para não soltar spoiler, mas já aviso para quem pretende ler o livro não ir com muita sede ao pote. Não achei a capa tão bonita, e preferia que ela fosse a mesma do filme homônimo, mas infelizmente não liberaram os direitos de imagem dela para a editora. Gostei da diagramação, que apresenta uma fonte em bom tamanho e teve uma revisão caprichada, sem quaisquer erros. Em 2008, foi feita uma adaptação cinematográfica do livro, com os atores Gerard Butler e Hilary Swank no elenco, da qual eu gostei bastante. Arrisco até mesmo a dizer que o desfecho final do filme foi bem superior ao apresentado na obra de Cecelia Ahern. No mais, P. S. Eu Te Amo, é um livro bom, razoável, que careceu de um pouco mais de desenvolvimento e coesão em sua conclusão. Me emocionei bastante com o livro, principalmente com as cartas de Gerry, e por isso não deixo de recomendá-lo.

Confiram o trailer do filme P. S. Eu Te Amo:




22 comentários:

  1. Oi, Nessa? Tudo bom?
    Quem nunca chorou ao ler esse livro? Eu nunca li o livro, mas vi o filme e até hoje me dá dó só de ver essa capa. rs
    Eu não vou ler o livro pq já sei o que me espera.

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa, eu assisti ao filme e adorei. Realmente ficou ótimo. Já o livro estava super empolgada, mas não consegui seguir...
    Gostei da sua sinceridade na resenha.
    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Nessa,

    Li e resenhei esse livro no blog e gostei demais....recomendo com certeza...parabéns pela sua resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi o filme baseado neste livro, e como já faz um tempo, eu irei ler o livro, e depois novamente irei ver o filme.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha. Eu já assisti ao filme, mas não lembro bem dos detalhes. Não vou mentir: tenho um certo receio em ler o livro e depois que você escreveu sobre o final, fiquei ainda mais alerta. Sem dúvida quero matar minha curiosidade em breve, mas vou procurar começar a leitura de uma forma mais tranquila.


    Beijão!
    >> Nine | Estante da Nine

    ResponderExcluir
  6. Ah Van, que resenha linda... Eu vou assistir o filme, que ainda não assisti... O livro quem vai ler para o blog é Glaucia. Mas me deu vontade agora de ler tb, parece muitoooooooooooo lindo!!! E eu sou chegada em um drama romêntico... hihihihihi Choro que nem louca... Mas adoro!

    ResponderExcluir
  7. Eu já vi o filme a muito tempo atrás, então nem lembro muito bem, por isso queria relembrar lendo o livro, espero que consiga lê-lo em breve :D

    Olha só, desculpe o incomodo, mas esta rolando uma super promoção no meu blog, caso você queira ganhar um box do cinquenta tons de cinza ou os livros extras do Harry Potter. Confere lá: http://booksmyloves.blogspot.com.br/2013/02/super-promocao.html
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    A situação de Holly não deve ser nada fácil!
    Esse livro será uma das minhas próximas leituras.
    Parabéns pela ótima resenha.
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  9. Ai... eu sou igualzinha a você... chorei logo nos primeiros capítulos!!

    É impossível não se apaixonar por este livro!! E por incrível que pareça... gostei mais do livro do que do filme!

    Adorei a resenha Nessa!!

    Beijocas envenenadas ;-)

    ResponderExcluir
  10. Ahh adorei a resenha,eu amo o filme e tinha medo de não gostar do livro.. as vezes acontece não é??!!
    Mas o medo passou depois da sua resenha!!!!

    Quero muito ler!!!

    bjsss

    Bianca

    ResponderExcluir
  11. Oi flor,
    Adorei sua resenha, esse livro deixei de lado para minhas expectativas baixarem e não me decepcionar com a leitura, li algumas resenhas que me desmotivaram.
    Depois dessa resenha ele será minha próxima leitura ^^
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha, nessa!
    Bom, se tem uma coisa que sei é que quando for ler esse livro (e se for lê-lo) não criar tantas expectativas para não me decepcionar como você.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. O livro é de uma beleza tão simples e emocionante, que faz com que possamos sentir o que Holly passa e como Gerry foi atencioso em ajudá-la desta maneira. Gostei bastante dos amigos e familiarizares dela. Mas achei pois o livro é bastante diferente do que é mostrado nas telinhas.

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oláaaa, assisti P.S. Eu te amo pela primeira vez nessas férias... E realmente gostei do filme! Não foi o melhor romance que vi (na minha opinião - Diário de uma paixão e Um amor para recordar - foram mais bonitinhos e tocantes), mas P.S. Eu te amo tem lá seus encantos e eu realmente gostei, principalmente do Gerry e tals, pq ele era tipo... Um amor (?) HAHAHA
    Bela resenha e digo que fiquei com vontade de ler o livro, só p/ ver pq não gostasse do final e tals. Fora a coisa de aproveitar que eu vi o filme faz pouco tempo e tudo mais ^-^
    Seu blog continua lindo o/

    ResponderExcluir
  15. Oie amiga.
    Eu já assisti o filme é curti bastante.
    Pretendo ler o livro ,mas não agora.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente ainda não li o livro, mas pretendo lê-lo em breve.

    Beijos, Rayra Mirelem
    Books Lovely

    ResponderExcluir
  17. Oie amiga =)
    nossa...nossa.. ainda não acredito que não li o livro ou melhor que não tenho o livro!!! #Snif..Snif
    Mais um dia terei e sei que como vc irei me emocionar também.
    Beliscões

    ResponderExcluir
  18. Oi Vanessa!
    Tenho uma opinião parecida com a sua, apesar de que achei a Holly imatura em alguns momentos. Mas eu a entendi durante boa parte do livro e eu gostei também da família dela.
    O final foi decepcionante mesmo. Super concordo.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Nessa, simplesmente adorei a resenha, parabéns! Já assisti o filme e gostei bastante, espero poder conferir a versão impressa em breve!! Depois de ler sua resenha, fiquei bem empolgada para começar a leitura!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Nessa,
    Você acredita que ainda não li esse livro?! Mas ele está na minha lista de livros desejados *-* O filme eu já vi e achei super fofo!!
    Adorei a sua resenha e ela me deixou curiosa para saber o final do livro, pensei que fosse igual ao do filme...
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  21. Esse filme é muito lindo... Só que infelizmente não li o livro ainda...

    Ei, indiquei selo pra você no meu blog

    http://umapequenapoetaaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu AMO esse filme.

    Ainda não li o livro, mas espero muito por isso. Só tenho que achar uma brechinha!!rs

    Ótima resenha,

    Abraços
    Gabi Lopes
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir