28/02/2013

Resenha: Todas as Estrelas do Céu - Enderson Rafael

Edição:
Ano: 2010
Gênero: Literatura infantojuvenil, romance
Páginas: 160
Editora: Novas Ideias
Classificação: 5/5
O livro Todas as Estrelas do Céu, de Enderson Rafael, nos conta a história dos irmãos adotivos Caroline e Leandro. Leandro foi abandonado na porta de Lúcia e Marco ainda em tenra idade, o que resultou na sua adoção por eles e Caroline é filha biológica do casal. Os dois sempre tiveram uma ótima convivência e amizade no seio do lar, mas durante a adolescência, os sentimentos de ambos se intensificaram e quando deram por si, estavam completamente apaixonados um pelo outro.

"(...) Como vedes, a areia beija o mar, e ninguém se opõe. Eles também são irmãos, e Deus consente..."
Apesar de não estarem vivendo um incesto, já que não são irmãos legítimos e sim de criação, o amor dos dois é praticamente impossível, tanto pela rejeição da família, que sempre viu ambos como irmãos, sem distinção de um para o outro, quanto pelos tabus impostos pela sociedade. O relacionamento de Leandro e Caroline é repleto de turbulências e conflitos e os seus pais tentam de tudo para separá-los, mudando o rapaz para um outro estado.

Nada do que Marco e Lúcia fazem se mostra capaz de barrar esse polêmico e puro amor, e os amantes contornam todas as barreiras que lhe são impostas, até mesmo aquelas que poderíamos julgar intransponíveis, para viver essa paixão. O sentimento deles é intenso e cândido, e consegue tocar a alma do leitor de uma forma impressionante e até mesmo, devastadora.

Todas as Estrelas do Céu é um romance impactante e intenso, que fica marcado em sua memória mesmo após o fim da leitura. O autor soube transportar os sentimentos dos personagens para as páginas de uma forma singela e marcante, o que só contribuiu para que a história se tornasse apaixonante e deveras, emocionante. Narrado em terceira pessoa, acompanhamos todos os anseios, sentimentos e tribulações do jovem casal, de uma forma tocante e sensível.

"- Você sabe as respostas às suas perguntas, preguiçoso, é só pensar um pouco...Mas seja paciente, os ponteiros do relógio são seus amigos e, embora lentos às vezes, às vezes velozes, nunca se adiantam ou se atrasam. Posto isso, espere, meu querido, que o tempo será generoso com você."

Leandro e Caroline, acima de tudo, sempre foram amigos e companheiros fiéis. A família de classe média, formada também pela caçula Duda, sempre conviveu em paz e harmonia. Quando, aos poucos, os dois se percebem apaixonados um pelo outro, passam por um turbilhão de sentimentos, indo do céu ao inferno. Os pais não aceitam em hipótese alguma esse relacionamento, e prontamente separam o casal, alegando que o sentem um pelo outro não é verdadeiro, e que eles não tem maturidade para diferenciar uma mera atração de uma paixão intensa. O que Marco e Lúcia não poderiam supor é que estavam redondamente enganados...

"-Minha irmã, minha amada, meu anjo: nenhum amor é amaldiçoado, esta é justamente a face mais perfeita do imperfeito ser humano. Você tem a poesia em suas veias, e por isso sente tudo mais intensamente que nós, simples mortais. Eu também me sinto culpado às vezes, pois eu devia ter evitado as minhas próprias investidas, os moles que eu te dava, mas eu não pude resistir aos apelos do meu coração... e por mais que seja ilegal ou imoral, eu quero que você saiba que o fato de estar com você, de sentir você, seus lábios, suas mãos, estes seus olhos azuis lindos, meu Deus, como é que eu posso abrir mão do seu carinho, do seu amor?! Carol, vamos ser felizes, minha linda, a vida sem você é inaceitável, não tem porquê... Pode até parecer piegas, mas não é. Eu passei todo esse tempo procurando por alguém, e agora que eu te encontrei, não é uma crise de consciência que vai te tirar de mim."

Os personagens foram bem construídos, sendo quase que palpáveis, devido a emoção e ao ardor que transmitem. A linguagem utilizada por ambos é bem coloquial, o que realmente nos transporta para o universo da adolescência e para  todos os dogmas e trejeitos vivenciados nessa fase. Leandro e Caroline são extremamente fortes, corajosos e lutam pelo que querem a todo instante, nos fazendo torcer pela consumação do seu amor. A capa do livro é simples, porém muito bonita e a diagramação está excelente, sem quaisquer erros, com fonte na cor azul e o nome e desenho de uma constelação em cada capítulo.

Em suma, Todas as Estrelas do Céu é um romance muito bem arquitetado, polêmico por si só, e incrivelmente doce e sutil. A história de Enderson Rafael nos levanta uma série de indagações e questões, e sobretudo nos mostra que o amor não tem dimensões e limites para se propagar. Fiquei completamente devastada com o desfecho final, e quando dei por mim, lágrimas desciam pela face, tamanha a intensidade do enredo e as emoções nele contidas. Um livro indagador, conflitante e irremediavelmente apaixonante. Recomendo, com certeza!

29 comentários:

  1. Oi Nessa.
    Adorei a resenha. Esse livro está entre os meus desejados já faz tempo e até agora não consegui lê-lo, mas espero poder desfrutar desta leitura ainda este ano.
    E que bom que você o adorou!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa :)

    Como sempre resenha sensacional eu ainda não conhecia o livro mais agora fiquei com vontade de comprar , beijos :D

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha, livros emocionantes me chamam e prendem a atenção. Sempre via esses livros pela net mas nunca dei muita importância, e depois de sua resenha, com certeza irei atrás dele.

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa!
    Nossa, nunca tinha ouvido falar desse livro, parece ser super legal!
    Uma história bem diferente e envolvente =D
    Estou muito curiosa para ler o livro!

    Beeijos,
    http://isteh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler. Alguns amigos leram e adoraram. Está na lista de desejados, com certeza.

    Carissa
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  6. Oi, nessa! Adorei a resenha e fiquei com uma enorme vontade de ler esse livro. Já havia visto-o em um outro blog, mas não lembro se era resenha ou apenas uma dica de leitura (foto e sinopse). Essa fonte na cor azul não te incomoda não?
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeni! A fonte não me incomodou não, e creio que também não irá atrapalhar outros leitores já que é um tom azul marinho e se destaca bastante nas páginas brancas. Beijo!

      Excluir
  7. É o tipo de livro que estou procurado no momento, pequeno e bem escrito, gostei muito da sua resenha, acho que vou ler!

    Me visita também:http://estandybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho vontade de ler esse livro a tempos e sua resenha me deixou com muito mais vontade.

    Adoro uma polêmica,mas quando ele vem com uma linda e doce história e muito bem escrita fica muito melhor!!!

    Linda resenha para um lindo livro.

    Adorei!!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Passei pelo seu blog por uma indicação e já estou seguindo, assuntos super legais!
    Peço que visite e siga o meu, será muito gratificante para mim!

    Beijos!

    http://blognerdental.blogspot.com.br/2013/02/resenha-o-pequeno-principe.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa!
    Que bom que gostou! Eu li sua resenha e até o final dela não tinha noção que o livro fosse tão emocionante assim. Talvez um dia eu o leia.
    Beijos


    http://paginasnaestante.blogspot.com.br/
    @pginasnaestante

    ResponderExcluir
  11. Oieeeee
    Nossa fiquei emocionada depois que li a resenha !!
    Com certeza me apaixonei pelo livro !!
    Mais um pra listinha !!
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Nessa, adorei ler sua resenha. Lembro que quando eu apareci na blogosfera foi um dos primeiros livros que conheci. Adorei os quotes.
    Beijinhos, querida.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha! Parece um livro emocionante e até um pouco polêmico! Adorei a resenha e se tiver oportunidade irei ler!

    ResponderExcluir
  14. Puxa, uma história de amor entre irmãos... acho um tanto delicado e o autor precisa de muita habilidade pra discutir esse tema, sem pieguismo nem cair em preconceitos e... se preparar para as críticas. Sentimentos à parte, acho que vale muito a leitura, fiquei curiosa pra saber que desfecho é esse que te emocionou tanto.

    ResponderExcluir
  15. No começo da resenha estava quase desistindo porque o livro estava me lembrando Amor no Ninho, mas depois notei que a carga emocional deste é bem maior que a do outro e ele com certeza tem algo para acrescentar! A beleza como você tratou os pontos do livro dá uma certa aflição de pegar para ler, fiquei comovida quando você disse que chorou, estou curiosa e espero que possa ler este livro em breve!

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  16. Tenho muita vontade de ler esse livro.
    Essa história parece ser bem impactante mesmo e eu sempre vejo comentários positivos sobre esse livro.
    Espero ler em breve.
    Bjo

    ResponderExcluir
  17. A simplicidade da capa que tu acho bonita, confesso que não me agradou. Mas adorei a resenha, fiquei curiosa em fazer a leitura do livro. Acredito que seja um romance muito agradável, principalmente pela tua avaliação. Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Olá
    adorei a resenha, como sempre muito bem escrita. Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas fiquei muito curiosa.

    Beijos
    Pollyanna - Entre Livros e Personagens
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Parabéns, adorei a resenha, estoupensando em adquirir um exemplar.
    beijos
    Susana
    http://ladyweiss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Nessa,

    Já li resenhas positivas desse livro e a sua não é diferente, gostei muito e fiquei mais curioso...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, Vanessa! Bom dia!
    Vim fazer uma visitinha e só pelo título já fiquei com vontade de ler esse livro. Parabéns pelo blog e muito sucesso!!!
    Beijos!

    http://tamiresmirele.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Parabens pela resenha, Vanessa
    Nao conhecia o livro mas parece ser muito bacana!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  23. Oie amiga;
    Nossa.. acabei de terminar Amor no Ninho , que por acaso é bem parecido com esse livro,só que no caso a menina é que é adotada.
    Gostei muito da proposta do livro e vou procurar para ler.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oie, Tampinha =)
    tenho já li esse livro, achei ele um pouco previsível, mas gostei bastante.
    beçliscões

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha, Nessa! Fiquei morrendo de vontade de ler o livro. Já ouvi vários elogios positivos em relação ao autor *-*

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  26. O final foi assombroso kkkkkkk

    Gostei muito do estilo de narrativa do autor, um romance realmente polêmico, mas ao mesmo tempo irresistível kkkkk

    ResponderExcluir
  27. Nossa, que lindo... Histórias de irmãos sempre me emocionam...
    Quero ler!!! :D

    ResponderExcluir